O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Edson de Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/703
Resumo: O tema da presente tese aborda a questão sobre o Emílio e o pensamento político/pedagógico de Rousseau: puericentrismo e formação para a cidadania. Em específico é tratada a questão da importância ou o papel do puericentrismo na formação do homem ou do cidadão. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica onde foram pesquisadas as obras de Rousseau e de seus principais comentadores. Entre as principais obras que foram pesquisadas destacam-se três: Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, o Contrato social e o Emílio. Tem-se como objetivo e problema principal a análise do conceito do puericentrismo no pensamento político/pedagógico do autor. É verificado se este conceito é uma categoria de análise de onde o autor posiciona-se para elaborar sua crítica a formação do homem civil. Para melhor compreender a extensão do assunto proposto, foi necessário estudar os conceitos de homem natural, estado de natureza, homem civil e formação para a cidadania entre outros. A tese é composta de três partes. A primeira parte é considerada uma análise do pensamento de Rousseau sobre o estado de natureza e o homem natural. Destacase nesta primeira parte da tese a caracterização do homem natural e as circunstâncias que o levaram à mudança do Estado de natureza ao Estado civil. Na segunda parte é trabalhada a questão da educação. No primeiro momento é feita uma breve análise sobre o livro Emílio levantando os principais problemas ali tratados. Passa-se a analisar, no pensamento do autor, a questão da formação para a liberdade e autonomia do homem. A terceira parte da tese está dividida em três capítulos. No primeiro, é trabalhada a questão da infância no pensamento de Rousseau, onde busca-se entender qual o papel do conceito ou da ideia infância no projeto político/pedagógico do autor estudado. O segundo capítulo, aborda as ideias do autor expostas em torno do problema da desnaturação da criança. Por fim, no último capitulo é abordado a questão da educação moral, onde se tem por objetivo discutir a questão da autonomia do homem frente a formação moral para a liberdade.
id PUC_GO_02e8f354a7e711f126773d427c3105b8
oai_identifier_str oai:ambar:tede/703
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU.EmílioPensamento político/pedagógicoJean-Jacques RousseauPuericentrismoCidadaniaÉmilePolitical/pedagogical thoughtJean-Jacques RousseauPuericentrismCitizenshipCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO tema da presente tese aborda a questão sobre o Emílio e o pensamento político/pedagógico de Rousseau: puericentrismo e formação para a cidadania. Em específico é tratada a questão da importância ou o papel do puericentrismo na formação do homem ou do cidadão. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica onde foram pesquisadas as obras de Rousseau e de seus principais comentadores. Entre as principais obras que foram pesquisadas destacam-se três: Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, o Contrato social e o Emílio. Tem-se como objetivo e problema principal a análise do conceito do puericentrismo no pensamento político/pedagógico do autor. É verificado se este conceito é uma categoria de análise de onde o autor posiciona-se para elaborar sua crítica a formação do homem civil. Para melhor compreender a extensão do assunto proposto, foi necessário estudar os conceitos de homem natural, estado de natureza, homem civil e formação para a cidadania entre outros. A tese é composta de três partes. A primeira parte é considerada uma análise do pensamento de Rousseau sobre o estado de natureza e o homem natural. Destacase nesta primeira parte da tese a caracterização do homem natural e as circunstâncias que o levaram à mudança do Estado de natureza ao Estado civil. Na segunda parte é trabalhada a questão da educação. No primeiro momento é feita uma breve análise sobre o livro Emílio levantando os principais problemas ali tratados. Passa-se a analisar, no pensamento do autor, a questão da formação para a liberdade e autonomia do homem. A terceira parte da tese está dividida em três capítulos. No primeiro, é trabalhada a questão da infância no pensamento de Rousseau, onde busca-se entender qual o papel do conceito ou da ideia infância no projeto político/pedagógico do autor estudado. O segundo capítulo, aborda as ideias do autor expostas em torno do problema da desnaturação da criança. Por fim, no último capitulo é abordado a questão da educação moral, onde se tem por objetivo discutir a questão da autonomia do homem frente a formação moral para a liberdade.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásStricto Sensu - Doutorado em EducaçãoRoure, Glacy Queirós dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1Guimarães, Gedhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721862J2Coelho, Ildeu Moreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780880J6Ternes, Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9Paiva, Wilson Alves dehttp://lattes.cnpq.br/7384413996427337Brito, Edson de Sousa2016-07-27T13:44:49Z2013-12-172013-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBRITO, Edson de Sousa. O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU.. 2013. 169 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.http://localhost:8080/tede/handle/tede/703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T13:15:00Zoai:ambar:tede/703Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T13:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU.
title O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU.
spellingShingle O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU.
Brito, Edson de Sousa
Emílio
Pensamento político/pedagógico
Jean-Jacques Rousseau
Puericentrismo
Cidadania
Émile
Political/pedagogical thought
Jean-Jacques Rousseau
Puericentrism
Citizenship
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU.
title_full O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU.
title_fullStr O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU.
title_full_unstemmed O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU.
title_sort O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU.
author Brito, Edson de Sousa
author_facet Brito, Edson de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roure, Glacy Queirós de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1
Guimarães, Ged
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721862J2
Coelho, Ildeu Moreira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780880J6
Ternes, José
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9
Paiva, Wilson Alves de
http://lattes.cnpq.br/7384413996427337
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Edson de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Emílio
Pensamento político/pedagógico
Jean-Jacques Rousseau
Puericentrismo
Cidadania
Émile
Political/pedagogical thought
Jean-Jacques Rousseau
Puericentrism
Citizenship
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Emílio
Pensamento político/pedagógico
Jean-Jacques Rousseau
Puericentrismo
Cidadania
Émile
Political/pedagogical thought
Jean-Jacques Rousseau
Puericentrism
Citizenship
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O tema da presente tese aborda a questão sobre o Emílio e o pensamento político/pedagógico de Rousseau: puericentrismo e formação para a cidadania. Em específico é tratada a questão da importância ou o papel do puericentrismo na formação do homem ou do cidadão. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica onde foram pesquisadas as obras de Rousseau e de seus principais comentadores. Entre as principais obras que foram pesquisadas destacam-se três: Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, o Contrato social e o Emílio. Tem-se como objetivo e problema principal a análise do conceito do puericentrismo no pensamento político/pedagógico do autor. É verificado se este conceito é uma categoria de análise de onde o autor posiciona-se para elaborar sua crítica a formação do homem civil. Para melhor compreender a extensão do assunto proposto, foi necessário estudar os conceitos de homem natural, estado de natureza, homem civil e formação para a cidadania entre outros. A tese é composta de três partes. A primeira parte é considerada uma análise do pensamento de Rousseau sobre o estado de natureza e o homem natural. Destacase nesta primeira parte da tese a caracterização do homem natural e as circunstâncias que o levaram à mudança do Estado de natureza ao Estado civil. Na segunda parte é trabalhada a questão da educação. No primeiro momento é feita uma breve análise sobre o livro Emílio levantando os principais problemas ali tratados. Passa-se a analisar, no pensamento do autor, a questão da formação para a liberdade e autonomia do homem. A terceira parte da tese está dividida em três capítulos. No primeiro, é trabalhada a questão da infância no pensamento de Rousseau, onde busca-se entender qual o papel do conceito ou da ideia infância no projeto político/pedagógico do autor estudado. O segundo capítulo, aborda as ideias do autor expostas em torno do problema da desnaturação da criança. Por fim, no último capitulo é abordado a questão da educação moral, onde se tem por objetivo discutir a questão da autonomia do homem frente a formação moral para a liberdade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-17
2013-09-19
2016-07-27T13:44:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, Edson de Sousa. O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU.. 2013. 169 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/703
identifier_str_mv BRITO, Edson de Sousa. O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU.. 2013. 169 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Stricto Sensu - Doutorado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Stricto Sensu - Doutorado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202250333028352