O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/703 |
Resumo: | O tema da presente tese aborda a questão sobre o Emílio e o pensamento político/pedagógico de Rousseau: puericentrismo e formação para a cidadania. Em específico é tratada a questão da importância ou o papel do puericentrismo na formação do homem ou do cidadão. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica onde foram pesquisadas as obras de Rousseau e de seus principais comentadores. Entre as principais obras que foram pesquisadas destacam-se três: Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, o Contrato social e o Emílio. Tem-se como objetivo e problema principal a análise do conceito do puericentrismo no pensamento político/pedagógico do autor. É verificado se este conceito é uma categoria de análise de onde o autor posiciona-se para elaborar sua crítica a formação do homem civil. Para melhor compreender a extensão do assunto proposto, foi necessário estudar os conceitos de homem natural, estado de natureza, homem civil e formação para a cidadania entre outros. A tese é composta de três partes. A primeira parte é considerada uma análise do pensamento de Rousseau sobre o estado de natureza e o homem natural. Destacase nesta primeira parte da tese a caracterização do homem natural e as circunstâncias que o levaram à mudança do Estado de natureza ao Estado civil. Na segunda parte é trabalhada a questão da educação. No primeiro momento é feita uma breve análise sobre o livro Emílio levantando os principais problemas ali tratados. Passa-se a analisar, no pensamento do autor, a questão da formação para a liberdade e autonomia do homem. A terceira parte da tese está dividida em três capítulos. No primeiro, é trabalhada a questão da infância no pensamento de Rousseau, onde busca-se entender qual o papel do conceito ou da ideia infância no projeto político/pedagógico do autor estudado. O segundo capítulo, aborda as ideias do autor expostas em torno do problema da desnaturação da criança. Por fim, no último capitulo é abordado a questão da educação moral, onde se tem por objetivo discutir a questão da autonomia do homem frente a formação moral para a liberdade. |
id |
PUC_GO_02e8f354a7e711f126773d427c3105b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/703 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU.EmílioPensamento político/pedagógicoJean-Jacques RousseauPuericentrismoCidadaniaÉmilePolitical/pedagogical thoughtJean-Jacques RousseauPuericentrismCitizenshipCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO tema da presente tese aborda a questão sobre o Emílio e o pensamento político/pedagógico de Rousseau: puericentrismo e formação para a cidadania. Em específico é tratada a questão da importância ou o papel do puericentrismo na formação do homem ou do cidadão. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica onde foram pesquisadas as obras de Rousseau e de seus principais comentadores. Entre as principais obras que foram pesquisadas destacam-se três: Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, o Contrato social e o Emílio. Tem-se como objetivo e problema principal a análise do conceito do puericentrismo no pensamento político/pedagógico do autor. É verificado se este conceito é uma categoria de análise de onde o autor posiciona-se para elaborar sua crítica a formação do homem civil. Para melhor compreender a extensão do assunto proposto, foi necessário estudar os conceitos de homem natural, estado de natureza, homem civil e formação para a cidadania entre outros. A tese é composta de três partes. A primeira parte é considerada uma análise do pensamento de Rousseau sobre o estado de natureza e o homem natural. Destacase nesta primeira parte da tese a caracterização do homem natural e as circunstâncias que o levaram à mudança do Estado de natureza ao Estado civil. Na segunda parte é trabalhada a questão da educação. No primeiro momento é feita uma breve análise sobre o livro Emílio levantando os principais problemas ali tratados. Passa-se a analisar, no pensamento do autor, a questão da formação para a liberdade e autonomia do homem. A terceira parte da tese está dividida em três capítulos. No primeiro, é trabalhada a questão da infância no pensamento de Rousseau, onde busca-se entender qual o papel do conceito ou da ideia infância no projeto político/pedagógico do autor estudado. O segundo capítulo, aborda as ideias do autor expostas em torno do problema da desnaturação da criança. Por fim, no último capitulo é abordado a questão da educação moral, onde se tem por objetivo discutir a questão da autonomia do homem frente a formação moral para a liberdade.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásStricto Sensu - Doutorado em EducaçãoRoure, Glacy Queirós dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1Guimarães, Gedhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721862J2Coelho, Ildeu Moreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780880J6Ternes, Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9Paiva, Wilson Alves dehttp://lattes.cnpq.br/7384413996427337Brito, Edson de Sousa2016-07-27T13:44:49Z2013-12-172013-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBRITO, Edson de Sousa. O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU.. 2013. 169 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.http://localhost:8080/tede/handle/tede/703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T13:15:00Zoai:ambar:tede/703Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T13:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU. |
title |
O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU. |
spellingShingle |
O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU. Brito, Edson de Sousa Emílio Pensamento político/pedagógico Jean-Jacques Rousseau Puericentrismo Cidadania Émile Political/pedagogical thought Jean-Jacques Rousseau Puericentrism Citizenship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU. |
title_full |
O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU. |
title_fullStr |
O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU. |
title_full_unstemmed |
O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU. |
title_sort |
O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU. |
author |
Brito, Edson de Sousa |
author_facet |
Brito, Edson de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Roure, Glacy Queirós de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1 Guimarães, Ged http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721862J2 Coelho, Ildeu Moreira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780880J6 Ternes, José http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9 Paiva, Wilson Alves de http://lattes.cnpq.br/7384413996427337 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Edson de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emílio Pensamento político/pedagógico Jean-Jacques Rousseau Puericentrismo Cidadania Émile Political/pedagogical thought Jean-Jacques Rousseau Puericentrism Citizenship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Emílio Pensamento político/pedagógico Jean-Jacques Rousseau Puericentrismo Cidadania Émile Political/pedagogical thought Jean-Jacques Rousseau Puericentrism Citizenship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O tema da presente tese aborda a questão sobre o Emílio e o pensamento político/pedagógico de Rousseau: puericentrismo e formação para a cidadania. Em específico é tratada a questão da importância ou o papel do puericentrismo na formação do homem ou do cidadão. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica onde foram pesquisadas as obras de Rousseau e de seus principais comentadores. Entre as principais obras que foram pesquisadas destacam-se três: Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, o Contrato social e o Emílio. Tem-se como objetivo e problema principal a análise do conceito do puericentrismo no pensamento político/pedagógico do autor. É verificado se este conceito é uma categoria de análise de onde o autor posiciona-se para elaborar sua crítica a formação do homem civil. Para melhor compreender a extensão do assunto proposto, foi necessário estudar os conceitos de homem natural, estado de natureza, homem civil e formação para a cidadania entre outros. A tese é composta de três partes. A primeira parte é considerada uma análise do pensamento de Rousseau sobre o estado de natureza e o homem natural. Destacase nesta primeira parte da tese a caracterização do homem natural e as circunstâncias que o levaram à mudança do Estado de natureza ao Estado civil. Na segunda parte é trabalhada a questão da educação. No primeiro momento é feita uma breve análise sobre o livro Emílio levantando os principais problemas ali tratados. Passa-se a analisar, no pensamento do autor, a questão da formação para a liberdade e autonomia do homem. A terceira parte da tese está dividida em três capítulos. No primeiro, é trabalhada a questão da infância no pensamento de Rousseau, onde busca-se entender qual o papel do conceito ou da ideia infância no projeto político/pedagógico do autor estudado. O segundo capítulo, aborda as ideias do autor expostas em torno do problema da desnaturação da criança. Por fim, no último capitulo é abordado a questão da educação moral, onde se tem por objetivo discutir a questão da autonomia do homem frente a formação moral para a liberdade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-17 2013-09-19 2016-07-27T13:44:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRITO, Edson de Sousa. O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU.. 2013. 169 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013. http://localhost:8080/tede/handle/tede/703 |
identifier_str_mv |
BRITO, Edson de Sousa. O EMÍLIO E O PENSAMENTO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU.. 2013. 169 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Stricto Sensu - Doutorado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Stricto Sensu - Doutorado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202250333028352 |