A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO PIBID
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3850 |
Resumo: | A presente Tese é resultado de uma investigação que tem como objeto de estudo a profissionalidade docente e, como campo de investigação, o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é verificar se o contato com o campo de atuação, logo no início do curso de formação inicial, favorece a constituição da profissionalidade referenda na práxis. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa que fez uso de entrevista, grupo focal e análise documental como procedimentos de coleta de dados. Os sujeitos foram os estudantes bolsistas dos cursos de licenciatura em: Física, Biologia, História, Geografia, Letras, Matemática, Química e Pedagogia das três universidades do Estado de Goiás (PUC Goiás, UEG e UFG). Para a análise do grupo focal, empreguei a análise de conteúdo, o que me possibilitou identificar as categorias de análise. Para atingir os objetivos propostos, o trabalho foi organizado em três capítulos sendo que, no primeiro capítulo, procurei contextualizar historicamente o conceito de profissionalidade docente, o que exigiu que se explicitasse a relação entre os conceitos de profissionalização, profissionalismo e profissionalidade docente e também identificar como estes conceitos são empregados pelas políticas educacionais. No segundo capítulo, procurei situar o contexto de surgimento do PIBID, de modo a identificar os elementos que conformaram seu surgimento e compreendendo-o dentro do contexto das políticas de reorganização produtiva como forma de entender o papel que o Programa desempenha na formação de professores e também identificar os pressupostos teóricos que o embasam. No terceiro capítulo tratei da questão da relação teoria e prática vivenciada pelos estudantes bolsistas no PIBID e de como essa experiência relaciona-se com as abordagens contemporâneas de formação de professores. Faço uma descrição das atividades realizadas pelos bolsistas nas escolas em que foram desenvolvidos os subprojetos. A partir da análise dos dados foi possível identificar três práticas pedagógicas sendo que em duas não há evidências de que foi agregado à profissionalidade do futuro docente elementos referendados na práxis; mas,em uma das práticas pedagógicas, verificou-se que há elementos de práxis referendando a profissionalidade, o que me levou a concluir que a dialeticidade da realidade aponta que, mesmo um Programa como o PIBID que se fundamenta nos princípios educativos orientandos para a formação do trabalhador, ajustado às demandas da atual reorganização capitalista, guarda também a possibilidade de sua superação com vistas a elaboração de uma prática pedagógica que busca uma educação emancipadora. |
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A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO PIBIDProfissionalidade docente. PIBID. Autonomia. Relação teoria e prática.Teaching professionality. PIBID. Autonomy. Relation between theory and practiceCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente Tese é resultado de uma investigação que tem como objeto de estudo a profissionalidade docente e, como campo de investigação, o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é verificar se o contato com o campo de atuação, logo no início do curso de formação inicial, favorece a constituição da profissionalidade referenda na práxis. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa que fez uso de entrevista, grupo focal e análise documental como procedimentos de coleta de dados. Os sujeitos foram os estudantes bolsistas dos cursos de licenciatura em: Física, Biologia, História, Geografia, Letras, Matemática, Química e Pedagogia das três universidades do Estado de Goiás (PUC Goiás, UEG e UFG). Para a análise do grupo focal, empreguei a análise de conteúdo, o que me possibilitou identificar as categorias de análise. Para atingir os objetivos propostos, o trabalho foi organizado em três capítulos sendo que, no primeiro capítulo, procurei contextualizar historicamente o conceito de profissionalidade docente, o que exigiu que se explicitasse a relação entre os conceitos de profissionalização, profissionalismo e profissionalidade docente e também identificar como estes conceitos são empregados pelas políticas educacionais. No segundo capítulo, procurei situar o contexto de surgimento do PIBID, de modo a identificar os elementos que conformaram seu surgimento e compreendendo-o dentro do contexto das políticas de reorganização produtiva como forma de entender o papel que o Programa desempenha na formação de professores e também identificar os pressupostos teóricos que o embasam. No terceiro capítulo tratei da questão da relação teoria e prática vivenciada pelos estudantes bolsistas no PIBID e de como essa experiência relaciona-se com as abordagens contemporâneas de formação de professores. Faço uma descrição das atividades realizadas pelos bolsistas nas escolas em que foram desenvolvidos os subprojetos. A partir da análise dos dados foi possível identificar três práticas pedagógicas sendo que em duas não há evidências de que foi agregado à profissionalidade do futuro docente elementos referendados na práxis; mas,em uma das práticas pedagógicas, verificou-se que há elementos de práxis referendando a profissionalidade, o que me levou a concluir que a dialeticidade da realidade aponta que, mesmo um Programa como o PIBID que se fundamenta nos princípios educativos orientandos para a formação do trabalhador, ajustado às demandas da atual reorganização capitalista, guarda também a possibilidade de sua superação com vistas a elaboração de uma prática pedagógica que busca uma educação emancipadora.The present thesis is the result of an investigation that has teaching professionality as the object of study and, as the research field, the Institutional Program of Initiation to Teaching (PIBID). The objective is to verify if contact with the scope of work, at the beginning of the initial training course, favors the constitution of professionality endorsed by praxis. This is a study with a qualitative approach that made use of interviews, focus groups, and documentary analysis for data collection procedures. The subjects were the scholarship students of undergraduate courses in: Physics, Biology, History, Geography, Letters, Mathematics, Chemistry, and Pedagogy of the three universities of the State of Goiás (PUC Goiás, UEG, and UFG). For analysis of the focus group, content analysis was used, which enabled identification of the categories of analysis. To achieve the objectives proposed by the study, the work was organized into three chapters, being that in the first chapter I sought to contextualize the concept of teacher professionalism historically, which required that the relationship between the concepts of teaching professionalization, professionalism, and professionality be explained, and also to identify how these concepts are used by educational policies. In the second chapter I sought to situate the context of the emergence of PIBID, in order to identify the elements that shaped its emergence and understand it within the context of productive reorganization policies, as a way to understand the role of the Program in teacher training and also to identify the theoretical assumptions that underlie it. In the third chapter I dealt with the question of the relation between theory and practice experienced by scholarship students in PIBID and how this experience relates to contemporary approaches to teacher education. I give a description of the activities carried out by the scholarship students in the schools where subprojects were developed. From the analysis of the data it was possible to identify three pedagogical practices, being that in two there was no evidence that they added elements endorsed by praxis to the professionality of the future teacher, however, in one of the pedagogical practices elements of praxis endorsing professionality were identified, which led me to conclude that the dialectic of reality points out that even a Program such as the PIBID, which is based on educational principles oriented towards the formation of the worker, adjusted to the demands of the current capitalist reorganization, also preserves the possibility of its overcoming with a view to elaborating a pedagogical practice that seeks an emancipatory education.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021Libâneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Silva, Adélia Maria Lima dahttp://lattes.cnpq.br/4119056886162771Rosa, Sandra Valéria Limontahttp://lattes.cnpq.br/6361226363713191Cruz, Shirleide Pereira da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4975489827151936Anderi, Eliane Gonçalves Costa2017-11-22T11:55:42Z2017-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfAnderi, Eliane Gonçalves Costa. A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO PIBID. 2017. 177 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3850porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-11-23T03:00:15Zoai:ambar:tede/3850Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-11-23T03:00:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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