AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Rosangela Maria da Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2204
Resumo: As relações de gênero e as violências envolvidas pelas designações de poder são temas de primeira ordem para compreender o processo social, pois referem-se a assuntos intrincados que afetam diretamente o desenvolvimento social e o sistema educativo. Desse modo, a escola torna-se responsável pelo processo de socialização de gênero, assim como a família. No entanto, para aprofundar essa abordagem, importa o modo como se concebe e se inter-relacionam-se as categorias gênero e violência em seu constante processo de modificação. Diante disso, surgem novas formas de violências, entre elas, a violência escolar e o bullying escolar, que se diferenciam pela repetição e o modo de tortura da vítima. A escola, por sua vez, reproduz ações de caráter sexistas, estereotipadas e conservadoras, que acabam por validar determinados comportamentos que propagam o racismo, a intolerância, a discriminação, o preconceito, a homofobia, marcando, assim, os lugares de meninas e meninos. Para isso, foram analisadas pesquisas de instituições renomadas a fim de extrair informações acerca da realidade contemporânea. Os dados encontrados sinalizam para a necessidade de a escola problematizar o conceito de gênero, com propósito de valorizar as múltiplas subjetividades constituintes no ambiente escolar, e intervir, de maneira mais eficaz, na promoção de uma escola sem violência e com equidade de gênero. Além disso, fica evidente na literatura científica a dificuldade de apresentar propostas de conhecimento, definição e combate ao bullying, demonstrando, assim, a obrigação de inúmeros profissionais atuarem na criação de estratégias e políticas sociais que venham amenizar a violência envolvendo questões sociais de gênero e bullying escolar.
id PUC_GO_05649cfc0636185f3d7e693b8f0ddafb
oai_identifier_str oai:ambar:tede/2204
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.Bullying EscolarGêneroViolência EscolarEducaçãoBullying SchoolGenderSchool violenceEducationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALAs relações de gênero e as violências envolvidas pelas designações de poder são temas de primeira ordem para compreender o processo social, pois referem-se a assuntos intrincados que afetam diretamente o desenvolvimento social e o sistema educativo. Desse modo, a escola torna-se responsável pelo processo de socialização de gênero, assim como a família. No entanto, para aprofundar essa abordagem, importa o modo como se concebe e se inter-relacionam-se as categorias gênero e violência em seu constante processo de modificação. Diante disso, surgem novas formas de violências, entre elas, a violência escolar e o bullying escolar, que se diferenciam pela repetição e o modo de tortura da vítima. A escola, por sua vez, reproduz ações de caráter sexistas, estereotipadas e conservadoras, que acabam por validar determinados comportamentos que propagam o racismo, a intolerância, a discriminação, o preconceito, a homofobia, marcando, assim, os lugares de meninas e meninos. Para isso, foram analisadas pesquisas de instituições renomadas a fim de extrair informações acerca da realidade contemporânea. Os dados encontrados sinalizam para a necessidade de a escola problematizar o conceito de gênero, com propósito de valorizar as múltiplas subjetividades constituintes no ambiente escolar, e intervir, de maneira mais eficaz, na promoção de uma escola sem violência e com equidade de gênero. Além disso, fica evidente na literatura científica a dificuldade de apresentar propostas de conhecimento, definição e combate ao bullying, demonstrando, assim, a obrigação de inúmeros profissionais atuarem na criação de estratégias e políticas sociais que venham amenizar a violência envolvendo questões sociais de gênero e bullying escolar.Gender relations and violence involved by power designations are first-order issues to understand the social process because they relate to intricate issues that directly affect social development and the education system. In this way, the school becomes responsible for gender socialization process, as well as family. However, to further this approach, it is the way it is conceived and interrelate the categories gender and violence in their constant modification process. Therefore, there are new forms of violence, including, school violence and school bullying, which differ by repetition and the victims of torture so. The school, in turn, plays character actions sexist, stereotypical and conservative who ultimately validate certain behaviors that propagate racism, intolerance, discrimination, prejudice, homophobia, marking thus the places of girls and boys. For this, they analyzed renowned research institutions in order to extract information about the contemporary reality. The findings point to the need for the school to problematize the concept of gender with regard to value the multiple subjectivities constituents in the school environment, and intervene more effectively in promoting a school without violence and gender equity. In addition, it is evident in the scientific literature the difficulty of presenting proposals for knowledge, definition and combat bullying, demonstrating thus the obligation to act in numerous professional creation strategies and social policies that will mitigate violence involving social issues of gender and bullying school.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásServiço SocialRocha, Maria José Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9190041375160574Soares, Ana Carolina Eiras Coelhohttp://lattes.cnpq.br/6593268782293837Lacerda, Constantina Ana Guerreirohttp://lattes.cnpq.br/0383539386251190Garcia, Rosangela Maria da Costa2016-08-10T10:32:23Z2015-11-262015-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGARCIA, Rosangela Maria da Costa. AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.. 2015. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-06T21:51:16Zoai:ambar:tede/2204Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-06T21:51:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.
title AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.
spellingShingle AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.
Garcia, Rosangela Maria da Costa
Bullying Escolar
Gênero
Violência Escolar
Educação
Bullying School
Gender
School violence
Education
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
title_short AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.
title_full AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.
title_fullStr AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.
title_full_unstemmed AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.
title_sort AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.
author Garcia, Rosangela Maria da Costa
author_facet Garcia, Rosangela Maria da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Maria José Pereira
http://lattes.cnpq.br/9190041375160574
Soares, Ana Carolina Eiras Coelho
http://lattes.cnpq.br/6593268782293837
Lacerda, Constantina Ana Guerreiro
http://lattes.cnpq.br/0383539386251190
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Rosangela Maria da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying Escolar
Gênero
Violência Escolar
Educação
Bullying School
Gender
School violence
Education
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
topic Bullying Escolar
Gênero
Violência Escolar
Educação
Bullying School
Gender
School violence
Education
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
description As relações de gênero e as violências envolvidas pelas designações de poder são temas de primeira ordem para compreender o processo social, pois referem-se a assuntos intrincados que afetam diretamente o desenvolvimento social e o sistema educativo. Desse modo, a escola torna-se responsável pelo processo de socialização de gênero, assim como a família. No entanto, para aprofundar essa abordagem, importa o modo como se concebe e se inter-relacionam-se as categorias gênero e violência em seu constante processo de modificação. Diante disso, surgem novas formas de violências, entre elas, a violência escolar e o bullying escolar, que se diferenciam pela repetição e o modo de tortura da vítima. A escola, por sua vez, reproduz ações de caráter sexistas, estereotipadas e conservadoras, que acabam por validar determinados comportamentos que propagam o racismo, a intolerância, a discriminação, o preconceito, a homofobia, marcando, assim, os lugares de meninas e meninos. Para isso, foram analisadas pesquisas de instituições renomadas a fim de extrair informações acerca da realidade contemporânea. Os dados encontrados sinalizam para a necessidade de a escola problematizar o conceito de gênero, com propósito de valorizar as múltiplas subjetividades constituintes no ambiente escolar, e intervir, de maneira mais eficaz, na promoção de uma escola sem violência e com equidade de gênero. Além disso, fica evidente na literatura científica a dificuldade de apresentar propostas de conhecimento, definição e combate ao bullying, demonstrando, assim, a obrigação de inúmeros profissionais atuarem na criação de estratégias e políticas sociais que venham amenizar a violência envolvendo questões sociais de gênero e bullying escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-26
2015-06-25
2016-08-10T10:32:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARCIA, Rosangela Maria da Costa. AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.. 2015. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2204
identifier_str_mv GARCIA, Rosangela Maria da Costa. AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.. 2015. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/2204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Serviço Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202256832102400