AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2204 |
Resumo: | As relações de gênero e as violências envolvidas pelas designações de poder são temas de primeira ordem para compreender o processo social, pois referem-se a assuntos intrincados que afetam diretamente o desenvolvimento social e o sistema educativo. Desse modo, a escola torna-se responsável pelo processo de socialização de gênero, assim como a família. No entanto, para aprofundar essa abordagem, importa o modo como se concebe e se inter-relacionam-se as categorias gênero e violência em seu constante processo de modificação. Diante disso, surgem novas formas de violências, entre elas, a violência escolar e o bullying escolar, que se diferenciam pela repetição e o modo de tortura da vítima. A escola, por sua vez, reproduz ações de caráter sexistas, estereotipadas e conservadoras, que acabam por validar determinados comportamentos que propagam o racismo, a intolerância, a discriminação, o preconceito, a homofobia, marcando, assim, os lugares de meninas e meninos. Para isso, foram analisadas pesquisas de instituições renomadas a fim de extrair informações acerca da realidade contemporânea. Os dados encontrados sinalizam para a necessidade de a escola problematizar o conceito de gênero, com propósito de valorizar as múltiplas subjetividades constituintes no ambiente escolar, e intervir, de maneira mais eficaz, na promoção de uma escola sem violência e com equidade de gênero. Além disso, fica evidente na literatura científica a dificuldade de apresentar propostas de conhecimento, definição e combate ao bullying, demonstrando, assim, a obrigação de inúmeros profissionais atuarem na criação de estratégias e políticas sociais que venham amenizar a violência envolvendo questões sociais de gênero e bullying escolar. |
id |
PUC_GO_05649cfc0636185f3d7e693b8f0ddafb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/2204 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.Bullying EscolarGêneroViolência EscolarEducaçãoBullying SchoolGenderSchool violenceEducationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALAs relações de gênero e as violências envolvidas pelas designações de poder são temas de primeira ordem para compreender o processo social, pois referem-se a assuntos intrincados que afetam diretamente o desenvolvimento social e o sistema educativo. Desse modo, a escola torna-se responsável pelo processo de socialização de gênero, assim como a família. No entanto, para aprofundar essa abordagem, importa o modo como se concebe e se inter-relacionam-se as categorias gênero e violência em seu constante processo de modificação. Diante disso, surgem novas formas de violências, entre elas, a violência escolar e o bullying escolar, que se diferenciam pela repetição e o modo de tortura da vítima. A escola, por sua vez, reproduz ações de caráter sexistas, estereotipadas e conservadoras, que acabam por validar determinados comportamentos que propagam o racismo, a intolerância, a discriminação, o preconceito, a homofobia, marcando, assim, os lugares de meninas e meninos. Para isso, foram analisadas pesquisas de instituições renomadas a fim de extrair informações acerca da realidade contemporânea. Os dados encontrados sinalizam para a necessidade de a escola problematizar o conceito de gênero, com propósito de valorizar as múltiplas subjetividades constituintes no ambiente escolar, e intervir, de maneira mais eficaz, na promoção de uma escola sem violência e com equidade de gênero. Além disso, fica evidente na literatura científica a dificuldade de apresentar propostas de conhecimento, definição e combate ao bullying, demonstrando, assim, a obrigação de inúmeros profissionais atuarem na criação de estratégias e políticas sociais que venham amenizar a violência envolvendo questões sociais de gênero e bullying escolar.Gender relations and violence involved by power designations are first-order issues to understand the social process because they relate to intricate issues that directly affect social development and the education system. In this way, the school becomes responsible for gender socialization process, as well as family. However, to further this approach, it is the way it is conceived and interrelate the categories gender and violence in their constant modification process. Therefore, there are new forms of violence, including, school violence and school bullying, which differ by repetition and the victims of torture so. The school, in turn, plays character actions sexist, stereotypical and conservative who ultimately validate certain behaviors that propagate racism, intolerance, discrimination, prejudice, homophobia, marking thus the places of girls and boys. For this, they analyzed renowned research institutions in order to extract information about the contemporary reality. The findings point to the need for the school to problematize the concept of gender with regard to value the multiple subjectivities constituents in the school environment, and intervene more effectively in promoting a school without violence and gender equity. In addition, it is evident in the scientific literature the difficulty of presenting proposals for knowledge, definition and combat bullying, demonstrating thus the obligation to act in numerous professional creation strategies and social policies that will mitigate violence involving social issues of gender and bullying school.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásServiço SocialRocha, Maria José Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9190041375160574Soares, Ana Carolina Eiras Coelhohttp://lattes.cnpq.br/6593268782293837Lacerda, Constantina Ana Guerreirohttp://lattes.cnpq.br/0383539386251190Garcia, Rosangela Maria da Costa2016-08-10T10:32:23Z2015-11-262015-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGARCIA, Rosangela Maria da Costa. AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.. 2015. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-06T21:51:16Zoai:ambar:tede/2204Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-06T21:51:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR. |
title |
AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR. |
spellingShingle |
AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR. Garcia, Rosangela Maria da Costa Bullying Escolar Gênero Violência Escolar Educação Bullying School Gender School violence Education CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
title_short |
AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR. |
title_full |
AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR. |
title_fullStr |
AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR. |
title_full_unstemmed |
AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR. |
title_sort |
AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR. |
author |
Garcia, Rosangela Maria da Costa |
author_facet |
Garcia, Rosangela Maria da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Maria José Pereira http://lattes.cnpq.br/9190041375160574 Soares, Ana Carolina Eiras Coelho http://lattes.cnpq.br/6593268782293837 Lacerda, Constantina Ana Guerreiro http://lattes.cnpq.br/0383539386251190 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Rosangela Maria da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Escolar Gênero Violência Escolar Educação Bullying School Gender School violence Education CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
topic |
Bullying Escolar Gênero Violência Escolar Educação Bullying School Gender School violence Education CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
description |
As relações de gênero e as violências envolvidas pelas designações de poder são temas de primeira ordem para compreender o processo social, pois referem-se a assuntos intrincados que afetam diretamente o desenvolvimento social e o sistema educativo. Desse modo, a escola torna-se responsável pelo processo de socialização de gênero, assim como a família. No entanto, para aprofundar essa abordagem, importa o modo como se concebe e se inter-relacionam-se as categorias gênero e violência em seu constante processo de modificação. Diante disso, surgem novas formas de violências, entre elas, a violência escolar e o bullying escolar, que se diferenciam pela repetição e o modo de tortura da vítima. A escola, por sua vez, reproduz ações de caráter sexistas, estereotipadas e conservadoras, que acabam por validar determinados comportamentos que propagam o racismo, a intolerância, a discriminação, o preconceito, a homofobia, marcando, assim, os lugares de meninas e meninos. Para isso, foram analisadas pesquisas de instituições renomadas a fim de extrair informações acerca da realidade contemporânea. Os dados encontrados sinalizam para a necessidade de a escola problematizar o conceito de gênero, com propósito de valorizar as múltiplas subjetividades constituintes no ambiente escolar, e intervir, de maneira mais eficaz, na promoção de uma escola sem violência e com equidade de gênero. Além disso, fica evidente na literatura científica a dificuldade de apresentar propostas de conhecimento, definição e combate ao bullying, demonstrando, assim, a obrigação de inúmeros profissionais atuarem na criação de estratégias e políticas sociais que venham amenizar a violência envolvendo questões sociais de gênero e bullying escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-26 2015-06-25 2016-08-10T10:32:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GARCIA, Rosangela Maria da Costa. AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.. 2015. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. http://localhost:8080/tede/handle/tede/2204 |
identifier_str_mv |
GARCIA, Rosangela Maria da Costa. AS RELAÇÕES DE GÊNERO E OS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR.. 2015. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Serviço Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Serviço Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202256832102400 |