AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO NO TOCANTINS E SEUS DESDOBRAMENTOS NA VALORIZAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3843 |
Resumo: | A presente dissertação tem por objetivo estudar a política de formação continuada no estado do Tocantins para os professores do Ensino Médio, no período compreendido entre os anos 2011 a 2015. Também analisou como os sujeitos da pesquisa, que participam ou participaram de formação continuada, percebem essa formação na sua atuação profissional. A formação continuada se constitui em um importante aspecto da educação, inserida nas dimensões pedagógica e administrativa. Pedagógica, porque entendemos que a formação continuada é um processo de ensino e aprendizagem contínuo. Significa uma relação em que os docentes estão na permanente condição de aprendizes e a escola como lócus para a socialização do conhecimento até então produzido. Administrativa, porque ela só se efetiva por meio de um reconhecimento da necessidade dessa formação para uma educação de qualidade. Compreendendo essa necessidade enquanto direito à educação de qualidade, a formação continuada deve ser normatizada e operacionalizada pelo Estado, mesmo que a sociedade tenha contribuído para a sua planificação. Como se dá a Política de Formação Continuada dos Professores do Ensino Médio no estado do Tocantins e quais os desdobramentos dessa política na valorização do professor? As reflexões realizadas foram aportadas, teoricamente, em documentos oficiais e pesquisadores como Brzezinski (2017), Frigotto; Ciavatta; Ramos (2005), Gatti (2008), Gentili (2001), Gil (2002), Gramsci (2006), Gruppi (1996), Ianni (1996), Konder (2002), Kuenzer (2002), Marx; Engels (2007) e Mesquita (2014), dentre outros. O caminho metodológico empregado se ancora no materialismo histórico dialético, assim, o estudo foi realizado na pesquisa metodológica qualitativa e quantitativa. Definiram-se os seguintes procedimentos: análise de documentos oficiais, legislação, referencial teórico e questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa, que totalizaram 65 (sessenta e cinco). Esses sujeitos trabalham em 5 (cinco) municípios do Tocantins, são eles: Ananás, Araguanã, Babaçulândia, Barra do Ouro e Wanderlândia. Observa-se nas falas dos professores que uma das características que eles acham importante nas formações continuadas é a troca de experiências e sugestões, refletindo sobre as contribuições do processo de aprendizagem vivenciado por cada um. Os dados evidenciam a necessidade de uma renovação na elaboração das políticas públicas de formação continuada de professores, principalmente do Ensino Médio, que carecem de uma melhor atenção. O estado do Tocantins ainda está voltado a um processo de formação para o Ensino Médio atrelado às ações do governo federal. As políticas de valorização profissional precisam também de um investimento em concurso público para professores, pois assim os profissionais poderão ter acesso às conquistas existentes no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do estado de Tocantins, que até o presente momento está atendendo apenas aos professores efetivos, que nesta pesquisa correspondem a 31% dos sujeitos entrevistados. |
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AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO NO TOCANTINS E SEUS DESDOBRAMENTOS NA VALORIZAÇÃO DOCENTEEducação. Políticas Públicas. Formação Continuada. Ensino Médio. Valorização docente.Education. Public policy. Continuing Education. High school. Teacher appreciation.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação tem por objetivo estudar a política de formação continuada no estado do Tocantins para os professores do Ensino Médio, no período compreendido entre os anos 2011 a 2015. Também analisou como os sujeitos da pesquisa, que participam ou participaram de formação continuada, percebem essa formação na sua atuação profissional. A formação continuada se constitui em um importante aspecto da educação, inserida nas dimensões pedagógica e administrativa. Pedagógica, porque entendemos que a formação continuada é um processo de ensino e aprendizagem contínuo. Significa uma relação em que os docentes estão na permanente condição de aprendizes e a escola como lócus para a socialização do conhecimento até então produzido. Administrativa, porque ela só se efetiva por meio de um reconhecimento da necessidade dessa formação para uma educação de qualidade. Compreendendo essa necessidade enquanto direito à educação de qualidade, a formação continuada deve ser normatizada e operacionalizada pelo Estado, mesmo que a sociedade tenha contribuído para a sua planificação. Como se dá a Política de Formação Continuada dos Professores do Ensino Médio no estado do Tocantins e quais os desdobramentos dessa política na valorização do professor? As reflexões realizadas foram aportadas, teoricamente, em documentos oficiais e pesquisadores como Brzezinski (2017), Frigotto; Ciavatta; Ramos (2005), Gatti (2008), Gentili (2001), Gil (2002), Gramsci (2006), Gruppi (1996), Ianni (1996), Konder (2002), Kuenzer (2002), Marx; Engels (2007) e Mesquita (2014), dentre outros. O caminho metodológico empregado se ancora no materialismo histórico dialético, assim, o estudo foi realizado na pesquisa metodológica qualitativa e quantitativa. Definiram-se os seguintes procedimentos: análise de documentos oficiais, legislação, referencial teórico e questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa, que totalizaram 65 (sessenta e cinco). Esses sujeitos trabalham em 5 (cinco) municípios do Tocantins, são eles: Ananás, Araguanã, Babaçulândia, Barra do Ouro e Wanderlândia. Observa-se nas falas dos professores que uma das características que eles acham importante nas formações continuadas é a troca de experiências e sugestões, refletindo sobre as contribuições do processo de aprendizagem vivenciado por cada um. Os dados evidenciam a necessidade de uma renovação na elaboração das políticas públicas de formação continuada de professores, principalmente do Ensino Médio, que carecem de uma melhor atenção. O estado do Tocantins ainda está voltado a um processo de formação para o Ensino Médio atrelado às ações do governo federal. As políticas de valorização profissional precisam também de um investimento em concurso público para professores, pois assim os profissionais poderão ter acesso às conquistas existentes no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do estado de Tocantins, que até o presente momento está atendendo apenas aos professores efetivos, que nesta pesquisa correspondem a 31% dos sujeitos entrevistados.The present dissertation aims to study the policy of continuing education in the state of Tocantins for high school teachers in the period between 2011 to 2015. It also analyzed how the subjects of the research, who participate or participated in continuing education, perceive training in their professional performance. Continuing education is an important aspect of education, inserted in the pedagogical and administrative dimensions. Pedagogical, because we understand that continuing education is a process of continuous teaching and learning. It means a relationship in which the teachers are in the permanent condition of apprentices and the school as locus for the socialization of the knowledge hitherto produced. Administrative, because it is only effective through recognition of the need for such training for quality education. Understanding this need as a right to quality education, continuing education must be standardized and operationalized by the State, even if society has contributed to its planning. How is the Continuing Education Policy of High School Teachers in the state of Tocantins and what are the consequences of this policy in the appreciation of the teacher? The reflections were theoretically provided in official documents and researchers such as Brzezinski (2017), Frigotto; Ciavatta; Ramos (2005), Gatti (2008), Gentili (2001), Gil (2002), Gramsci (2006), Gruppi (1996), Ianni (1996), Konder (2002), Kuenzer (2002), Marx; Engels (2007) and Mesquita (2014), among others. The methodological path employed is anchored in dialectical historical materialism, so the study was carried out in qualitative and quantitative methodological research. The following procedures were defined: analysis of official documents, legislation, theoretical reference and questionnaires applied to the subjects of the research, which totaled 65 (sixty-five). These subjects work in 5 (five) municipalities of Tocantins, they are: Ananás, Araguanã, Babaçulândia, Barra do Ouro and Wanderlândia. It is observed in the teachers' statements that one of the characteristics that they find important in the continuous formations is the exchange of experiences and suggestions, reflecting on the contributions of the learning process experienced by each one. The data evidences the need for a renewal in the elaboration of the public policies of continuing education of teachers, especially of the High School, who need a better attention. The state of Tocantins is still focused on a process of formation for secondary education linked to the actions of the federal government. Professional appraisal policies also require an investment in a public tender for teachers, so that professionals can access the achievements of the Tocantins State's Position, Careers and Compensation Plan (PCCR), which until now is serving only to effective teachers, which in this research correspond to 31% of the subjects interviewed.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoMesquita, Maria Cristina das Graças Dutrahttp://lattes.cnpq.br/4681160650808627Carneiro, Maria Esperança Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/2078525746548579Santos, Cristiano Alexandre doshttp://lattes.cnpq.br/4521271424665779Castro, Eliane Pereira dos Santos2017-11-10T17:17:02Z2017-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCastro, Eliane Pereira dos Santos. AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO NO TOCANTINS E SEUS DESDOBRAMENTOS NA VALORIZAÇÃO DOCENTE. 2017. 165 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-11-11T03:00:15Zoai:ambar:tede/3843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-11-11T03:00:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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A presente dissertação tem por objetivo estudar a política de formação continuada no estado do Tocantins para os professores do Ensino Médio, no período compreendido entre os anos 2011 a 2015. Também analisou como os sujeitos da pesquisa, que participam ou participaram de formação continuada, percebem essa formação na sua atuação profissional. A formação continuada se constitui em um importante aspecto da educação, inserida nas dimensões pedagógica e administrativa. Pedagógica, porque entendemos que a formação continuada é um processo de ensino e aprendizagem contínuo. Significa uma relação em que os docentes estão na permanente condição de aprendizes e a escola como lócus para a socialização do conhecimento até então produzido. Administrativa, porque ela só se efetiva por meio de um reconhecimento da necessidade dessa formação para uma educação de qualidade. Compreendendo essa necessidade enquanto direito à educação de qualidade, a formação continuada deve ser normatizada e operacionalizada pelo Estado, mesmo que a sociedade tenha contribuído para a sua planificação. Como se dá a Política de Formação Continuada dos Professores do Ensino Médio no estado do Tocantins e quais os desdobramentos dessa política na valorização do professor? As reflexões realizadas foram aportadas, teoricamente, em documentos oficiais e pesquisadores como Brzezinski (2017), Frigotto; Ciavatta; Ramos (2005), Gatti (2008), Gentili (2001), Gil (2002), Gramsci (2006), Gruppi (1996), Ianni (1996), Konder (2002), Kuenzer (2002), Marx; Engels (2007) e Mesquita (2014), dentre outros. O caminho metodológico empregado se ancora no materialismo histórico dialético, assim, o estudo foi realizado na pesquisa metodológica qualitativa e quantitativa. Definiram-se os seguintes procedimentos: análise de documentos oficiais, legislação, referencial teórico e questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa, que totalizaram 65 (sessenta e cinco). Esses sujeitos trabalham em 5 (cinco) municípios do Tocantins, são eles: Ananás, Araguanã, Babaçulândia, Barra do Ouro e Wanderlândia. Observa-se nas falas dos professores que uma das características que eles acham importante nas formações continuadas é a troca de experiências e sugestões, refletindo sobre as contribuições do processo de aprendizagem vivenciado por cada um. Os dados evidenciam a necessidade de uma renovação na elaboração das políticas públicas de formação continuada de professores, principalmente do Ensino Médio, que carecem de uma melhor atenção. O estado do Tocantins ainda está voltado a um processo de formação para o Ensino Médio atrelado às ações do governo federal. As políticas de valorização profissional precisam também de um investimento em concurso público para professores, pois assim os profissionais poderão ter acesso às conquistas existentes no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do estado de Tocantins, que até o presente momento está atendendo apenas aos professores efetivos, que nesta pesquisa correspondem a 31% dos sujeitos entrevistados. |
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