Formação Crítico-Reflexiva de Professores de Inglês na UEG: Uma Proposta em Implementação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Dulcinéa Quiel de Aguiar Guimarães Espellet
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1196
Resumo: Esta pesquisa investigou o processo de formação intelectual crítico-reflexiva de professores de inglês no curso de Letras de uma das unidades da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O estudo amparou-se sobretudo nos estudos de Dewey, Schön, Zeichner, Giroux e Sacristán sobre a formação de professores reflexivos e nos estudos de Almeida Filho sobre formação de professores de inglês. A investigação teve como objetivos a apreensão das idéias e práticas dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, as contribuições que a proposta de formação crítico reflexiva oferece, em relação ao currículo anterior, e as limitações enfrentadas em sua viabilização ainda em processo de implantação. A pesquisa consistiu de atividades de observação direta não-participante e entrevistas semi-estruturadas tendo como sujeitos os professores de inglês, os alunos do curso de letras e a coordenadora do curso. Os dados foram organizados em categorias que expressam a visão dos alunos, professores e coordenadora sobre a concretização do projeto político pedagógico em suas possibilidades e limitações. A análise dos dados mostrou que as limitações geradas pela realidade estudada, inviabiliza a concretização efetiva da proposta, especificamente na área de inglês. Conclui-se que uma formação que busque a promoção do desenvolvimento da competência comunicativa na língua inglesa, o objetivo maior da proposta, iniciou-se com a elaboração e implantação do novo currículo, mas sua concretização requer, ainda, investimentos epistemológicos, políticos e sobretudo metodológicos.
id PUC_GO_104fcd8b5d171c09fb272bc48554e7e0
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1196
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Formação Crítico-Reflexiva de Professores de Inglês na UEG: Uma Proposta em ImplementaçãoprofessoringlêsformaçãoUniversidade Estadual de GoiásCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa investigou o processo de formação intelectual crítico-reflexiva de professores de inglês no curso de Letras de uma das unidades da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O estudo amparou-se sobretudo nos estudos de Dewey, Schön, Zeichner, Giroux e Sacristán sobre a formação de professores reflexivos e nos estudos de Almeida Filho sobre formação de professores de inglês. A investigação teve como objetivos a apreensão das idéias e práticas dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, as contribuições que a proposta de formação crítico reflexiva oferece, em relação ao currículo anterior, e as limitações enfrentadas em sua viabilização ainda em processo de implantação. A pesquisa consistiu de atividades de observação direta não-participante e entrevistas semi-estruturadas tendo como sujeitos os professores de inglês, os alunos do curso de letras e a coordenadora do curso. Os dados foram organizados em categorias que expressam a visão dos alunos, professores e coordenadora sobre a concretização do projeto político pedagógico em suas possibilidades e limitações. A análise dos dados mostrou que as limitações geradas pela realidade estudada, inviabiliza a concretização efetiva da proposta, especificamente na área de inglês. Conclui-se que uma formação que busque a promoção do desenvolvimento da competência comunicativa na língua inglesa, o objetivo maior da proposta, iniciou-se com a elaboração e implantação do novo currículo, mas sua concretização requer, ainda, investimentos epistemológicos, políticos e sobretudo metodológicos.This research investigated the process of the reflexive-critical and intellectual Education of English teachers in one of the unities of the State university of Goiás. The theoretical framework is based on Dewey s, Schön s, Giroux s and Sacristán s studies in reflective teacher education and on Almeida Filho s works in English language teacher education. The main goals of this investigation were the apprehension of the ideas and practices of those involved in the process of teaching and learning, the contributions of the proposal based upon the critical-reflexive education related to the former curriculum, and the limitations we had to face in its materialization for it still is at its beginning. The research consisted of activities of noparticipant direct observation and semi structured interviews having as aim the English teachers, the students of the English course and the coordinator of the course. The data was organized into categories which express the participants views about the Pedagogic Political Project concerning to all its possibilities and limitations. The analysis of the report showed that the limitations created by the context under study made it unpracticable for an effective educational process, especially in the English area. Concluding, a language education course based on a communicative competence, the main goal of the new curriculum, requires epistemological, political and methodological changes in the course.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5Pessoa, Rosane Rochahttp://lattes.cnpq.br/3633216363498900Zanata, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Soares, Dulcinéa Quiel de Aguiar Guimarães Espellet2016-07-27T13:54:01Z2008-06-252006-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Dulcinéa Quiel de Aguiar Guimarães Espellet. Formação Crítico-Reflexiva de Professores de Inglês na UEG: Uma Proposta em Implementação. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1196porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-25T22:43:02Zoai:ambar:tede/1196Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-25T22:43:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Crítico-Reflexiva de Professores de Inglês na UEG: Uma Proposta em Implementação
title Formação Crítico-Reflexiva de Professores de Inglês na UEG: Uma Proposta em Implementação
spellingShingle Formação Crítico-Reflexiva de Professores de Inglês na UEG: Uma Proposta em Implementação
Soares, Dulcinéa Quiel de Aguiar Guimarães Espellet
professor
inglês
formação
Universidade Estadual de Goiás
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Formação Crítico-Reflexiva de Professores de Inglês na UEG: Uma Proposta em Implementação
title_full Formação Crítico-Reflexiva de Professores de Inglês na UEG: Uma Proposta em Implementação
title_fullStr Formação Crítico-Reflexiva de Professores de Inglês na UEG: Uma Proposta em Implementação
title_full_unstemmed Formação Crítico-Reflexiva de Professores de Inglês na UEG: Uma Proposta em Implementação
title_sort Formação Crítico-Reflexiva de Professores de Inglês na UEG: Uma Proposta em Implementação
author Soares, Dulcinéa Quiel de Aguiar Guimarães Espellet
author_facet Soares, Dulcinéa Quiel de Aguiar Guimarães Espellet
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5
Pessoa, Rosane Rocha
http://lattes.cnpq.br/3633216363498900
Zanata, Beatriz Aparecida
http://lattes.cnpq.br/6652789366090984
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Dulcinéa Quiel de Aguiar Guimarães Espellet
dc.subject.por.fl_str_mv professor
inglês
formação
Universidade Estadual de Goiás
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic professor
inglês
formação
Universidade Estadual de Goiás
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa investigou o processo de formação intelectual crítico-reflexiva de professores de inglês no curso de Letras de uma das unidades da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O estudo amparou-se sobretudo nos estudos de Dewey, Schön, Zeichner, Giroux e Sacristán sobre a formação de professores reflexivos e nos estudos de Almeida Filho sobre formação de professores de inglês. A investigação teve como objetivos a apreensão das idéias e práticas dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, as contribuições que a proposta de formação crítico reflexiva oferece, em relação ao currículo anterior, e as limitações enfrentadas em sua viabilização ainda em processo de implantação. A pesquisa consistiu de atividades de observação direta não-participante e entrevistas semi-estruturadas tendo como sujeitos os professores de inglês, os alunos do curso de letras e a coordenadora do curso. Os dados foram organizados em categorias que expressam a visão dos alunos, professores e coordenadora sobre a concretização do projeto político pedagógico em suas possibilidades e limitações. A análise dos dados mostrou que as limitações geradas pela realidade estudada, inviabiliza a concretização efetiva da proposta, especificamente na área de inglês. Conclui-se que uma formação que busque a promoção do desenvolvimento da competência comunicativa na língua inglesa, o objetivo maior da proposta, iniciou-se com a elaboração e implantação do novo currículo, mas sua concretização requer, ainda, investimentos epistemológicos, políticos e sobretudo metodológicos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-31
2008-06-25
2016-07-27T13:54:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Dulcinéa Quiel de Aguiar Guimarães Espellet. Formação Crítico-Reflexiva de Professores de Inglês na UEG: Uma Proposta em Implementação. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1196
identifier_str_mv SOARES, Dulcinéa Quiel de Aguiar Guimarães Espellet. Formação Crítico-Reflexiva de Professores de Inglês na UEG: Uma Proposta em Implementação. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202253369704448