Currículo e identidade no projeto pedagógico do curso de pedagogia/2011 do Campus CSEH-UEG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/936 |
Resumo: | Esta dissertação inscreve-se na Linha de Pesquisa “Educação, Escola e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Educação Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O objetivo geral é analisar o Curso de Pedagogia/2011 do Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas – CCSEH - UEG, visando a identificar suas contribuições para a configuração da identidade das egressas de 2014, hoje inseridas no mundo do trabalho. O problema investigado foi assim expresso: Quais são as contribuições do Curso de Pedagogia/2011 do CCSEH – UEG para a configuração da identidade das pedagogas egressas em 2014? O estudo justifica-se porque o processo de formação de profissionais no curso de Pedagogia no Brasil sofreu profundas modificações ao longo de sua história, desde sua criação pelo Decreto-Lei no 1.190, de 4/4/1939. Pesquisas realizadas com egressos constituem-se em importantes referências para os cursos de formação de professores, pois podem apontar avanços e contribuir para a revisão curricular e planejamento do curso investigado. O objeto de estudo é o Curso de Pedagogia. Optou-se pelo método do materialismo histórico-dialético, por ser o mais compatível com a investigação qualitativa no campo da educação. A pesquisa é qualitativa, com análise documental, estudo de caso realizado por meio de entrevista semiestruturada com as pedagogas egressas do Curso de Pedagogia/2011 e análise de conteúdo. A amostra intencional dos participantes na pesquisa abrangeu 11 pedagogas das 21 concluintes do Curso de Pedagogia. Dessas 11, 9 estão em exercício na docência, sendo 8 delas atuantes na Educação Infantil e uma nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As 2 pedagogas que não atuam na educação preparam-se para realizar concurso público na área. Os resultados desta pesquisa apontam que o perfil proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Curso de Graduação em Pedagogia (DCNP/2006) revela a identidade do pedagogo como professor, pesquisador e gestor, porém mostram que a dimensão da gestão não foi muito evidenciada no Curso de Pedagogia do CCSEH – UEG. Foi possível identificar que as pedagogas egressas confirmam que o estágio supervisionado, especialmente o realizado na Educação Infantil, e as disciplinas direcionadas para a prática docente contribuíram de forma significativa para sua inserção no mundo do trabalho e atuação profissional. As contribuições do curso para as dimensões da profissionalidade e do profissionalismo das pedagogas egressas foram significativas, quando se considera que sete já ingressaram em cursos de especialização e duas no mestrado. As que estão atuando em sala de aula consideram-se comprometidas com o trabalho docente e realizadas profissionalmente. |
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Currículo e identidade no projeto pedagógico do curso de pedagogia/2011 do Campus CSEH-UEGCurso de pedagogiaIdentidade docenteCurrículo e projeto pedagógico do cursoUniversidade Estadual de GoiásTeaching identityCurriculum and pedagogic project of the couseUniversidade Estadual de GoiásPedagogy courseCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação inscreve-se na Linha de Pesquisa “Educação, Escola e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Educação Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O objetivo geral é analisar o Curso de Pedagogia/2011 do Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas – CCSEH - UEG, visando a identificar suas contribuições para a configuração da identidade das egressas de 2014, hoje inseridas no mundo do trabalho. O problema investigado foi assim expresso: Quais são as contribuições do Curso de Pedagogia/2011 do CCSEH – UEG para a configuração da identidade das pedagogas egressas em 2014? O estudo justifica-se porque o processo de formação de profissionais no curso de Pedagogia no Brasil sofreu profundas modificações ao longo de sua história, desde sua criação pelo Decreto-Lei no 1.190, de 4/4/1939. Pesquisas realizadas com egressos constituem-se em importantes referências para os cursos de formação de professores, pois podem apontar avanços e contribuir para a revisão curricular e planejamento do curso investigado. O objeto de estudo é o Curso de Pedagogia. Optou-se pelo método do materialismo histórico-dialético, por ser o mais compatível com a investigação qualitativa no campo da educação. A pesquisa é qualitativa, com análise documental, estudo de caso realizado por meio de entrevista semiestruturada com as pedagogas egressas do Curso de Pedagogia/2011 e análise de conteúdo. A amostra intencional dos participantes na pesquisa abrangeu 11 pedagogas das 21 concluintes do Curso de Pedagogia. Dessas 11, 9 estão em exercício na docência, sendo 8 delas atuantes na Educação Infantil e uma nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As 2 pedagogas que não atuam na educação preparam-se para realizar concurso público na área. Os resultados desta pesquisa apontam que o perfil proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Curso de Graduação em Pedagogia (DCNP/2006) revela a identidade do pedagogo como professor, pesquisador e gestor, porém mostram que a dimensão da gestão não foi muito evidenciada no Curso de Pedagogia do CCSEH – UEG. Foi possível identificar que as pedagogas egressas confirmam que o estágio supervisionado, especialmente o realizado na Educação Infantil, e as disciplinas direcionadas para a prática docente contribuíram de forma significativa para sua inserção no mundo do trabalho e atuação profissional. As contribuições do curso para as dimensões da profissionalidade e do profissionalismo das pedagogas egressas foram significativas, quando se considera que sete já ingressaram em cursos de especialização e duas no mestrado. As que estão atuando em sala de aula consideram-se comprometidas com o trabalho docente e realizadas profissionalmente.This master thesis is registered in the line of research “Education, School and Technologies from the Post-Graduation Program in Education, Language and Techonology of UEG (Universidade Estadual de Goiás).” The general purpose is to analyze the Education Course/2011 from the “Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas” CCSEH from -UEG”, aiming to identify its contributions in the configuration of the graduates of 2014, today inserted in the job market. The problem investigated was expressed as this: What are the contributions of the Education Course/2011 of CCSEH-UEG for the configuration of the identity of graduated students in 2014? The study justifies itself because the Education Course professional graduation process suffered strong changes throughout its history, since its start by “Decreto-lei” no 1.190 from 4/4/1939. Researches made with the graduates become important references for teachers’ graduation courses, for they can point out advances and contribute for the curriculum review and planning of the investigated course. The object of study is the Education course. It was opted the dialectical history method, for being the most compatible with the qualitative investigation in the education field. The research is qualitative with documental analysis, case study performed by semi-structured interview with the graduated students from the Education Course/2011 and analysis of content. The intentional sample of the participants in the research covered 11 pedagogues of the 21 graduated of the Education course. Of this 11, 9 are working in teaching, being 8 acting in nursery school and one in the first years of elementary school. The 2 pedagogues that do not act in education are preparing to apply for a course in this area. The results of this research were considered as having been selected as indicators in the National Curricular Guidelines for the Graduation Course in Pedagogy (DCNP / 2006) reveals the identity of the pedagogue as teacher, researcher and manager, but that the management dimension was not much evidenced in the CCSEH - UEG Pedagogy Course. It was possible to identify that the graduated pedagogues confirm that the supervised internships, especially the ones performed in nursery school, and the subjects directed for the teaching practice contributed in a significant way for their inclusion in the job world and professional acting. The contributions of the course for the dimensions of the professionalism of the graduated pedagogues were significant, considering that seven of them already started specialization courses and two in master courses. Those that are acting in schools, consider themselves committed with teaching work and they feel professionally fulfilled.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Brzezinski, IriaBrzezinski, IriaAraújo, Denise SilvaSilva, Yara Fonseca de Oliveira eLeal, Miriam Marques2022-02-11T14:43:28Z2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEAL, Miriam Marques. Currículo e identidade no projeto pedagógico do curso de pedagogia/2011 do Campus CSEH-UEG. 2019. 186 f.. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO .http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/936porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-02-11T14:43:28Zoai:tede2:tede/936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-02-11T14:43:28Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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