AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CIDADANIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1245 |
Resumo: | O presente estudo foi desenvolvido para a obtenção do título de Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Católica de Goiás, na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura a qual abrange temas referentes à educação e suas relações intrínsecas com a sociedade e a cultura, suas implicações teóricas e epistemológicas. Abrange, ainda, investigações dos componentes sociais, culturais e históricos que influenciam as propostas e práticas educacionais. A pesquisa, de natureza exploratória-documental, com análise de conteúdo aportada por Bardin (2002); propôs-se a identificar e analisar as Representações Sociais-(RS) sobre a cidadania no Ensino Médio, visando compreender o conceito e a emergência do termo cidadania , nos documentos oficiais que fundamentam as propostas educacionais: a Lei 4.024 de 20 de dezembro de 1961, nossa primeira Lei de Diretrizes e Bases; a Lei 5.692 de 11 de agosto de 1971 que fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1º 2º graus; a Constituição Federal de 1988- Dos Princípios fundamentais; a última Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394 de 1996; parte das DCNEM de 1998- Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, contidas nos PCNEM de 1999- Parâmetros Curriculares Nacionais e os PCNEM. Para tanto, recorre-se à teoria moscoviciniana, a qual considera que as RS são fenômenos específicos e apresentam particularidades na forma de compreender e comunicar uma realidade ou o senso comum. Para justificar e explicar as representações sobre cidadania, recorreu-se aos fundamentos teóricos do materialismo-histórico, aos textos dos PCNEM e, também às Orientações Curriculares do Ensino Médio (2004), por apresentar maior criticidade à Reforma Curricular. Esta investigação acerca da cidadania nos documentos oficiais que normatizam o atual ensino médio brasileiro evidencia as seguintes representações: de trabalhador cidadão ; do cidadão flexível e do cidadão produtivo , portanto com uma centralidade na formação para o trabalho. Essas representações constituem a intersecção entre cidadania e o mundo do trabalho, ponto de reflexão para a compreensão dos pressupostos da etapa final da Educação Básica acerca da reforma curricular para o Ensino Médio, bem como a influência e as exigências do mercado de trabalho às expectativas do trabalhador-cidadão depositadas sobre a educação. |
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AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CIDADANIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRORepresentações SociaisCidadaniaEnsino MédioSocial representationsCitizenshipSecondary Level EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo foi desenvolvido para a obtenção do título de Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Católica de Goiás, na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura a qual abrange temas referentes à educação e suas relações intrínsecas com a sociedade e a cultura, suas implicações teóricas e epistemológicas. Abrange, ainda, investigações dos componentes sociais, culturais e históricos que influenciam as propostas e práticas educacionais. A pesquisa, de natureza exploratória-documental, com análise de conteúdo aportada por Bardin (2002); propôs-se a identificar e analisar as Representações Sociais-(RS) sobre a cidadania no Ensino Médio, visando compreender o conceito e a emergência do termo cidadania , nos documentos oficiais que fundamentam as propostas educacionais: a Lei 4.024 de 20 de dezembro de 1961, nossa primeira Lei de Diretrizes e Bases; a Lei 5.692 de 11 de agosto de 1971 que fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1º 2º graus; a Constituição Federal de 1988- Dos Princípios fundamentais; a última Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394 de 1996; parte das DCNEM de 1998- Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, contidas nos PCNEM de 1999- Parâmetros Curriculares Nacionais e os PCNEM. Para tanto, recorre-se à teoria moscoviciniana, a qual considera que as RS são fenômenos específicos e apresentam particularidades na forma de compreender e comunicar uma realidade ou o senso comum. Para justificar e explicar as representações sobre cidadania, recorreu-se aos fundamentos teóricos do materialismo-histórico, aos textos dos PCNEM e, também às Orientações Curriculares do Ensino Médio (2004), por apresentar maior criticidade à Reforma Curricular. Esta investigação acerca da cidadania nos documentos oficiais que normatizam o atual ensino médio brasileiro evidencia as seguintes representações: de trabalhador cidadão ; do cidadão flexível e do cidadão produtivo , portanto com uma centralidade na formação para o trabalho. Essas representações constituem a intersecção entre cidadania e o mundo do trabalho, ponto de reflexão para a compreensão dos pressupostos da etapa final da Educação Básica acerca da reforma curricular para o Ensino Médio, bem como a influência e as exigências do mercado de trabalho às expectativas do trabalhador-cidadão depositadas sobre a educação.The present study was developed owing the Education Program Master Title of Goiás Catholic University post graduation Stricto Sensu program, with the investigation theme in Education, Society and Culture which includes education and related topics and its relation to society and culture, its theoretical and epistemological relations. Also include research on social, cultural and historical components that influence education and proposal practices. The research, of exploratory documented nature, with content analysis based on Bardin (2002); aimed to identify and analyze Social Representations (SR) about citizenship on Secondary Level Education, owing to understand its concept and the emergency of the term citizenship , on official documents that are the foundation of education laws: 4.024, December, 20 of 1961, our first Base and Guideline Law; 5.692 august 11 of 1971 that fixes the Base and Guidelines to the first and second grades; the Brazilian Federal Constitution of 1988 Basic Principles; and the last Base and Guidelines Law of Education 9.394, of 1996; part of DCNEM of 1998- Secondary Level National Curricular Guidelines, contained on PCNEM of 1999- National Curricular Parameters and the PCNEM. At all, I appeal to the moscovician theory, which considers that the SR are specific phenomenon and present particularities in the way to comprehend and communicate a reality or the common sense. To justify and explain citizenship representations, I appealed to the basic foundations of historical materialism, PCNEM texts and the Second Grade Curricular Orientations (2004), because they present more criticism to the Curricular Reform. The research about citizenship on official documents that represent the actual norm of Brazilian secondary level education evidence the following representations: the hardworking citizen ; the flexible citizen and the productive citizen , therefore centered on a work formation. These representations constitute the intersection between citizenship and labor world, inflexion point to comprehend the presupposition of the final stage of Basic Education of the curricular reform of Secondary Level, as well as the influence and exigencies of labor market to the expectations of citizen-worker deposited on education.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoBaldino, José MariaCPF:12652466100http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvSantos, Marta Azevedo doshttp://lattes.cnpq.br/3675116507704446Araújo, Denise SilvaCPF:31103448153http://lattes.cnpq.br/2754806857545880Oliveira, Marluce de2016-07-27T13:54:28Z2010-03-092009-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Marluce de. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CIDADANIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO. 2009. 124 f. 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