Indisciplina no ensino médio e técnico: representações sociais de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Endo, Kátia Hatsue [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97552
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar as representações sociais de professores sobre indisciplina em sala de aula. Adotamos uma abordagem quali-quantitativa de pesquisa e a teoria das Representações Sociais como referencial teórico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Os participantes foram três professores do ensino técnico, três do ensino médio e três de ambos os tipos de ensino, totalizando nove docentes de uma Escola Técnica Estadual (ETEC) do interior paulista, pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Utilizando a análise de conteúdo, definimos três eixos temáticos para tratamento dos dados, a saber: causas atribuídas à indisciplina, alternativas para lidar com a questão e concepção de indisciplina, para os quais caracterizamos categorias, em que obtivemos a frequência de respostas. Na análise dos resultados, podemos indicar que a representação social da indisciplina parece estar objetivada, principalmente, nas questões individuais dos alunos. Os professores relataram diferentes causas da indisciplina para os ensinos médio e técnico. As atitudes observadas nos colegas docentes para lidar com a indisciplina foram vistas de forma autoritária, mas quando se trata das próprias atitudes, os entrevistados equilibraram ações autoritárias, democráticas e ambíguas. Foram indicadas algumas diferenças na maneira de lidar com o aluno adolescente e adulto e entre as causas e as alternativas para lidar com a indisciplina. As causas foram atribuídas ao aluno, à família e ao professor, culpabilizados isoladamente. Por outro lado, as alternativas envolveram um sistema de relações sociais e aspectos didático-pedagógicos, tais como a maior interação entre professor e aluno, assuntos de interesse dos alunos, outro sistema de...
id UNSP_b08c22de58963323e66a00eca805b268
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97552
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Indisciplina no ensino médio e técnico: representações sociais de professoresRepresentações sociaisEnsino médioEnsino tecnicoProfessoresSocial representationsHigh schoolTechnical educationTeachersO presente estudo teve como objetivo identificar as representações sociais de professores sobre indisciplina em sala de aula. Adotamos uma abordagem quali-quantitativa de pesquisa e a teoria das Representações Sociais como referencial teórico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Os participantes foram três professores do ensino técnico, três do ensino médio e três de ambos os tipos de ensino, totalizando nove docentes de uma Escola Técnica Estadual (ETEC) do interior paulista, pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Utilizando a análise de conteúdo, definimos três eixos temáticos para tratamento dos dados, a saber: causas atribuídas à indisciplina, alternativas para lidar com a questão e concepção de indisciplina, para os quais caracterizamos categorias, em que obtivemos a frequência de respostas. Na análise dos resultados, podemos indicar que a representação social da indisciplina parece estar objetivada, principalmente, nas questões individuais dos alunos. Os professores relataram diferentes causas da indisciplina para os ensinos médio e técnico. As atitudes observadas nos colegas docentes para lidar com a indisciplina foram vistas de forma autoritária, mas quando se trata das próprias atitudes, os entrevistados equilibraram ações autoritárias, democráticas e ambíguas. Foram indicadas algumas diferenças na maneira de lidar com o aluno adolescente e adulto e entre as causas e as alternativas para lidar com a indisciplina. As causas foram atribuídas ao aluno, à família e ao professor, culpabilizados isoladamente. Por outro lado, as alternativas envolveram um sistema de relações sociais e aspectos didático-pedagógicos, tais como a maior interação entre professor e aluno, assuntos de interesse dos alunos, outro sistema de...This study intends to identify teachers’ social representation of indiscipline in the classroom. We adopted a quantitative and qualitative approach as well as the Social Representation theory. The data was collected through semi-structured interviews. The subjects were three High School teachers, three technical education teachers and three that work on both types, with a total of nine teachers from a State Technical School (ETEC) in the interior of São Paulo state, which is part of the Paula Souza State Center of Technological Education. During the content analysis, we devised the three following thematic axes: causes of indiscipline, alternatives on how to deal with the problem and the concept of indiscipline, all of which we organized in categories that made possible to obtain the frequency of answers. During the data analysis, we can indicate that the social representation of indiscipline is centered on the individual issues of the students. Teachers reported different causes of indiscipline in high school and technical education. The actions taken to deal with indiscipline that were observed on colleagues were perceived as authoritarian, but when it comes to their own actions, the interviewed showed a balance between authoritarian, democratic and ambiguous. Differences between the treatment of adults and adolescents were noted, as well as the causes and alternatives to deal with indiscipline. Causes were attributed to the student, to the family and to the teacher separately. On the other hand, the alternatives involved a system of social relationships and socio-pedagogical aspects, such as more interaction between teacher and student, class subjects of interest to students, an alternate system of classes, monitoring and supervision of the student by the teacher. The teachers’ social representation on indiscipline were... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Constantino, Elizabeth Piemonte [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Endo, Kátia Hatsue [UNESP]2014-06-11T19:29:01Z2014-06-11T19:29:01Z2012-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 f. : il.application/pdfENDO, Kátia Hatsue. Indisciplina no ensino médio e técnico: representações sociais de professores. 2012. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 2012.http://hdl.handle.net/11449/97552000706317endo_kh_me_assis_parcial.pdf33004048021P60960007219314990Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:44:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97552Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T13:44:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina no ensino médio e técnico: representações sociais de professores
title Indisciplina no ensino médio e técnico: representações sociais de professores
spellingShingle Indisciplina no ensino médio e técnico: representações sociais de professores
Endo, Kátia Hatsue [UNESP]
Representações sociais
Ensino médio
Ensino tecnico
Professores
Social representations
High school
Technical education
Teachers
title_short Indisciplina no ensino médio e técnico: representações sociais de professores
title_full Indisciplina no ensino médio e técnico: representações sociais de professores
title_fullStr Indisciplina no ensino médio e técnico: representações sociais de professores
title_full_unstemmed Indisciplina no ensino médio e técnico: representações sociais de professores
title_sort Indisciplina no ensino médio e técnico: representações sociais de professores
author Endo, Kátia Hatsue [UNESP]
author_facet Endo, Kátia Hatsue [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Constantino, Elizabeth Piemonte [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Endo, Kátia Hatsue [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Ensino médio
Ensino tecnico
Professores
Social representations
High school
Technical education
Teachers
topic Representações sociais
Ensino médio
Ensino tecnico
Professores
Social representations
High school
Technical education
Teachers
description O presente estudo teve como objetivo identificar as representações sociais de professores sobre indisciplina em sala de aula. Adotamos uma abordagem quali-quantitativa de pesquisa e a teoria das Representações Sociais como referencial teórico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Os participantes foram três professores do ensino técnico, três do ensino médio e três de ambos os tipos de ensino, totalizando nove docentes de uma Escola Técnica Estadual (ETEC) do interior paulista, pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Utilizando a análise de conteúdo, definimos três eixos temáticos para tratamento dos dados, a saber: causas atribuídas à indisciplina, alternativas para lidar com a questão e concepção de indisciplina, para os quais caracterizamos categorias, em que obtivemos a frequência de respostas. Na análise dos resultados, podemos indicar que a representação social da indisciplina parece estar objetivada, principalmente, nas questões individuais dos alunos. Os professores relataram diferentes causas da indisciplina para os ensinos médio e técnico. As atitudes observadas nos colegas docentes para lidar com a indisciplina foram vistas de forma autoritária, mas quando se trata das próprias atitudes, os entrevistados equilibraram ações autoritárias, democráticas e ambíguas. Foram indicadas algumas diferenças na maneira de lidar com o aluno adolescente e adulto e entre as causas e as alternativas para lidar com a indisciplina. As causas foram atribuídas ao aluno, à família e ao professor, culpabilizados isoladamente. Por outro lado, as alternativas envolveram um sistema de relações sociais e aspectos didático-pedagógicos, tais como a maior interação entre professor e aluno, assuntos de interesse dos alunos, outro sistema de...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-19
2014-06-11T19:29:01Z
2014-06-11T19:29:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ENDO, Kátia Hatsue. Indisciplina no ensino médio e técnico: representações sociais de professores. 2012. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/97552
000706317
endo_kh_me_assis_parcial.pdf
33004048021P6
0960007219314990
identifier_str_mv ENDO, Kátia Hatsue. Indisciplina no ensino médio e técnico: representações sociais de professores. 2012. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 2012.
000706317
endo_kh_me_assis_parcial.pdf
33004048021P6
0960007219314990
url http://hdl.handle.net/11449/97552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045298042306560