Educação infantil: o direito da criança à educação integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motinho, Marly Resende de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4843
Resumo: Esta investigação, filiada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, tem como objeto investigativo a criança como sujeito de direito e o percurso para a implementação de uma educação integral proposta na legislação brasileira e defendida nesta tese. Para desenvolver esta pesquisa, optou-se pelo método materialista histórico e dialético, que estuda a realidade do objeto buscando compreendê-lo a partir de seu contexto histórico e social. Para compreender e analisar os aspectos inerentes a constituição do objeto destaca-se alguns autores que deram suporte teórico epistemológico à esta pesquisa, no processo histórico destacam-se: Sarmento (2015); Oliveira (2011); Kramer (2011); Kuhlmann Júnior (1998); Aquino (2015); Barbosa, Alves, Silveira e Soares (2014); Araújo (2006); Siqueira (2011) e Corrêa (2007). Para elucidar acerca de uma Educação infantil que se efetiva no processo de aprendizagem e desenvolvimento numa perspectiva sócio-histórica, considerou-se as teorias sobre o desenvolvimento humano na ótica dos autores: Vigostsky (1991; 2007); Leontiev (1991); Wallon (2007); Barbosa e Horn (2008).E o currículo numa perspectiva de educação integral e omnilateral sob a ótica do materialismo histórico e dialético os autores: Marx (2008; 2012); Gramsci (2001); Manacorda (2007); Saviani (2012); Gadotti (2012); Carneiro, Mesquita e Afonso (2017); Rosa (2009); Silva (2007); Malanchen (2016); Moreira (1997); Saviani e Duarte (2015); Moreira e Silva (2002); Arroyo (2013) e Freire (2015). Para além do método e dos teóricos que analisam e refletem numa perspectiva dialética, foi realizada uma pesquisa documental com o objetivo de elucidar como foi constituído o percurso histórico da educação infantil no Brasil, do atendimento assistencialista até o reconhecimento da criança sujeito de direito. Da Educação Infantil como favor às famílias mais pobres ao seu reconhecimento como primeira etapa da educação básica e seu direito à educação integral. Da prática assistencialista à proposta de educação integral da criança como sujeito de direito, o que exige uma análise crítica dos documentos que regem a proposta curricular no contexto das políticas educacionais brasileiras. Espera-se, assim, contribuir para que esta tese desperte para novas pesquisas nesta área, trazendo à tona a importância da Educação Infantil na formação da criança para a vida em sociedade.
id PUC_GO_202c555a28078682ecf560a039e776cd
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4843
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Educação infantil: o direito da criança à educação integralEducação infantilDireitoAssistencialismoEducação integralRightWelfareIntegral educationChild educationCiências HumanasEducaçãoEsta investigação, filiada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, tem como objeto investigativo a criança como sujeito de direito e o percurso para a implementação de uma educação integral proposta na legislação brasileira e defendida nesta tese. Para desenvolver esta pesquisa, optou-se pelo método materialista histórico e dialético, que estuda a realidade do objeto buscando compreendê-lo a partir de seu contexto histórico e social. Para compreender e analisar os aspectos inerentes a constituição do objeto destaca-se alguns autores que deram suporte teórico epistemológico à esta pesquisa, no processo histórico destacam-se: Sarmento (2015); Oliveira (2011); Kramer (2011); Kuhlmann Júnior (1998); Aquino (2015); Barbosa, Alves, Silveira e Soares (2014); Araújo (2006); Siqueira (2011) e Corrêa (2007). Para elucidar acerca de uma Educação infantil que se efetiva no processo de aprendizagem e desenvolvimento numa perspectiva sócio-histórica, considerou-se as teorias sobre o desenvolvimento humano na ótica dos autores: Vigostsky (1991; 2007); Leontiev (1991); Wallon (2007); Barbosa e Horn (2008).E o currículo numa perspectiva de educação integral e omnilateral sob a ótica do materialismo histórico e dialético os autores: Marx (2008; 2012); Gramsci (2001); Manacorda (2007); Saviani (2012); Gadotti (2012); Carneiro, Mesquita e Afonso (2017); Rosa (2009); Silva (2007); Malanchen (2016); Moreira (1997); Saviani e Duarte (2015); Moreira e Silva (2002); Arroyo (2013) e Freire (2015). Para além do método e dos teóricos que analisam e refletem numa perspectiva dialética, foi realizada uma pesquisa documental com o objetivo de elucidar como foi constituído o percurso histórico da educação infantil no Brasil, do atendimento assistencialista até o reconhecimento da criança sujeito de direito. Da Educação Infantil como favor às famílias mais pobres ao seu reconhecimento como primeira etapa da educação básica e seu direito à educação integral. Da prática assistencialista à proposta de educação integral da criança como sujeito de direito, o que exige uma análise crítica dos documentos que regem a proposta curricular no contexto das políticas educacionais brasileiras. Espera-se, assim, contribuir para que esta tese desperte para novas pesquisas nesta área, trazendo à tona a importância da Educação Infantil na formação da criança para a vida em sociedade.This investigation, affiliated to the State, Policies and Educational Institutions Research Line, of the Post-Graduate Program in Education, of the Pontifical Catholic University of Goiás, has as its investigative object the child as a subject of law and the path to the implementation of an education integral proposal in Brazilian legislation and defended in this thesis. To develop this research, we opted for the historical and dialectical materialist method, which studies the reality of the object seeking to understand it from its historical and social context. In order to understand and analyze the aspects inherent to the constitution of the object, some authors are highlighted who gave epistemological theoretical support to this research, in the historical process the following stand out: Sarmento (2015); Oliveira (2011); Kramer (2011); Kuhlmann Junior (1998); Aquino (2015); Barbosa, Alves, Silveira and Soares (2014); Araújo (2006); Siqueira (2011) and Corrêa (2007). To elucidate about an early childhood education that is effective in the process of learning and development in a socio-historical perspective, theories on human development from the perspective of the authors were considered: Vigostsky (1991; 2007); Leontiev (1991); Wallon (2007); Barbosa and Horn (2008). And the curriculum from a perspective of integral and omnilateral education from the perspective of historical and dialectical materialism, the authors: Marx (2008; 2012); Gramsci (2001); Manacorda (2007); Saviani (2012); Gadotti (2012); Carneiro, Mesquita and Afonso (2017); Rose (2009); Silva (2007); Malanchen (2016); Moreira (1997); Saviani and Duarte (2015); Moreira and Silva 92002); Arroyo (2013) and Freire (2015). In addition to the method and theorists who analyze and reflect on a dialectical perspective, documental research was carried out with the aim of elucidating how the historical path of early childhood education in Brazil was constituted, from welfare assistance to the recognition of the child subject to rights. From Early Childhood Education as a favor to the poorest families to its recognition as the first stage of basic education and their right to comprehensive education. From the assistance practice to the proposal of integral education of the child as a subject of rights, which requires a critical analysis of the documents that govern the curriculum proposal in the context of Brazilian educational policies. It is expected, therefore, to contribute so that this thesis awakens to new research in this area, bringing to light the importance of Early Childhood Education in the formation of children for life in society.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoAfonso, Lúcia Helena Rincónhttp://lattes.cnpq.br/6875047675834170Silva, Ruth Aparecida Viana dahttp://lattes.cnpq.br/0363817850361115Cardoso, Solangehttp://lattes.cnpq.br/1010402831320823Almeida, Renato Barros dehttp://lattes.cnpq.br/1288153314499688Araújo, Denise Silvahttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880Motinho, Marly Resende de Souza2022-09-26T16:42:53Z2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMONTINHO, Marly Resende de Souza. Educação infantil:o direito da criança à educação integral. 2021.186 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-10-03T20:48:10Zoai:ambar:tede/4843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-10-03T20:48:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil: o direito da criança à educação integral
title Educação infantil: o direito da criança à educação integral
spellingShingle Educação infantil: o direito da criança à educação integral
Motinho, Marly Resende de Souza
Educação infantil
Direito
Assistencialismo
Educação integral
Right
Welfare
Integral education
Child education
Ciências Humanas
Educação
title_short Educação infantil: o direito da criança à educação integral
title_full Educação infantil: o direito da criança à educação integral
title_fullStr Educação infantil: o direito da criança à educação integral
title_full_unstemmed Educação infantil: o direito da criança à educação integral
title_sort Educação infantil: o direito da criança à educação integral
author Motinho, Marly Resende de Souza
author_facet Motinho, Marly Resende de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Lúcia Helena Rincón
http://lattes.cnpq.br/6875047675834170
Silva, Ruth Aparecida Viana da
http://lattes.cnpq.br/0363817850361115
Cardoso, Solange
http://lattes.cnpq.br/1010402831320823
Almeida, Renato Barros de
http://lattes.cnpq.br/1288153314499688
Araújo, Denise Silva
http://lattes.cnpq.br/2754806857545880
dc.contributor.author.fl_str_mv Motinho, Marly Resende de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Direito
Assistencialismo
Educação integral
Right
Welfare
Integral education
Child education
Ciências Humanas
Educação
topic Educação infantil
Direito
Assistencialismo
Educação integral
Right
Welfare
Integral education
Child education
Ciências Humanas
Educação
description Esta investigação, filiada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, tem como objeto investigativo a criança como sujeito de direito e o percurso para a implementação de uma educação integral proposta na legislação brasileira e defendida nesta tese. Para desenvolver esta pesquisa, optou-se pelo método materialista histórico e dialético, que estuda a realidade do objeto buscando compreendê-lo a partir de seu contexto histórico e social. Para compreender e analisar os aspectos inerentes a constituição do objeto destaca-se alguns autores que deram suporte teórico epistemológico à esta pesquisa, no processo histórico destacam-se: Sarmento (2015); Oliveira (2011); Kramer (2011); Kuhlmann Júnior (1998); Aquino (2015); Barbosa, Alves, Silveira e Soares (2014); Araújo (2006); Siqueira (2011) e Corrêa (2007). Para elucidar acerca de uma Educação infantil que se efetiva no processo de aprendizagem e desenvolvimento numa perspectiva sócio-histórica, considerou-se as teorias sobre o desenvolvimento humano na ótica dos autores: Vigostsky (1991; 2007); Leontiev (1991); Wallon (2007); Barbosa e Horn (2008).E o currículo numa perspectiva de educação integral e omnilateral sob a ótica do materialismo histórico e dialético os autores: Marx (2008; 2012); Gramsci (2001); Manacorda (2007); Saviani (2012); Gadotti (2012); Carneiro, Mesquita e Afonso (2017); Rosa (2009); Silva (2007); Malanchen (2016); Moreira (1997); Saviani e Duarte (2015); Moreira e Silva (2002); Arroyo (2013) e Freire (2015). Para além do método e dos teóricos que analisam e refletem numa perspectiva dialética, foi realizada uma pesquisa documental com o objetivo de elucidar como foi constituído o percurso histórico da educação infantil no Brasil, do atendimento assistencialista até o reconhecimento da criança sujeito de direito. Da Educação Infantil como favor às famílias mais pobres ao seu reconhecimento como primeira etapa da educação básica e seu direito à educação integral. Da prática assistencialista à proposta de educação integral da criança como sujeito de direito, o que exige uma análise crítica dos documentos que regem a proposta curricular no contexto das políticas educacionais brasileiras. Espera-se, assim, contribuir para que esta tese desperte para novas pesquisas nesta área, trazendo à tona a importância da Educação Infantil na formação da criança para a vida em sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16
2022-09-26T16:42:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTINHO, Marly Resende de Souza. Educação infantil:o direito da criança à educação integral. 2021.186 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4843
identifier_str_mv MONTINHO, Marly Resende de Souza. Educação infantil:o direito da criança à educação integral. 2021.186 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202274136752128