O brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Jaquelyne de Lacerda.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6545
Resumo: Este estudo trata sobre o brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Os objetivos da pesquisa centraram-se em apreender e analisar a concepção do brincar por monitores das creches públicas do município de Pombal PB, de forma específica, compreender como os monitores associam o brincar ao desenvolvimento integral das crianças; investigar como os educadores desenvolvem as práticas lúdicas no cotidiano de seu trabalho e verificar como os monitores vivenciaram o brincar na formação docente. Para fundamentar essa pesquisa, utilizamos como base teórica a contribuição dos seguintes autores: Sampaio (2012), Kishimoto (2011), Angotti (2010), Vygotsky (1984), entre outros que discutem essa temática, foi utilizado também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), e o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998). Participaram da pesquisa 20 monitoras/es das creches públicas, municipais, da cidade de Pombal-PB. O procedimento metodológico utilizado nesse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica e de campo, utilizamos um questionário sociodemográfico, a fim de saber o perfil dos participantes da pesquisa, o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e uma entrevista semiestruturada, composta por sete questões. Analisamos os dados através da análise de conteúdo. Através do TALP e das entrevistas com as/os monitoras/es pudemos compreender que o brincar contribui de maneira significativa no desenvolvimento integral infantil, uma vez que, permite que a criança se socialize, utilize de sua criatividade, imaginação, aguce o seu senso crítico, para exercer sua cidadania, além de facilitar o trabalho diário dos educadores/as. É imprescindível ainda, realçar, que estes/as ainda resumem o brincar à um instrumento pedagógico importante para se ensinar conteúdos, ou então como forma de diversão, passatempo, assim, percebemos a necessidade de se ampliar a discussão e os estudos sobre a temática na formação docente, de maneira que os profissionais que atuam na Educação Infantil compreendam melhor as suas diversas contribuições para a vida e o desenvolvimento integral da criança
id UFCG_369918ee71615adba841988dd11645b9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6545
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil.Playing as a possibility for the integral development of children in early childhood education.BrincarDesenvolvimento integralEducação infantilLúdicoBrincadeiraPlayIntegral DevelopmentChild educationLudicJust kiddingEducação.Este estudo trata sobre o brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Os objetivos da pesquisa centraram-se em apreender e analisar a concepção do brincar por monitores das creches públicas do município de Pombal PB, de forma específica, compreender como os monitores associam o brincar ao desenvolvimento integral das crianças; investigar como os educadores desenvolvem as práticas lúdicas no cotidiano de seu trabalho e verificar como os monitores vivenciaram o brincar na formação docente. Para fundamentar essa pesquisa, utilizamos como base teórica a contribuição dos seguintes autores: Sampaio (2012), Kishimoto (2011), Angotti (2010), Vygotsky (1984), entre outros que discutem essa temática, foi utilizado também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), e o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998). Participaram da pesquisa 20 monitoras/es das creches públicas, municipais, da cidade de Pombal-PB. O procedimento metodológico utilizado nesse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica e de campo, utilizamos um questionário sociodemográfico, a fim de saber o perfil dos participantes da pesquisa, o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e uma entrevista semiestruturada, composta por sete questões. Analisamos os dados através da análise de conteúdo. Através do TALP e das entrevistas com as/os monitoras/es pudemos compreender que o brincar contribui de maneira significativa no desenvolvimento integral infantil, uma vez que, permite que a criança se socialize, utilize de sua criatividade, imaginação, aguce o seu senso crítico, para exercer sua cidadania, além de facilitar o trabalho diário dos educadores/as. É imprescindível ainda, realçar, que estes/as ainda resumem o brincar à um instrumento pedagógico importante para se ensinar conteúdos, ou então como forma de diversão, passatempo, assim, percebemos a necessidade de se ampliar a discussão e os estudos sobre a temática na formação docente, de maneira que os profissionais que atuam na Educação Infantil compreendam melhor as suas diversas contribuições para a vida e o desenvolvimento integral da criançaThis study deals with playing as a possibility for integral development of the child in early childhood education. The objectives of this research focus on apprehending and analyzing the conception of play by monitors of public day-care centers of Pombal city - PB, in a specific way, to understand how the monitors associate the play to integral development of the children; to investigate how the educators develop the playful practices in the daily life of their work and to verify how the monitors experienced playing in teacher education. In order to base this research, we used as a theoretical ground contributions of the following authors: Sampaio (2012), Kishimoto (2011), Angotti (2010), Vygotsky (1984), among others that discuss this theme, was also used the Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (National Curricular Guidelines for the Early Childhood Education) (BRASIL, 2010), and the Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (National Curriculum Framework for Early Childhood Education) (BRASIL, 1998). A total of 20 monitors from public, municipal day care centers in the city of Pombal-PB participated in the study. The methodological procedure used in this work was a bibliographical and field research. We applied a sociodemographic questionnaire to know the profile of the participants of the research, the Free Word Association Test (FWAT) and a semistructured interview, composed of seven questions. We analyze the data through content analysis. Through the FWAT and the interviews with the monitors we could understand that playing contributes significantly to integral development of children, since it allows kids to socialize, use their creativity, imagination, acuminate their critical sense, to exercise their citizenship, in addition to facilitating the daily work of educators. It is also important to emphasize that these monitors still summarize the play as an important pedagogical instrument to teach contents, or as a form of fun, pastime, thus, we perceive the need to broaden the discussion and the studies on the theme in the teacher education, so that professionals who work in Early Childhood Education may understand better their diverse contributions to life and integral development of the child.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOARES, Luisa de Marillac Ramos.SOARES, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/3152646710019289FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.PEREIRA, Zildene Francisca.SOUSA, Jaquelyne de Lacerda.2018-07-242019-09-02T16:56:55Z2019-09-022019-09-02T16:56:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6545SOUSA, Jaquelyne de Lacerda. O brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil. 2018. 76f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T11:58:29Zoai:localhost:riufcg/6545Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T11:58:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil.
Playing as a possibility for the integral development of children in early childhood education.
title O brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil.
spellingShingle O brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil.
SOUSA, Jaquelyne de Lacerda.
Brincar
Desenvolvimento integral
Educação infantil
Lúdico
Brincadeira
Play
Integral Development
Child education
Ludic
Just kidding
Educação.
title_short O brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil.
title_full O brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil.
title_fullStr O brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil.
title_full_unstemmed O brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil.
title_sort O brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil.
author SOUSA, Jaquelyne de Lacerda.
author_facet SOUSA, Jaquelyne de Lacerda.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
SOARES, L. M. R.
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289
FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Jaquelyne de Lacerda.
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Desenvolvimento integral
Educação infantil
Lúdico
Brincadeira
Play
Integral Development
Child education
Ludic
Just kidding
Educação.
topic Brincar
Desenvolvimento integral
Educação infantil
Lúdico
Brincadeira
Play
Integral Development
Child education
Ludic
Just kidding
Educação.
description Este estudo trata sobre o brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Os objetivos da pesquisa centraram-se em apreender e analisar a concepção do brincar por monitores das creches públicas do município de Pombal PB, de forma específica, compreender como os monitores associam o brincar ao desenvolvimento integral das crianças; investigar como os educadores desenvolvem as práticas lúdicas no cotidiano de seu trabalho e verificar como os monitores vivenciaram o brincar na formação docente. Para fundamentar essa pesquisa, utilizamos como base teórica a contribuição dos seguintes autores: Sampaio (2012), Kishimoto (2011), Angotti (2010), Vygotsky (1984), entre outros que discutem essa temática, foi utilizado também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), e o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998). Participaram da pesquisa 20 monitoras/es das creches públicas, municipais, da cidade de Pombal-PB. O procedimento metodológico utilizado nesse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica e de campo, utilizamos um questionário sociodemográfico, a fim de saber o perfil dos participantes da pesquisa, o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e uma entrevista semiestruturada, composta por sete questões. Analisamos os dados através da análise de conteúdo. Através do TALP e das entrevistas com as/os monitoras/es pudemos compreender que o brincar contribui de maneira significativa no desenvolvimento integral infantil, uma vez que, permite que a criança se socialize, utilize de sua criatividade, imaginação, aguce o seu senso crítico, para exercer sua cidadania, além de facilitar o trabalho diário dos educadores/as. É imprescindível ainda, realçar, que estes/as ainda resumem o brincar à um instrumento pedagógico importante para se ensinar conteúdos, ou então como forma de diversão, passatempo, assim, percebemos a necessidade de se ampliar a discussão e os estudos sobre a temática na formação docente, de maneira que os profissionais que atuam na Educação Infantil compreendam melhor as suas diversas contribuições para a vida e o desenvolvimento integral da criança
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-24
2019-09-02T16:56:55Z
2019-09-02
2019-09-02T16:56:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6545
SOUSA, Jaquelyne de Lacerda. O brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil. 2018. 76f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6545
identifier_str_mv SOUSA, Jaquelyne de Lacerda. O brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil. 2018. 76f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744391016808448