CONTAMINANTES AMBIENTAIS PRESENTES EM ATIVIDADES DIDÁTICO-EXPERIMENTAIS EM CURSOS DE FARMÁCIA: IDENTIFICAÇÃO E PROPOSTA DE GESTÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Cláudia Cristina Sousa de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3633
Resumo: Os resíduos gerados nas diversas atividades humanas devem ser tratados e dispostos adequadamente, o que acarreta um grande desafio para a administração pública e privada, principalmente nos centros urbanos. Os resíduos gerados e a quantidade de água utilizada nos processos de produção e de higienização do material utilizado nas aulas de laboratório de disciplinas como Farmacotécnica e Cosmetologia em Instituições de Ensino Superior (IES) necessita ser identificado e quantificado, pois só se trata resíduos quimicamente conhecidos. Desta forma, essa pesquisa se constitui de um diagnóstico dos resíduos gerados na manipulação de produtos farmacêuticos e cosméticos (PFC) em aulas experimentais do curso de Farmácia bem como indicação de gestão. Na região da grande Goiânia encontram-se em funcionamento nove cursos de Farmácia, sendo as disciplinas Farmacotécnica e Cosmetologia obrigatórias de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais. A pesquisa envolveu o diagnóstico das aulas experimentais, o preparo das formas farmacêuticas e cosméticas, as matérias-primas, as vidrarias utilizadas, o consumo de água, os equipamentos de proteção individual (EPI), os resíduos gerados, bem como a análise do destino adequado para os PFC processados. Foram identificados os resíduos gerados a partir de um total de vinte e oito diferentes formulações elaboradas nas aulas das disciplinas objeto deste estudo. Os resultados obtidos consideraram que em cada IES, as aulas experimentais são realizadas semestralmente por um total de cinco grupos de aluno, o que resultou na produção de 117 L/ano de produtos na forma líquida e 135 Kg/ano na forma sólida ou semi-sólida, produtos estes classificados como resíduos Classe I B, de acordo com a NBR 10 004/2004, cujo destino deve ser a incineração ou o co-processamento. Os resultados da pesquisa indicaram ainda a necessidade de elaboração de programas de gerenciamento de resíduos a ser aplicado nas diferentes disciplinas do curso de Farmácia visando minimizar os impactos ambientais, como com o reuso, e ocupacionais, promovendo assim a formação de futuros farmacêuticos consciente das questões pertinentes a sua área de atuação.
id PUC_GO_298d505509956cb41cd29d23a1fed9a8
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3633
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling CONTAMINANTES AMBIENTAIS PRESENTES EM ATIVIDADES DIDÁTICO-EXPERIMENTAIS EM CURSOS DE FARMÁCIA: IDENTIFICAÇÃO E PROPOSTA DE GESTÃOmeio ambiente, produtos farmacêuticos, resíduos químicos.environment, pharmaceuticals, chemical residues.CIENCIAS DA SAUDEOs resíduos gerados nas diversas atividades humanas devem ser tratados e dispostos adequadamente, o que acarreta um grande desafio para a administração pública e privada, principalmente nos centros urbanos. Os resíduos gerados e a quantidade de água utilizada nos processos de produção e de higienização do material utilizado nas aulas de laboratório de disciplinas como Farmacotécnica e Cosmetologia em Instituições de Ensino Superior (IES) necessita ser identificado e quantificado, pois só se trata resíduos quimicamente conhecidos. Desta forma, essa pesquisa se constitui de um diagnóstico dos resíduos gerados na manipulação de produtos farmacêuticos e cosméticos (PFC) em aulas experimentais do curso de Farmácia bem como indicação de gestão. Na região da grande Goiânia encontram-se em funcionamento nove cursos de Farmácia, sendo as disciplinas Farmacotécnica e Cosmetologia obrigatórias de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais. A pesquisa envolveu o diagnóstico das aulas experimentais, o preparo das formas farmacêuticas e cosméticas, as matérias-primas, as vidrarias utilizadas, o consumo de água, os equipamentos de proteção individual (EPI), os resíduos gerados, bem como a análise do destino adequado para os PFC processados. Foram identificados os resíduos gerados a partir de um total de vinte e oito diferentes formulações elaboradas nas aulas das disciplinas objeto deste estudo. Os resultados obtidos consideraram que em cada IES, as aulas experimentais são realizadas semestralmente por um total de cinco grupos de aluno, o que resultou na produção de 117 L/ano de produtos na forma líquida e 135 Kg/ano na forma sólida ou semi-sólida, produtos estes classificados como resíduos Classe I B, de acordo com a NBR 10 004/2004, cujo destino deve ser a incineração ou o co-processamento. Os resultados da pesquisa indicaram ainda a necessidade de elaboração de programas de gerenciamento de resíduos a ser aplicado nas diferentes disciplinas do curso de Farmácia visando minimizar os impactos ambientais, como com o reuso, e ocupacionais, promovendo assim a formação de futuros farmacêuticos consciente das questões pertinentes a sua área de atuação.The waste generated in the various human activities must be treated and disposed of properly, which poses a great challenge to public and private administration, especially in urban centers. The residues generated and the amount of water used in the production and hygiene processes of the material used in the laboratory classes of disciplines such as Pharmacology and Cosmetology in Higher Education Institutions (IES) need to be identified and quantified, since only chemically known residues . In this way, this research consists of a diagnosis of the residues generated in the manipulation of pharmaceutical and cosmetic products (PFC) in experimental classes of the course of Pharmacy as well as indication of management. In the region of Greater Goiânia nine Pharmacy courses are in operation, with the Pharmacology and Cosmetology subjects being compulsory in accordance with the National Curricular Guidelines. The research involved the diagnosis of experimental classes, preparation of pharmaceutical and cosmetic forms, raw materials, glassware used, water consumption, personal protective equipment (PPE), waste generated, as well as the analysis of the destination Suitable for processed PFC. The residues generated from a total of twenty eight different formulations elaborated in the classes of the disciplines object of this study were identified. The results show that in each HEI, the experimental classes are carried out semesterly by a total of five student groups, which resulted in the production of 117 L / year of products in liquid form and 135 Kg / year in solid or semi- Products classified as Class IB waste in accordance with NBR 10 004/2004, the purpose of which shall be incineration or co-processing. The results of the research also indicated the need to elaborate waste management programs to be applied in the different disciplines of the Pharmacy course aiming to minimize environmental impacts, as with reuse, and occupational, thus promoting the training of future pharmacists aware of the issues Relevant to its area of activity.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Médicas, Famacêuticas e Biomédicas::Curso de BiomedicinaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e SaúdeLonghin, Sandra Reginahttp://lattes.cnpq.br/5290628721224008Barbosa, Danns Pereirahttp://lattes.cnpq.br/4085399124895999Barberi, Mairahttp://lattes.cnpq.br/7123868038750477Paiva, Cláudia Cristina Sousa de2017-03-30T13:39:02Z2017-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPaiva, Cláudia Cristina Sousa de. CONTAMINANTES AMBIENTAIS PRESENTES EM ATIVIDADES DIDÁTICO-EXPERIMENTAIS EM CURSOS DE FARMÁCIA: IDENTIFICAÇÃO E PROPOSTA DE GESTÃO. 2017. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-03-31T04:00:30Zoai:ambar:tede/3633Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-03-31T04:00:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTAMINANTES AMBIENTAIS PRESENTES EM ATIVIDADES DIDÁTICO-EXPERIMENTAIS EM CURSOS DE FARMÁCIA: IDENTIFICAÇÃO E PROPOSTA DE GESTÃO
title CONTAMINANTES AMBIENTAIS PRESENTES EM ATIVIDADES DIDÁTICO-EXPERIMENTAIS EM CURSOS DE FARMÁCIA: IDENTIFICAÇÃO E PROPOSTA DE GESTÃO
spellingShingle CONTAMINANTES AMBIENTAIS PRESENTES EM ATIVIDADES DIDÁTICO-EXPERIMENTAIS EM CURSOS DE FARMÁCIA: IDENTIFICAÇÃO E PROPOSTA DE GESTÃO
Paiva, Cláudia Cristina Sousa de
meio ambiente, produtos farmacêuticos, resíduos químicos.
environment, pharmaceuticals, chemical residues.
CIENCIAS DA SAUDE
title_short CONTAMINANTES AMBIENTAIS PRESENTES EM ATIVIDADES DIDÁTICO-EXPERIMENTAIS EM CURSOS DE FARMÁCIA: IDENTIFICAÇÃO E PROPOSTA DE GESTÃO
title_full CONTAMINANTES AMBIENTAIS PRESENTES EM ATIVIDADES DIDÁTICO-EXPERIMENTAIS EM CURSOS DE FARMÁCIA: IDENTIFICAÇÃO E PROPOSTA DE GESTÃO
title_fullStr CONTAMINANTES AMBIENTAIS PRESENTES EM ATIVIDADES DIDÁTICO-EXPERIMENTAIS EM CURSOS DE FARMÁCIA: IDENTIFICAÇÃO E PROPOSTA DE GESTÃO
title_full_unstemmed CONTAMINANTES AMBIENTAIS PRESENTES EM ATIVIDADES DIDÁTICO-EXPERIMENTAIS EM CURSOS DE FARMÁCIA: IDENTIFICAÇÃO E PROPOSTA DE GESTÃO
title_sort CONTAMINANTES AMBIENTAIS PRESENTES EM ATIVIDADES DIDÁTICO-EXPERIMENTAIS EM CURSOS DE FARMÁCIA: IDENTIFICAÇÃO E PROPOSTA DE GESTÃO
author Paiva, Cláudia Cristina Sousa de
author_facet Paiva, Cláudia Cristina Sousa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Longhin, Sandra Regina
http://lattes.cnpq.br/5290628721224008
Barbosa, Danns Pereira
http://lattes.cnpq.br/4085399124895999
Barberi, Maira
http://lattes.cnpq.br/7123868038750477
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Cláudia Cristina Sousa de
dc.subject.por.fl_str_mv meio ambiente, produtos farmacêuticos, resíduos químicos.
environment, pharmaceuticals, chemical residues.
CIENCIAS DA SAUDE
topic meio ambiente, produtos farmacêuticos, resíduos químicos.
environment, pharmaceuticals, chemical residues.
CIENCIAS DA SAUDE
description Os resíduos gerados nas diversas atividades humanas devem ser tratados e dispostos adequadamente, o que acarreta um grande desafio para a administração pública e privada, principalmente nos centros urbanos. Os resíduos gerados e a quantidade de água utilizada nos processos de produção e de higienização do material utilizado nas aulas de laboratório de disciplinas como Farmacotécnica e Cosmetologia em Instituições de Ensino Superior (IES) necessita ser identificado e quantificado, pois só se trata resíduos quimicamente conhecidos. Desta forma, essa pesquisa se constitui de um diagnóstico dos resíduos gerados na manipulação de produtos farmacêuticos e cosméticos (PFC) em aulas experimentais do curso de Farmácia bem como indicação de gestão. Na região da grande Goiânia encontram-se em funcionamento nove cursos de Farmácia, sendo as disciplinas Farmacotécnica e Cosmetologia obrigatórias de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais. A pesquisa envolveu o diagnóstico das aulas experimentais, o preparo das formas farmacêuticas e cosméticas, as matérias-primas, as vidrarias utilizadas, o consumo de água, os equipamentos de proteção individual (EPI), os resíduos gerados, bem como a análise do destino adequado para os PFC processados. Foram identificados os resíduos gerados a partir de um total de vinte e oito diferentes formulações elaboradas nas aulas das disciplinas objeto deste estudo. Os resultados obtidos consideraram que em cada IES, as aulas experimentais são realizadas semestralmente por um total de cinco grupos de aluno, o que resultou na produção de 117 L/ano de produtos na forma líquida e 135 Kg/ano na forma sólida ou semi-sólida, produtos estes classificados como resíduos Classe I B, de acordo com a NBR 10 004/2004, cujo destino deve ser a incineração ou o co-processamento. Os resultados da pesquisa indicaram ainda a necessidade de elaboração de programas de gerenciamento de resíduos a ser aplicado nas diferentes disciplinas do curso de Farmácia visando minimizar os impactos ambientais, como com o reuso, e ocupacionais, promovendo assim a formação de futuros farmacêuticos consciente das questões pertinentes a sua área de atuação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-30T13:39:02Z
2017-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Paiva, Cláudia Cristina Sousa de. CONTAMINANTES AMBIENTAIS PRESENTES EM ATIVIDADES DIDÁTICO-EXPERIMENTAIS EM CURSOS DE FARMÁCIA: IDENTIFICAÇÃO E PROPOSTA DE GESTÃO. 2017. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3633
identifier_str_mv Paiva, Cláudia Cristina Sousa de. CONTAMINANTES AMBIENTAIS PRESENTES EM ATIVIDADES DIDÁTICO-EXPERIMENTAIS EM CURSOS DE FARMÁCIA: IDENTIFICAÇÃO E PROPOSTA DE GESTÃO. 2017. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Médicas, Famacêuticas e Biomédicas::Curso de Biomedicina
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Médicas, Famacêuticas e Biomédicas::Curso de Biomedicina
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202266395115520