A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/897 |
Resumo: | Esta pesquisa de cunho teórico-bibliográfico tem por objetivo descrever o Culto de Òrúnmìlà-Ifá, que é originário da África Ocidental, especialmente da Nigéria, Benin e países circunvizinhos, sendo também praticado no Brasil. Para tanto, buscou-se entender a cultura yorubana, um pouco da sua história e características. Para a compreensão da Filosofia de Òrúnmìlà-Ifá é fundamental a análise interpretativa da cosmovisão dos Yorùba. A cosmogonia desse povo constitui-se de um sistema estruturado hierarquicamente a partir de um Ser Supremo, denominado Òlódùmarè, arqui-divindades, ancestrais, fenômenos da natureza e orisá. A sua cidade sagrada, Ilé-Ifé, é considerada pelos Yorùba como a origem da humanidade. Eles realizam cerimônias diversas e ritos de passagem para formarem iniciados em Òrúnmìlà-Ifá, uma arqui-divindade, um espírito, um conselheiro de Òlódùmarè, com trânsito entre o céu e a terra, encarregado de organizar e ordenar o mundo nos caminhos do bem e da paz, criando-se então um culto com o seu nome. Destaca-se nessa cultura a ancestralidade, sendo o ancestral uma pessoa ou entidade reverenciada por suas virtudes e ensinamentos éticos e morais. Os Yorùba respeitam e obedecem aos anciães, cujos valores são passados, oralmente, de geração em geração, formando um ideário de princípios voltados para a formação do bom caráter (Ìwàpèlè), da paz, da convivência harmoniosa e de respeito ao outro, aos animais e à natureza. Com a diáspora dos africanos, o Culto de Òrúnmìlà-Ifá (e outros) foi difundido por diversos países, inclusive o Brasil. O Culto de Òrúnmìlà-Ifá apresenta uma filosofia própria, que leva as pessoas a formarem a consciência de si e que dirige a vida social e religiosa da comunidade. |
id |
PUC_GO_2eaa0a3b8f948a08865bc4a340396513 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/897 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.ReligiãoYorùbáFilosofia de Òrúnmìlà-ifáancestralidadebom caráterReligionYorubaÒrúnmìlà-Ifa philosophyancestrygood characterCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAEsta pesquisa de cunho teórico-bibliográfico tem por objetivo descrever o Culto de Òrúnmìlà-Ifá, que é originário da África Ocidental, especialmente da Nigéria, Benin e países circunvizinhos, sendo também praticado no Brasil. Para tanto, buscou-se entender a cultura yorubana, um pouco da sua história e características. Para a compreensão da Filosofia de Òrúnmìlà-Ifá é fundamental a análise interpretativa da cosmovisão dos Yorùba. A cosmogonia desse povo constitui-se de um sistema estruturado hierarquicamente a partir de um Ser Supremo, denominado Òlódùmarè, arqui-divindades, ancestrais, fenômenos da natureza e orisá. A sua cidade sagrada, Ilé-Ifé, é considerada pelos Yorùba como a origem da humanidade. Eles realizam cerimônias diversas e ritos de passagem para formarem iniciados em Òrúnmìlà-Ifá, uma arqui-divindade, um espírito, um conselheiro de Òlódùmarè, com trânsito entre o céu e a terra, encarregado de organizar e ordenar o mundo nos caminhos do bem e da paz, criando-se então um culto com o seu nome. Destaca-se nessa cultura a ancestralidade, sendo o ancestral uma pessoa ou entidade reverenciada por suas virtudes e ensinamentos éticos e morais. Os Yorùba respeitam e obedecem aos anciães, cujos valores são passados, oralmente, de geração em geração, formando um ideário de princípios voltados para a formação do bom caráter (Ìwàpèlè), da paz, da convivência harmoniosa e de respeito ao outro, aos animais e à natureza. Com a diáspora dos africanos, o Culto de Òrúnmìlà-Ifá (e outros) foi difundido por diversos países, inclusive o Brasil. O Culto de Òrúnmìlà-Ifá apresenta uma filosofia própria, que leva as pessoas a formarem a consciência de si e que dirige a vida social e religiosa da comunidade.This theoretical and bibliographical research aims to describe the Cult of Òrúnmìlà- Ifa, which originated from West Africa, especially from Nigeria, Benin and surrounding countries, also being practiced in Brazil. Therefore, we sought to understand the yoruba culture, a little of its history and characteristics. For understanding the Òrúnmìlà-Ifa philosophy is critical to apply the interpretive analysis of the Yoruba´s worldview. The worldview of this people is based on a hierarchically structured system from a Supreme Being, called Olodumare, arch-deities, ancestors, natural phenomena and Orisa. It´s holy city, Ilé-Ife, is considered by the Yoruba as the origin of mankind. The Yorubas perform various ceremonies and rites of passage to iniciate people in Òrúnmìlà-Ifa, one arch-divinity, a spirit, an adviser of Olodumare, with transit between heaven and earth, responsible for organizing and ordering the world´s pathaways of the good and peace, creating then a cult with his name. It is noteworthy the ancestry cult, being the ancestor a person or entity revered for his-hers virtues and ethical and moral teachings. The Yoruba respect and obey the elders, whose values are orally passed from generation to generation, forming an model of principles meant to shape the formation of good character (Ìwàpèlè), peace, peaceful coexistence and respect for others, animals and nature. With the Africans diaspora, the Cult of Òrúnmìlà-Ifa (and others) had been spread to several countries, including Brazil. The Cult of Òrúnmìlà-Ifa has its own philosophy that leads people to form self-awareness and driving the social and religious life of the community.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásCiências da ReligiãoCezne, Irene Dias de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708753A2Ecco, Clóvishttp://lattes.cnpq.br/4282485443095712Silva, Nelson Fernando Inocencio dahttp://lattes.cnpq.br/6503833802993621Silva, Sebastião Fernando da2016-07-27T13:48:42Z2015-12-042015-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Sebastião Fernando da. A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/897porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T14:33:54Zoai:ambar:tede/897Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T14:33:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER. |
title |
A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER. |
spellingShingle |
A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER. Silva, Sebastião Fernando da Religião Yorùbá Filosofia de Òrúnmìlà-ifá ancestralidade bom caráter Religion Yoruba Òrúnmìlà-Ifa philosophy ancestry good character CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
title_short |
A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER. |
title_full |
A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER. |
title_fullStr |
A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER. |
title_full_unstemmed |
A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER. |
title_sort |
A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER. |
author |
Silva, Sebastião Fernando da |
author_facet |
Silva, Sebastião Fernando da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cezne, Irene Dias de Oliveira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708753A2 Ecco, Clóvis http://lattes.cnpq.br/4282485443095712 Silva, Nelson Fernando Inocencio da http://lattes.cnpq.br/6503833802993621 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sebastião Fernando da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Religião Yorùbá Filosofia de Òrúnmìlà-ifá ancestralidade bom caráter Religion Yoruba Òrúnmìlà-Ifa philosophy ancestry good character CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
topic |
Religião Yorùbá Filosofia de Òrúnmìlà-ifá ancestralidade bom caráter Religion Yoruba Òrúnmìlà-Ifa philosophy ancestry good character CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
description |
Esta pesquisa de cunho teórico-bibliográfico tem por objetivo descrever o Culto de Òrúnmìlà-Ifá, que é originário da África Ocidental, especialmente da Nigéria, Benin e países circunvizinhos, sendo também praticado no Brasil. Para tanto, buscou-se entender a cultura yorubana, um pouco da sua história e características. Para a compreensão da Filosofia de Òrúnmìlà-Ifá é fundamental a análise interpretativa da cosmovisão dos Yorùba. A cosmogonia desse povo constitui-se de um sistema estruturado hierarquicamente a partir de um Ser Supremo, denominado Òlódùmarè, arqui-divindades, ancestrais, fenômenos da natureza e orisá. A sua cidade sagrada, Ilé-Ifé, é considerada pelos Yorùba como a origem da humanidade. Eles realizam cerimônias diversas e ritos de passagem para formarem iniciados em Òrúnmìlà-Ifá, uma arqui-divindade, um espírito, um conselheiro de Òlódùmarè, com trânsito entre o céu e a terra, encarregado de organizar e ordenar o mundo nos caminhos do bem e da paz, criando-se então um culto com o seu nome. Destaca-se nessa cultura a ancestralidade, sendo o ancestral uma pessoa ou entidade reverenciada por suas virtudes e ensinamentos éticos e morais. Os Yorùba respeitam e obedecem aos anciães, cujos valores são passados, oralmente, de geração em geração, formando um ideário de princípios voltados para a formação do bom caráter (Ìwàpèlè), da paz, da convivência harmoniosa e de respeito ao outro, aos animais e à natureza. Com a diáspora dos africanos, o Culto de Òrúnmìlà-Ifá (e outros) foi difundido por diversos países, inclusive o Brasil. O Culto de Òrúnmìlà-Ifá apresenta uma filosofia própria, que leva as pessoas a formarem a consciência de si e que dirige a vida social e religiosa da comunidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-04 2015-09-21 2016-07-27T13:48:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Sebastião Fernando da. A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. http://localhost:8080/tede/handle/tede/897 |
identifier_str_mv |
SILVA, Sebastião Fernando da. A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Ciências da Religião |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Ciências da Religião |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202251763286016 |