A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sebastião Fernando da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/897
Resumo: Esta pesquisa de cunho teórico-bibliográfico tem por objetivo descrever o Culto de Òrúnmìlà-Ifá, que é originário da África Ocidental, especialmente da Nigéria, Benin e países circunvizinhos, sendo também praticado no Brasil. Para tanto, buscou-se entender a cultura yorubana, um pouco da sua história e características. Para a compreensão da Filosofia de Òrúnmìlà-Ifá é fundamental a análise interpretativa da cosmovisão dos Yorùba. A cosmogonia desse povo constitui-se de um sistema estruturado hierarquicamente a partir de um Ser Supremo, denominado Òlódùmarè, arqui-divindades, ancestrais, fenômenos da natureza e orisá. A sua cidade sagrada, Ilé-Ifé, é considerada pelos Yorùba como a origem da humanidade. Eles realizam cerimônias diversas e ritos de passagem para formarem iniciados em Òrúnmìlà-Ifá, uma arqui-divindade, um espírito, um conselheiro de Òlódùmarè, com trânsito entre o céu e a terra, encarregado de organizar e ordenar o mundo nos caminhos do bem e da paz, criando-se então um culto com o seu nome. Destaca-se nessa cultura a ancestralidade, sendo o ancestral uma pessoa ou entidade reverenciada por suas virtudes e ensinamentos éticos e morais. Os Yorùba respeitam e obedecem aos anciães, cujos valores são passados, oralmente, de geração em geração, formando um ideário de princípios voltados para a formação do bom caráter (Ìwàpèlè), da paz, da convivência harmoniosa e de respeito ao outro, aos animais e à natureza. Com a diáspora dos africanos, o Culto de Òrúnmìlà-Ifá (e outros) foi difundido por diversos países, inclusive o Brasil. O Culto de Òrúnmìlà-Ifá apresenta uma filosofia própria, que leva as pessoas a formarem a consciência de si e que dirige a vida social e religiosa da comunidade.
id PUC_GO_2eaa0a3b8f948a08865bc4a340396513
oai_identifier_str oai:ambar:tede/897
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.ReligiãoYorùbáFilosofia de Òrúnmìlà-ifáancestralidadebom caráterReligionYorubaÒrúnmìlà-Ifa philosophyancestrygood characterCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAEsta pesquisa de cunho teórico-bibliográfico tem por objetivo descrever o Culto de Òrúnmìlà-Ifá, que é originário da África Ocidental, especialmente da Nigéria, Benin e países circunvizinhos, sendo também praticado no Brasil. Para tanto, buscou-se entender a cultura yorubana, um pouco da sua história e características. Para a compreensão da Filosofia de Òrúnmìlà-Ifá é fundamental a análise interpretativa da cosmovisão dos Yorùba. A cosmogonia desse povo constitui-se de um sistema estruturado hierarquicamente a partir de um Ser Supremo, denominado Òlódùmarè, arqui-divindades, ancestrais, fenômenos da natureza e orisá. A sua cidade sagrada, Ilé-Ifé, é considerada pelos Yorùba como a origem da humanidade. Eles realizam cerimônias diversas e ritos de passagem para formarem iniciados em Òrúnmìlà-Ifá, uma arqui-divindade, um espírito, um conselheiro de Òlódùmarè, com trânsito entre o céu e a terra, encarregado de organizar e ordenar o mundo nos caminhos do bem e da paz, criando-se então um culto com o seu nome. Destaca-se nessa cultura a ancestralidade, sendo o ancestral uma pessoa ou entidade reverenciada por suas virtudes e ensinamentos éticos e morais. Os Yorùba respeitam e obedecem aos anciães, cujos valores são passados, oralmente, de geração em geração, formando um ideário de princípios voltados para a formação do bom caráter (Ìwàpèlè), da paz, da convivência harmoniosa e de respeito ao outro, aos animais e à natureza. Com a diáspora dos africanos, o Culto de Òrúnmìlà-Ifá (e outros) foi difundido por diversos países, inclusive o Brasil. O Culto de Òrúnmìlà-Ifá apresenta uma filosofia própria, que leva as pessoas a formarem a consciência de si e que dirige a vida social e religiosa da comunidade.This theoretical and bibliographical research aims to describe the Cult of Òrúnmìlà- Ifa, which originated from West Africa, especially from Nigeria, Benin and surrounding countries, also being practiced in Brazil. Therefore, we sought to understand the yoruba culture, a little of its history and characteristics. For understanding the Òrúnmìlà-Ifa philosophy is critical to apply the interpretive analysis of the Yoruba´s worldview. The worldview of this people is based on a hierarchically structured system from a Supreme Being, called Olodumare, arch-deities, ancestors, natural phenomena and Orisa. It´s holy city, Ilé-Ife, is considered by the Yoruba as the origin of mankind. The Yorubas perform various ceremonies and rites of passage to iniciate people in Òrúnmìlà-Ifa, one arch-divinity, a spirit, an adviser of Olodumare, with transit between heaven and earth, responsible for organizing and ordering the world´s pathaways of the good and peace, creating then a cult with his name. It is noteworthy the ancestry cult, being the ancestor a person or entity revered for his-hers virtues and ethical and moral teachings. The Yoruba respect and obey the elders, whose values are orally passed from generation to generation, forming an model of principles meant to shape the formation of good character (Ìwàpèlè), peace, peaceful coexistence and respect for others, animals and nature. With the Africans diaspora, the Cult of Òrúnmìlà-Ifa (and others) had been spread to several countries, including Brazil. The Cult of Òrúnmìlà-Ifa has its own philosophy that leads people to form self-awareness and driving the social and religious life of the community.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásCiências da ReligiãoCezne, Irene Dias de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708753A2Ecco, Clóvishttp://lattes.cnpq.br/4282485443095712Silva, Nelson Fernando Inocencio dahttp://lattes.cnpq.br/6503833802993621Silva, Sebastião Fernando da2016-07-27T13:48:42Z2015-12-042015-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Sebastião Fernando da. A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/897porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T14:33:54Zoai:ambar:tede/897Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T14:33:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.
title A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.
spellingShingle A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.
Silva, Sebastião Fernando da
Religião
Yorùbá
Filosofia de Òrúnmìlà-ifá
ancestralidade
bom caráter
Religion
Yoruba
Òrúnmìlà-Ifa philosophy
ancestry
good character
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.
title_full A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.
title_fullStr A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.
title_full_unstemmed A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.
title_sort A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.
author Silva, Sebastião Fernando da
author_facet Silva, Sebastião Fernando da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cezne, Irene Dias de Oliveira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708753A2
Ecco, Clóvis
http://lattes.cnpq.br/4282485443095712
Silva, Nelson Fernando Inocencio da
http://lattes.cnpq.br/6503833802993621
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sebastião Fernando da
dc.subject.por.fl_str_mv Religião
Yorùbá
Filosofia de Òrúnmìlà-ifá
ancestralidade
bom caráter
Religion
Yoruba
Òrúnmìlà-Ifa philosophy
ancestry
good character
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
topic Religião
Yorùbá
Filosofia de Òrúnmìlà-ifá
ancestralidade
bom caráter
Religion
Yoruba
Òrúnmìlà-Ifa philosophy
ancestry
good character
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description Esta pesquisa de cunho teórico-bibliográfico tem por objetivo descrever o Culto de Òrúnmìlà-Ifá, que é originário da África Ocidental, especialmente da Nigéria, Benin e países circunvizinhos, sendo também praticado no Brasil. Para tanto, buscou-se entender a cultura yorubana, um pouco da sua história e características. Para a compreensão da Filosofia de Òrúnmìlà-Ifá é fundamental a análise interpretativa da cosmovisão dos Yorùba. A cosmogonia desse povo constitui-se de um sistema estruturado hierarquicamente a partir de um Ser Supremo, denominado Òlódùmarè, arqui-divindades, ancestrais, fenômenos da natureza e orisá. A sua cidade sagrada, Ilé-Ifé, é considerada pelos Yorùba como a origem da humanidade. Eles realizam cerimônias diversas e ritos de passagem para formarem iniciados em Òrúnmìlà-Ifá, uma arqui-divindade, um espírito, um conselheiro de Òlódùmarè, com trânsito entre o céu e a terra, encarregado de organizar e ordenar o mundo nos caminhos do bem e da paz, criando-se então um culto com o seu nome. Destaca-se nessa cultura a ancestralidade, sendo o ancestral uma pessoa ou entidade reverenciada por suas virtudes e ensinamentos éticos e morais. Os Yorùba respeitam e obedecem aos anciães, cujos valores são passados, oralmente, de geração em geração, formando um ideário de princípios voltados para a formação do bom caráter (Ìwàpèlè), da paz, da convivência harmoniosa e de respeito ao outro, aos animais e à natureza. Com a diáspora dos africanos, o Culto de Òrúnmìlà-Ifá (e outros) foi difundido por diversos países, inclusive o Brasil. O Culto de Òrúnmìlà-Ifá apresenta uma filosofia própria, que leva as pessoas a formarem a consciência de si e que dirige a vida social e religiosa da comunidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-04
2015-09-21
2016-07-27T13:48:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Sebastião Fernando da. A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/897
identifier_str_mv SILVA, Sebastião Fernando da. A FILOSOFIA DE ÒRÚNMÌLÀ-IFÁ E A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER.. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Ciências da Religião
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Ciências da Religião
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202251763286016