A educação infantil no cotidiano da pré-escola pública em Rio Verde: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalazen, Carmen Weber
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3773
Resumo: O propósito deste estudo cujo título - A Educação Infantil no cotidiano da pré-escola pública em Rio Verde - aponta como problemática a seguinte questão: está a escola pública de educação infantil oferecendo a oportunidade de interações entre as crianças na busca de seu desenvolvimento biopsicosocial? Os objetivos a serem atingidos são conhecer a realidade psicoeducacional da criança no cotidiano da Educação Infantil e analisá-la, por meio das observações, as interações desenvolvidas pelas crianças nas diferentes atividades realizadas no espaço educacional. O objeto de estudo foi uma classe de Jardim I pertencente a uma instituição pública no município de Rio Verde, Goiás. A escola atende 121 crianças. Destas, 26 fizeram parte da sala de aula em estudo, com cerca de 3 horas semanais, durante o ano letivo de 2002, totalizando 92 horas de observação. A análise teórica parte da teoria de Vigotski, e diz respeito as mediações que acontecem na sala de aula, referindo-se a interação da criança com outras crianças e também com o professor. Trata-se do direito que toda a criança tem, no tempo e espaço em que permanece na escola, de compartilhar, por meio das trocas, as diferentes formas de adquirir cultura. A escola deve incentivar e criar oportunidades para que as crianças se expressem com vivacidade e possam se desenvolver, ampliar e enriquecer sua vivência, enquanto frequentam este espaço. Neste trabalho, como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa qualitativa, modalidade “estudo de caso” (André, 1995). O estudo revela que a escola ainda apresenta o caráter tradicionalista. Isto se manifesta pelas constantes cobranças disciplinares impostas às crianças. Mostra uma rotina sobrecarregada pelas tarefas repetitivas e enfadonhas, sem atrativo para as crianças. Também denuncia a falta de oportunidade para que possam elas mesmas, ao utilizarem os recursos pedagógicos, que embora escassos, não as impossibilitam de produzir conhecimento. Revela ainda a formação inadequada das professoras, fonte de preocupação, pois conforme determinado pela LDB/96, os profissionais para atuar na Educação Infantil devem ter sua formação em nível superior, já que o desenvolvimento psicosociocultural, da criança, nesta faixa etária, é importantíssimo para o seu sucesso na Educação Fundamental.
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Destas, 26 fizeram parte da sala de aula em estudo, com cerca de 3 horas semanais, durante o ano letivo de 2002, totalizando 92 horas de observação. A análise teórica parte da teoria de Vigotski, e diz respeito as mediações que acontecem na sala de aula, referindo-se a interação da criança com outras crianças e também com o professor. Trata-se do direito que toda a criança tem, no tempo e espaço em que permanece na escola, de compartilhar, por meio das trocas, as diferentes formas de adquirir cultura. A escola deve incentivar e criar oportunidades para que as crianças se expressem com vivacidade e possam se desenvolver, ampliar e enriquecer sua vivência, enquanto frequentam este espaço. Neste trabalho, como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa qualitativa, modalidade “estudo de caso” (André, 1995). O estudo revela que a escola ainda apresenta o caráter tradicionalista. Isto se manifesta pelas constantes cobranças disciplinares impostas às crianças. Mostra uma rotina sobrecarregada pelas tarefas repetitivas e enfadonhas, sem atrativo para as crianças. Também denuncia a falta de oportunidade para que possam elas mesmas, ao utilizarem os recursos pedagógicos, que embora escassos, não as impossibilitam de produzir conhecimento. Revela ainda a formação inadequada das professoras, fonte de preocupação, pois conforme determinado pela LDB/96, os profissionais para atuar na Educação Infantil devem ter sua formação em nível superior, já que o desenvolvimento psicosociocultural, da criança, nesta faixa etária, é importantíssimo para o seu sucesso na Educação Fundamental.The purpose of this study whose title is: “The Infantile Education on the daily of public preschool in Rio Verde”, the following question is pointed out as a problem: Is the public school of infantile education offering the opportunity of interaction among the children looking for their biopsycosocial development? The objectives are to know reality of the psychoeducational of the children on the daily infantile education and analyze, through observations, the interactions developed by the children on different activities realized on the educational area. The study object was a kindergarten class belonging to a public institution in Rio Verde-Goiás. This school helps 121 children. Among them 26 participated in the class with about 3 hours a week during the year of 2002, totalizing 92 hours of observation. This theoritical analysis is based on Vigotski’s theory and it is about the mediation that happens in the classroon referring to the interation of the children with other children and the teacher. It refers to the rights that all the children have when they are at school, to partake through changes of experiences the different waysto acquire culture. The school has the responsibility to encourage and add opportunities to the children to make them express themselves with vivacity and develop and enrich their lives while going to school. In this research as a methodological procedure, the qualitative research was opted, modality “case study” (André, 1995). The study reveals that the school still show the traditionalistic character. This is shown by the constant collections of discipline impost on the children. It shows the overloaded rotine by the repetitives and boring pieceworks without attractivie to the children. It also shows the lack of opportunity given to teachers, to use pedagogical resources, which are scarce, to promote knowledge. It also shows the inadequate graduation of the teachers, source of worry, because as determined by the law LDB/96, the professionals to work on infantile education must have attended the college now that the psycosocial development of the children in this age is very important to their success on high school.Universidade Católica de GoiásDepartamento de EducaçãoBrasilUCGPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBrito, Maria Helena de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7903960189805773Schultz, Lenita Maria Junqueirahttp://lattes.cnpq.br/0715179640177337Barbosa, Ivone Garciahttp://lattes.cnpq.br/8032275045906128Dalazen, Carmen Weber2017-10-02T14:40:07Z2003-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDALAZEN, Carmen Weber. A educação infantil no cotidiano da pré-escola pública em Rio Verde: um estudo de caso. 2003. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) --Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2003.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3773porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-10-19T20:01:03Zoai:ambar:tede/3773Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-10-19T20:01:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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