Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/11559 |
Resumo: | O presente relatório incide sobre a prática de ensino supervisionada que desenvolvemos em contexto de educação pré-escolar, com um grupo de crianças de 3 e 4 anos de idade. Considerando o papel importante que se reconhece a este contexto enquanto primeira etapa de educação básica, merecem-nos reflexão as diferentes dimensões que caraterizam a ação educativa desenvolvida. Neste sentido, procuramos caraterizar o contexto educativo em que nos integrámos e aprofundar saberes sobre a organização do ambiente educativo e os processos de socialização e (inter)ação a promover, no quadro de construção de respostas educativas de qualidade. Procedemos ainda à descrição e análise de um conjunto de três experiências de ensino-aprendizagem promovidas com as crianças, atribuindo particular relevo às interações estabelecidas no decurso das mesmas. A dimensão investigativa que atravessou a ação educativa integrou como principal objetivo aprofundar o conhecimento acerca da natureza das interações desenvolvidas, entre pares, ao nível do tempo de trabalho nas áreas e os seus possíveis contributos para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. O quadro metodológico do estudo integrou uma perspetiva qualitativa e o recurso a técnicas e instrumentos diversificados de recolha dados, como a observação participante, registos fotográficos e em áudio, produções das crianças e entrevista semi-estruturada, no sentido triangular diferentes tipos de informação. Os resultados que emergiram deste estudo relevam a importância das interações entre as crianças enquanto meios de partilha de saberes e confronto de opiniões, contribuindo para a sua aprendizagem e desenvolvimento, bem como para a dos adultos que com elas interagem. |
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