Saberes docentes e conhecimento didático do professor mobilizados na escolha do livro didático de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Luciana Vieira [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/257236
Resumo: A formação de professores tem fomentado investigações sob múltiplas temáticas e perspectivas teóricas. A intersecção entre a formação de professores e o livro didático proporciona um panorama para pesquisas revelando um campo em expansão, marcado por questionamentos e oportunidades para explorações. O livro didático continua sendo um recurso utilizado em contextos escolares tanto por alunos quanto por professores, atuando como um elo entre as prescrições curriculares oficiais e o trabalho realizado pelos professores. Na formação profissional docente, discussões acerca deste recurso são relevantes, principalmente visando a preparar os futuros professores para analisar, selecionar e utilizar o livro didático de maneira consciente e crítica. Ao ponderar sobre as variadas funções deste material, os professores podem mobilizar seus saberes de modo a refletir sobre a sua prática bem como utilizar o livro didático suscitando melhores experiências de aprendizagem por parte dos estudantes. Neste cenário, com o objetivo de identificar como a formação docente se entrelaça com o processo de escolha do livro didático, na perspectiva de professores de Matemática da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa. Buscando atender ao objetivo, empregou-se questionários e entrevistas semiestruturadas com professores de Matemática desta rede pública de ensino. Dos dados produzidos pelos referidos instrumentos metodológicos, atrelados ao estudo dos modelos teóricos dos saberes docentes e do conhecimento didático do professor de Matemática, categorias e subcategorias de análise emergiram. Dentre os resultados, tem-se que a escolha do livro didático acontece prioritariamente de maneira coletiva e que diversos são os saberes que os professores mobilizam para esta ação. Assim, aspectos das quatro vertentes do conhecimento didático do professor, a saber, conhecimento da Matemática para ensinar, conhecimento do aluno, conhecimento do currículo e conhecimento da prática letiva foram identificados nas narrativas dos professores ao discorrerem sobre sua compreensão acerca deste recurso didático e o seu envolvimento de maneira intencional nesta seleção. Ademais, variadas fontes dos saberes, como por exemplo as disciplinas obrigatórias cumpridas no decorrer da graduação e, sobretudo, a experiência profissional, foram sinalizadas pelos professores de forma que se apontou que a formação, inicial e continuada, ainda não tem contribuído adequadamente para a decisão sobre o livro didático de Matemática.
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Na formação profissional docente, discussões acerca deste recurso são relevantes, principalmente visando a preparar os futuros professores para analisar, selecionar e utilizar o livro didático de maneira consciente e crítica. Ao ponderar sobre as variadas funções deste material, os professores podem mobilizar seus saberes de modo a refletir sobre a sua prática bem como utilizar o livro didático suscitando melhores experiências de aprendizagem por parte dos estudantes. Neste cenário, com o objetivo de identificar como a formação docente se entrelaça com o processo de escolha do livro didático, na perspectiva de professores de Matemática da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa. Buscando atender ao objetivo, empregou-se questionários e entrevistas semiestruturadas com professores de Matemática desta rede pública de ensino. Dos dados produzidos pelos referidos instrumentos metodológicos, atrelados ao estudo dos modelos teóricos dos saberes docentes e do conhecimento didático do professor de Matemática, categorias e subcategorias de análise emergiram. Dentre os resultados, tem-se que a escolha do livro didático acontece prioritariamente de maneira coletiva e que diversos são os saberes que os professores mobilizam para esta ação. Assim, aspectos das quatro vertentes do conhecimento didático do professor, a saber, conhecimento da Matemática para ensinar, conhecimento do aluno, conhecimento do currículo e conhecimento da prática letiva foram identificados nas narrativas dos professores ao discorrerem sobre sua compreensão acerca deste recurso didático e o seu envolvimento de maneira intencional nesta seleção. Ademais, variadas fontes dos saberes, como por exemplo as disciplinas obrigatórias cumpridas no decorrer da graduação e, sobretudo, a experiência profissional, foram sinalizadas pelos professores de forma que se apontou que a formação, inicial e continuada, ainda não tem contribuído adequadamente para a decisão sobre o livro didático de Matemática.Teacher education has encouraged investigations under multiple themes and theoretical perspectives. The intersection between teacher education and textbooks provides a panorama for research, revealing an expanding field, marked by questions and opportunities for exploration. The textbook continues to be a resource used in school contexts by both students and teachers, acting as a link between official curricular prescriptions and the work carried out by teachers. In professional teaching education, discussions about this resource are relevant, mainly aiming to prepare future teachers to analyze, select and use textbooks in a conscious and critical manner. By considering the varied functions of this material, teachers can mobilize their knowledge in order to reflect on their practice as well as use the textbook, encouraging better learning experiences on the part of students. In this scenario, with the aim of identifying how teacher education is intertwined with the process of choosing a textbook, from the perspective of Mathematics teachers from the state education network of Rio Grande do Norte, a qualitative research was developed. Seeking to meet the objective, questionnaires and semi-structured interviews were used with Mathematics teachers from this public education network. From the data produced by the aforementioned methodological instruments, linked to the study of theoretical models of teaching knowledge and the didactic knowledge of Mathematics teachers, categories and subcategories of analysis emerged. Among the results, it is clear that the choice of the textbook happens primarily collectively and that there is a variety of knowledge that teachers mobilize for this action. Thus, aspects of the four aspects of the teacher's didactic knowledge, namely, knowledge of Mathematics to teach, student knowledge, knowledge of the curriculum and knowledge of teaching practice were identified in the teachers' narratives when discussing their understanding of this teaching resource and the their intentional involvement in this selection. Furthermore, various sources of knowledge, such as mandatory subjects completed during graduation and, above all, professional experience, were highlighted by teachers in such a way that it was pointed out that education, initial and continuing, has not yet contributed adequately to the decision on the Mathematics textbook.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schio, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP]Jacinto, HéliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Luciana Vieira [UNESP]2024-08-30T11:44:02Z2024-08-30T11:44:02Z2024-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25723633004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-09T12:25:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/257236Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-09T12:25:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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