Análise crítica da BNCC à luz da teoria crítica frankfurtiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Evelyn Elen Alves de Brito
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4855
Resumo: Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, ligada à Linha de Pesquisa Educação Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás, tem como principais referenciais teóricos os autores da Teoria Crítica frankfurtiana, em especial, Adorno, Horkheimer (1986), Marcuse (2005) e, também, aqueles que tratam da BNCC, como, por exemplo, Freitas (2018), Lopes (2018), bem como os autores que discutem a trajetória da Educação, tais como Jaeger (1994), Cambi (1999), Libera (1999), entre outros que deram suporte a esta pesquisa. Trata-se de uma investigação que tem como objetivo geral compreender, com base na Teoria Crítica frankfurtiana, os principais impactos trazidos pela BNCC à Educação Básica. Deste modo, tem como início o seguinte questionamento: Quais são às influências e impactos que a BNCC traz à formação do discente na atualidade? Entende-se que tal normativa poderá transformar a estrutura curricular brasileira não pelo caminho da formação ampla e cultural, mas a partir dos interesses mercadológicos baseados em aspectos como competitividade, produtividade e empreendedorismo, reduzindo a possibilidade da consciência crítica. Para tanto, esta investigação desenvolve-se em três capítulos que se inter-relacionam. O primeiro capítulo procura fazer algumas pontuações históricas acerca da Educação, conhecer a concepção e os fundamentos da Teoria Crítica frankfurtiana, bem como da BNCC. O segundo versa sobre os pressupostos subjacentes à Indústria Cultural, o Neoliberalismo, buscando estabelecer a conexão com a BNCC. O terceiro traz reflexões sobre os principais impactos da BNCC na formação do discente tendo como base a Teoria Crítica frankfurtiana. Conclui expondo que é necessário resistir à perspectiva mecanizada e doutrinadora que a Indústria Cultural exerce, e além disso, aponta a necessidade de superação da perspectiva de educação que se volta apenas para o preparo para o mundo do capital, alicerçada pela BNCC, a fim de se contrapor aos processos que envolvem relações de poder, desigualdade, opressão e exploração presentes na sociedade contemporânea, que impedem os sujeitos de galgarem uma educação emancipatória.
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Deste modo, tem como início o seguinte questionamento: Quais são às influências e impactos que a BNCC traz à formação do discente na atualidade? Entende-se que tal normativa poderá transformar a estrutura curricular brasileira não pelo caminho da formação ampla e cultural, mas a partir dos interesses mercadológicos baseados em aspectos como competitividade, produtividade e empreendedorismo, reduzindo a possibilidade da consciência crítica. Para tanto, esta investigação desenvolve-se em três capítulos que se inter-relacionam. O primeiro capítulo procura fazer algumas pontuações históricas acerca da Educação, conhecer a concepção e os fundamentos da Teoria Crítica frankfurtiana, bem como da BNCC. O segundo versa sobre os pressupostos subjacentes à Indústria Cultural, o Neoliberalismo, buscando estabelecer a conexão com a BNCC. O terceiro traz reflexões sobre os principais impactos da BNCC na formação do discente tendo como base a Teoria Crítica frankfurtiana. Conclui expondo que é necessário resistir à perspectiva mecanizada e doutrinadora que a Indústria Cultural exerce, e além disso, aponta a necessidade de superação da perspectiva de educação que se volta apenas para o preparo para o mundo do capital, alicerçada pela BNCC, a fim de se contrapor aos processos que envolvem relações de poder, desigualdade, opressão e exploração presentes na sociedade contemporânea, que impedem os sujeitos de galgarem uma educação emancipatória.This research, of bibliographical nature, linked to the Research Line Education, Society and Culture, of the Postgraduate Program in Education at PUC Goiás, has as main theoretical references the authors of Frankfurtian Critical Theory, especially Adorno, Horkheimer (1986), Marcuse (2005) and, also, those who deal with the BNCC, such as, for example, Freitas (2018), Lopes (2018), as well as authors who discuss the trajectory of Education, such as Jaeger (1994), Cambi (1999), Libera (1999), among others who provided support for this research. This is an investigation that has as a general objective to understand, based on Frankfurtian Critical Theory, the main impacts brought by the BNCC to Basic Education. Thus, it begins with the following question: What are the influences and impacts that the BNCC brings to the education of students today? It is understood that such a normative may transform the Brazilian curricular structure not by the way of broad and cultural training, but from market interests based on aspects such as competitiveness, productivity and entrepreneurship, reducing the possibility of critical consciousness. To this end, this research is developed in three interrelated chapters. The first chapter seeks to make some historical points about education, to know the concept and the foundations of Frankfurt's Critical Theory, as well as the BNCC. The second deals with the assumptions underlying the Cultural Industry, Neoliberalism, seeking to establish a connection with the BNCC. The third brings reflections on the main impacts of the BNCC on the education of students based on Frankfurt's Critical Theory. It concludes by exposing that it is necessary to resist the mechanized and indoctrinating perspective that the Cultural Industry exerts, and furthermore, points out the need to overcome the perspective of education that turns only to the preparation for the world of capital, supported by the BNCC, in order to oppose the processes involving power relations, inequality, oppression and exploitation present in contemporary society, which prevent the subjects from gaining an emancipatory education.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoScarel, Estelamaris Branthttp://lattes.cnpq.br/3146220000623241Almeida, Renato Barros dehttp://lattes.cnpq.br/1288153314499688Costa, Cristiano Aparecido dahttp://lattes.cnpq.br/7240507482094602Cabral, Evelyn Elen Alves de Brito2022-10-07T16:35:10Z2022-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCABRAL, Evelyn Elen Alves de Brito. Análise crítica da BNCC à luz da teoria crítica frankfurtiana. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4855porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-10-08T04:00:37Zoai:ambar:tede/4855Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-10-08T04:00:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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