SENTIDOS PRODUZINDO SENTIDOS: CONSTITUIÇÕES DE DEFICIÊNCIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ana Beatriz Machado de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1828
Resumo: A presente dissertação aborda a constituição subjetiva de crianças consideradas com necessidades educacionais especiais. A perspectiva teórica deste estudo pauta-se na psicologia histórico cultural do desenvolvimento humano, cujos fundamentos básicos situam-se na obra de L. S. Vigotski. O propósito é investigar como o contexto de instituições de ensino, sendo um espaço de subjetividade social, constitui subjetividades individuais de alunos. Três crianças foram acompanhadas em seus espaços educativos. A metodologia adotada foi a Epistemologia Qualitativa, de González Rey, que prevê, no transcurso da pesquisa, a construção-interpretação das informações pertinentes ao estudo - os indicadores -, à luz de referenciais teóricos. A pesquisadora atuou interativamente e registrou os encontros em diários de campo e por meio de filmagens. Além dos alunos, participaram da pesquisa, por meio de comentários, conversas informais e entrevistas, pais, educadores e profissionais de reabilitação. Duas das crianças, alunas de primeira série de uma escola pública, foram acompanhadas pela pesquisadora em um pequeno grupo de apoio pedagógico. Havia a suspeita de que a dificuldade de aprendizagem escolar pudesse decorrer de problemas neurológicos. No curso da pesquisa, foram construídos indicadores que dizem do papel da escola na produção e tendência à patologização do fracasso escolar. O terceiro caso, de uma criança deficiente mental com comportamentos autistas, foi acompanhado em uma instituição filantrópica de ensino especial e reabilitação. Havia a expectativa que se desenvolvesse na sociabilidade; porém, os caminhos de desenvolvimento de interlocução e interatividade apareceram secundarizados. Ressalta-se, nos três estudos, o movimento da subjetividade social como limitador de vias de aprendizagem e de comunicação, dificultando a construção, por parte dos alunos, de potenciais de enfrentamento. São sugeridas contribuições para a formação de educadores e apontam-se reflexões concernentes à deficiência como constituição subjetiva.
id PUC_GO_480f506b5e52583939df100e64d995e5
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1828
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling SENTIDOS PRODUZINDO SENTIDOS: CONSTITUIÇÕES DE DEFICIÊNCIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAISsubjetividadeinclusãodeficiênciasubjectivityinclusiondeficiencyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAA presente dissertação aborda a constituição subjetiva de crianças consideradas com necessidades educacionais especiais. A perspectiva teórica deste estudo pauta-se na psicologia histórico cultural do desenvolvimento humano, cujos fundamentos básicos situam-se na obra de L. S. Vigotski. O propósito é investigar como o contexto de instituições de ensino, sendo um espaço de subjetividade social, constitui subjetividades individuais de alunos. Três crianças foram acompanhadas em seus espaços educativos. A metodologia adotada foi a Epistemologia Qualitativa, de González Rey, que prevê, no transcurso da pesquisa, a construção-interpretação das informações pertinentes ao estudo - os indicadores -, à luz de referenciais teóricos. A pesquisadora atuou interativamente e registrou os encontros em diários de campo e por meio de filmagens. Além dos alunos, participaram da pesquisa, por meio de comentários, conversas informais e entrevistas, pais, educadores e profissionais de reabilitação. Duas das crianças, alunas de primeira série de uma escola pública, foram acompanhadas pela pesquisadora em um pequeno grupo de apoio pedagógico. Havia a suspeita de que a dificuldade de aprendizagem escolar pudesse decorrer de problemas neurológicos. No curso da pesquisa, foram construídos indicadores que dizem do papel da escola na produção e tendência à patologização do fracasso escolar. O terceiro caso, de uma criança deficiente mental com comportamentos autistas, foi acompanhado em uma instituição filantrópica de ensino especial e reabilitação. Havia a expectativa que se desenvolvesse na sociabilidade; porém, os caminhos de desenvolvimento de interlocução e interatividade apareceram secundarizados. Ressalta-se, nos três estudos, o movimento da subjetividade social como limitador de vias de aprendizagem e de comunicação, dificultando a construção, por parte dos alunos, de potenciais de enfrentamento. São sugeridas contribuições para a formação de educadores e apontam-se reflexões concernentes à deficiência como constituição subjetiva.The present work approaches the subjective constitution of handcapped children. The theoretical perspective of this study guideline in the historical-cultural psychology about human development, whose basic foundations are placed in of L. S. Vigotski' workmanship. The aim is to investigate how the context of education institutions, being a space of social subjectivity, constitutes individual subjetivities of pupils. Three children had been followed in its educative context. The adopted methodology was the Qualitative Epistemology, developed by González Rey. It foresees, during the research course, the construction-interpretation of the pertinent information about study - the indicators - , analysed by theoretical referencials. The researcher acted interactively and registered the meeting in daily of field and by videos. Beyond the pupils, parents, educators and professionals of reabilitation had participated of the research, by commentaries, informal talks and interviews. Two of the first graders of a public school, had been followed by the researcher in a small group of pedagogical support. There was suspicion that the learning difficulty could be result from neurological disturbs. In the course of research, it was detected that there is a tendency to focus on educational failure and means as disease. The third case is about a mental deficient child with autistic behavior. She was followed in a filantropic institution of special education and reabilitation services. There was expectative that she could be developed about social relationships; however, the ways of interlocution, development and interativity had appeared secundarily. It emerges, from three case studies, the social subjectivity movement as a limiter of communication and learning ways, making it difficult for the pupils, the construction of potentials of confrontation. Contributions for the educators formation are suggested and reflections about deficiency as subjective constitution are at evidence.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaCupolillo, Mercedes Villahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781166P9Costa Neto, Sebastião Benício dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728275T8Almeida, Dulce Barros dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707607D3Freitas, Ana Beatriz Machado de2016-07-27T14:20:15Z2006-08-182005-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFREITAS, Ana Beatriz Machado de. SENTIDOS PRODUZINDO SENTIDOS: CONSTITUIÇÕES DE DEFICIÊNCIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2005. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-06T21:37:27Zoai:ambar:tede/1828Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-06T21:37:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv SENTIDOS PRODUZINDO SENTIDOS: CONSTITUIÇÕES DE DEFICIÊNCIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
title SENTIDOS PRODUZINDO SENTIDOS: CONSTITUIÇÕES DE DEFICIÊNCIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
spellingShingle SENTIDOS PRODUZINDO SENTIDOS: CONSTITUIÇÕES DE DEFICIÊNCIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Freitas, Ana Beatriz Machado de
subjetividade
inclusão
deficiência
subjectivity
inclusion
deficiency
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short SENTIDOS PRODUZINDO SENTIDOS: CONSTITUIÇÕES DE DEFICIÊNCIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
title_full SENTIDOS PRODUZINDO SENTIDOS: CONSTITUIÇÕES DE DEFICIÊNCIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
title_fullStr SENTIDOS PRODUZINDO SENTIDOS: CONSTITUIÇÕES DE DEFICIÊNCIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
title_full_unstemmed SENTIDOS PRODUZINDO SENTIDOS: CONSTITUIÇÕES DE DEFICIÊNCIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
title_sort SENTIDOS PRODUZINDO SENTIDOS: CONSTITUIÇÕES DE DEFICIÊNCIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
author Freitas, Ana Beatriz Machado de
author_facet Freitas, Ana Beatriz Machado de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cupolillo, Mercedes Villa
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781166P9
Costa Neto, Sebastião Benício da
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728275T8
Almeida, Dulce Barros de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707607D3
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ana Beatriz Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv subjetividade
inclusão
deficiência
subjectivity
inclusion
deficiency
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic subjetividade
inclusão
deficiência
subjectivity
inclusion
deficiency
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description A presente dissertação aborda a constituição subjetiva de crianças consideradas com necessidades educacionais especiais. A perspectiva teórica deste estudo pauta-se na psicologia histórico cultural do desenvolvimento humano, cujos fundamentos básicos situam-se na obra de L. S. Vigotski. O propósito é investigar como o contexto de instituições de ensino, sendo um espaço de subjetividade social, constitui subjetividades individuais de alunos. Três crianças foram acompanhadas em seus espaços educativos. A metodologia adotada foi a Epistemologia Qualitativa, de González Rey, que prevê, no transcurso da pesquisa, a construção-interpretação das informações pertinentes ao estudo - os indicadores -, à luz de referenciais teóricos. A pesquisadora atuou interativamente e registrou os encontros em diários de campo e por meio de filmagens. Além dos alunos, participaram da pesquisa, por meio de comentários, conversas informais e entrevistas, pais, educadores e profissionais de reabilitação. Duas das crianças, alunas de primeira série de uma escola pública, foram acompanhadas pela pesquisadora em um pequeno grupo de apoio pedagógico. Havia a suspeita de que a dificuldade de aprendizagem escolar pudesse decorrer de problemas neurológicos. No curso da pesquisa, foram construídos indicadores que dizem do papel da escola na produção e tendência à patologização do fracasso escolar. O terceiro caso, de uma criança deficiente mental com comportamentos autistas, foi acompanhado em uma instituição filantrópica de ensino especial e reabilitação. Havia a expectativa que se desenvolvesse na sociabilidade; porém, os caminhos de desenvolvimento de interlocução e interatividade apareceram secundarizados. Ressalta-se, nos três estudos, o movimento da subjetividade social como limitador de vias de aprendizagem e de comunicação, dificultando a construção, por parte dos alunos, de potenciais de enfrentamento. São sugeridas contribuições para a formação de educadores e apontam-se reflexões concernentes à deficiência como constituição subjetiva.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
2006-08-18
2016-07-27T14:20:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Ana Beatriz Machado de. SENTIDOS PRODUZINDO SENTIDOS: CONSTITUIÇÕES DE DEFICIÊNCIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2005. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1828
identifier_str_mv FREITAS, Ana Beatriz Machado de. SENTIDOS PRODUZINDO SENTIDOS: CONSTITUIÇÕES DE DEFICIÊNCIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2005. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202254841905152