Ensino no curso de graduação em farmácia: contexto atual e contribuições da teoria do ensino desenvolvimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Laís Lima Nabuco
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4943
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia (DCNs em Farmácia) estabelecem princípios, fundamentos, condições e procedimentos para a formação de Farmacêuticos, nacionalmente, prevendo formação humanista, crítica, reflexiva e generalista, centralidade na aprendizagem, uso de metodologias ativas, bem como o alinhamento do curso ao processo de saúde-doença de indivíduos, família e comunidade, à realidade epidemiológica, socioeconômica, cultural e profissional, para proporcionar a integralidade das ações de cuidado em saúde, tecnologia e inovação em saúde e gestão em saúde. Tais princípios inspiram uma perspectiva humanista de formação e a direciona ao atendimento de necessidades sociais da população. Contraditoriamente, o documento também introduz, de forma clara, a perspectiva neoliberal, representada pelas noções de competência e de empreendedorismo. A análise da literatura científica revela que, no curso de graduação em Farmácia, a maioria das dificuldades e limitações está ligada às práticas pedagógico-didáticas que ainda apresentam caráter transmissivo. Considerando esta problemática, surgiu a seguinte questão: em face das dificuldades e limitações do ensino no curso de graduação em Farmácia, com relação a aspectos do currículo e do processo de ensino-aprendizagem, quais possibilidades podem ser trazidas da teoria do ensino desenvolvimental para uma formação contraposta ao discurso das competências? O objetivo geral foi discutir possibilidades para avanços no ensino no curso de graduação em Farmácia. Metodologicamente, a pesquisa se constituiu como bibliográfica, elegendo-se para análise os trabalhos de Vygotsky, Leontiev e Davydov que abordam a atividade humana, a aprendizagem e o desenvolvimento. Os resultados e discussões destacam conceitos da teoria de Vygotsky para mudanças na formação de farmacêuticos, como mediação cultural, instrumentos e signos, processo de internalização, desenvolvimento de funções psicológicas superiores, zona de desenvolvimento proximal, processo de formação de conceitos, conceitos cotidianos e conceitos científicos. Da teoria de Leontiev, destacam-se a atividade humana e a sua estrutura. Em Davydov, destacam-se a formação de conceitos teórico-dialéticos como foco central do ensino-aprendizagem e a atividade de estudo para a formação destes conceitos. Por fim, apresenta-se a organização do ensino de um conceito, fármaco, tendo em vista demonstrar a possibilidade de um professor do curso de Farmácia nortear-se pelos princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov. Mostra-se de que forma o ensino organizado pode ter seu foco no pensamento teórico-dialético e não simplesmente em competências de caráter instrumental. Expõe-se que o ensino desenvolvimental pode prover condições para os estudantes investigarem o objeto de estudo e transformá-lo durante o trabalho de aprendizagem, contribuindo para autonomia na resolução da tarefa; independência intelectual; compreensão da construção social e histórica dos conceitos na área de farmácia; compreensão da constituição dialética dos conceitos e de seu movimento interno formado por relações gerais e particulares; utilização do conceito teórico como método de pensar e lidar com o objeto real. Estas capacidades são essenciais para o desenvolvimento ativo, criativo, independente e crítico dos estudantes, contribuindo para a formação da sua personalidade e de sua atitude científica profissional. Conclui-se que o ensino fundamentado na teoria davydoviana permite avanços que contribuem para se buscar a ressignificação das competências, deslocando-se seu sentido para o nível de capacidades humanas que desenvolvem o futuro profissional de forma ampla e dialética, em uma visão contraposta à tríade conhecimentos, habilidades e atitudes, incorporada pela concepção neoliberal de formação humana
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Tais princípios inspiram uma perspectiva humanista de formação e a direciona ao atendimento de necessidades sociais da população. Contraditoriamente, o documento também introduz, de forma clara, a perspectiva neoliberal, representada pelas noções de competência e de empreendedorismo. A análise da literatura científica revela que, no curso de graduação em Farmácia, a maioria das dificuldades e limitações está ligada às práticas pedagógico-didáticas que ainda apresentam caráter transmissivo. Considerando esta problemática, surgiu a seguinte questão: em face das dificuldades e limitações do ensino no curso de graduação em Farmácia, com relação a aspectos do currículo e do processo de ensino-aprendizagem, quais possibilidades podem ser trazidas da teoria do ensino desenvolvimental para uma formação contraposta ao discurso das competências? O objetivo geral foi discutir possibilidades para avanços no ensino no curso de graduação em Farmácia. Metodologicamente, a pesquisa se constituiu como bibliográfica, elegendo-se para análise os trabalhos de Vygotsky, Leontiev e Davydov que abordam a atividade humana, a aprendizagem e o desenvolvimento. Os resultados e discussões destacam conceitos da teoria de Vygotsky para mudanças na formação de farmacêuticos, como mediação cultural, instrumentos e signos, processo de internalização, desenvolvimento de funções psicológicas superiores, zona de desenvolvimento proximal, processo de formação de conceitos, conceitos cotidianos e conceitos científicos. Da teoria de Leontiev, destacam-se a atividade humana e a sua estrutura. Em Davydov, destacam-se a formação de conceitos teórico-dialéticos como foco central do ensino-aprendizagem e a atividade de estudo para a formação destes conceitos. Por fim, apresenta-se a organização do ensino de um conceito, fármaco, tendo em vista demonstrar a possibilidade de um professor do curso de Farmácia nortear-se pelos princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov. Mostra-se de que forma o ensino organizado pode ter seu foco no pensamento teórico-dialético e não simplesmente em competências de caráter instrumental. Expõe-se que o ensino desenvolvimental pode prover condições para os estudantes investigarem o objeto de estudo e transformá-lo durante o trabalho de aprendizagem, contribuindo para autonomia na resolução da tarefa; independência intelectual; compreensão da construção social e histórica dos conceitos na área de farmácia; compreensão da constituição dialética dos conceitos e de seu movimento interno formado por relações gerais e particulares; utilização do conceito teórico como método de pensar e lidar com o objeto real. Estas capacidades são essenciais para o desenvolvimento ativo, criativo, independente e crítico dos estudantes, contribuindo para a formação da sua personalidade e de sua atitude científica profissional. Conclui-se que o ensino fundamentado na teoria davydoviana permite avanços que contribuem para se buscar a ressignificação das competências, deslocando-se seu sentido para o nível de capacidades humanas que desenvolvem o futuro profissional de forma ampla e dialética, em uma visão contraposta à tríade conhecimentos, habilidades e atitudes, incorporada pela concepção neoliberal de formação humanaThe National Curricular Guidelines of the Undergraduate Course in Pharmacy establish principles, fundamentals, terms and procedures for the training of pharmacists. They provide for a humanist, critical, reflective, generalist training, centrality in learning, use of active methodologies, as well as alignment of the course with the health-disease process of individuals, family and community with the epidemiological, socioeconomic, cultural and professional reality, in order to to provide the integrality of health care actions, technology and innovation in health and health management. Such principles inspire a humanist perspective of training and direct it to meet the social needs of the population. Contradictorily, the document also clearly introduces the neoliberal perspective, represented by the notions of competence and entrepreneurship. The analysis of the scientific literature reveals that, in the undergraduate course in pharmacy, most of the difficulties and limitations are linked to pedagogical-didactic practices that still present a transmissive character. Considering this problem, the following question was raised: Given the difficulties and limitations of teaching in the undergraduate pharmacy course, with regard to aspects of the curriculum and the teaching and learning process, what possibilities can be brought from the theory of developmental teaching to a formation as opposed to the discourse of competences? The general aim was to discuss possibilities for advances in teaching in the undergraduate course in Pharmacy. Methodologically, the research was constituted as a bibliographical one. The works of Vygotsky, Leontiev and Davydov, which address human activity, learning and development, were chosen for analysis. The results and discussions highlight concepts from Vygotsky's theory for changes in pharmacists' training, such as cultural mediation, instruments and signs, internalization processes, development of higher psychological functions, zone of proximal development, concept formation process, daily and scientific concepts. From Leontiev's theory, human activity and its structure stand out. In Davydov, the formation of theoretical-dialectic concepts stands out as the central focus of teaching-learning and the study activity for the formation of these concepts. Finally, the organization of the teaching of a concept is presented, with a view to demonstrating the possibility for a professor of the pharmacy course to be guided by the principles of Davydov's theory of developmental teaching. It shows how organized teaching can focus on theoretical-dialectical thinking and not simply on skills of an instrumental nature. It is exposed that developmental teaching can provide conditions for students to investigate the object of study and transform it, during the learning work, contributing to autonomy in solving the task; intellectual independence; understanding of the social and historical construction of concepts in the field of pharmacy; understanding of the dialectical constitution of concepts and their internal movement formed by general and particular relations; use of the theoretical concept as a method of thinking and dealing with the real object. These capacities are essential for the active, creative, independent and critical development of students, contributing to the formation of their personality and professional scientific attitude. It is concluded that teaching based on the Davydovian theory allows for advances that contribute to seeking the re-signification of competences, shifting its meaning to the level of human capabilities that develop the professional future in a broad and dialectical way, in a view opposed to the triad of knowledge , skills and attitudes, incorporated by the neoliberal conception of human formationPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492Zanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Libâneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Lopes, Flávio Marqueshttp://lattes.cnpq.br/1423301895802989Rosa, Sandra Valéria Limontahttp://lattes.cnpq.br/6361226363713191Araújo, Laís Lima Nabuco2023-09-11T18:04:48Z2023-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfARAÚJO, Laís Lima Nabuco. 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