Uma análise do ensino de eletromagnetismo a partir da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Daniel Trugillo Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-04112020-164203/
Resumo: Nesta dissertação apresentamos um estudo que visa, a partir de uma perspectiva histórico-cultural, delinear um modelo teórico sobre o conteúdo do ensino de eletromagnetismo. Para essa realização, entre a perspectiva histórico-cultural, o ensino de física e o eletromagnetismo, utilizamos da teoria do ensino desenvolvimental e dos instrumentos que ela dispõe para entender a formação de pensamento e conceitos teóricos. A teoria criada por Vigotski e ampliada com contribuições importantes de colaboradores até culminar num novo objeto de análise proposto por Davydov ajudou na busca por uma compreensão mais ampla do processo de ensino. Como indício motivador desta abordagem, realizamos uma revisão da literatura a respeito do ensino de eletromagnetismo através de trabalhos publicados nos principais periódicos nacionais. Nessa revisão, notamos que tentativas de diálogo entre a teoria de Davydov e o ensino de Física são raras, e com o ensino de eletromagnetismo são inexistentes. Ademais, percebemos que os conceitos da teoria histórico-cultural que fundamentam práticas de ensino de eletromagnetismo estão principalmente relacionados ao papel mediador do professor. Posteriormente nos aprofundamos nos aspectos lógicos e históricos da gênese e do desenvolvimento de conceitos importantes para o entendimento atual do eletromagnetismo. A partir disso, fomos capazes de elaborar uma síntese dos conceitos essenciais que estruturam os fenômenos eletromagnéticos clássicos, a saber: movimento, variação e interação. Por fim investigamos uma situação de análise desses conceitos concretizando-os na geração, transmissão e utilização da energia elétrica. A principal conclusão desse trabalho é a elaboração de um primeiro modelo teórico. Por fim, vemos a possibilidade de diálogo entre a teoria de Davydov e o ensino de Física no geral, e do eletromagnetismo em particular, a fim de promover o pensamento teórico nos escolares.
id USP_1a7ead9b4dce810fb413bc06f96b6537
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04112020-164203
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma análise do ensino de eletromagnetismo a partir da teoria do ensino desenvolvimental de DavydovAnalysis between the teaching of electromagnetism and Davydov\'s theory of developmental teaching.Conceitos TeóricosDavydovDavydovDevelopmental TeachingElectromagnetismEletromagnetismoEnsino de FísicaPhysics TeachingTeoria do Ensino DesenvolvimentalTheoretical ConceptsNesta dissertação apresentamos um estudo que visa, a partir de uma perspectiva histórico-cultural, delinear um modelo teórico sobre o conteúdo do ensino de eletromagnetismo. Para essa realização, entre a perspectiva histórico-cultural, o ensino de física e o eletromagnetismo, utilizamos da teoria do ensino desenvolvimental e dos instrumentos que ela dispõe para entender a formação de pensamento e conceitos teóricos. A teoria criada por Vigotski e ampliada com contribuições importantes de colaboradores até culminar num novo objeto de análise proposto por Davydov ajudou na busca por uma compreensão mais ampla do processo de ensino. Como indício motivador desta abordagem, realizamos uma revisão da literatura a respeito do ensino de eletromagnetismo através de trabalhos publicados nos principais periódicos nacionais. Nessa revisão, notamos que tentativas de diálogo entre a teoria de Davydov e o ensino de Física são raras, e com o ensino de eletromagnetismo são inexistentes. Ademais, percebemos que os conceitos da teoria histórico-cultural que fundamentam práticas de ensino de eletromagnetismo estão principalmente relacionados ao papel mediador do professor. Posteriormente nos aprofundamos nos aspectos lógicos e históricos da gênese e do desenvolvimento de conceitos importantes para o entendimento atual do eletromagnetismo. A partir disso, fomos capazes de elaborar uma síntese dos conceitos essenciais que estruturam os fenômenos eletromagnéticos clássicos, a saber: movimento, variação e interação. Por fim investigamos uma situação de análise desses conceitos concretizando-os na geração, transmissão e utilização da energia elétrica. A principal conclusão desse trabalho é a elaboração de um primeiro modelo teórico. Por fim, vemos a possibilidade de diálogo entre a teoria de Davydov e o ensino de Física no geral, e do eletromagnetismo em particular, a fim de promover o pensamento teórico nos escolares.In this dissertation we present a study that aims, from a historical-cultural perspective, to outline a theoretical model for teaching electromagnetism. In order to achieve this conciliation between the historical-cultural perspective, the teaching of physics and electromagnetism, we used the theory of developmental teaching and the instruments it has to understand the use and formation of theoretical concepts and theoretical thinking. The theory created by Vigotski and expanded with important contributions from collaborators until culminating in a new object of analysis proposed by Davydov helped us in the search for a broader understanding of the teaching process. As motivation for this approach, we conducted a literature review on the teaching of electromagnetism through works published in the main national journals. In this review, we noted that attempts at dialogue between Davydov\'s theory and the teaching of physics are rare, and with the teaching of electromagnetism they are non-existent. Furthermore, we realize that the concepts of historical-cultural theory that underlie electromagnetism teaching practices are mainly related to the mediating role of the teacher. Subsequently, we delved into the logical and historical aspects of genesis and the development of important concepts for the current understanding of electromagnetism. From this, we were able to elaborate a synthesis of the essential concepts that structure the classic electromagnetic phenomena: movement, variation and interaction. Finally, we investigated a situation of analysis of these concepts, concretizing them in the generation, transmission and use of electric energy. The main conclusion of this work is a first proposition of a theoretical model. Finally we advocate the possibility of a dialogue between Davydov\'s theory and the teaching of Physics in general, and electromagnetism in particular, in order to promote theoretical thinking in students.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues, Andre MachadoFontes, Daniel Trugillo Martins2020-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-04112020-164203/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-12T01:41:02Zoai:teses.usp.br:tde-04112020-164203Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-12T01:41:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise do ensino de eletromagnetismo a partir da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov
Analysis between the teaching of electromagnetism and Davydov\'s theory of developmental teaching.
title Uma análise do ensino de eletromagnetismo a partir da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov
spellingShingle Uma análise do ensino de eletromagnetismo a partir da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov
Fontes, Daniel Trugillo Martins
Conceitos Teóricos
Davydov
Davydov
Developmental Teaching
Electromagnetism
Eletromagnetismo
Ensino de Física
Physics Teaching
Teoria do Ensino Desenvolvimental
Theoretical Concepts
title_short Uma análise do ensino de eletromagnetismo a partir da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov
title_full Uma análise do ensino de eletromagnetismo a partir da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov
title_fullStr Uma análise do ensino de eletromagnetismo a partir da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov
title_full_unstemmed Uma análise do ensino de eletromagnetismo a partir da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov
title_sort Uma análise do ensino de eletromagnetismo a partir da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov
author Fontes, Daniel Trugillo Martins
author_facet Fontes, Daniel Trugillo Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Andre Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontes, Daniel Trugillo Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Conceitos Teóricos
Davydov
Davydov
Developmental Teaching
Electromagnetism
Eletromagnetismo
Ensino de Física
Physics Teaching
Teoria do Ensino Desenvolvimental
Theoretical Concepts
topic Conceitos Teóricos
Davydov
Davydov
Developmental Teaching
Electromagnetism
Eletromagnetismo
Ensino de Física
Physics Teaching
Teoria do Ensino Desenvolvimental
Theoretical Concepts
description Nesta dissertação apresentamos um estudo que visa, a partir de uma perspectiva histórico-cultural, delinear um modelo teórico sobre o conteúdo do ensino de eletromagnetismo. Para essa realização, entre a perspectiva histórico-cultural, o ensino de física e o eletromagnetismo, utilizamos da teoria do ensino desenvolvimental e dos instrumentos que ela dispõe para entender a formação de pensamento e conceitos teóricos. A teoria criada por Vigotski e ampliada com contribuições importantes de colaboradores até culminar num novo objeto de análise proposto por Davydov ajudou na busca por uma compreensão mais ampla do processo de ensino. Como indício motivador desta abordagem, realizamos uma revisão da literatura a respeito do ensino de eletromagnetismo através de trabalhos publicados nos principais periódicos nacionais. Nessa revisão, notamos que tentativas de diálogo entre a teoria de Davydov e o ensino de Física são raras, e com o ensino de eletromagnetismo são inexistentes. Ademais, percebemos que os conceitos da teoria histórico-cultural que fundamentam práticas de ensino de eletromagnetismo estão principalmente relacionados ao papel mediador do professor. Posteriormente nos aprofundamos nos aspectos lógicos e históricos da gênese e do desenvolvimento de conceitos importantes para o entendimento atual do eletromagnetismo. A partir disso, fomos capazes de elaborar uma síntese dos conceitos essenciais que estruturam os fenômenos eletromagnéticos clássicos, a saber: movimento, variação e interação. Por fim investigamos uma situação de análise desses conceitos concretizando-os na geração, transmissão e utilização da energia elétrica. A principal conclusão desse trabalho é a elaboração de um primeiro modelo teórico. Por fim, vemos a possibilidade de diálogo entre a teoria de Davydov e o ensino de Física no geral, e do eletromagnetismo em particular, a fim de promover o pensamento teórico nos escolares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-04112020-164203/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-04112020-164203/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256677022171136