O TRABALHADOR-ALUNO DA EAJA: DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cláudia Borges
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1219
Resumo: O propósito deste estudo foi investigar a realidade dos jovens e adultos trabalhadores-alunos da 5ª à 8ª séries do ensino fundamental noturno, integrantes a Rede Municipal de Ensino de Goiânia, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos EJA. Buscou-se compreender a correlação entre conhecimento obtido na escola e o mundo do trabalho. A pesquisa, intitulada O trabalhador-aluno da Eaja: desafios no processo ensino-aprendizagem , objetivou refletir sobre as mediações ou possíveis contradições entre a escolarização formal e o mundo do trabalho; analisar, na proposta político- pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, a articulação entre o ensino básico e a categoria trabalho; identificar a visão dos alunos sobre o aprendizado na escola e sua relação com a esfera profissional. No que tange à metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa, por entender que suas características permitem melhor apreensão do objeto em estudo. As etapas da pesquisa foram: revisão da bibliografia sobre a temática EJA e sua configuração no campo da educação brasileira, estudo e análise da Proposta Político-Pedagógica para Educação de Adolescentes Jovens e Adultos da RME/Goiânia e pesquisa de campo. Para a pesquisa de campo, utilizou-se os instrumentos técnicos de investigação: questionário e entrevistas semi-estruturadas. Nas considerações finais, ressaltou-se as análises obtidas por meio da pesquisa de campo e os diversos conflitos e tensões apresentados pelos sujeitos da pesquisa, sobretudo os(as) trabalhadores(as)-aluno(as), o que revelou vários aspectos relevantes sobre a relação educação/trabalho, bem como as dificuldades em desenvolver, na prática, a integralidade da referida proposta pedagógica e sua inconsistência teórica em relação à aprendizagem destinada ao trabalhador(a)-aluno(a).
id PUC_GO_50c184a115fbd3fd3d780971502ce95a
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1219
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling O TRABALHADOR-ALUNO DA EAJA: DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEMEducaçãoEducação de Jovens e AdultosTrabalho e EducaçãoMundo do TrabalhoEducationEducation of Youths and AdultsWork and EducationWorld of WorkCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO propósito deste estudo foi investigar a realidade dos jovens e adultos trabalhadores-alunos da 5ª à 8ª séries do ensino fundamental noturno, integrantes a Rede Municipal de Ensino de Goiânia, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos EJA. Buscou-se compreender a correlação entre conhecimento obtido na escola e o mundo do trabalho. A pesquisa, intitulada O trabalhador-aluno da Eaja: desafios no processo ensino-aprendizagem , objetivou refletir sobre as mediações ou possíveis contradições entre a escolarização formal e o mundo do trabalho; analisar, na proposta político- pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, a articulação entre o ensino básico e a categoria trabalho; identificar a visão dos alunos sobre o aprendizado na escola e sua relação com a esfera profissional. No que tange à metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa, por entender que suas características permitem melhor apreensão do objeto em estudo. As etapas da pesquisa foram: revisão da bibliografia sobre a temática EJA e sua configuração no campo da educação brasileira, estudo e análise da Proposta Político-Pedagógica para Educação de Adolescentes Jovens e Adultos da RME/Goiânia e pesquisa de campo. Para a pesquisa de campo, utilizou-se os instrumentos técnicos de investigação: questionário e entrevistas semi-estruturadas. Nas considerações finais, ressaltou-se as análises obtidas por meio da pesquisa de campo e os diversos conflitos e tensões apresentados pelos sujeitos da pesquisa, sobretudo os(as) trabalhadores(as)-aluno(as), o que revelou vários aspectos relevantes sobre a relação educação/trabalho, bem como as dificuldades em desenvolver, na prática, a integralidade da referida proposta pedagógica e sua inconsistência teórica em relação à aprendizagem destinada ao trabalhador(a)-aluno(a).The purpose of the current study is to investigate the reality of the young and adult studying workers of EJA - Education of Youths and Adults - who are enrolled in 5th through 8th grades of night elementary education program of Goiania Municipal School System. Understanding the connection between the knowledge acquired in school and the work environment has been in view. Entitled The studying worker of EJA: challenges of teaching-learning process , the research has aimed to achieve three goals: 1) discussing mediations or possible contradictions between formal education and the world of work; 2) analyzing the connection between the basic education and the work as a category within the limits of the political-pedagogic proposal of Goiania Municipal Education Office; and 3) identifying both the student s view of the school learning and its connection with the professional context. Aiming at achieving a more comprehensive apprehension of the object of study, qualitative research methodology has been employed. The research has been accomplished taking into account three stages: 1) revising the bibliography on the theme of EJA and its configuration in the field of Brazilian education; 2) studying and analyzing Goiania Municipal School System Political-Pedagogic Proposal for the Education of Teenage Youths and Adults ; and 3) field research. Technical instruments of investigation, such as questionnaires and demi-structured interviews, have been applied in the field research. In final considerations both the analyses carried out with the help of field research and a number of conflicts and emotional tensions undergone by the research subject - especially studying workers - have been highlighted. As a result relevant aspects of the connection between education and work has been revealed, especially the difficulties in developing the mentioned pedagogic proposal as a whole in everyday practice and the theoretical incoherence of such proposal concerning learning methods intended for studying workers.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoCarneiro, Maria Esperança Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0Afonso, Lucia Helena Rinconhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8Machado, Maria Margaridahttp://lattes.cnpq.br/3133555536143694Costa, Cláudia Borges2016-07-27T13:54:17Z2008-12-012008-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Cláudia Borges. O TRABALHADOR-ALUNO DA EAJA: DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2008. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1219porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T19:24:25Zoai:ambar:tede/1219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T19:24:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O TRABALHADOR-ALUNO DA EAJA: DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title O TRABALHADOR-ALUNO DA EAJA: DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle O TRABALHADOR-ALUNO DA EAJA: DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Costa, Cláudia Borges
Educação
Educação de Jovens e Adultos
Trabalho e Educação
Mundo do Trabalho
Education
Education of Youths and Adults
Work and Education
World of Work
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O TRABALHADOR-ALUNO DA EAJA: DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full O TRABALHADOR-ALUNO DA EAJA: DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_fullStr O TRABALHADOR-ALUNO DA EAJA: DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed O TRABALHADOR-ALUNO DA EAJA: DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_sort O TRABALHADOR-ALUNO DA EAJA: DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
author Costa, Cláudia Borges
author_facet Costa, Cláudia Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Maria Esperança Fernandes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0
Afonso, Lucia Helena Rincon
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8
Machado, Maria Margarida
http://lattes.cnpq.br/3133555536143694
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cláudia Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação de Jovens e Adultos
Trabalho e Educação
Mundo do Trabalho
Education
Education of Youths and Adults
Work and Education
World of Work
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Educação de Jovens e Adultos
Trabalho e Educação
Mundo do Trabalho
Education
Education of Youths and Adults
Work and Education
World of Work
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O propósito deste estudo foi investigar a realidade dos jovens e adultos trabalhadores-alunos da 5ª à 8ª séries do ensino fundamental noturno, integrantes a Rede Municipal de Ensino de Goiânia, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos EJA. Buscou-se compreender a correlação entre conhecimento obtido na escola e o mundo do trabalho. A pesquisa, intitulada O trabalhador-aluno da Eaja: desafios no processo ensino-aprendizagem , objetivou refletir sobre as mediações ou possíveis contradições entre a escolarização formal e o mundo do trabalho; analisar, na proposta político- pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, a articulação entre o ensino básico e a categoria trabalho; identificar a visão dos alunos sobre o aprendizado na escola e sua relação com a esfera profissional. No que tange à metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa, por entender que suas características permitem melhor apreensão do objeto em estudo. As etapas da pesquisa foram: revisão da bibliografia sobre a temática EJA e sua configuração no campo da educação brasileira, estudo e análise da Proposta Político-Pedagógica para Educação de Adolescentes Jovens e Adultos da RME/Goiânia e pesquisa de campo. Para a pesquisa de campo, utilizou-se os instrumentos técnicos de investigação: questionário e entrevistas semi-estruturadas. Nas considerações finais, ressaltou-se as análises obtidas por meio da pesquisa de campo e os diversos conflitos e tensões apresentados pelos sujeitos da pesquisa, sobretudo os(as) trabalhadores(as)-aluno(as), o que revelou vários aspectos relevantes sobre a relação educação/trabalho, bem como as dificuldades em desenvolver, na prática, a integralidade da referida proposta pedagógica e sua inconsistência teórica em relação à aprendizagem destinada ao trabalhador(a)-aluno(a).
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
2008-08-22
2016-07-27T13:54:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Cláudia Borges. O TRABALHADOR-ALUNO DA EAJA: DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2008. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1219
identifier_str_mv COSTA, Cláudia Borges. O TRABALHADOR-ALUNO DA EAJA: DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2008. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202253844709376