PROGRAMA DE LEITURA PARA PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1883 |
Resumo: | O presente estudo é uma replicação sistemática, ampliada pela pesquisadora, do programa de leitura proposto por Iñesta (1980), baseado nos métodos de escolha de acordo com o modelo com esvanecimento gradual de ajuda visual, cor dos estímulos e reforço, proporcionando uma aprendizagem sem erro, com o objetivo de verificar seu efeito na aquisição do comportamento textual de crianças com diagnóstico de autismo. Participaram do estudo duas crianças, 10 e 11 anos, com diagnóstico de autismo e o comportamento de ler não fazia parte do repertório delas. Para a aplicação do programa foram utilizadas pastas fichário, com folhas A4 com os estímulos impressos, protocolos de registro, Cartilha Sodré e texto de revisão. O programa foi aplicado em 5 etapas, em todas foram aplicadas linhas de base para acompanhar o desempenho dos participantes. Os dados foram analisados e verificou-se que as duas crianças aprenderam a ler. Depois de 4 meses de terminada a aplicação do programa, foi realizada uma sessão de follow up, confirmando a manutenção e generalização da aprendizagem e aumento do comportamento textual aprendido em relação à linha de base 1. É confirmada a hipótese de que as pessoas com autismo aprendem quando os procedimentos de ensino são adequados às características do transtorno. |
id |
PUC_GO_54d7518255f0050565ea105ccec68d6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1883 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
PROGRAMA DE LEITURA PARA PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO.autismoleituraaprendizagem sem erroautismoreadingerrorless learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAO presente estudo é uma replicação sistemática, ampliada pela pesquisadora, do programa de leitura proposto por Iñesta (1980), baseado nos métodos de escolha de acordo com o modelo com esvanecimento gradual de ajuda visual, cor dos estímulos e reforço, proporcionando uma aprendizagem sem erro, com o objetivo de verificar seu efeito na aquisição do comportamento textual de crianças com diagnóstico de autismo. Participaram do estudo duas crianças, 10 e 11 anos, com diagnóstico de autismo e o comportamento de ler não fazia parte do repertório delas. Para a aplicação do programa foram utilizadas pastas fichário, com folhas A4 com os estímulos impressos, protocolos de registro, Cartilha Sodré e texto de revisão. O programa foi aplicado em 5 etapas, em todas foram aplicadas linhas de base para acompanhar o desempenho dos participantes. Os dados foram analisados e verificou-se que as duas crianças aprenderam a ler. Depois de 4 meses de terminada a aplicação do programa, foi realizada uma sessão de follow up, confirmando a manutenção e generalização da aprendizagem e aumento do comportamento textual aprendido em relação à linha de base 1. É confirmada a hipótese de que as pessoas com autismo aprendem quando os procedimentos de ensino são adequados às características do transtorno.The study bellow is a sysmatic replication, magnified by the researcher of the reading program proposed by Iñesta (1980), based on methods of choosing by the gradual fading visual aid, colors of the stimulus e reinforcement, providing errorless learning, with the purpose of verifying your effect in the aquisition of the textual behavior of kids with autism diagnosis. Two kids in ages of 10 and 11 years, with autism diagnosis took part of the study and the behavior of reading was not part of their repertory. For the program application, file folders with A4 paper with printed stimuli, registration protocols, Sodré Primer, e revision texts were used. The program was applied in 5 steps, in all of them, baselines were applied to follow the participants performances. The data was analyzed and was verified that both kids learned to read. Four months after the program application finished, a follow up session was performed, confirming the learning conservation and generalization, and the increase of the textual behavior learned from the baseline 1. The hypothesis that the people with autismo learn when the learning proceedings are appropriate for the disorder features, was confirmed.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaSimonassi, Lorismário Ernestohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvNeves, Sônia Maria Mellohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787367A1Heck, Elisa Tavares Sanabiohttp://lattes.cnpq.br/7141705270844402Bernardes, Leana Vilmar2016-07-27T14:20:41Z2015-06-082015-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBERNARDES, Leana Vilmar. PROGRAMA DE LEITURA PARA PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO.. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-04T20:51:23Zoai:ambar:tede/1883Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-04T20:51:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROGRAMA DE LEITURA PARA PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO. |
title |
PROGRAMA DE LEITURA PARA PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO. |
spellingShingle |
PROGRAMA DE LEITURA PARA PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO. Bernardes, Leana Vilmar autismo leitura aprendizagem sem erro autismo reading errorless learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
PROGRAMA DE LEITURA PARA PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO. |
title_full |
PROGRAMA DE LEITURA PARA PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO. |
title_fullStr |
PROGRAMA DE LEITURA PARA PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO. |
title_full_unstemmed |
PROGRAMA DE LEITURA PARA PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO. |
title_sort |
PROGRAMA DE LEITURA PARA PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO. |
author |
Bernardes, Leana Vilmar |
author_facet |
Bernardes, Leana Vilmar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simonassi, Lorismário Ernesto http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv Neves, Sônia Maria Mello http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787367A1 Heck, Elisa Tavares Sanabio http://lattes.cnpq.br/7141705270844402 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Leana Vilmar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autismo leitura aprendizagem sem erro autismo reading errorless learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
autismo leitura aprendizagem sem erro autismo reading errorless learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
O presente estudo é uma replicação sistemática, ampliada pela pesquisadora, do programa de leitura proposto por Iñesta (1980), baseado nos métodos de escolha de acordo com o modelo com esvanecimento gradual de ajuda visual, cor dos estímulos e reforço, proporcionando uma aprendizagem sem erro, com o objetivo de verificar seu efeito na aquisição do comportamento textual de crianças com diagnóstico de autismo. Participaram do estudo duas crianças, 10 e 11 anos, com diagnóstico de autismo e o comportamento de ler não fazia parte do repertório delas. Para a aplicação do programa foram utilizadas pastas fichário, com folhas A4 com os estímulos impressos, protocolos de registro, Cartilha Sodré e texto de revisão. O programa foi aplicado em 5 etapas, em todas foram aplicadas linhas de base para acompanhar o desempenho dos participantes. Os dados foram analisados e verificou-se que as duas crianças aprenderam a ler. Depois de 4 meses de terminada a aplicação do programa, foi realizada uma sessão de follow up, confirmando a manutenção e generalização da aprendizagem e aumento do comportamento textual aprendido em relação à linha de base 1. É confirmada a hipótese de que as pessoas com autismo aprendem quando os procedimentos de ensino são adequados às características do transtorno. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-08 2015-02-27 2016-07-27T14:20:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BERNARDES, Leana Vilmar. PROGRAMA DE LEITURA PARA PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO.. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1883 |
identifier_str_mv |
BERNARDES, Leana Vilmar. PROGRAMA DE LEITURA PARA PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO.. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202255341027328 |