ESTUDO FISIO-ETOLÓGICO DO COMPORTAMENTO CARDÍACO DE RECÉMNASCIDOS A TERMO DIANTE DE VOCALIZAÇÕES MATERNAS E NÃOMATERNAS EM PADRÃO ADULTO-NATURAL E MOTHERESE
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1987 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo: avaliar as alterações do ritmo cardíaco observadas em crianças recém-nascidas durante a apresentação e supressão de estímulos vocais maternos e não-maternos em padrão adulto-natural e motherese. A metodologia utilizada foi a da observação natural e registro contínuo do comportamento audio-cárdico num delineamento de retirada de estímulo. De uma população de 70 díades mãe/recém-nascido contatadas e anuentes em participar da pesquisa foram selecionadas 15 por terem concluído satisfatoriamente a bateria de testes e atendido adequadamente os requisitos de inclusão na amostra. Em função do estado de alerta predominante durante os testes, os participantes foram divididos nos grupos em sono-leve e em vigília . A freqüência cardíaca (FC) dos recémnascidos foi observada numa seqüência ordenada de apresentações e supressões de vocalizações. Os registros foram feitos a intervalos de 3 segundos a partir da leitura visual do valor da FC em um freqüencímetro digital. Os dados foram analisados por meio de testes estatísticos paramétricos para os quais foi estabelecido o valor de 1% (0,01) como nível de significância. Por meio do teste t de Student foi avaliada a significância da diferença entre as médias da FC aferida em cada período de pré-estímulo, pós-estímulo e de estimulação. De acordo com o hipotetizado, pôde observar-se que diante da apresentação e supressão de vocalizações maternas e não-maternas em padrão adulto-natural e motherese modificaram-se os estados internos dos recém-nascidos diferenciadamente de acordo com o gênero e com o estado de alerta, sugerindo a presença de habilidades perceptuais de processamento auditivo dos estímulos. As implicações desses comportamentos e habilidades merecem atenção em estudos futuros, pois podem estar relacionadas ao período sensível de vinculação e apego da díade mãe-filho, aspecto de suma importância no âmbito da Psicologia e demais áreas correlatas. No campo da Fonoaudiologia a simplificação do método para um delineamento ABA, utilizando as vocalizações não-maternas motherese, poderá facilitar a triagem de crianças com (ou sem) risco de deficiência auditiva congênita. |
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ESTUDO FISIO-ETOLÓGICO DO COMPORTAMENTO CARDÍACO DE RECÉMNASCIDOS A TERMO DIANTE DE VOCALIZAÇÕES MATERNAS E NÃOMATERNAS EM PADRÃO ADULTO-NATURAL E MOTHERESEPhysio-ethological study of full-term newborn s cardiac behavior to maternal and non-maternal adult-directed and motherese patterns vocalizations.Orientação cardíacadiscriminação auditivacriança recém-nascidavoz materna e voz não-maternavocalizações mothereseCardiac orientingauditory discriminationnewborn infantmaternal and nonmaternal voicemotherese vocalizationsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEste trabalho teve por objetivo: avaliar as alterações do ritmo cardíaco observadas em crianças recém-nascidas durante a apresentação e supressão de estímulos vocais maternos e não-maternos em padrão adulto-natural e motherese. A metodologia utilizada foi a da observação natural e registro contínuo do comportamento audio-cárdico num delineamento de retirada de estímulo. De uma população de 70 díades mãe/recém-nascido contatadas e anuentes em participar da pesquisa foram selecionadas 15 por terem concluído satisfatoriamente a bateria de testes e atendido adequadamente os requisitos de inclusão na amostra. Em função do estado de alerta predominante durante os testes, os participantes foram divididos nos grupos em sono-leve e em vigília . A freqüência cardíaca (FC) dos recémnascidos foi observada numa seqüência ordenada de apresentações e supressões de vocalizações. Os registros foram feitos a intervalos de 3 segundos a partir da leitura visual do valor da FC em um freqüencímetro digital. Os dados foram analisados por meio de testes estatísticos paramétricos para os quais foi estabelecido o valor de 1% (0,01) como nível de significância. Por meio do teste t de Student foi avaliada a significância da diferença entre as médias da FC aferida em cada período de pré-estímulo, pós-estímulo e de estimulação. De acordo com o hipotetizado, pôde observar-se que diante da apresentação e supressão de vocalizações maternas e não-maternas em padrão adulto-natural e motherese modificaram-se os estados internos dos recém-nascidos diferenciadamente de acordo com o gênero e com o estado de alerta, sugerindo a presença de habilidades perceptuais de processamento auditivo dos estímulos. As implicações desses comportamentos e habilidades merecem atenção em estudos futuros, pois podem estar relacionadas ao período sensível de vinculação e apego da díade mãe-filho, aspecto de suma importância no âmbito da Psicologia e demais áreas correlatas. No campo da Fonoaudiologia a simplificação do método para um delineamento ABA, utilizando as vocalizações não-maternas motherese, poderá facilitar a triagem de crianças com (ou sem) risco de deficiência auditiva congênita.The aim of this work was: to evaluate the newborn s heart rate (HR) changes using live maternal and non-maternal vocalizations in adult-directed and motherese patterns. The work methodology was based in natural observation and continuous recording of the audio-cardiac behavior. The experiment was performed using a ABA design. From a population of seventy mother/newborn dyads that agreed to participate only fifteen were selected; they fulfilled the inclusion s criteria and completed the test. The participants were divided in two groups: drowsy (S) and wakefulness (V), in function of how alert they were during the test. The newborn s HR was observed in an ordered sequence of presentation and suppression periods of vocalizations. HR recordings were taken from a HR-counter in three seconds intervals. The data was analyzed using parametric tests (0.01). T-test were used to evaluate the significance of HR differences obtained in pre-stimulus post-stimulus and stimulation periods. Presentation and suppression of maternal and non-maternal adult-directed and motherese vocalizations differentiately modified the newborn s inner states according to gender and alertness state, suggesting the presence of perceptual stimulus processing abilities. These behaviors and abilities could be associated with a sensible period of attachment and bonding and deserve attention in future researches. In the Phonoaudiology field, the use of a single ABA drawing using live non-maternal motherese voice could turn make behavioral hearing screening of newborn infants, with (or without) risk of congenital deafness, easier.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaSantee, Dwain Philliphttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781213A0Mendes, Francisco Dyonisio Cardosohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783480Y4Gosso, Yumihttp://lattes.cnpq.br/3196008818776282Sánchez, Bertín Zárate2016-07-27T14:21:35Z2008-08-192006-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSÁNCHEZ, Bertín Zárate. Physio-ethological study of full-term newborn s cardiac behavior to maternal and non-maternal adult-directed and motherese patterns vocalizations.. 2006. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1987porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-20T00:12:38Zoai:ambar:tede/1987Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-20T00:12:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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