AYRÁBEJI DE XANGÔ O Cine-transe e sua rubrica etnográfica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3320 |
Resumo: | O presente trabalho de qualificação tem como escopo o questionamento audiovisual na abordagem da imagética do culto de Xangô na perspectiva do cinema documental. Ao considerar a imagem como escrituração científica no campo da História, utilizamos como suporte teórico, as matrizes do cinema etnográfico e do cinema verdade que deram origem ao Cine-Transe. Com base no estudo científico do sincretismo religioso brasileiro, que incorpora em seu conteúdo histórico a resistência da cultura africana, apresentamos como escritura cinematográfica, a peça intitulada Ayrábeji de Xangô como dissertação audiovisual a fim de tecer nossas reflexões acerca do percurso metodológico adotado na pesquisa imagética de campo e sua função heurística na representação da história. Desta forma, fizemos uso do método etnográfico visando à orientação científica da observação e leitura das representações do Candomblé, tendo como pressuposto conceitual, o filme científico como uma categoria audiovisual específica e reveladora de modelos culturais na produção do conhecimento. |
id |
PUC_GO_6d60f71d0b9501c6d88485431819f899 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/3320 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
AYRÁBEJI DE XANGÔ O Cine-transe e sua rubrica etnográfica.AYRÁBEJI DE XANGÔ El Cine-trance y su artículo Etnográfico.Cinema DocumentalHistóriaMontagem CinematográficaCine-TranseXangôCine DocumentalHistoriael Monte de CineCine-TranceXangôCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAO presente trabalho de qualificação tem como escopo o questionamento audiovisual na abordagem da imagética do culto de Xangô na perspectiva do cinema documental. Ao considerar a imagem como escrituração científica no campo da História, utilizamos como suporte teórico, as matrizes do cinema etnográfico e do cinema verdade que deram origem ao Cine-Transe. Com base no estudo científico do sincretismo religioso brasileiro, que incorpora em seu conteúdo histórico a resistência da cultura africana, apresentamos como escritura cinematográfica, a peça intitulada Ayrábeji de Xangô como dissertação audiovisual a fim de tecer nossas reflexões acerca do percurso metodológico adotado na pesquisa imagética de campo e sua função heurística na representação da história. Desta forma, fizemos uso do método etnográfico visando à orientação científica da observação e leitura das representações do Candomblé, tendo como pressuposto conceitual, o filme científico como uma categoria audiovisual específica e reveladora de modelos culturais na produção do conhecimento.Este trabajo pretende abordar la cuestión de las imágenes audiovisuales del culto a Shangó en vista del cine documental. Al considerar la imagen como la contabilidad en el ámbito de la historia científica, utilizado como soporte teórico, la sede del cine etnográfico y cine vérité que dio lugar a la Cine-Trance.Basado en el estudio científico de sincretismo religioso en Brasil, que incorpora en su contenido histórico de la resistencia de la cultura africana, se muestra cómo la escritura cinematográfica, la pieza titulada Ayrábeji como la tesis de Xango audiovisuales a fin de que nuestras reflexiones sobre el enfoque metodológico adoptado en la investigación de la imagen campo y su función heurística en la representación de la historia. Por lo tanto, se utilizó el método etnográfico para guía de observación científica y la lectura de las representaciones del Candomblé, que presupone la película conceptual, científica como una categoría audiovisual modelos culturales específicos y que revela en la producción de conocimiento.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Humanas e da TerraBRPUC GoiásHistóriaJorge, Luiz Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9261836167931343Bueno, Frederico Mael Silva Marques2016-08-10T11:21:33Z2014-07-152011-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBUENO, Frederico Mael Silva Marques. AYRÁBEJI DE XANGÔ El Cine-trance y su artículo Etnográfico.. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3320porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-04T22:04:00Zoai:ambar:tede/3320Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-04T22:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AYRÁBEJI DE XANGÔ O Cine-transe e sua rubrica etnográfica. AYRÁBEJI DE XANGÔ El Cine-trance y su artículo Etnográfico. |
title |
AYRÁBEJI DE XANGÔ O Cine-transe e sua rubrica etnográfica. |
spellingShingle |
AYRÁBEJI DE XANGÔ O Cine-transe e sua rubrica etnográfica. Bueno, Frederico Mael Silva Marques Cinema Documental História Montagem Cinematográfica Cine-Transe Xangô Cine Documental Historia el Monte de Cine Cine-Trance Xangô CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
AYRÁBEJI DE XANGÔ O Cine-transe e sua rubrica etnográfica. |
title_full |
AYRÁBEJI DE XANGÔ O Cine-transe e sua rubrica etnográfica. |
title_fullStr |
AYRÁBEJI DE XANGÔ O Cine-transe e sua rubrica etnográfica. |
title_full_unstemmed |
AYRÁBEJI DE XANGÔ O Cine-transe e sua rubrica etnográfica. |
title_sort |
AYRÁBEJI DE XANGÔ O Cine-transe e sua rubrica etnográfica. |
author |
Bueno, Frederico Mael Silva Marques |
author_facet |
Bueno, Frederico Mael Silva Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jorge, Luiz Eduardo http://lattes.cnpq.br/9261836167931343 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Frederico Mael Silva Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Documental História Montagem Cinematográfica Cine-Transe Xangô Cine Documental Historia el Monte de Cine Cine-Trance Xangô CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
Cinema Documental História Montagem Cinematográfica Cine-Transe Xangô Cine Documental Historia el Monte de Cine Cine-Trance Xangô CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
O presente trabalho de qualificação tem como escopo o questionamento audiovisual na abordagem da imagética do culto de Xangô na perspectiva do cinema documental. Ao considerar a imagem como escrituração científica no campo da História, utilizamos como suporte teórico, as matrizes do cinema etnográfico e do cinema verdade que deram origem ao Cine-Transe. Com base no estudo científico do sincretismo religioso brasileiro, que incorpora em seu conteúdo histórico a resistência da cultura africana, apresentamos como escritura cinematográfica, a peça intitulada Ayrábeji de Xangô como dissertação audiovisual a fim de tecer nossas reflexões acerca do percurso metodológico adotado na pesquisa imagética de campo e sua função heurística na representação da história. Desta forma, fizemos uso do método etnográfico visando à orientação científica da observação e leitura das representações do Candomblé, tendo como pressuposto conceitual, o filme científico como uma categoria audiovisual específica e reveladora de modelos culturais na produção do conhecimento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-14 2014-07-15 2016-08-10T11:21:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BUENO, Frederico Mael Silva Marques. AYRÁBEJI DE XANGÔ El Cine-trance y su artículo Etnográfico.. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011. http://localhost:8080/tede/handle/tede/3320 |
identifier_str_mv |
BUENO, Frederico Mael Silva Marques. AYRÁBEJI DE XANGÔ El Cine-trance y su artículo Etnográfico.. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/3320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas e da Terra BR PUC Goiás História |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas e da Terra BR PUC Goiás História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202264235048960 |