A RELAÇÃO ENTRE SUPERDOTADO, INTELIGÊNCIA MAQUIAVÉLICA E CONSCIÊNCIA MORAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Viviane Teles
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1990
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida no Programa Aprender a Pensar, considerada uma sala especial com características de Pull-Out Program fundamentado no Programa CORT 1 de pensamento de Edward de Bono, que trabalha a tomada de decisão em crianças de cinco a 14 anos, através da verbalização. Parte desta dissertação teve como objetivo elaborar uma maneira para que se pudesse operacionalizar estratégias de liderança através das interações sociais de crianças superdotadas. Para os registros desta situação, se utilizou a observação naturalística, para identificar características de liderança em superdotados, considerando que a liderança seja a característica mais importante para relações sociais bem sucedidas, ou seja, maximizadas, de acordo com uma proposta evolutiva. Para a avaliação dos dados destas observações foi considerado o gênero e o tempo de convivência. E para o critério de seleção das crianças consideradas superdotadas nesta pesquisa, utilizou-se como indicativo o percentil no Teste Raven Matrizes Progressivas igual ou superior a 95. As duas primeiras observações foram feitas somente com meninos, entretanto com os resultados percebeu-se a necessidade de observar meninos e meninas. De acordo com a metodologia aplicada e os sujeitos envolvidos nesta pesquisa, foi esperado encontrar tanto nas crianças reconhecidas como superdotadas, como nos comportamentos de liderança que são descritos na literatura: uma liderança sobre a forma de dominância. Então a partir dos resultados o trabalho propõe um modelo de liderança e superdotado, em que ambos têm na sua base a inteligência maquiavélica e que só terão uma função evolutiva se conterem a consciência moral.
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