DIÁLOGOS DO HABITUS PROFESSORAL E ORIENTAL NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS DE ORIGEM JAPONESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nishimoto, Miriam Mity
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, Jacira Helena do Valle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18783
Resumo: Nesse trabalho perscrutamos memórias de professoras aposentadas de origem japonesa, para compreender o papel que a cultura do grupo de origem étnica jogou na trajetória de formação e ação docente, instituindo maneiras de ser e estar na profissão-, habitus professoral. Metodologicamente, utilizamos as técnicas de história de vida para coleta dos relatos e análise de conteúdo, com o auxílio tecnológico do software NVivo8 para a organização dos dados. As análises foram iluminadas à luz da teoria de Pierre Bourdieu e interlocutores, a qual nos possibilitou constatar que, nas trajetórias de vida, as professoras incorporaram valores da cultura de origem, isto é, um habitus oriental que perdurou e colaborou com a estruturação de um habitus professoral.
id UFG-3_5ab14e771961f88f98ab6c9075fd312f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/18783
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling DIÁLOGOS DO HABITUS PROFESSORAL E ORIENTAL NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS DE ORIGEM JAPONESAmemóriaprofessoras aposentadashabitus orientalhabitus professoral.Nesse trabalho perscrutamos memórias de professoras aposentadas de origem japonesa, para compreender o papel que a cultura do grupo de origem étnica jogou na trajetória de formação e ação docente, instituindo maneiras de ser e estar na profissão-, habitus professoral. Metodologicamente, utilizamos as técnicas de história de vida para coleta dos relatos e análise de conteúdo, com o auxílio tecnológico do software NVivo8 para a organização dos dados. As análises foram iluminadas à luz da teoria de Pierre Bourdieu e interlocutores, a qual nos possibilitou constatar que, nas trajetórias de vida, as professoras incorporaram valores da cultura de origem, isto é, um habitus oriental que perdurou e colaborou com a estruturação de um habitus professoral.Faculdade de Educação (UFG)2014-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1878310.5216/ia.v39i1.18783Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 1 (2014): Arte e educação; 179-197Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 1 (2014): Arte e educação; 179-197Revista Inter-Ação; v. 39 n. 1 (2014): Arte e educação; 179-1971981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18783/16361Nishimoto, Miriam MityPereira, Jacira Helena do Valleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-30T23:34:59Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/18783Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:30.765234Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGOS DO HABITUS PROFESSORAL E ORIENTAL NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS DE ORIGEM JAPONESA
title DIÁLOGOS DO HABITUS PROFESSORAL E ORIENTAL NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS DE ORIGEM JAPONESA
spellingShingle DIÁLOGOS DO HABITUS PROFESSORAL E ORIENTAL NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS DE ORIGEM JAPONESA
Nishimoto, Miriam Mity
memória
professoras aposentadas
habitus oriental
habitus professoral.
title_short DIÁLOGOS DO HABITUS PROFESSORAL E ORIENTAL NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS DE ORIGEM JAPONESA
title_full DIÁLOGOS DO HABITUS PROFESSORAL E ORIENTAL NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS DE ORIGEM JAPONESA
title_fullStr DIÁLOGOS DO HABITUS PROFESSORAL E ORIENTAL NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS DE ORIGEM JAPONESA
title_full_unstemmed DIÁLOGOS DO HABITUS PROFESSORAL E ORIENTAL NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS DE ORIGEM JAPONESA
title_sort DIÁLOGOS DO HABITUS PROFESSORAL E ORIENTAL NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS DE ORIGEM JAPONESA
author Nishimoto, Miriam Mity
author_facet Nishimoto, Miriam Mity
Pereira, Jacira Helena do Valle
author_role author
author2 Pereira, Jacira Helena do Valle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nishimoto, Miriam Mity
Pereira, Jacira Helena do Valle
dc.subject.por.fl_str_mv memória
professoras aposentadas
habitus oriental
habitus professoral.
topic memória
professoras aposentadas
habitus oriental
habitus professoral.
description Nesse trabalho perscrutamos memórias de professoras aposentadas de origem japonesa, para compreender o papel que a cultura do grupo de origem étnica jogou na trajetória de formação e ação docente, instituindo maneiras de ser e estar na profissão-, habitus professoral. Metodologicamente, utilizamos as técnicas de história de vida para coleta dos relatos e análise de conteúdo, com o auxílio tecnológico do software NVivo8 para a organização dos dados. As análises foram iluminadas à luz da teoria de Pierre Bourdieu e interlocutores, a qual nos possibilitou constatar que, nas trajetórias de vida, as professoras incorporaram valores da cultura de origem, isto é, um habitus oriental que perdurou e colaborou com a estruturação de um habitus professoral.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18783
10.5216/ia.v39i1.18783
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18783
identifier_str_mv 10.5216/ia.v39i1.18783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18783/16361
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 1 (2014): Arte e educação; 179-197
Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 1 (2014): Arte e educação; 179-197
Revista Inter-Ação; v. 39 n. 1 (2014): Arte e educação; 179-197
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762246193152