A criança sob a ótica do jornal da cidade de Goiânia: marcas da (in)visibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Sonia Maria do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4382
Resumo: Este trabalho, inscrito na Linha Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, tem como objeto de estudo a criança sob a ótica social do jornal da cidade de Goiânia. O Problema de Pesquisa assim se constituiu: como as crianças são retratadas socialmente nas matérias do maior jornal da cidade de Goiânia? Sob quais aspectos se dão as concepções de infância/criança? O que velam, desvelam ou ocultam estas publicações? Justifica-se o tema a partir da relação entre educação – cultura – comunicação, visto que a denúncia sobre como as infâncias e crianças estão sendo retratadas socialmente pela mídia jornalística pode contribuir para avançar ou restringir o campo da defesa dos direitos da criança e da pesquisa científica. Os objetivos desta pesquisa foram: a) compreender as concepções de criança/infância e as questões que as envolvem nos espaços sociais sob a ótica das publicações jornalísticas de Goiânia; b) Investigar por meio de uma perspectiva histórico cultural os motivos que contribuem para a (in)visibilidade da criança; c) estudar os avanços legais, políticos e sociais da criança na sociedade brasileira. Toma como autores de base: Bosi (2010), Charlot (2013), Chauí (2008), Del Priore (2016), Passeti (2016), Rizzini (2008), Siqueira (2011), Soares (1997), Sarmento (2014). A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativa, com abordagem bibliográfica e análise de conteúdo. Os dados empíricos da pesquisa foram os conteúdos das matérias jornalísticas no jornal O Popular, em um recorte temporal estabelecido aleatoriamente de junho à dezembro de 2017, totalizando 7 meses. Do conjunto dos dados, foram mais recorrentes três grandes temáticas por ordem de prevalência: violência, educação e saúde. Na exposição dos dados, o Capítulo I, intitulado A infância e a criança como construções históricas e sociais, versou sobre a construção social e histórica das categorias: infância, criança, ideologia e discriminação. Situou os estudos em autores que tomam a historicidade dos temas na relação entre educação – sociedade – cultura. O Capítulo II, A criança na perspectiva social pela ótica do jornal: quando a ausência de proteção gera a dor e a violência nos corpos e nas infâncias, discutiu as questões de vulnerabilidade e ausência de Direitos de Proteção da criança. O Capítulo III, A criança na perspectiva social pela ótica do jornal: quando a ausência de Provisão nega direitos tratou dos dois últimos temas mais recorrentes nos dados em ordem quantitativa de matérias: educação e saúde. Os resultados evidenciaram a negação do Direito de Provisão, particularmente no campo da ausência das Políticas Públicas. As conclusões permitem retomar àquilo que o título já anunciava: as visibilidades e invisibilidades. De modo geral, a ótica social do Jornal continua a tratar a criança e a infância como objetos jornalísticos e não como sujeitos de direito. Centrando-se no campo dos direitos da criança, os dados revelam movimentos de contradição e senso comum em temas tão importantes para a constituição do debate sobre os direitos da criança e que, por muitas vezes, são pouco explorados pelo veículo de comunicação em estudo
id PUC_GO_7667973e4a03bc792d76d5669091c23a
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4382
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A criança sob a ótica do jornal da cidade de Goiânia: marcas da (in)visibilidadeThe child from the perspective of the newspaper of the city of Goiânia: marks of (in) visibilityCriança. Infância. Jornal. Direitos. Visibilidades.Child. Childhood. Newspaper. Rights Visibilities.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho, inscrito na Linha Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, tem como objeto de estudo a criança sob a ótica social do jornal da cidade de Goiânia. O Problema de Pesquisa assim se constituiu: como as crianças são retratadas socialmente nas matérias do maior jornal da cidade de Goiânia? Sob quais aspectos se dão as concepções de infância/criança? O que velam, desvelam ou ocultam estas publicações? Justifica-se o tema a partir da relação entre educação – cultura – comunicação, visto que a denúncia sobre como as infâncias e crianças estão sendo retratadas socialmente pela mídia jornalística pode contribuir para avançar ou restringir o campo da defesa dos direitos da criança e da pesquisa científica. Os objetivos desta pesquisa foram: a) compreender as concepções de criança/infância e as questões que as envolvem nos espaços sociais sob a ótica das publicações jornalísticas de Goiânia; b) Investigar por meio de uma perspectiva histórico cultural os motivos que contribuem para a (in)visibilidade da criança; c) estudar os avanços legais, políticos e sociais da criança na sociedade brasileira. Toma como autores de base: Bosi (2010), Charlot (2013), Chauí (2008), Del Priore (2016), Passeti (2016), Rizzini (2008), Siqueira (2011), Soares (1997), Sarmento (2014). A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativa, com abordagem bibliográfica e análise de conteúdo. Os dados empíricos da pesquisa foram os conteúdos das matérias jornalísticas no jornal O Popular, em um recorte temporal estabelecido aleatoriamente de junho à dezembro de 2017, totalizando 7 meses. Do conjunto dos dados, foram mais recorrentes três grandes temáticas por ordem de prevalência: violência, educação e saúde. Na exposição dos dados, o Capítulo I, intitulado A infância e a criança como construções históricas e sociais, versou sobre a construção social e histórica das categorias: infância, criança, ideologia e discriminação. Situou os estudos em autores que tomam a historicidade dos temas na relação entre educação – sociedade – cultura. O Capítulo II, A criança na perspectiva social pela ótica do jornal: quando a ausência de proteção gera a dor e a violência nos corpos e nas infâncias, discutiu as questões de vulnerabilidade e ausência de Direitos de Proteção da criança. O Capítulo III, A criança na perspectiva social pela ótica do jornal: quando a ausência de Provisão nega direitos tratou dos dois últimos temas mais recorrentes nos dados em ordem quantitativa de matérias: educação e saúde. Os resultados evidenciaram a negação do Direito de Provisão, particularmente no campo da ausência das Políticas Públicas. As conclusões permitem retomar àquilo que o título já anunciava: as visibilidades e invisibilidades. De modo geral, a ótica social do Jornal continua a tratar a criança e a infância como objetos jornalísticos e não como sujeitos de direito. Centrando-se no campo dos direitos da criança, os dados revelam movimentos de contradição e senso comum em temas tão importantes para a constituição do debate sobre os direitos da criança e que, por muitas vezes, são pouco explorados pelo veículo de comunicação em estudoThis work, situated within the research line called “Education, Society and Culture” of the Graduate Program in Education of PUC-Goiás, studies the child from the social perspective of the newspaper in the city of Goiânia. The Research Problem was thus constituted: how are children socially portrayed in the stories of the largest newspaper in the city of Goiânia? Under what aspects do the conceptions of childhood / child occur? What do these publications veil, unveil or hide? The theme is justified from the relation between education – culture – communication, since the denunciation of how children and childhood are being socially portrayed by the news media can contribute to advance or restrict the field of child rights defense and scientific research. The goals of this research were: a) to understand the conceptions of child/childhood and the issues concerning them in social spaces, from the perspective of journalistic publications in Goiânia; b) to investigate, through a historical and cultural perspective, the reasons contributing to the (in) visibility of the child; c) to study the legal, political and social advances of children in Brazilian society. The authors basing the research are: Bosi (2010), Charlot (2013), Chauí (2008), Del Priore (2016), Passeti (2016), Rizzini (2008), Siqueira (2011), Soares (1997), Sarmento (2014). The research methodology was qualitative, alongside a bibliographic approach and content analysis. The empirical data were taken from the articles in the newspaper O Popular, in a time frame randomly established from June to December 2017, comprising a total of 7 months. From the data set, three major themes were recurrent in order of prevalence: violence, education and health. In the data exposition, Chapter I, called Childhood and the Child as Historical and Social Constructions, dealt with the social and historical construction of the following categories: childhood, child, ideology and discrimination. It situated the studies within authors who take the historicity of the themes in the relation among education – society – culture. Chapter II, The child in the social perspective from the newspaper outlook: when the lack of protection generates pain and violence in bodies and childhoods, discusses the issues of vulnerability and the absence of Child Protection Rights. Chapter III, The child in the social perspective from the newspaper outlook: when the absence of provision denies rights, addressed the final two most recurring themes in the data, in a quantitative order of issues: education and health. The results showed the denial of the Right of Provision, particularly in the absence of Public Policies. The conclusions allow us to return to what the title had already announced: visibilities and invisibilities. In general, the social outlook of the newspaper continues to treat children and childhood as journalistic objects and not as subjects of law. Focusing on the field of children rights, the data reveal movements of contradiction and common sense on crucial themes regarding the debate about the rights of the child, which are often poorly explored by the communication vehicle under study.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoSiqueira, Romilson Martinshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749Rodrigues, Divino de Jesus da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2861290567624956Oliveira, Sheila Santos dehttp://lattes.cnpq.br/8472465784313262Nascimento, Sonia Maria do2019-11-14T19:06:10Z2019-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNascimento, Sonia Maria do. A criança sob a ótica do jornal da cidade de Goiânia: marcas da (in)visibilidade. 2019. 163 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-11-15T04:00:25Zoai:ambar:tede/4382Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-11-15T04:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança sob a ótica do jornal da cidade de Goiânia: marcas da (in)visibilidade
The child from the perspective of the newspaper of the city of Goiânia: marks of (in) visibility
title A criança sob a ótica do jornal da cidade de Goiânia: marcas da (in)visibilidade
spellingShingle A criança sob a ótica do jornal da cidade de Goiânia: marcas da (in)visibilidade
Nascimento, Sonia Maria do
Criança. Infância. Jornal. Direitos. Visibilidades.
Child. Childhood. Newspaper. Rights Visibilities.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A criança sob a ótica do jornal da cidade de Goiânia: marcas da (in)visibilidade
title_full A criança sob a ótica do jornal da cidade de Goiânia: marcas da (in)visibilidade
title_fullStr A criança sob a ótica do jornal da cidade de Goiânia: marcas da (in)visibilidade
title_full_unstemmed A criança sob a ótica do jornal da cidade de Goiânia: marcas da (in)visibilidade
title_sort A criança sob a ótica do jornal da cidade de Goiânia: marcas da (in)visibilidade
author Nascimento, Sonia Maria do
author_facet Nascimento, Sonia Maria do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Romilson Martins
http://lattes.cnpq.br/9733311215027749
Rodrigues, Divino de Jesus da Silva
http://lattes.cnpq.br/2861290567624956
Oliveira, Sheila Santos de
http://lattes.cnpq.br/8472465784313262
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Sonia Maria do
dc.subject.por.fl_str_mv Criança. Infância. Jornal. Direitos. Visibilidades.
Child. Childhood. Newspaper. Rights Visibilities.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Criança. Infância. Jornal. Direitos. Visibilidades.
Child. Childhood. Newspaper. Rights Visibilities.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho, inscrito na Linha Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, tem como objeto de estudo a criança sob a ótica social do jornal da cidade de Goiânia. O Problema de Pesquisa assim se constituiu: como as crianças são retratadas socialmente nas matérias do maior jornal da cidade de Goiânia? Sob quais aspectos se dão as concepções de infância/criança? O que velam, desvelam ou ocultam estas publicações? Justifica-se o tema a partir da relação entre educação – cultura – comunicação, visto que a denúncia sobre como as infâncias e crianças estão sendo retratadas socialmente pela mídia jornalística pode contribuir para avançar ou restringir o campo da defesa dos direitos da criança e da pesquisa científica. Os objetivos desta pesquisa foram: a) compreender as concepções de criança/infância e as questões que as envolvem nos espaços sociais sob a ótica das publicações jornalísticas de Goiânia; b) Investigar por meio de uma perspectiva histórico cultural os motivos que contribuem para a (in)visibilidade da criança; c) estudar os avanços legais, políticos e sociais da criança na sociedade brasileira. Toma como autores de base: Bosi (2010), Charlot (2013), Chauí (2008), Del Priore (2016), Passeti (2016), Rizzini (2008), Siqueira (2011), Soares (1997), Sarmento (2014). A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativa, com abordagem bibliográfica e análise de conteúdo. Os dados empíricos da pesquisa foram os conteúdos das matérias jornalísticas no jornal O Popular, em um recorte temporal estabelecido aleatoriamente de junho à dezembro de 2017, totalizando 7 meses. Do conjunto dos dados, foram mais recorrentes três grandes temáticas por ordem de prevalência: violência, educação e saúde. Na exposição dos dados, o Capítulo I, intitulado A infância e a criança como construções históricas e sociais, versou sobre a construção social e histórica das categorias: infância, criança, ideologia e discriminação. Situou os estudos em autores que tomam a historicidade dos temas na relação entre educação – sociedade – cultura. O Capítulo II, A criança na perspectiva social pela ótica do jornal: quando a ausência de proteção gera a dor e a violência nos corpos e nas infâncias, discutiu as questões de vulnerabilidade e ausência de Direitos de Proteção da criança. O Capítulo III, A criança na perspectiva social pela ótica do jornal: quando a ausência de Provisão nega direitos tratou dos dois últimos temas mais recorrentes nos dados em ordem quantitativa de matérias: educação e saúde. Os resultados evidenciaram a negação do Direito de Provisão, particularmente no campo da ausência das Políticas Públicas. As conclusões permitem retomar àquilo que o título já anunciava: as visibilidades e invisibilidades. De modo geral, a ótica social do Jornal continua a tratar a criança e a infância como objetos jornalísticos e não como sujeitos de direito. Centrando-se no campo dos direitos da criança, os dados revelam movimentos de contradição e senso comum em temas tão importantes para a constituição do debate sobre os direitos da criança e que, por muitas vezes, são pouco explorados pelo veículo de comunicação em estudo
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-14T19:06:10Z
2019-09-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Nascimento, Sonia Maria do. A criança sob a ótica do jornal da cidade de Goiânia: marcas da (in)visibilidade. 2019. 163 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4382
identifier_str_mv Nascimento, Sonia Maria do. A criança sob a ótica do jornal da cidade de Goiânia: marcas da (in)visibilidade. 2019. 163 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791401365635072