Trabalhadores da educação básica: políticas de formação e (in)visibilidade no espaço escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4660 |
Resumo: | Esta investigação, filiada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, fundamenta-se em estudos teóricos sobre os trabalhadores da educação básica. À luz do materialismo histórico e dialético, elegeu como problema: Que concepções de trabalho e educação estão em disputa no percurso da consolidação das políticas de formação dos trabalhadores da educação básica - funcionários de escola? Na apreensão do problema, adotou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, com análise documental e realização de entrevistas com a autora do projeto de lei originador da Lei nº 12.014, de 6 de agosto de 2009, com um assessor do Ministério da Educação no Programa Profuncionário, com quatro gestores do Instituto Federal de Goiás, com uma trabalhadora da educação que atuou na implementação do Programa em Goiás e com cinco tutores que atuaram em cursos do Profuncionário em Goiás. Quanto ao objetivo geral, qual seja, analisar as concepções sobre educação e trabalho no percurso da consolidação de políticas de formação para trabalhadores da educação básica, que conduziram aos objetivos específicos definidores dos quatro capítulos inter-relacionados que resultaram nesta tese. As contradições percebidas nas concepções de educação e trabalho permeiam as políticas de formação, valorização e construção identitária dos profissionais da educação na história - funcionários de escola, objeto de estudo desta pesquisa, revelaram-se geradoras da invisibilidade destes trabalhadores no espaço educativo. Elucidam-se aspectos sócio-históricos concernentes ao problema proposto e analisam-se os impactos da Lei nº 12.014/2009, que alterou o art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, inserindo, na categoria trabalhadores em educação, todos os profissionais que atuam no espaço educativo, desde que habilitados. Um marco possibilitador de novas lutas e conquistas por uma política nacional de formação para esta categoria. Nesse contexto, como primeira política de governo voltada para estes trabalhadores, o Profuncionário possibilitou a formação exigida para muitos trabalhadores no Brasil. Analisa-se como este programa se efetivou no Estado de Goiás, em oferta realizada pelo IFG em parceria com as secretarias de educação - estadual e municipais. Da análise dos dados, emergem considerações da proposta de formação inicial e continuada para os trabalhadores em educação - funcionários de escola: a) pautar-se no prescrito na Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988 e normativas referentes à educação; b) reivindicar a realização do censo dos (as) profissionais da educação básica de outros segmentos que não os do magistério, conforme previsto na Estratégia 18.5 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024); c) delinear um perfil sociocultural e econômico dos trabalhadores, a fim de verificar demandas específicas na formação; d) inserir disciplina relativa ao letramento digital e inclusão tecnológica dos cursistas; e) promover eventos locais, estaduais, regionais e nacionais com os cursistas, para fortalecer a identidade destes trabalhadores no processo educativo. A pesquisa reafirma a contribuição de programas de Pós-Graduação em Educação no debate e construção teórica em prol de políticas de formação e valorização dos trabalhadores em educação - funcionários de escola, que contemplem as áreas de atuação destes trabalhadores no espaço escolar |
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Trabalhadores da educação básica: políticas de formação e (in)visibilidade no espaço escolarBasic education workers: training policies and (in)visibility in the school spacePolíticas Educacionais. Trabalho e Educação. Trabalhadores em Educação. Funcionários de Escola. Políticas de Formação e ValorizaçãoEducational Policies. Work and Education. Education Workers. School Officials. Training and Valorization PoliciesCiências Humanas: EducaçãoEsta investigação, filiada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, fundamenta-se em estudos teóricos sobre os trabalhadores da educação básica. À luz do materialismo histórico e dialético, elegeu como problema: Que concepções de trabalho e educação estão em disputa no percurso da consolidação das políticas de formação dos trabalhadores da educação básica - funcionários de escola? Na apreensão do problema, adotou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, com análise documental e realização de entrevistas com a autora do projeto de lei originador da Lei nº 12.014, de 6 de agosto de 2009, com um assessor do Ministério da Educação no Programa Profuncionário, com quatro gestores do Instituto Federal de Goiás, com uma trabalhadora da educação que atuou na implementação do Programa em Goiás e com cinco tutores que atuaram em cursos do Profuncionário em Goiás. Quanto ao objetivo geral, qual seja, analisar as concepções sobre educação e trabalho no percurso da consolidação de políticas de formação para trabalhadores da educação básica, que conduziram aos objetivos específicos definidores dos quatro capítulos inter-relacionados que resultaram nesta tese. As contradições percebidas nas concepções de educação e trabalho permeiam as políticas de formação, valorização e construção identitária dos profissionais da educação na história - funcionários de escola, objeto de estudo desta pesquisa, revelaram-se geradoras da invisibilidade destes trabalhadores no espaço educativo. Elucidam-se aspectos sócio-históricos concernentes ao problema proposto e analisam-se os impactos da Lei nº 12.014/2009, que alterou o art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, inserindo, na categoria trabalhadores em educação, todos os profissionais que atuam no espaço educativo, desde que habilitados. Um marco possibilitador de novas lutas e conquistas por uma política nacional de formação para esta categoria. Nesse contexto, como primeira política de governo voltada para estes trabalhadores, o Profuncionário possibilitou a formação exigida para muitos trabalhadores no Brasil. Analisa-se como este programa se efetivou no Estado de Goiás, em oferta realizada pelo IFG em parceria com as secretarias de educação - estadual e municipais. Da análise dos dados, emergem considerações da proposta de formação inicial e continuada para os trabalhadores em educação - funcionários de escola: a) pautar-se no prescrito na Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988 e normativas referentes à educação; b) reivindicar a realização do censo dos (as) profissionais da educação básica de outros segmentos que não os do magistério, conforme previsto na Estratégia 18.5 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024); c) delinear um perfil sociocultural e econômico dos trabalhadores, a fim de verificar demandas específicas na formação; d) inserir disciplina relativa ao letramento digital e inclusão tecnológica dos cursistas; e) promover eventos locais, estaduais, regionais e nacionais com os cursistas, para fortalecer a identidade destes trabalhadores no processo educativo. A pesquisa reafirma a contribuição de programas de Pós-Graduação em Educação no debate e construção teórica em prol de políticas de formação e valorização dos trabalhadores em educação - funcionários de escola, que contemplem as áreas de atuação destes trabalhadores no espaço escolarThis investigation, affiliated to the Research Line State, Policies and Educational Institutions, of the Postgraduate Program in Education, of the Pontifícia Universidade Católica de Goiás, is based on theoretical studies on basic education workers. In the light of historical dialectical materialism, it has chosen as a problem: What conceptions of work and education are in dispute in the course of consolidating the training policies of basic education workers - school employees? In the apprehension of the problem, a qualitative research approach was adopted, with documentary analysis and interviews with the author of the bill originating from Law Nº. 12.014, of August 6, 2009, with an advisor from the Ministry of Education in the Program Profuncionário, with four managers from Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), with an education worker who acted in the implementation of the Program in Goiás and with five tutors who worked in Profuncionário's courses in Goiás. As for the general objective, that is, to analyze the conceptions about education and work in the course of the consolidation of training policies for basic education workers are analyzed, which led to the specific objectives defining the four interrelated chapters that resulted in this thesis. The contradictions perceived in the conceptions of education and work permeate the policies of valorization and identity construction of education professionals in history, the object of study of this research, revealed to be generators of the invisibility of these workers in the educational space. Socio-historical aspects concerning the proposed problem are elucidated and the impacts of Law Nº. 12,014 / 2009, which amended art. 61 of the Law of Directives and Bases of National Education Nº 9.394, of December 20, 1996, inserting, in the category workers in education, all the professionals who work in the educational space, as long as they are qualified. A milestone enabling new struggles and achievements for a national training policy for this category. In this context, as the first government policy aimed at these workers, the Profuncionário enabled the required qualification for many workers in Brazil. It analyzes the way this program was carried out in the State of Goiás, in an offer made by the IFG in partnership with the education departments - state and municipal. From the analysis of the data, considerations emerge from the proposal of initial and continuing training workers in education - school employees: a) based on the provisions of the Federal Constitution, of October 5, 1988 and norms referring to education; b) claiming the census of professionals in basic education from segments other than those in the teaching profession, as provided for in strategy 18.5 of the Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024); c) to outline a sociocultural and economic profile of workers, in order to verify specific demands in training; d) insert discipline related to digital literacy and technological inclusion of course participants; e) promote local, state, regional and national events with students, to strengthen the identity of these workers in the educational process. The research reaffirms the contribution of graduate programs in education in the debate and theoretical construction in favor of policies for training and valuing workers in education - school employees, which include the areas of performance of these workers inside schooling environmentPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoBrzezinski, Iriahttp://lattes.cnpq.br/6603959142820263Goulart, Joana CorreaAraujo, Denise SilvaAfonso, Lúcia Helena RincónJúnior, Antônio da Silva MenezesSilva, Ruth Aparecida Viana da2021-07-28T17:02:00Z2021-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSilva, Ruth Aparecida Viana da. Trabalhadores da educação básica: políticas de formação e (in)visibilidade no espaço escolar. 2021. 229 fl. 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