O ENSINO DESENVOLVIMENTAL E A APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Made Júnior
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/690
Resumo: Esta tese faz uma investigação de metodologias de ensino aplicadas a práticas desportivas de iniciação ao aprendizado de voleibol. O problema formulado quer saber se o voleibol pode ser ensinado e avaliado com base no ensino desenvolvimental proporcionando ações mentais importantes para o desenvolvimento do jogo e para a vida dos alunos. O objetivo geral da investigação foi a aplicação dos pressupostos da teoria do ensino desenvolvimental na aprendizagem esportiva, em particular a possibilidade da auto-avaliação dinâmica no voleibol. A metodologia utilizada buscou a aplicação dos pressupostos da teoria do ensino desenvolvimental de Vasili V. Davídov (1930 1998), da teoria históricocultural de Lev Vygotsky (1896 1934) e da teoria da atividade de Alexei Leontiev (1903 1979) em atividades de iniciação ao voleibol para 22 estudantes com idades de 12 e 13 anos, matriculados numa escola pública estadual da cidade de Trindade (GO), por meio de um experimento didático formativo. A pesquisa consistiu na adoção de uma metodologia de auto-avaliação dinâmica, por parte dos alunos, como instrumento potencialmente formativo, ao associar o desempenho na execução de gestos técnicos do voleibol ao desenvolvimento de ações mentais por meio da formação de conceitos. A referida metodologia fundamentou-se no fato de que para a teoria de Davídov a apropriação da experiência humana social e historicamente desenvolvida, por meio da formação de conceitos de um determinado campo de conhecimento e da participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, possibilita mudanças qualitativas nos alunos, reorganizando e enriquecendo sua atividade própria. Desse modo, buscou-se verificar, ao longo do experimento, o desenvolvimento dos alunos na apropriação, formação e generalização de conceitos, como base para a formação de ações mentais; a atuação dos procedimentos de auto-avaliação dinâmica no desenvolvimento ou reorganização de ações mentais; e, por fim, a análise das alterações nos conhecimentos e habilidades dos alunos na execução de gestos técnicos do voleibol. A análise dos dados mostrou que o ensino esportivo do voleibol pode ser desenvolvido pelos pressupostos da teoria do ensino desenvolvimental e que os procedimentos autoavaliativos dinâmicos constituem um processo potencialmente formativo das capacidades próprias de raciocínio e de desempenho de habilidades motoras dos alunos. Constatou-se, também, que a atuação dos motivos de professores e alunos na atividade de aprendizagem bem como dos fatores socioculturais envolvidos na situação de aprendizagem, exercem influência significativa nos resultados.
id PUC_GO_7fead9efbd0a922f1b8055d95396067d
oai_identifier_str oai:ambar:tede/690
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling O ENSINO DESENVOLVIMENTAL E A APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL.THE DEVELOPMENTAL TEACHING AND LEARNING VOLLEYBALL.Ensino desenvolvimentalEducação esportivaAprendizagem de voleibolEnsino de voleibolMetodologia do Ensino de Educação FísicaDevelopmental EducationSport EducationLearning VolleyballVolleyball TeachingMethodology of Teaching Physical EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta tese faz uma investigação de metodologias de ensino aplicadas a práticas desportivas de iniciação ao aprendizado de voleibol. O problema formulado quer saber se o voleibol pode ser ensinado e avaliado com base no ensino desenvolvimental proporcionando ações mentais importantes para o desenvolvimento do jogo e para a vida dos alunos. O objetivo geral da investigação foi a aplicação dos pressupostos da teoria do ensino desenvolvimental na aprendizagem esportiva, em particular a possibilidade da auto-avaliação dinâmica no voleibol. A metodologia utilizada buscou a aplicação dos pressupostos da teoria do ensino desenvolvimental de Vasili V. Davídov (1930 1998), da teoria históricocultural de Lev Vygotsky (1896 1934) e da teoria da atividade de Alexei Leontiev (1903 1979) em atividades de iniciação ao voleibol para 22 estudantes com idades de 12 e 13 anos, matriculados numa escola pública estadual da cidade de Trindade (GO), por meio de um experimento didático formativo. A pesquisa consistiu na adoção de uma metodologia de auto-avaliação dinâmica, por parte dos alunos, como instrumento potencialmente formativo, ao associar o desempenho na execução de gestos técnicos do voleibol ao desenvolvimento de ações mentais por meio da formação de conceitos. A referida metodologia fundamentou-se no fato de que para a teoria de Davídov a apropriação da experiência humana social e historicamente desenvolvida, por meio da formação de conceitos de um determinado campo de conhecimento e da participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, possibilita mudanças qualitativas nos alunos, reorganizando e enriquecendo sua atividade própria. Desse modo, buscou-se verificar, ao longo do experimento, o desenvolvimento dos alunos na apropriação, formação e generalização de conceitos, como base para a formação de ações mentais; a atuação dos procedimentos de auto-avaliação dinâmica no desenvolvimento ou reorganização de ações mentais; e, por fim, a análise das alterações nos conhecimentos e habilidades dos alunos na execução de gestos técnicos do voleibol. A análise dos dados mostrou que o ensino esportivo do voleibol pode ser desenvolvido pelos pressupostos da teoria do ensino desenvolvimental e que os procedimentos autoavaliativos dinâmicos constituem um processo potencialmente formativo das capacidades próprias de raciocínio e de desempenho de habilidades motoras dos alunos. Constatou-se, também, que a atuação dos motivos de professores e alunos na atividade de aprendizagem bem como dos fatores socioculturais envolvidos na situação de aprendizagem, exercem influência significativa nos resultados.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásStricto Sensu - Doutorado em EducaçãoLibâneo, José Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5Medeiros, Mara Barbosa dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787986H9Baptista, Tadeu João Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/9002864045147738Taffarel, Celi Nelza Zulkehttp://lattes.cnpq.br/5691238604320892Miranda, Made Júnior2016-07-27T13:44:44Z2013-09-162013-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMIRANDA, Made Júnior. THE DEVELOPMENTAL TEACHING AND LEARNING VOLLEYBALL.. 2013. 249 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.http://localhost:8080/tede/handle/tede/690porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T13:07:12Zoai:ambar:tede/690Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T13:07:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DESENVOLVIMENTAL E A APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL.
THE DEVELOPMENTAL TEACHING AND LEARNING VOLLEYBALL.
title O ENSINO DESENVOLVIMENTAL E A APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL.
spellingShingle O ENSINO DESENVOLVIMENTAL E A APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL.
Miranda, Made Júnior
Ensino desenvolvimental
Educação esportiva
Aprendizagem de voleibol
Ensino de voleibol
Metodologia do Ensino de Educação Física
Developmental Education
Sport Education
Learning Volleyball
Volleyball Teaching
Methodology of Teaching Physical Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O ENSINO DESENVOLVIMENTAL E A APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL.
title_full O ENSINO DESENVOLVIMENTAL E A APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL.
title_fullStr O ENSINO DESENVOLVIMENTAL E A APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL.
title_full_unstemmed O ENSINO DESENVOLVIMENTAL E A APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL.
title_sort O ENSINO DESENVOLVIMENTAL E A APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL.
author Miranda, Made Júnior
author_facet Miranda, Made Júnior
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Libâneo, José Carlos
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9
Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5
Medeiros, Mara Barbosa de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787986H9
Baptista, Tadeu João Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/9002864045147738
Taffarel, Celi Nelza Zulke
http://lattes.cnpq.br/5691238604320892
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Made Júnior
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino desenvolvimental
Educação esportiva
Aprendizagem de voleibol
Ensino de voleibol
Metodologia do Ensino de Educação Física
Developmental Education
Sport Education
Learning Volleyball
Volleyball Teaching
Methodology of Teaching Physical Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino desenvolvimental
Educação esportiva
Aprendizagem de voleibol
Ensino de voleibol
Metodologia do Ensino de Educação Física
Developmental Education
Sport Education
Learning Volleyball
Volleyball Teaching
Methodology of Teaching Physical Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta tese faz uma investigação de metodologias de ensino aplicadas a práticas desportivas de iniciação ao aprendizado de voleibol. O problema formulado quer saber se o voleibol pode ser ensinado e avaliado com base no ensino desenvolvimental proporcionando ações mentais importantes para o desenvolvimento do jogo e para a vida dos alunos. O objetivo geral da investigação foi a aplicação dos pressupostos da teoria do ensino desenvolvimental na aprendizagem esportiva, em particular a possibilidade da auto-avaliação dinâmica no voleibol. A metodologia utilizada buscou a aplicação dos pressupostos da teoria do ensino desenvolvimental de Vasili V. Davídov (1930 1998), da teoria históricocultural de Lev Vygotsky (1896 1934) e da teoria da atividade de Alexei Leontiev (1903 1979) em atividades de iniciação ao voleibol para 22 estudantes com idades de 12 e 13 anos, matriculados numa escola pública estadual da cidade de Trindade (GO), por meio de um experimento didático formativo. A pesquisa consistiu na adoção de uma metodologia de auto-avaliação dinâmica, por parte dos alunos, como instrumento potencialmente formativo, ao associar o desempenho na execução de gestos técnicos do voleibol ao desenvolvimento de ações mentais por meio da formação de conceitos. A referida metodologia fundamentou-se no fato de que para a teoria de Davídov a apropriação da experiência humana social e historicamente desenvolvida, por meio da formação de conceitos de um determinado campo de conhecimento e da participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, possibilita mudanças qualitativas nos alunos, reorganizando e enriquecendo sua atividade própria. Desse modo, buscou-se verificar, ao longo do experimento, o desenvolvimento dos alunos na apropriação, formação e generalização de conceitos, como base para a formação de ações mentais; a atuação dos procedimentos de auto-avaliação dinâmica no desenvolvimento ou reorganização de ações mentais; e, por fim, a análise das alterações nos conhecimentos e habilidades dos alunos na execução de gestos técnicos do voleibol. A análise dos dados mostrou que o ensino esportivo do voleibol pode ser desenvolvido pelos pressupostos da teoria do ensino desenvolvimental e que os procedimentos autoavaliativos dinâmicos constituem um processo potencialmente formativo das capacidades próprias de raciocínio e de desempenho de habilidades motoras dos alunos. Constatou-se, também, que a atuação dos motivos de professores e alunos na atividade de aprendizagem bem como dos fatores socioculturais envolvidos na situação de aprendizagem, exercem influência significativa nos resultados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-16
2013-04-09
2016-07-27T13:44:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, Made Júnior. THE DEVELOPMENTAL TEACHING AND LEARNING VOLLEYBALL.. 2013. 249 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/690
identifier_str_mv MIRANDA, Made Júnior. THE DEVELOPMENTAL TEACHING AND LEARNING VOLLEYBALL.. 2013. 249 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Stricto Sensu - Doutorado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Stricto Sensu - Doutorado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202250291085312