A atividade de estudo no ensino fundamental conforme a teoria do ensino desenvolvimental de V. Davydov e contribuições de M. Hedegaard: um experimento didático em ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliane
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4490
Resumo: Esta tese vincula-se à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. A pesquisa intencionou analisar a organização do ensino de ciências por meio da atividade de estudo, conforme proposições da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov e contribuições de Hedegaard. Enfoca-se a formação do pensamento teórico-científico no processo de escolarização de crianças e, mais especificamente, a formação de conceitos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos foram: investigar a formação e desenvolvimento do pensamento teórico por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma atividade de estudo, conforme proposições da teoria do ensino desenvolvimental. Com este enfoque, foram propostos os objetivos específicos: analisar como o ensino de ciências pode ser organizado para a formação do conceito "água", com enfoque no ciclo da água, nos anos iniciais do Ensino Fundamental mediado pelo experimento didático-formativo; captar possibilidades e contradições do desenvolvimento da atividade de estudo pelo experimento didático nos anos iniciais do Ensino Fundamental na escola pública; acompanhar ações didáticas de uma professora e seus efeitos na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos em uma classe dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresentou-se como problema de pesquisa: crianças em idade escolar (entre 8, 9 e 10 anos) a partir das teorias de Davydov e de Hedegaard, são capazes de formar conceitos e operar com eles em uma atividade de estudo de ciências num contexto de intervenção pedagógica pela professora? Expôs-se como questão de pesquisa: quando se propõe o ensino do conteúdo água organizado a partir da teoria do ensino desenvolvimental e aportes do ensino radical-local pelo duplo movimento que repercussões há na aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública? O método de pesquisa se pautou pela forma de conhecimento teórico-conceitual e método de pensamento dialético. Utilizou-se como principal procedimento metodológico de pesquisa o experimento didático-formativo, conforme orientações de Davydov e colaboração de Hedegaard. O experimento ocorreu em uma escola pública municipal da SME, em Goiânia, com 31 alunos frequentes no Ciclo I, Turma C (3º ano do Ensino Fundamental), orientado para a formação do conceito "água" no ensino de ciências. Os resultados da pesquisa indicaram que a intervenção pedagógica visando mudanças nos procedimentos mentais dos alunos em direção à formação do pensamento teórico sobre o conceito "água" correspondeu parcialmente ao que foi acenado como possibilidade teórica. Identificaram-se mudanças pontuais em parte da turma de alunos, no entanto, limitações ligadas às práticas institucionais e socioculturais identificaram a pregnância de práticas pedagógicas convencionais por parte da professora e insuficiente provimento de condições por parte do sistema escolar oficial para a otimização da aprendizagem dos alunos, impossibilitando a plena consecução dos objetivos estabelecidos para a pesquisa
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Enfoca-se a formação do pensamento teórico-científico no processo de escolarização de crianças e, mais especificamente, a formação de conceitos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos foram: investigar a formação e desenvolvimento do pensamento teórico por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma atividade de estudo, conforme proposições da teoria do ensino desenvolvimental. Com este enfoque, foram propostos os objetivos específicos: analisar como o ensino de ciências pode ser organizado para a formação do conceito "água", com enfoque no ciclo da água, nos anos iniciais do Ensino Fundamental mediado pelo experimento didático-formativo; captar possibilidades e contradições do desenvolvimento da atividade de estudo pelo experimento didático nos anos iniciais do Ensino Fundamental na escola pública; acompanhar ações didáticas de uma professora e seus efeitos na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos em uma classe dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresentou-se como problema de pesquisa: crianças em idade escolar (entre 8, 9 e 10 anos) a partir das teorias de Davydov e de Hedegaard, são capazes de formar conceitos e operar com eles em uma atividade de estudo de ciências num contexto de intervenção pedagógica pela professora? Expôs-se como questão de pesquisa: quando se propõe o ensino do conteúdo água organizado a partir da teoria do ensino desenvolvimental e aportes do ensino radical-local pelo duplo movimento que repercussões há na aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública? O método de pesquisa se pautou pela forma de conhecimento teórico-conceitual e método de pensamento dialético. Utilizou-se como principal procedimento metodológico de pesquisa o experimento didático-formativo, conforme orientações de Davydov e colaboração de Hedegaard. O experimento ocorreu em uma escola pública municipal da SME, em Goiânia, com 31 alunos frequentes no Ciclo I, Turma C (3º ano do Ensino Fundamental), orientado para a formação do conceito "água" no ensino de ciências. Os resultados da pesquisa indicaram que a intervenção pedagógica visando mudanças nos procedimentos mentais dos alunos em direção à formação do pensamento teórico sobre o conceito "água" correspondeu parcialmente ao que foi acenado como possibilidade teórica. Identificaram-se mudanças pontuais em parte da turma de alunos, no entanto, limitações ligadas às práticas institucionais e socioculturais identificaram a pregnância de práticas pedagógicas convencionais por parte da professora e insuficiente provimento de condições por parte do sistema escolar oficial para a otimização da aprendizagem dos alunos, impossibilitando a plena consecução dos objetivos estabelecidos para a pesquisaThis thesis is linked to the Education Theory and Education Processes line of research in the Post-Graduation Programme at Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC. The research intended to analyze the organization of teaching through the science study activity, according to Davydov's theory of developmental teaching theory and Hedegaard's contributions. It focuses on the formation of theoretical-scientific thinking in the process of schooling of children and, more specifically, formation of concepts in the early years of elementary school. The objectives were: to investigate the formation and development of theoretical thinking by students of the early years of elementary school. With this approach, the specific objectives were proposed: analyze how science teaching can be organized, for the formation of the concept of "water", focusing on the water cycle, in the early years of elementary school mediated by the didactic-formative experiment; capture possibilities and contradictions of the development of the study activity by the didactic experiment in the initial years of the students in a class in the early years of elementary school. The research problem was: school-age children (between 8, 9 and 10 years old) based on Davydov and Hedegaard's theories, are they able to form concepts and operate with them in a science study activity in a context of pedagogical intervention by the teacher? It was exposed as a research question: when it proposes the teaching of organized water content from the theory of developmental teaching and contributions of radical-local education by the double movement that has repercussions on students' learning in the early years in public schools? The research method was based on the form of theoretical-conceptual knowledge and dialectical thinking method. The main methodological procedure of research was the didactic-formative experiment, according to Davydov's guidance and Hedegaard's collaboration. The experiment took place in a municipal public school of SME, in Goiânia, with 31 students who attended Cycle I, Class C (3rd year of elementary school), oriented towards the formation of the concept "water" in science teaching. The results of the research indicated that the pedagogical intervention aimed at changes in mental procedures of the students towards the formation of theoretical thinking about the concept "water" partially corresponded to what was proved as a theoretical possibility. Specific changes were identified in part of the class of students, however, limitations related to institutional and sociocultural practices identified the comprehension of conventional pedagogical practices on the part of the teacher and insufficient provision of conditions on the part of the official school system for optimising pupils' learning, making it impossible to fully achieve the objectives set for the researchEsta tesis se integra a la línea de investigación intitulada Teorías de la Educación y Procesos Pedagógicos del Programa de Posgrado en Educación de la PUC Goiás. La investigación tiene como objetivo analizar la organización de la enseñanza de Ciencias a través de la actividad de estudio, de acuerdo con las propuestas de la teoría de la enseñanza desarrolladora de Davydov y contribuciones de Hedegaard. Enfocamos la formación del pensamiento teórico científico en el proceso de escolarización de niños y, más específicamente, la formación de conceptos en los primeros años de la Enseñanza Básica Fundamental. Los objetivos han sido: investigar la formación y desarrollo del pensamiento teórico por parte de los alumnos de los primeros años de la Enseñanza Básica Fundamental en una actividad de estudio, de acuerdo con las propuestas de la teoría de la enseñanza desarrolladora. Con este enfoque, se propusieron los siguientes objetivos específicos: analizar como la enseñanza de Ciencias puede organizarse para la formación del concepto ¿agua¿, enfocando el ciclo del agua, en los primeros años de la Enseñanza Básica Fundamental intermediado por el experimento didáctico formativo; captar posibilidades y contradicciones del desarrollo de la actividad de estudio por medio del experimento didáctico en los primeros años de la Enseñanza Básica Fundamental en la Escuela Pública; acompañar acciones didácticas de una maestra y sus efectos en el aprendizaje y desarrollo de los alumnos en un grupo de clase de los primeros años de la Enseñanza Básica Fundamental. Se presentó como problema de investigación: a partir de las teorías de Davydov y de Hedegaard, ¿los niños en edad escolar (entre 8 y 10 años) son capaces de elaborar conceptos y operarlos en una actividad de estudio de Ciencias dentro de un contexto de intervención pedagógica por parte de la maestra? Se propuso la siguiente pregunta de investigación: cuando se propone la enseñanza del contenido "agua" organizado a partir de la teoría de la enseñanza desarrolladora y los aportes de la enseñanza radical local por el doble movimiento, ¿qué repercusiones hay en el aprendizaje de los alumnos en los primeros años de la Enseñanza Básica Fundamental de una escuela pública? El método de investigación se orientó por la forma de conocimiento teórico conceptual y el método del pensamiento dialéctico. Se utilizó como principal procedimiento metodológico de investigación el experimento didáctico formativo, en conformidad con las orientaciones de Davydov y la colaboración de Hedegaard. El experimento se desarrolló en una escuela pública municipal de la SME (Secretaría Municipal de Educación), en Goiânia, con 31 alumnos que asisten al Ciclo I, Grupo C (tercer año de la Enseñanza Básica Fundamental), orientado hacia la formación del concepto "agua" en la enseñanza de asignatura de Ciencias. Los resultados de la investigación indicaron que la intervención pedagógica con miras a cambios en los procedimientos mentales de los alumnos hacia la formación del pensamiento teórico sobre el concepto "agua" correspondió parcialmente al que se apuntó como posibilidad teórica. Se identificaron cambios puntuales en parte del grupo de alumnos, sin embargo, limitaciones vinculadas a las prácticas institucionales y socioculturales identificaron la pregnancia de prácticas pedagógicas convencionales por parte de la maestra y un soporte insuficiente de condiciones por parte del sistema escolar oficial para la optimización del aprendizaje de los alumnos, imposibilitando la plena consecución de los objetivos establecidos para la investigaciónPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoLibâneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Freitas, Raquel Aparecida Marra da MadeiraSforni, Marta Sueli de FariaZanatta, Beatriz AparecidaAquino, Orlando FernándezSilva, Eliane2020-10-06T20:05:43Z2020-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSilva, Eliane. A atividade de estudo no ensino fundamental conforme a teoria do ensino desenvolvimental de V. Davydov e contribuições de M. Hedegaard: um experimento didático em ciências. 2020. 285 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4490porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2020-10-07T04:00:33Zoai:ambar:tede/4490Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932020-10-07T04:00:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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