O contingenciamento como um fator do desfinanciamento das universidades federais: um estudo da Universidade Federal de Goiás (2011-2022)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Valéria Gouveia do Carmo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4974
Resumo: Esta tese integra os estudos realizados na Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais da PUC Goiás. Analisamos o contingenciamento tendo como fator principal o processo do desfinanciamento das Universidades Federais ocorridos na Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo como fio condutor as políticas de governos implementadas no Brasil no marco temporal 2011-2022. A questão que esta tese buscou responder é se o contingenciamento de recursos das Universidades Federais foi um fator do desfinanciamento da UFG. O objetivo geral foi identificar, interpretar e analisar o contingenciamento de recursos na UFG e sua relação com uma política que vem desfinanciando a educação superior no Brasil. Como objetivos específicos foram definidos como relacionar as premissas neoliberais e suas influências nas políticas públicas para a educação Superior no Brasil, compreender o processo de expansão da educação superior no Brasil, enquanto ação governamental, identificar a lógica do financiamento da educação superior no Brasil, a partir do movimento histórico, econômico e social que se materializa nas políticas públicas, mapear, comparar e analisar os dados orçamentários oriundos de recursos da União no período 2011 a 2022 para a UFG e identificar os contingenciamentos ocorridos na análise desta implicação, a partir das informações descritas sobre as instituições de Ensino Superior (IES), nas informações orçamentárias disponibilizadas no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP) e nos dados disponibilizados nos Relatórios Integrados de Gestão da UFG. Como aporte teórico foram utilizados autores contemporâneos como: Amaral (2003; 2016; 2017; 2020; 2021 e 2022), Bianchetti (1999), Freitas (2018 e 2020); Frigotto (1999); Gadotti (1990 e 2001); Giacomoni (2010 e 2017) e autores clássicos como: Bobbio (1998); Locke (1978); Marx e Engels (1977;1986 e 2001), dentre outros. Baseamos nossas análises nas premissas do materialismo histórico-dialético e empregamos como metodologia a pesquisa empírica e documental. Foram analisadas as políticas de governos com viés neoliberal que se firmaram e foram responsáveis pela aproximação da educação superior no processo de naturalização entre o conhecimento e o mercado educacional, bem como a disputa pelo fundo público, sobretudo pelas IES privadas que detêm a maior oferta de vagas e matrículas na educação superior. Este arcabouço político marcou um período de consolidação das políticas neoliberais no Brasil que se refletiram posteriormente nos cortes orçamentários da educação superior. As análises dos cortes contínuos infligidos na educação, emolduraram uma realidade de incertezas e de inseguranças colocando em risco a capacidade de manutenção da própria universidade pública. A falta de orçamentos públicos trouxe à discussão aspectos da gratuidade da universidade pública e versou contra a autonomia e a liberdade de pensamento da comunidade universitária e a liberdade de cátedra. Para empreender um estudo de caso em profundidade os resultados mostraram que os cortes orçamentários e financeiros ocorridos de 2011 a 2015 (este último ano com o maior contingenciamento observado), serviram de justificativa para o desfinanciamento da educação superior nos anos seguintes. Os resultados observados e identificados configuraram um período de perdas orçamentárias significativas para a UFG que se refletiu no planejamento institucional, limitando e inviabilizando a gestão administrativa da Universidade. Estes resultados revelaram a importância do fortalecimento da autonomia universitária frente às políticas governamentais austericidas, que se apresentaram contra a continuidade da educação superior pública e que podem conduzir ao seu desaparecimento
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spelling O contingenciamento como um fator do desfinanciamento das universidades federais: um estudo da Universidade Federal de Goiás (2011-2022)Contingency as a factor in the defunding of federal universities: a study by the Federal University of Goiás (2011-2022)Contingenciamento de recursosDesfinanciamentoFinanciamento da educação superiorPolíticas governamentaisPolíticas neoliberaisCiências HumanasEducaçãoEsta tese integra os estudos realizados na Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais da PUC Goiás. Analisamos o contingenciamento tendo como fator principal o processo do desfinanciamento das Universidades Federais ocorridos na Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo como fio condutor as políticas de governos implementadas no Brasil no marco temporal 2011-2022. A questão que esta tese buscou responder é se o contingenciamento de recursos das Universidades Federais foi um fator do desfinanciamento da UFG. O objetivo geral foi identificar, interpretar e analisar o contingenciamento de recursos na UFG e sua relação com uma política que vem desfinanciando a educação superior no Brasil. Como objetivos específicos foram definidos como relacionar as premissas neoliberais e suas influências nas políticas públicas para a educação Superior no Brasil, compreender o processo de expansão da educação superior no Brasil, enquanto ação governamental, identificar a lógica do financiamento da educação superior no Brasil, a partir do movimento histórico, econômico e social que se materializa nas políticas públicas, mapear, comparar e analisar os dados orçamentários oriundos de recursos da União no período 2011 a 2022 para a UFG e identificar os contingenciamentos ocorridos na análise desta implicação, a partir das informações descritas sobre as instituições de Ensino Superior (IES), nas informações orçamentárias disponibilizadas no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP) e nos dados disponibilizados nos Relatórios Integrados de Gestão da UFG. Como aporte teórico foram utilizados autores contemporâneos como: Amaral (2003; 2016; 2017; 2020; 2021 e 2022), Bianchetti (1999), Freitas (2018 e 2020); Frigotto (1999); Gadotti (1990 e 2001); Giacomoni (2010 e 2017) e autores clássicos como: Bobbio (1998); Locke (1978); Marx e Engels (1977;1986 e 2001), dentre outros. Baseamos nossas análises nas premissas do materialismo histórico-dialético e empregamos como metodologia a pesquisa empírica e documental. Foram analisadas as políticas de governos com viés neoliberal que se firmaram e foram responsáveis pela aproximação da educação superior no processo de naturalização entre o conhecimento e o mercado educacional, bem como a disputa pelo fundo público, sobretudo pelas IES privadas que detêm a maior oferta de vagas e matrículas na educação superior. Este arcabouço político marcou um período de consolidação das políticas neoliberais no Brasil que se refletiram posteriormente nos cortes orçamentários da educação superior. As análises dos cortes contínuos infligidos na educação, emolduraram uma realidade de incertezas e de inseguranças colocando em risco a capacidade de manutenção da própria universidade pública. A falta de orçamentos públicos trouxe à discussão aspectos da gratuidade da universidade pública e versou contra a autonomia e a liberdade de pensamento da comunidade universitária e a liberdade de cátedra. Para empreender um estudo de caso em profundidade os resultados mostraram que os cortes orçamentários e financeiros ocorridos de 2011 a 2015 (este último ano com o maior contingenciamento observado), serviram de justificativa para o desfinanciamento da educação superior nos anos seguintes. Os resultados observados e identificados configuraram um período de perdas orçamentárias significativas para a UFG que se refletiu no planejamento institucional, limitando e inviabilizando a gestão administrativa da Universidade. Estes resultados revelaram a importância do fortalecimento da autonomia universitária frente às políticas governamentais austericidas, que se apresentaram contra a continuidade da educação superior pública e que podem conduzir ao seu desaparecimentoThis thesis integrates the studies carried out in the State, Policies and Educational Institutions Research Line at PUC Goiás. We analyzed the contingency having as its main factor the process of defunding on Federal Universities that occurred at the Federal University of Goiás (UFG), having as a guiding thread the government policies implemented in Brazil in the 2011-2022 time frame. The question that this thesis sought to answer is whether the resource constraints of Federal Universities were a factor in the defunding of UFG. The general objective was to identify, interpret and analyze the resource constraints at UFG and its relationship with a policy that has been defunding higher education in Brazil. The specific objectives were defined as relating neoliberal premises and their influences on public policies for higher education in Brazil, understanding the process of expansion of higher education in Brazil, as a governmental action, identifying the logic of financing higher education in Brazil, based on the historical, economic and social movement that materializes in public policies, mapping, comparing and analyzing the budgetary data originated from Union resources in the period 2011 to 2022 for the UFG and identify the contingencies that occurred in the analysis of this implication, based on the information described about Higher Education Institutions (HEIs), in the budgetary information available in the Integrated Planning and Budget System (SIOP) and in the data available in UFG Integrated Management Reports. Contemporary authors were used as theoretical support, such as: Amaral (2003; 2016; 2017; 2020; 2021 and 2022), Bianchetti (1999), Freitas (2018 and 2020); Frigotto (1999); Gadotti (1990 and 2001); Giacomoni (2010 and 2017) and classic authors such as: Bobbio (1998); Locke (1978); Marx and Engels (1977;1986 and 2001), among others. We based our analyzes on the premises of historical-dialectical materialism and used empirical and documentary research as a methodology. We analyzed the policies of governments with a neoliberal bias that established themselves and were responsible for bringing higher education closer to the process of naturalization between knowledge and the educational market, as well as the dispute over public funds, especially for private HEIs that have the largest supply of vacancies and enrollments in higher education. This political framework marked a period of consolidation of neoliberal policies in Brazil, which were later reflected in higher education budget cuts. Analyzes of the continuous cuts inflicted on education framed a reality of uncertainty and insecurity, putting the maintenance capacity of the public university itself at risk. The lack of public budgets brought aspects of the free nature of public universities into discussion and went against the autonomy and freedom of thought of the university community and the freedom of professorship. To undertake an in-depth case study, the results showed that the budget and financial cuts that occurred from 2011 to 2015 (this last year with the largest contingency observed), served as a justification for the defunding of higher education in the following years. The observed and identified results constituted a period of significant budgetary losses for UFG, which was reflected in institutional planning, limiting and making the University's administrative management unfeasible. These results revealed the importance of strengthening university autonomy in the face of austerity government policies, which oppose the continuity of public higher education and which could lead to its disappearancePontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoMesquita, Maria Cristina das Graças Dutrahttp://lattes.cnpq.br/4681160650808627Almeida, Renato Barros dehttp://lattes.cnpq.br/1288153314499688Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492Machado, Jarbas de Paulahttp://lattes.cnpq.br/2700825021849547Amaral, Nelson Cardosohttp://lattes.cnpq.br/3161592631250103Ferreira, Valéria Gouveia do Carmo2023-11-20T18:51:33Z2023-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFERREIRA, Valéria Gouveia do Carmo. 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