Ensino-aprendizagem de estatística nos anos iniciais: um estudo à luz da teoria desenvolvimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elzilene Maria Lopes de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4609
Resumo: Esta investigação de cunho bibliográfico, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, fundamenta-se na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural e na Teoria do Ensino Desenvolvimental, com tema principal pautado na análise de uma proposta de ensino de estatística em uma coleção de livros de matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental. O problema central procurou investigar mudanças na organização do ensino de estatística nas séries iniciais a partir de princípios da teoria de Vygotsky, Davydov, Hedegaard e Leontiev. Consideradas as bases científicas desta pesquisa, o presente trabalho procurou responder quais transformações podem ser inseridas no ensino de estatística básica a partir das contribuições das já citadas teorias. O objetivo geral foi investigar e propor uma organização do ensino da matemática na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental para a educação estatística nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, partiu-se da seguinte trajetória: a) uma revisão bibliográfica, abrangendo o período de 2012 a 2017, envolvendo o catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior das áreas da Educação e da Educação Matemática, com o acesso, de forma eletrônica, ao texto integral; b) análise da construção do pensamento teórico-científico na lógica da teoria adotada, bem como da concepção e generalização do ensino; c) a atividade conceitual do duplo movimento do ensino na construção do modelo nuclear e a investigação do sistema de conceitos estatísticos no processo de aprendizagem; d) análise do conteúdo de estatística do livro didático de Dante (2017a, 2017b), volumes I, II, III, IV e V; e) a estrutura da atividade de estudo e uma proposta de plano de ensino desenvolvimental, como forma de organização do ensino e dos conteúdos segundo as ações de estudo elencadas através do planejamento do ensino de Estatística, com foco nas Medidas de Tendência Central (média, moda e mediana) para os anos iniciais do ensino fundamental, mais especificamente no 5º ano. Concluiu-se que a apropriação da teoria do ensino desenvolvimental oportuniza uma análise dos fundamentos para o ensino de estatística, tendo como foco a formação dos conceitos como integrados à mediação das relações essenciais entre sujeito e objeto, proporcionando aos alunos um pensamento investigativo e crítico pela análise de dados, além de permitir que o professor associe o ensino de estatística descritiva aos motivos da aprendizagem dos alunos, de modo a possibilitar a apropriação do método de pensamento próprio da estatística pela concepção histórico-cultural no processo de constituição dos conceitos
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O problema central procurou investigar mudanças na organização do ensino de estatística nas séries iniciais a partir de princípios da teoria de Vygotsky, Davydov, Hedegaard e Leontiev. Consideradas as bases científicas desta pesquisa, o presente trabalho procurou responder quais transformações podem ser inseridas no ensino de estatística básica a partir das contribuições das já citadas teorias. O objetivo geral foi investigar e propor uma organização do ensino da matemática na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental para a educação estatística nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, partiu-se da seguinte trajetória: a) uma revisão bibliográfica, abrangendo o período de 2012 a 2017, envolvendo o catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior das áreas da Educação e da Educação Matemática, com o acesso, de forma eletrônica, ao texto integral; b) análise da construção do pensamento teórico-científico na lógica da teoria adotada, bem como da concepção e generalização do ensino; c) a atividade conceitual do duplo movimento do ensino na construção do modelo nuclear e a investigação do sistema de conceitos estatísticos no processo de aprendizagem; d) análise do conteúdo de estatística do livro didático de Dante (2017a, 2017b), volumes I, II, III, IV e V; e) a estrutura da atividade de estudo e uma proposta de plano de ensino desenvolvimental, como forma de organização do ensino e dos conteúdos segundo as ações de estudo elencadas através do planejamento do ensino de Estatística, com foco nas Medidas de Tendência Central (média, moda e mediana) para os anos iniciais do ensino fundamental, mais especificamente no 5º ano. Concluiu-se que a apropriação da teoria do ensino desenvolvimental oportuniza uma análise dos fundamentos para o ensino de estatística, tendo como foco a formação dos conceitos como integrados à mediação das relações essenciais entre sujeito e objeto, proporcionando aos alunos um pensamento investigativo e crítico pela análise de dados, além de permitir que o professor associe o ensino de estatística descritiva aos motivos da aprendizagem dos alunos, de modo a possibilitar a apropriação do método de pensamento próprio da estatística pela concepção histórico-cultural no processo de constituição dos conceitosThis bibliographic research, linked to the Education, Society and Culture Research Line, of the Post Graduate Program in Education at the Pontifícia Universidade Católica of Goiás, is based on the perspective of Historical-Cultural Theory and Developmental Teaching Theory, with main theme based on the analysis of a proposal for teaching statistics in a collection of mathematics books from the initial grades of elementary school. The central problem sought to investigate changes in the organization of the teaching of statistics in the early grades from the principles of Vygotsky, Davydov, Hedegaard and Leontiev's theory. Considering the scientific bases of this research, the project tried to answer which transformations can be inserted in the teaching of basic statistics from the contributions of the aforementioned theories. The general objective was to investigate and propose an organization for the teaching of mathematics from the perspective of developmental teaching theory for statistical education in the early years of elementary school. For this, it started from the following trajectory: a) a bibliographic review, covering the period from 2012 to 2017, involving the catalog of theses and dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel in the areas of Education and Mathematical Education, with electronic access to the full text; b) analysis of the construction of theoretical-scientific thinking in the logic of the theory adopted, as well as the conception and generalization of teaching; c) the conceptual activity of the dual movement of teaching in the construction of the nuclear model and the investigation of the system of statistical concepts in the learning process; d) analysis of the statistical content of Dante's textbook (2017a, 2017b), volumes I, II, III, IV and V; e) the structure of the study activity and a proposal for a developmental teaching plan, as a way of organizing teaching and content according to the study actions listed through the planning of teaching Statistics, focusing on Measures of Central Tendency (average, fashion and median) for the initial years of elementary school, more specifically in the 5th grade. It was concluded that the appropriation of the theory of developmental teaching provides an analysis of the fundamentals for the teaching of statistics, focusing on the formation of concepts as integrated to the mediation of essential relations between subject and object, providing students with an investigative and critical thinking through data analysis, in addition to allowing the teacher to associate the teaching of descriptive statistics with the reasons for students' learning, in order to enable the appropriation of the method of thought proper to statistics by the historical-cultural conception in the process of constituting the conceptsPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoVaz, Duelci Aparecido de Freitashttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814Jesus, Elivanete Alves deMiranda, Made JúniorSouza, Elzilene Maria Lopes de2021-04-16T18:38:48Z2020-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSouza, Elzilene Maria Lopes de. Ensino-aprendizagem de estatística nos anos iniciais: um estudo à luz da teoria desenvolvimental. 2020. 138 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás,Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4609porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2021-04-17T04:00:35Zoai:ambar:tede/4609Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932021-04-17T04:00:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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