ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, André Luiz Araújo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1117
Resumo: O baixo desempenho de estudantes brasileiros na aprendizagem de matemática, de um modo geral, tem sido evidenciado em avaliações nacionais e internacionais. Particularmente no ensino médio, e especificamente em estatística descritiva, identifica-se a necessidade de mudanças nas práticas de ensino que, por sua vez, estão requerendo aportes teóricometodológicos capazes de impulsionar a aprendizagem dos alunos. A teoria do ensino desenvolvimental, de V. V. Davydov (1988, 1999), enfoca a aprendizagem dos conceitos científicos como meio de favorecer o desenvolvimento dos alunos e de promover mudanças em seus modos de ação na vida social pelo uso desses conceitos. Considerado o aporte desta teoria, a presente pesquisa buscou elucidar a seguinte questão: que mudanças podem ser introduzidas no ensino de estatística descritiva a partir das contribuições desta teoria? O objetivo geral foi propor a organização do ensino de estatística descritiva com base na teoria do ensino desenvolvimental. Para tanto, foram realizadas duas etapas: a) pesquisa bibliográfica, abrangendo o período de 2000 a 2013, incluindo periódicos científicos das áreas da Educação e da Educação Matemática, que disponibilizam o acesso de forma eletrônica ao texto integral; b) análise lógico-histórica do conceito de estatística e dos conceitos medidas de tendência central e medidas de dispersão, fundamentada nos princípios da teoria do ensino desenvolvimental, e tendo em vista identificar seu aspecto nuclear como base para a organização do ensino de estatística no ensino médio. Os resultados mostram que no ensino médio, para se introduzir mudança na forma de organização do ensino de estatística descritiva com base na teoria do ensino desenvolvimental, é preciso ter como ponto de partida o seu conceito nuclear, que, nesta pesquisa, foram as relações de contagem. A partir das relações de contagem, pode ser formulado o modelo conceitual das demais relações que envolvem as medidas de tendência central e medidas de dispersão. Conclui-se que a teoria do ensino desenvolvimental oferece as seguintes contribuições: caracterizar, como base para o ensino da estatística descritiva, a reflexão dos conceitos como relações fundamentais que a constituem, oportunizando aos alunos um pensamento investigativo; permitir ao professor associar o ensino de estatística descritiva aos motivos dos alunos para sua aprendizagem; permitir ao aluno a apropriação do método de pensamento próprio da estatística descritiva a partir da compreensão lógico-histórica de construção de cada conceito.
id PUC_GO_ee11d2773805c93a692c5257464ab962
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1117
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL.ensino-aprendizagem de estatísticateoria do ensino desenvolvimentaldidáticaeducação matemáticateaching and learning of statisticstheory of developmental educationdidacticmathematics educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO baixo desempenho de estudantes brasileiros na aprendizagem de matemática, de um modo geral, tem sido evidenciado em avaliações nacionais e internacionais. Particularmente no ensino médio, e especificamente em estatística descritiva, identifica-se a necessidade de mudanças nas práticas de ensino que, por sua vez, estão requerendo aportes teóricometodológicos capazes de impulsionar a aprendizagem dos alunos. A teoria do ensino desenvolvimental, de V. V. Davydov (1988, 1999), enfoca a aprendizagem dos conceitos científicos como meio de favorecer o desenvolvimento dos alunos e de promover mudanças em seus modos de ação na vida social pelo uso desses conceitos. Considerado o aporte desta teoria, a presente pesquisa buscou elucidar a seguinte questão: que mudanças podem ser introduzidas no ensino de estatística descritiva a partir das contribuições desta teoria? O objetivo geral foi propor a organização do ensino de estatística descritiva com base na teoria do ensino desenvolvimental. Para tanto, foram realizadas duas etapas: a) pesquisa bibliográfica, abrangendo o período de 2000 a 2013, incluindo periódicos científicos das áreas da Educação e da Educação Matemática, que disponibilizam o acesso de forma eletrônica ao texto integral; b) análise lógico-histórica do conceito de estatística e dos conceitos medidas de tendência central e medidas de dispersão, fundamentada nos princípios da teoria do ensino desenvolvimental, e tendo em vista identificar seu aspecto nuclear como base para a organização do ensino de estatística no ensino médio. Os resultados mostram que no ensino médio, para se introduzir mudança na forma de organização do ensino de estatística descritiva com base na teoria do ensino desenvolvimental, é preciso ter como ponto de partida o seu conceito nuclear, que, nesta pesquisa, foram as relações de contagem. A partir das relações de contagem, pode ser formulado o modelo conceitual das demais relações que envolvem as medidas de tendência central e medidas de dispersão. Conclui-se que a teoria do ensino desenvolvimental oferece as seguintes contribuições: caracterizar, como base para o ensino da estatística descritiva, a reflexão dos conceitos como relações fundamentais que a constituem, oportunizando aos alunos um pensamento investigativo; permitir ao professor associar o ensino de estatística descritiva aos motivos dos alunos para sua aprendizagem; permitir ao aluno a apropriação do método de pensamento próprio da estatística descritiva a partir da compreensão lógico-histórica de construção de cada conceito.The low performance of Brazilian students in learning mathematics, in general, has been shown in national and international assessments. Particularly in high school, and specifically in descriptive statistics, identifies the need for changes in teaching practices that, in turn, are requiring theoretical and methodological contributions that can boost student learning. The theory of developmental education, VV Davydov (1988, 1999), focuses on the learning of scientific concepts as a means to foster the development of students and to promote changes in their modes of action in social life by using these concepts. Considered the contribution of this theory, the present study sought to elucidate the question: what changes might be introduced in the teaching of descriptive statistics from the contributions of this theory? The overall objective was to propose the organization of teaching descriptive statistics based on the theory of developmental education. For this, two steps were taken: a) Literature review covering the period 2000-2013, including scientific journals in the areas of Education and Mathematics Education, which provide access to full text electronic form; b) logical-historical analysis of the concept of statistical concepts and measures of central tendency and dispersion measures, based on the principles of the theory of developmental education, and in order to identify its nuclear aspect as a basis for organizing the teaching of statistics in education average. The results show that in high school, to introduce change in the way of organizing the teaching of descriptive statistics based on the theory of developmental education, you must have as its starting point the core concept, which in this research were the relations of counting. From the relations of counting can be formulated a conceptual model of other relationships involving measures of central tendency and dispersion measures. We conclude that the theory of developmental education provides the following contributions: characterization as a basis for the teaching of descriptive statistics, the reflection of the concepts as fundamental relationships that form, providing opportunities to students an investigative thought; allow the teacher teaching associate descriptive statistics to the motives of students to their learning; allow the learner ownership of the method of thought itself descriptive statistics from the logical-historical understanding of construction of each concept.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5Rosa, Josélia Euzébio dahttp://lattes.cnpq.br/3190768682419772Libâneo, José Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9Vaz, Duelci Aparecido de Freitashttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814Cunha, André Luiz Araújo2016-07-27T13:53:15Z2014-11-202014-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCUNHA, André Luiz Araújo. ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL.. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T20:49:06Zoai:ambar:tede/1117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T20:49:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL.
title ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL.
spellingShingle ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL.
Cunha, André Luiz Araújo
ensino-aprendizagem de estatística
teoria do ensino desenvolvimental
didática
educação matemática
teaching and learning of statistics
theory of developmental education
didactic
mathematics education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL.
title_full ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL.
title_fullStr ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL.
title_full_unstemmed ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL.
title_sort ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL.
author Cunha, André Luiz Araújo
author_facet Cunha, André Luiz Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5
Rosa, Josélia Euzébio da
http://lattes.cnpq.br/3190768682419772
Libâneo, José Carlos
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9
Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
http://lattes.cnpq.br/7087050865236814
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, André Luiz Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv ensino-aprendizagem de estatística
teoria do ensino desenvolvimental
didática
educação matemática
teaching and learning of statistics
theory of developmental education
didactic
mathematics education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic ensino-aprendizagem de estatística
teoria do ensino desenvolvimental
didática
educação matemática
teaching and learning of statistics
theory of developmental education
didactic
mathematics education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O baixo desempenho de estudantes brasileiros na aprendizagem de matemática, de um modo geral, tem sido evidenciado em avaliações nacionais e internacionais. Particularmente no ensino médio, e especificamente em estatística descritiva, identifica-se a necessidade de mudanças nas práticas de ensino que, por sua vez, estão requerendo aportes teóricometodológicos capazes de impulsionar a aprendizagem dos alunos. A teoria do ensino desenvolvimental, de V. V. Davydov (1988, 1999), enfoca a aprendizagem dos conceitos científicos como meio de favorecer o desenvolvimento dos alunos e de promover mudanças em seus modos de ação na vida social pelo uso desses conceitos. Considerado o aporte desta teoria, a presente pesquisa buscou elucidar a seguinte questão: que mudanças podem ser introduzidas no ensino de estatística descritiva a partir das contribuições desta teoria? O objetivo geral foi propor a organização do ensino de estatística descritiva com base na teoria do ensino desenvolvimental. Para tanto, foram realizadas duas etapas: a) pesquisa bibliográfica, abrangendo o período de 2000 a 2013, incluindo periódicos científicos das áreas da Educação e da Educação Matemática, que disponibilizam o acesso de forma eletrônica ao texto integral; b) análise lógico-histórica do conceito de estatística e dos conceitos medidas de tendência central e medidas de dispersão, fundamentada nos princípios da teoria do ensino desenvolvimental, e tendo em vista identificar seu aspecto nuclear como base para a organização do ensino de estatística no ensino médio. Os resultados mostram que no ensino médio, para se introduzir mudança na forma de organização do ensino de estatística descritiva com base na teoria do ensino desenvolvimental, é preciso ter como ponto de partida o seu conceito nuclear, que, nesta pesquisa, foram as relações de contagem. A partir das relações de contagem, pode ser formulado o modelo conceitual das demais relações que envolvem as medidas de tendência central e medidas de dispersão. Conclui-se que a teoria do ensino desenvolvimental oferece as seguintes contribuições: caracterizar, como base para o ensino da estatística descritiva, a reflexão dos conceitos como relações fundamentais que a constituem, oportunizando aos alunos um pensamento investigativo; permitir ao professor associar o ensino de estatística descritiva aos motivos dos alunos para sua aprendizagem; permitir ao aluno a apropriação do método de pensamento próprio da estatística descritiva a partir da compreensão lógico-histórica de construção de cada conceito.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-20
2014-08-29
2016-07-27T13:53:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, André Luiz Araújo. ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL.. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1117
identifier_str_mv CUNHA, André Luiz Araújo. ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL.. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202253120143360