VENENOS DE DEUS, REMÉDIOS DO DIABO, DE MIA COUTO: IMAGINAÇÃO E IMAGENS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3590 |
Resumo: | O estudo consiste em analisar o romance Venenos de Deus, remédios do Diabo, de Mia Couto, obra que nos levou a perceber que as personagens se inscrevem no entrelugar, desvelando suas características e seus sonhos. A pretensão é a de identificar efeitos de sentido proporcionados por uma narrativa híbrida que inscreve pluralismo das imagens inscritas no entretempo e no entrelugar do sujeito vagante. Isso pressupôs estabelecer contraste entre o real e o imaginário, em uma suposta viagem que o sujeito faz dentro de si, o que permite constatar que o discurso habita uma espécie de imaginação diaspórica que aviva e ilumina espaços, movimentando a vida dos personagens que carregam em si a inspiração de um humano com seu habitat natural violado. O discurso narrativo suporta o ir e vir, daqueles que parecem viver interditos que instigam “sonhos”. A característica marcante do discurso é a inversão do que se conhece da relação entre os signos: venenos e remédios, numa combinação invertida do bem e do demoníaco, da vida e da morte, do sonho e da desesperança. |
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VENENOS DE DEUS, REMÉDIOS DO DIABO, DE MIA COUTO: IMAGINAÇÃO E IMAGENSHibridização. Imaginação diaspórica. Imaginário. Sonho. Venenos de Deus, remédios do Diabo.Dream. Diasporic imagination. Hybridization. Imaginary. Venenos de Deus, remédios do Diabo.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO estudo consiste em analisar o romance Venenos de Deus, remédios do Diabo, de Mia Couto, obra que nos levou a perceber que as personagens se inscrevem no entrelugar, desvelando suas características e seus sonhos. A pretensão é a de identificar efeitos de sentido proporcionados por uma narrativa híbrida que inscreve pluralismo das imagens inscritas no entretempo e no entrelugar do sujeito vagante. Isso pressupôs estabelecer contraste entre o real e o imaginário, em uma suposta viagem que o sujeito faz dentro de si, o que permite constatar que o discurso habita uma espécie de imaginação diaspórica que aviva e ilumina espaços, movimentando a vida dos personagens que carregam em si a inspiração de um humano com seu habitat natural violado. O discurso narrativo suporta o ir e vir, daqueles que parecem viver interditos que instigam “sonhos”. A característica marcante do discurso é a inversão do que se conhece da relação entre os signos: venenos e remédios, numa combinação invertida do bem e do demoníaco, da vida e da morte, do sonho e da desesperança.The study consists of analyzing the novel Venenos de Deus, remédios do Diabo, by Mia Couto, a work that has led us to realize that the characters are inscribed in the interlude, revealing their characteristics and their dreams. The pretension is to identify effects of meaning provided by a hybrid narrative that inscribes pluralism of the images inscribed in the intertempor and interlude of the vagrant subject. This presupposes establishing a contrast between the real and the imaginary, in a supposed trip that the subject makes within itself, which allows to verify that the discourse inhabits a kind of diasporic imagination that enlivens and illuminates spaces, moving the life of the characters that carry in If the inspiration of a human with its natural habitat violated. Narrative discourse supports the coming and going, of those who seem to live interdicts that instigate "dreams". The striking feature of discourse is the reversal of what is known about the relationship between signs: poisons and remedies, in an inverted combination of good and demonic, life and death, dream and hopelessness.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de LetrasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em LetrasMachado, Lacy Guaraciabahttp://lattes.cnpq.br/6281312559432634Correia, Paulo Petroniliohttp://lattes.cnpq.br/1801687030702050Lima, Maria de Fatima Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/8056641507047911Joao, Jose Rodrigues de Sao2017-02-23T11:42:33Z2016-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJoao, Jose Rodrigues de Sao. VENENOS DE DEUS, REMÉDIOS DO DIABO, DE MIA COUTO: IMAGINAÇÃO E IMAGENS. 2016. 70 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3590porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-02-24T04:00:25Zoai:ambar:tede/3590Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-02-24T04:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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