A celebração do erotismo sagrado na poesia de Adélia Prado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Mônica Pereira do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4817
Resumo: Esta pesquisa propõe a análise e a discussão crítico-literária de uma seleção de textos extraídos dos oito livros de poesia de Adélia Prado: Bagagem (1976), O coração disparado (1978), Terra de Santa Cruz (1981), O pelicano (1987), A faca no peito (1988), Oráculos de Maio (1999), A duração do dia (2010) e Miserere (2014), contidos no livro Poesia reunida (2015). O ponto de partida é a proposição da teoria de Georges Bataille, em O erotismo (1987), que elucida que “todo erotismo é sagrado”, em consonância com a obra poética adeliana, investiga-se o seu fazer poético na combinação do erotismo, da religiosidade, da sacralidade do corpo no rito de celebração do erotismo sagrado. Indubitavelmente, a pesquisa não foi uma escolha arbitrária, uma vez que a presentificação de Deus e a representação de Deus na perspectiva erótica estão muito evidentes nos textos de Adélia Prado. Outro fator relevante que conduziu à escolha do erótico como basilar para a análise é o processo emancipador das mulheres, em que a dimensão da sexualidade e a eroticidade têm ocupado espaço importante nas reflexões contra a cultura repressora prescrita pelo patriarcalismo. Ao analisar a produção poética de Adélia Prado nesta perspectiva, a dissertação alinha a interpretação dos poemas à teoria batailliana, para defender a hipótese de que, nesses comentários e análises, há conexões perceptíveis entre os poemas e sua teoria. Como metodologia a pesquisa implicou os estudos analíticos dos poemas, na proposta de análises e comentários, com a exposição de conexões intertextuais e intratextuais. Buscou-se, ainda, o diálogo de sustentação com a fortuna crítica da autora, recorrendo a fontes variadas, mas se reportando especialmente aos trabalhos de Rita de Cássia Olivieri (1994), Vera Queiroz (1994) e Angélica Soares (1992,1999, 2008; 2011), além de remeter a estudos e autores da história e da teoria literárias, bem como de campos do conhecimento afins, à medida que a análise dos versos solicitou aprofundamentos específicos
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Indubitavelmente, a pesquisa não foi uma escolha arbitrária, uma vez que a presentificação de Deus e a representação de Deus na perspectiva erótica estão muito evidentes nos textos de Adélia Prado. Outro fator relevante que conduziu à escolha do erótico como basilar para a análise é o processo emancipador das mulheres, em que a dimensão da sexualidade e a eroticidade têm ocupado espaço importante nas reflexões contra a cultura repressora prescrita pelo patriarcalismo. Ao analisar a produção poética de Adélia Prado nesta perspectiva, a dissertação alinha a interpretação dos poemas à teoria batailliana, para defender a hipótese de que, nesses comentários e análises, há conexões perceptíveis entre os poemas e sua teoria. Como metodologia a pesquisa implicou os estudos analíticos dos poemas, na proposta de análises e comentários, com a exposição de conexões intertextuais e intratextuais. Buscou-se, ainda, o diálogo de sustentação com a fortuna crítica da autora, recorrendo a fontes variadas, mas se reportando especialmente aos trabalhos de Rita de Cássia Olivieri (1994), Vera Queiroz (1994) e Angélica Soares (1992,1999, 2008; 2011), além de remeter a estudos e autores da história e da teoria literárias, bem como de campos do conhecimento afins, à medida que a análise dos versos solicitou aprofundamentos específicosThis research proposes the analysis and critical-literary discussion of a selection of texts extracted from eight books of poetry by Adélia Prado: Bagagem (1976), O Coração Trigado (1978), Terra de Santa Cruz (1981), O pelicano (1987) ), The knife in the chest (1988), Oracles of May (1999), The duration of the day (2010) and Miserere (2014), contained in the book Poesia reunida (2015). The starting point is the proposition of Georges Bataille's theory in O erotismo (1987) which elucidates that "all eroticism is sacred", in line with Adelian poetic work, his poetic work is investigated in the combination of eroticism, religiosity, of the sacredness of the body in the rite of celebration of sacred eroticism. Undoubtedly, the research was not an arbitrary choice, since the presentification of God and the representation of God in the erotic perspective are very evident in the texts of Adélia Prado. Another relevant factor that led to the choice of the erotic as the basis for the analysis is the emancipatory process of women, in which the dimension of sexuality and eroticity has occupied an important space in reflections against the repressive culture prescribed by patriarchy. By analyzing Adélia Prado's poetic production from this perspective, the dissertation aligns the interpretation of the poems to Bataillian theory, to defend the hypothesis that, in these comments and analyses, there are perceptible connections between the poems and her theory. As a methodology, the research involved the analytical studies of the poems, in the proposal of analysis and comments, with the exposition of intertextual and intratextuais connections. The dialogue of support with the author's critical fortune was also sought, using various sources, but referring especially to the works of Rita de Cássia Olivieri (1994), Vera Queiroz (1994) and Angélica Soares (1992, 1999, 2008; 2011), in addition to referring to studies and authors of literary history and theory, as well as related fields of knowledge, as the analysis of the verses requested specific deepening.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em LetrasVieira Júnior, Paulo Antôniohttp://lattes.cnpq.br/8490405451576541Ferreira, Elizete Albinahttp://lattes.cnpq.br/7838155117795661David, Nismária Alveshttp://lattes.cnpq.br/6682621513643586Teixeira, Átila Silva Arrudahttp://lattes.cnpq.br/4311689779309999Bonafim, Alexandre Felizardohttp://lattes.cnpq.br/1959419139144723Nascimento, Mônica Pereira do2022-07-18T12:26:13Z2022-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNascimento, Mônica Pereira do. A celebração do erotismo sagrado na poesia de Adélia Prado. 2022. 99 f. Dissertação (Mestrado em Letras) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2022http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-07-19T14:52:10Zoai:ambar:tede/4817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-07-19T14:52:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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