Modernidade Sombria e Seus Reflexos na Educação: Ideologia, Violência Simbólica e Banalização do Mal no Discurso Totalitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Geovanna Arrais
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4348
Resumo: Este estudo se insere na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e no GP CNPq-PUC Goiás Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais. Dentre as motivações que estimularam a elaboração deste estudo, o mais fundamental indaga os desdobramentos políticos, estruturais, morais e éticos da 2ª Guerra Mundial a respeito da experiência nazista que se instalou na Alemanha, atirando o povo alemão na mais completa crise identitária. Esta nação, devastada pela Guerra Mundial se atira em um estado inerte de submissão a fim de encontrar um líder que viria a ser o seu grande salvador. Pretendeu-se compreender de que forma a propaganda, especialmente por meio da utilização do Cinema, foi uma importante arma de Hitler no processo da construção e difusão da ideologia nazista. Um dos aspectos desta análise voltou-se para a importância de compreender o caráter simbólico da violência contida neste tipo de proposta que ajudou a fomentar o ódio voltado para os chamados -inimigos do regime, tais como judeus, comunistas, negros, etc.¿ Até mesmo a educação foi manipulada ideologicamente, de forma a conduzir os jovens a pensar de maneira mais conveniente para o governo, de modo a construir uma nação cujo maior objetivo era atender às ordens de seu líder, como o único capaz de levar o país à reconstituir sua glória. Este trabalho visou também pensar as contribuições teórico-filosóficas de Adorno e Hannah Arendt para promover uma reflexão acerca dos riscos que a banalização do mal típica de regimes totalitários pode representar para a convivência em sociedade, do ponto de vista do respeito pelos direitos humanos. Para tanto mostrou-se essencial desenvolver também uma pesquisa sobre como a educação emancipadora, embasada na noção de amor mundi poderia abrir precedentes para o combate à sedução presente nos discursos messiânicos advindos de propostas políticas autoritárias que mesmo nos dias de hoje representam uma ameaça latente e constante. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de base teórico-bibliográfica, de natureza crítico-compreensiva, estruturada sob a forma de três ensaios, tendo como suporte teórico principal, as obras de Hannah Arendt, As Origens do Totalitarismo (1975); Crise na Educação (1958); A Condição Humana (2017); Entre o Passado e o Futuro (2016); A Vida do Espírito (1978), dialogadas com outros autores como, Michel Foucault (2014), Pierre Bourdieu (1992), Theodor Adorno (2000)
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spelling Modernidade Sombria e Seus Reflexos na Educação: Ideologia, Violência Simbólica e Banalização do Mal no Discurso TotalitárioTotalitarismo. Educação. Ideologia. Banalização do Mal. Violência Simbólica.Totalitarianism. Education. Ideology. Banalization of Evil. Symbolic Violence.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo se insere na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e no GP CNPq-PUC Goiás Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais. Dentre as motivações que estimularam a elaboração deste estudo, o mais fundamental indaga os desdobramentos políticos, estruturais, morais e éticos da 2ª Guerra Mundial a respeito da experiência nazista que se instalou na Alemanha, atirando o povo alemão na mais completa crise identitária. Esta nação, devastada pela Guerra Mundial se atira em um estado inerte de submissão a fim de encontrar um líder que viria a ser o seu grande salvador. Pretendeu-se compreender de que forma a propaganda, especialmente por meio da utilização do Cinema, foi uma importante arma de Hitler no processo da construção e difusão da ideologia nazista. Um dos aspectos desta análise voltou-se para a importância de compreender o caráter simbólico da violência contida neste tipo de proposta que ajudou a fomentar o ódio voltado para os chamados -inimigos do regime, tais como judeus, comunistas, negros, etc.¿ Até mesmo a educação foi manipulada ideologicamente, de forma a conduzir os jovens a pensar de maneira mais conveniente para o governo, de modo a construir uma nação cujo maior objetivo era atender às ordens de seu líder, como o único capaz de levar o país à reconstituir sua glória. Este trabalho visou também pensar as contribuições teórico-filosóficas de Adorno e Hannah Arendt para promover uma reflexão acerca dos riscos que a banalização do mal típica de regimes totalitários pode representar para a convivência em sociedade, do ponto de vista do respeito pelos direitos humanos. Para tanto mostrou-se essencial desenvolver também uma pesquisa sobre como a educação emancipadora, embasada na noção de amor mundi poderia abrir precedentes para o combate à sedução presente nos discursos messiânicos advindos de propostas políticas autoritárias que mesmo nos dias de hoje representam uma ameaça latente e constante. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de base teórico-bibliográfica, de natureza crítico-compreensiva, estruturada sob a forma de três ensaios, tendo como suporte teórico principal, as obras de Hannah Arendt, As Origens do Totalitarismo (1975); Crise na Educação (1958); A Condição Humana (2017); Entre o Passado e o Futuro (2016); A Vida do Espírito (1978), dialogadas com outros autores como, Michel Foucault (2014), Pierre Bourdieu (1992), Theodor Adorno (2000)This study is part of the Education, Society and Culture Research Line and the GP CNPq-PUC Goiás Education, History, Memory and Culture in different social spaces. Among the motivations that stimulated the elaboration of this study, the most fundamental questions the political, structural, moral and ethical developments of World War II regarding the Nazi experience that settled in Germany, throwing the German people into the most complete identity crisis. This nation, devastated by the World War, threw itself into an inert state of submission in order to find a leader who would become its great savior. It was intended to understand how propaganda, especially through the use of Cinema, was an important weapon of Hitler in the process of the construction and diffusion of Nazi ideology. One of the aspects of this analysis was the importance of understanding the symbolic nature of the violence contained in this type of proposal, which helped to foment hatred towards the socalled "enemies of the regime, such as Jews, communists, blacks, etc." even education was ideologically manipulated so as to lead young people to think more conveniently for the government in order to build a nation whose main purpose was to attend to the orders of its leader as the only one capable of leading the country to reconstitute his glory. This work also aimed to think about the theoreticalphilosophical contributions of Adorno and Hannah Arendt to promote a reflection on the risks that the banalization of the typical evil of totalitarian regimes can represent for the coexistence in society, from the point of view of respect for human rights. For this, it was also essential to develop a research on how emancipatory education, based on the notion of world love, could open precedents for the fight against the seduction present in the messianic discourses derived from authoritarian political proposals that even today represent a latent threat and constant. It was a qualitative research based on a theoretical-bibliographic basis, of a critical-understanding nature, structured in the form of three essays, having as main theoretical support the works of Hannah Arendt, The Origins of Totalitarianism (1975); Crisis in Education (1958); The Human Condition (2017); Between the Past and the Future (2016); The Life of the Spirit (1978), dialogued with other authors such as Michel Foucault (2014), Pierre Bourdieu (1992), Theodor Adorno (2000)Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoBaldino, José Mariahttp://lattes.cnpq.br/2750664629773893Oliveira, Daniele Lopeshttp://lattes.cnpq.br/2405365578681576Giacomet, Michelehttp://lattes.cnpq.br/2538562733321262Lopes, Geovanna Arrais2019-09-13T14:16:47Z2019-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLopes, Geovanna Arrais. Modernidade Sombria e Seus Reflexos na Educação: Ideologia, Violência Simbólica e Banalização do Mal no Discurso Totalitário. 2019. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4348porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-09-14T04:00:29Zoai:ambar:tede/4348Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-09-14T04:00:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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