Leitura, modelagem do comportamento verbal e análises de igualação em uma criança com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Isabella Tereza Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4814
Resumo: Procedimentos de leitura e fala para pessoas com Paralisia Cerebral são muito relevantes, visto que o processo de inclusão nas escolas é recente e uma de suas premissas é o respeito à singularidade das pessoas. A Análise do Comportamento prevê que a aprendizagem se dá a partir do arranjo de contingências de reforçamento específicas baseadas no repertório e no ritmo de aprendizagem de cada indivíduo. Com base nisso, essa pesquisa teve o objetivo de promover a leitura e estender a generalidade da Lei da Igualação a partir da análise da distribuição relativa de respostas e reforços no ensino de dez verbalizações (fala e leitura) relacionadas a palavras relevantes do contexto de uma criança não-verbal com Paralisia Cerebral. O procedimento foi realizado com tarefas de Matching to Sample no software Contingência Programada e a partir da modelagem do comportamento verbal, com pontos diferenciais para respostas de olhar (1), apontar (2) e verbalizar (5), em diferentes condições com uso de sílabas, palavras e figuras. Os resultados demonstraram que o participante aprendeu a leitura receptiva e textual das dez palavras propostas, demonstrou uma melhora na topografia de sua oralidade e obteve 84,6% de acertos na etapa de verificação de leitura com compreensão
id PUC_GO_97b540ac4ae27710c0a48bc44e70cf4f
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4814
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Leitura, modelagem do comportamento verbal e análises de igualação em uma criança com paralisia cerebralParalisia cerebralLeituraLei da igualaçãoComportamento verbalCerebral palsyMatching to sampleMatching lawVerbal behaviorCiências HumanasProcedimentos de leitura e fala para pessoas com Paralisia Cerebral são muito relevantes, visto que o processo de inclusão nas escolas é recente e uma de suas premissas é o respeito à singularidade das pessoas. A Análise do Comportamento prevê que a aprendizagem se dá a partir do arranjo de contingências de reforçamento específicas baseadas no repertório e no ritmo de aprendizagem de cada indivíduo. Com base nisso, essa pesquisa teve o objetivo de promover a leitura e estender a generalidade da Lei da Igualação a partir da análise da distribuição relativa de respostas e reforços no ensino de dez verbalizações (fala e leitura) relacionadas a palavras relevantes do contexto de uma criança não-verbal com Paralisia Cerebral. O procedimento foi realizado com tarefas de Matching to Sample no software Contingência Programada e a partir da modelagem do comportamento verbal, com pontos diferenciais para respostas de olhar (1), apontar (2) e verbalizar (5), em diferentes condições com uso de sílabas, palavras e figuras. Os resultados demonstraram que o participante aprendeu a leitura receptiva e textual das dez palavras propostas, demonstrou uma melhora na topografia de sua oralidade e obteve 84,6% de acertos na etapa de verificação de leitura com compreensãoProcedures of reading and speaking for people with Cerebral Palsy are relevant, seen that the process of inclusion in schools are recent and one of its premisses is the respect for their singularity. Behavior Analysis predicts that learning takes place from the arrangement of specific contingencies of reinforcement based in the repertoire and learning rhythm of each person. This research had the goal of promoting reading abilities and extending the generality of the Matching Law based on the analysis of the relative distribution of responses and reinforcements when teaching ten verbalizations (speak and reading) related to relevant words in the context of a non-verbal child with Cerebral Palsy. The procedure was done with tasks of matching to sample performed by the software Contingência Programada and by the shaping of verbal behavior, with differentiational reinforcement points for responses to looking (1), pointing (2) and verbalizing (5), in different conditions with the use of syllables, words and figures. The results demonstrated that the participant learned receptive and textual reading of the ten proposed words, showed an improvement in the topography of his orality and got a correct answer percentage of 84,6% on the stage of verification of reading with comprehensionPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e da SaúdeBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaCoelho, Cristianohttp://lattes.cnpq.br/0905415720792566Pedroso, Reginaldohttp://lattes.cnpq.br/9528197549640454Santos, Antônio Carlos Godinho doshttp://lattes.cnpq.br/9800688291856916Pires, Isabella Tereza Rodrigues2022-07-15T15:36:20Z2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPires, Isabella Tereza Rodrigues. Leitura, modelagem do comportamento verbal e análises de igualação em uma criança. 2021. 78 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2021.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-07-18T11:38:48Zoai:ambar:tede/4814Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-07-18T11:38:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura, modelagem do comportamento verbal e análises de igualação em uma criança com paralisia cerebral
title Leitura, modelagem do comportamento verbal e análises de igualação em uma criança com paralisia cerebral
spellingShingle Leitura, modelagem do comportamento verbal e análises de igualação em uma criança com paralisia cerebral
Pires, Isabella Tereza Rodrigues
Paralisia cerebral
Leitura
Lei da igualação
Comportamento verbal
Cerebral palsy
Matching to sample
Matching law
Verbal behavior
Ciências Humanas
title_short Leitura, modelagem do comportamento verbal e análises de igualação em uma criança com paralisia cerebral
title_full Leitura, modelagem do comportamento verbal e análises de igualação em uma criança com paralisia cerebral
title_fullStr Leitura, modelagem do comportamento verbal e análises de igualação em uma criança com paralisia cerebral
title_full_unstemmed Leitura, modelagem do comportamento verbal e análises de igualação em uma criança com paralisia cerebral
title_sort Leitura, modelagem do comportamento verbal e análises de igualação em uma criança com paralisia cerebral
author Pires, Isabella Tereza Rodrigues
author_facet Pires, Isabella Tereza Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Cristiano
http://lattes.cnpq.br/0905415720792566
Pedroso, Reginaldo
http://lattes.cnpq.br/9528197549640454
Santos, Antônio Carlos Godinho dos
http://lattes.cnpq.br/9800688291856916
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Isabella Tereza Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Paralisia cerebral
Leitura
Lei da igualação
Comportamento verbal
Cerebral palsy
Matching to sample
Matching law
Verbal behavior
Ciências Humanas
topic Paralisia cerebral
Leitura
Lei da igualação
Comportamento verbal
Cerebral palsy
Matching to sample
Matching law
Verbal behavior
Ciências Humanas
description Procedimentos de leitura e fala para pessoas com Paralisia Cerebral são muito relevantes, visto que o processo de inclusão nas escolas é recente e uma de suas premissas é o respeito à singularidade das pessoas. A Análise do Comportamento prevê que a aprendizagem se dá a partir do arranjo de contingências de reforçamento específicas baseadas no repertório e no ritmo de aprendizagem de cada indivíduo. Com base nisso, essa pesquisa teve o objetivo de promover a leitura e estender a generalidade da Lei da Igualação a partir da análise da distribuição relativa de respostas e reforços no ensino de dez verbalizações (fala e leitura) relacionadas a palavras relevantes do contexto de uma criança não-verbal com Paralisia Cerebral. O procedimento foi realizado com tarefas de Matching to Sample no software Contingência Programada e a partir da modelagem do comportamento verbal, com pontos diferenciais para respostas de olhar (1), apontar (2) e verbalizar (5), em diferentes condições com uso de sílabas, palavras e figuras. Os resultados demonstraram que o participante aprendeu a leitura receptiva e textual das dez palavras propostas, demonstrou uma melhora na topografia de sua oralidade e obteve 84,6% de acertos na etapa de verificação de leitura com compreensão
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16
2022-07-15T15:36:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pires, Isabella Tereza Rodrigues. Leitura, modelagem do comportamento verbal e análises de igualação em uma criança. 2021. 78 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2021.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4814
identifier_str_mv Pires, Isabella Tereza Rodrigues. Leitura, modelagem do comportamento verbal e análises de igualação em uma criança. 2021. 78 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2021.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791404485148672