Leitura, modelagem do comportamento verbal e análises de igualação em uma criança com paralisia cerebral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4814 |
Resumo: | Procedimentos de leitura e fala para pessoas com Paralisia Cerebral são muito relevantes, visto que o processo de inclusão nas escolas é recente e uma de suas premissas é o respeito à singularidade das pessoas. A Análise do Comportamento prevê que a aprendizagem se dá a partir do arranjo de contingências de reforçamento específicas baseadas no repertório e no ritmo de aprendizagem de cada indivíduo. Com base nisso, essa pesquisa teve o objetivo de promover a leitura e estender a generalidade da Lei da Igualação a partir da análise da distribuição relativa de respostas e reforços no ensino de dez verbalizações (fala e leitura) relacionadas a palavras relevantes do contexto de uma criança não-verbal com Paralisia Cerebral. O procedimento foi realizado com tarefas de Matching to Sample no software Contingência Programada e a partir da modelagem do comportamento verbal, com pontos diferenciais para respostas de olhar (1), apontar (2) e verbalizar (5), em diferentes condições com uso de sílabas, palavras e figuras. Os resultados demonstraram que o participante aprendeu a leitura receptiva e textual das dez palavras propostas, demonstrou uma melhora na topografia de sua oralidade e obteve 84,6% de acertos na etapa de verificação de leitura com compreensão |
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Leitura, modelagem do comportamento verbal e análises de igualação em uma criança com paralisia cerebralParalisia cerebralLeituraLei da igualaçãoComportamento verbalCerebral palsyMatching to sampleMatching lawVerbal behaviorCiências HumanasProcedimentos de leitura e fala para pessoas com Paralisia Cerebral são muito relevantes, visto que o processo de inclusão nas escolas é recente e uma de suas premissas é o respeito à singularidade das pessoas. A Análise do Comportamento prevê que a aprendizagem se dá a partir do arranjo de contingências de reforçamento específicas baseadas no repertório e no ritmo de aprendizagem de cada indivíduo. Com base nisso, essa pesquisa teve o objetivo de promover a leitura e estender a generalidade da Lei da Igualação a partir da análise da distribuição relativa de respostas e reforços no ensino de dez verbalizações (fala e leitura) relacionadas a palavras relevantes do contexto de uma criança não-verbal com Paralisia Cerebral. O procedimento foi realizado com tarefas de Matching to Sample no software Contingência Programada e a partir da modelagem do comportamento verbal, com pontos diferenciais para respostas de olhar (1), apontar (2) e verbalizar (5), em diferentes condições com uso de sílabas, palavras e figuras. Os resultados demonstraram que o participante aprendeu a leitura receptiva e textual das dez palavras propostas, demonstrou uma melhora na topografia de sua oralidade e obteve 84,6% de acertos na etapa de verificação de leitura com compreensãoProcedures of reading and speaking for people with Cerebral Palsy are relevant, seen that the process of inclusion in schools are recent and one of its premisses is the respect for their singularity. Behavior Analysis predicts that learning takes place from the arrangement of specific contingencies of reinforcement based in the repertoire and learning rhythm of each person. This research had the goal of promoting reading abilities and extending the generality of the Matching Law based on the analysis of the relative distribution of responses and reinforcements when teaching ten verbalizations (speak and reading) related to relevant words in the context of a non-verbal child with Cerebral Palsy. The procedure was done with tasks of matching to sample performed by the software Contingência Programada and by the shaping of verbal behavior, with differentiational reinforcement points for responses to looking (1), pointing (2) and verbalizing (5), in different conditions with the use of syllables, words and figures. The results demonstrated that the participant learned receptive and textual reading of the ten proposed words, showed an improvement in the topography of his orality and got a correct answer percentage of 84,6% on the stage of verification of reading with comprehensionPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e da SaúdeBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaCoelho, Cristianohttp://lattes.cnpq.br/0905415720792566Pedroso, Reginaldohttp://lattes.cnpq.br/9528197549640454Santos, Antônio Carlos Godinho doshttp://lattes.cnpq.br/9800688291856916Pires, Isabella Tereza Rodrigues2022-07-15T15:36:20Z2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPires, Isabella Tereza Rodrigues. Leitura, modelagem do comportamento verbal e análises de igualação em uma criança. 2021. 78 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2021.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-07-18T11:38:48Zoai:ambar:tede/4814Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-07-18T11:38:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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