A DIMENSÃO POLÍTICA NO(A) PROFESSOR(A) DA LICENCIATURA EM HISTÓRIA DAS UnUS DE GOIÁS E MORRINHOS DA UEG (1999-2010)
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
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Resumo: | O tema deste estudo é a dimensão política no(a) professor(a) da Licenciatura em História nas UnUs de Goiás e Morrinhos da UEG entre 1999 e 2010. Compreender como a dimensão política integra a identidade do professor do curso de Licenciatura em História da UEG é o objetivo geral. A relevância social do tema encontra-se no fato de chamar a atenção do professor universitário para assumir, entre suas responsabilidades, o compromisso político visando à transformação social. Compreender como o processo de fragilização dos aspectos políticos presentes na modernidade atinge o docente dos cursos de Licenciatura em História da UEG, consistiu o problema dessa investigação que exigiu o traçado dos seguintes objetivos: identificar, na literatura, as diferentes abordagens acerca do sentido da política na modernidade; reconhecer o vínculo entre educação e política, identificando as características do professor universitário como intelectual comprometido pedagógica e politicamente com o trabalho docente; compreender os objetivos do Ensino Superior, particularmente na UEG; analisar a dimensão política do professor do curso de Licenciatura em História das Unidades Universitárias da cidade de Goiás e Morrinhos. Adotou-se como trajetória de investigação o método do materialismo dialético. Do ponto de vista da forma de abordagem do objeto, a pesquisa é qualitativa com análise de entrevistas com professores e alunos. As categorias norteadoras deste trabalho foram: política e docência universitária. Os eixos que orientam o referencial teórico são: a) a concepção de política, com apoio em Finer (1981), Negt e Kluge (1999), Bobbio (2000), Marx (2002), Dallari (2004) e Arendt (2007a; 2007b; 2008); b) princípios de ensino superior e a UEG, com base em Ferreira (1995), Silva (1995), Vieira (2000) e Catani e Oliveira (2002); c) a universidade como espaço político, com apoio em Brzezinski (1987; 1996; 2002), Gramsci (1989) e Portelli (1997); d) a fragilização dos aspectos políticos na sociedade moderna com amparo nos trabalhos de Marx (1980; 2002; 2006; 2007), Coelho (1986), Enguita (1991), Gaparini (1995) e Antunes (2001). As conclusões apontam que a universidade é essencialmente um espaço público onde devem ser materializadas atividades científicas, pedagógicas e políticas. A responsabilidade com a formação política vem sendo dificultada por fatores como o processo de alienação que envolve os professores do curso de História da UEG pela proletarização de suas funções, pela definição do ser como apolítico ou individualista e pela incorporação dos referenciais neoliberais. |
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A DIMENSÃO POLÍTICA NO(A) PROFESSOR(A) DA LICENCIATURA EM HISTÓRIA DAS UnUS DE GOIÁS E MORRINHOS DA UEG (1999-2010)PolíticaDocência universitáriaFormação políticaPoliticsUniversity Teaching StaffPolitical EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO tema deste estudo é a dimensão política no(a) professor(a) da Licenciatura em História nas UnUs de Goiás e Morrinhos da UEG entre 1999 e 2010. Compreender como a dimensão política integra a identidade do professor do curso de Licenciatura em História da UEG é o objetivo geral. A relevância social do tema encontra-se no fato de chamar a atenção do professor universitário para assumir, entre suas responsabilidades, o compromisso político visando à transformação social. Compreender como o processo de fragilização dos aspectos políticos presentes na modernidade atinge o docente dos cursos de Licenciatura em História da UEG, consistiu o problema dessa investigação que exigiu o traçado dos seguintes objetivos: identificar, na literatura, as diferentes abordagens acerca do sentido da política na modernidade; reconhecer o vínculo entre educação e política, identificando as características do professor universitário como intelectual comprometido pedagógica e politicamente com o trabalho docente; compreender os objetivos do Ensino Superior, particularmente na UEG; analisar a dimensão política do professor do curso de Licenciatura em História das Unidades Universitárias da cidade de Goiás e Morrinhos. Adotou-se como trajetória de investigação o método do materialismo dialético. Do ponto de vista da forma de abordagem do objeto, a pesquisa é qualitativa com análise de entrevistas com professores e alunos. As categorias norteadoras deste trabalho foram: política e docência universitária. Os eixos que orientam o referencial teórico são: a) a concepção de política, com apoio em Finer (1981), Negt e Kluge (1999), Bobbio (2000), Marx (2002), Dallari (2004) e Arendt (2007a; 2007b; 2008); b) princípios de ensino superior e a UEG, com base em Ferreira (1995), Silva (1995), Vieira (2000) e Catani e Oliveira (2002); c) a universidade como espaço político, com apoio em Brzezinski (1987; 1996; 2002), Gramsci (1989) e Portelli (1997); d) a fragilização dos aspectos políticos na sociedade moderna com amparo nos trabalhos de Marx (1980; 2002; 2006; 2007), Coelho (1986), Enguita (1991), Gaparini (1995) e Antunes (2001). As conclusões apontam que a universidade é essencialmente um espaço público onde devem ser materializadas atividades científicas, pedagógicas e políticas. A responsabilidade com a formação política vem sendo dificultada por fatores como o processo de alienação que envolve os professores do curso de História da UEG pela proletarização de suas funções, pela definição do ser como apolítico ou individualista e pela incorporação dos referenciais neoliberais.The theme of this study is the politic dimension at the professor of Teaching Qualification in History at UEG UnUs (University Unit) at Cidade de Goiás and Morrinhos between 1999 e 2010. Understanding how the politic dimension integrates the professor s identity of the course of Teaching Qualification in History at UEG is the main goal. The social relevance of the theme is in the fact of calling attention to the professor to take on, among his responsibilities, the politic commitment aiming at the social transformation. Understanding how the process of weakness of the politic aspects found in the modernity hits the teaching staff of the courses of Teaching Qualification in History at UEG was the problem of this research which demanded a line of the following purposes: find, in literature, the different approaches about the meaning of politics in modernity; recognize the liking between the education and politics, identifying the characteristics of the professor as intellectual committed pedagogically and politically with the teaching staff work; understand the objectives of higher of education, especially at UEG; analyze the politic dimension of the professor of Teaching Qualification in History of the University Units at Cidade de Goiás and Morrinhos. The method of dialect materialism was adopted as a line of investigation. In the point of view of the approach form of the object, the research is qualitative with analyses of interviews with professors and students. The guide categories of this research were: politics and university teaching staff. The axis that guides the theoretical referential are: a) conception of politics, with the support in Finer (1981), Negt and Kluge (1999), Bobbio (2000), Marx (2002), Dallari (2004) and Arendt (2007a; 2007b; 2008); b) principles of higher education and UEG based on Ferreira (1995), Silva (1995), Vieira (2000) and Catani and Oliveira (2002); c) the University as a political space with support in Brzezinski (1987; 1996; 2002), Gramsci (1989) and Portelli (1997); d) the weakness in the political aspects at the modern society with support in works of Marx (1980; 2002; 2006; 2007), Coelho (1986), Enguita (1991), Gaparini (1995) and Antunes (2001). The conclusions pointed that the university is essentially a public space where scientific, pedagogical and political activities must be materialized. The responsibility with the political education is being hindered by factors like the alienation process which involves the History Professors at UEG by the proletariation of their functions, by the definition of the person as apolitical or individualist and by the incorporation of neo-liberal referential.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásStricto Sensu - Doutorado em EducaçãoBrzezinski, Iriahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4Capel, Heloisa Selma Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/0202627724737454Quadros, Eduardo Gusmão dehttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113Nunes, Heliane Prudentehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788628T7Carneiro, Maria Esperança Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0Santos, Cristiano Alexandre dos2016-07-27T13:45:15Z2012-03-012010-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Cristiano Alexandre dos. A DIMENSÃO POLÍTICA NO(A) PROFESSOR(A) DA LICENCIATURA EM HISTÓRIA DAS UnUS DE GOIÁS E MORRINHOS DA UEG (1999-2010). 2010. 253 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-02-21T17:13:05Zoai:ambar:tede/744Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-02-21T17:13:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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