Formación política en el bojo de la pedagogía universitaria: implicaciones en la formación de futuros profesores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabrício Oliveira da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lopes, Maria da Conceição Oliveira, Santana, Jescilda Ferreira de Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15372
Resumo: Partindo do pressuposto de que a formação política orienta a vida coletiva e demanda instrumentalizar o sujeito para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva e de que a participação na escola gera aprendizado político para a participação na sociedade em geral, esse trabalho analisou como a docência universitária tece processos de formação crítica, política dos discentes em formação, de modo a impactar nas práticas educativas futuras da escola básica. A pesquisa trilhou no lastro da discussão sobre educação política, pedagogia universitária, enveredando pelos aportes da metodologia qualitativa, com opção pela entrevista semiestruturada. Os sujeitos participantes foram nove estudantes concluintes dos cursos de licenciatura de uma universidade pública estadual. A análise dos dados realizada, mediante a técnica Análise Temática, permite concluir que a formação política não ocupa o centro das preocupações da pedagogia universitária, ficando as questões de urgência social suplantadas pelo engessamento do currículo. O debate vem à tona com afinco apenas na disciplina específica ao final do curso, distorcendo, assim, o conceito de política como prática necessariamente cotidiana.
id UFS-3_8212eb701bb1f6740ccc99bf99e4f633
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15372
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formación política en el bojo de la pedagogía universitaria: implicaciones en la formación de futuros profesoresA formação política no bojo da pedagogia universitária: implicações na formação de futuros professoresPolitical formation in the bojo of university pedagogy: implications in the formation of future teachersPolitical educationPoliticsTeacher educationUniversity pedagogyEducación políticaFormación docentePedagogía universitariaPolíticaEducação políticaFormação de professoresPedagogia universitáriaPolíticaPartindo do pressuposto de que a formação política orienta a vida coletiva e demanda instrumentalizar o sujeito para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva e de que a participação na escola gera aprendizado político para a participação na sociedade em geral, esse trabalho analisou como a docência universitária tece processos de formação crítica, política dos discentes em formação, de modo a impactar nas práticas educativas futuras da escola básica. A pesquisa trilhou no lastro da discussão sobre educação política, pedagogia universitária, enveredando pelos aportes da metodologia qualitativa, com opção pela entrevista semiestruturada. Os sujeitos participantes foram nove estudantes concluintes dos cursos de licenciatura de uma universidade pública estadual. A análise dos dados realizada, mediante a técnica Análise Temática, permite concluir que a formação política não ocupa o centro das preocupações da pedagogia universitária, ficando as questões de urgência social suplantadas pelo engessamento do currículo. O debate vem à tona com afinco apenas na disciplina específica ao final do curso, distorcendo, assim, o conceito de política como prática necessariamente cotidiana.Based on the assumption that political education guides collective life and demands to equip the subject to build a fair, democratic and inclusive society and that participation in school generates political learning for participation in society in general, this work analyzed how university teaching weaves processes of critical education, the policy of students in training, in order to impact the future educational practices of the basic school. The research was based on the discussion of political education and university pedagogy, taking into account the contributions of qualitative methodology, with the option of a semi-structured interview. The participating subjects were nine students graduating from undergraduate courses at a public state university. The analysis of the data carried out, using the Thematic Analysis technique, allows us to conclude that political education does not occupy the center of the concerns of university pedagogy, with issues of social urgency being supplanted by the plastering of the curriculum. The debate comes to the fore only in the specific subject at the end of the course, thus distorting the concept of politics as necessarily a daily practice.Basado en la suposición de que la educación política guía la vida colectiva y exige equipar al sujeto para construir una sociedad justa, democrática e inclusiva y que la participación en la escuela genera aprendizaje político para la participación en la sociedad en general, este trabajo analizó cómo la enseñanza universitaria entrelaza los procesos de educación crítica sobre la política de los estudiantes en formación, para impactar las futuras prácticas educativas de la escuela básica. La investigación se basó en la discusión de la educación política, la pedagogía universitaria, avanzando hacia las contribuciones de la metodología cualitativa, con una opción para una entrevista semiestructurada. Los participantes fueron nueve estudiantes que están haciendo cursos de pregrado en una universidad pública estatal. El análisis de los datos llevados a cabo, utilizando la técnica de análisis temático, nos permite concluir que la educación política no ocupa el centro de las preocupaciones de la pedagogía universitaria, y que las cuestiones de urgencia social son suplantadas por el enlucido del plan de estudios. El debate sale a primer plano solo en el tema específico al final del curso, distorsionando así el concepto de política como una práctica necesariamente diaria.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1537210.20952/revtee.v14i33.15372Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e15372Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e15372Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e15372Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e153722358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15372/11662https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15372/13259Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabrício Oliveira daLopes, Maria da Conceição OliveiraSantana, Jescilda Ferreira de Macedo 2022-12-13T23:11:51Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15372Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-13T23:11:51Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formación política en el bojo de la pedagogía universitaria: implicaciones en la formación de futuros profesores
A formação política no bojo da pedagogia universitária: implicações na formação de futuros professores
Political formation in the bojo of university pedagogy: implications in the formation of future teachers
title Formación política en el bojo de la pedagogía universitaria: implicaciones en la formación de futuros profesores
spellingShingle Formación política en el bojo de la pedagogía universitaria: implicaciones en la formación de futuros profesores
Silva, Fabrício Oliveira da
Political education
Politics
Teacher education
University pedagogy
Educación política
Formación docente
Pedagogía universitaria
Política
Educação política
Formação de professores
Pedagogia universitária
Política
title_short Formación política en el bojo de la pedagogía universitaria: implicaciones en la formación de futuros profesores
title_full Formación política en el bojo de la pedagogía universitaria: implicaciones en la formación de futuros profesores
title_fullStr Formación política en el bojo de la pedagogía universitaria: implicaciones en la formación de futuros profesores
title_full_unstemmed Formación política en el bojo de la pedagogía universitaria: implicaciones en la formación de futuros profesores
title_sort Formación política en el bojo de la pedagogía universitaria: implicaciones en la formación de futuros profesores
author Silva, Fabrício Oliveira da
author_facet Silva, Fabrício Oliveira da
Lopes, Maria da Conceição Oliveira
Santana, Jescilda Ferreira de Macedo
author_role author
author2 Lopes, Maria da Conceição Oliveira
Santana, Jescilda Ferreira de Macedo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabrício Oliveira da
Lopes, Maria da Conceição Oliveira
Santana, Jescilda Ferreira de Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Political education
Politics
Teacher education
University pedagogy
Educación política
Formación docente
Pedagogía universitaria
Política
Educação política
Formação de professores
Pedagogia universitária
Política
topic Political education
Politics
Teacher education
University pedagogy
Educación política
Formación docente
Pedagogía universitaria
Política
Educação política
Formação de professores
Pedagogia universitária
Política
description Partindo do pressuposto de que a formação política orienta a vida coletiva e demanda instrumentalizar o sujeito para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva e de que a participação na escola gera aprendizado político para a participação na sociedade em geral, esse trabalho analisou como a docência universitária tece processos de formação crítica, política dos discentes em formação, de modo a impactar nas práticas educativas futuras da escola básica. A pesquisa trilhou no lastro da discussão sobre educação política, pedagogia universitária, enveredando pelos aportes da metodologia qualitativa, com opção pela entrevista semiestruturada. Os sujeitos participantes foram nove estudantes concluintes dos cursos de licenciatura de uma universidade pública estadual. A análise dos dados realizada, mediante a técnica Análise Temática, permite concluir que a formação política não ocupa o centro das preocupações da pedagogia universitária, ficando as questões de urgência social suplantadas pelo engessamento do currículo. O debate vem à tona com afinco apenas na disciplina específica ao final do curso, distorcendo, assim, o conceito de política como prática necessariamente cotidiana.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15372
10.20952/revtee.v14i33.15372
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15372
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v14i33.15372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15372/11662
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/15372/13259
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e15372
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e15372
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e15372
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e15372
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875183490629632