A Relação do Ensino Religioso e a Laicidade do Estado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosângela Siqueira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/777
Resumo: A presente tese tem por objetivo analisar o papel da laicidade do Estado brasileiro, enfocando a oferta do Ensino Religioso nos sistemas públicos educacionais. Apresenta as sucessivas mudanças que acompanham esse componente curricular. Realizou-se uma pesquisa documental e bibliográfica a partir de documentos contemporâneos: leis e pareceres normativos da Educação Nacional. Na pesquisa bibliográfica foram consultadas publicações científicas relativas ao assunto, elaboradas entre 1996 e 2013. O resultado da análise documental sobre a relação entre Estado laico e o Ensino Religioso nos últimos anos indica que nas esferas regionais os sistemas públicos de ensino buscam afastar toda forma de confessionalismo e proselitismo religioso que prioriza uma ou outra matriz religiosa. Com isso, ocorre a introdução de um modelo de Ensino Religioso com enfoque antropológico, que envolve as diferentes matrizes religiosas da cultura brasileira. As análises documentais das publicações científicas permitiram confirmar a necessidade do Ensino Religioso na formação básica dos educandos, visto que esse componente tem como eixo norteador a diversidade cultural religiosa presente no contexto sócio-histórico-brasileiro. Nessa abordagem de ensino tem-se como foco o fenômeno religioso como tal, não apenas uma matriz religiosa da cultura brasileira. Essa pesquisa sinaliza mudanças quanto à imparcialidade religiosa nos espaços públicos e o compromisso com a laicidade na educação.
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spelling A Relação do Ensino Religioso e a Laicidade do Estado.The relationship of religious teaching and the secularity of the State.Ensino ReligiosoLaicidade do EstadoFenômeno ReligiosoReligious EducationState secularismReligious PhenomenonCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAA presente tese tem por objetivo analisar o papel da laicidade do Estado brasileiro, enfocando a oferta do Ensino Religioso nos sistemas públicos educacionais. Apresenta as sucessivas mudanças que acompanham esse componente curricular. Realizou-se uma pesquisa documental e bibliográfica a partir de documentos contemporâneos: leis e pareceres normativos da Educação Nacional. Na pesquisa bibliográfica foram consultadas publicações científicas relativas ao assunto, elaboradas entre 1996 e 2013. O resultado da análise documental sobre a relação entre Estado laico e o Ensino Religioso nos últimos anos indica que nas esferas regionais os sistemas públicos de ensino buscam afastar toda forma de confessionalismo e proselitismo religioso que prioriza uma ou outra matriz religiosa. Com isso, ocorre a introdução de um modelo de Ensino Religioso com enfoque antropológico, que envolve as diferentes matrizes religiosas da cultura brasileira. As análises documentais das publicações científicas permitiram confirmar a necessidade do Ensino Religioso na formação básica dos educandos, visto que esse componente tem como eixo norteador a diversidade cultural religiosa presente no contexto sócio-histórico-brasileiro. Nessa abordagem de ensino tem-se como foco o fenômeno religioso como tal, não apenas uma matriz religiosa da cultura brasileira. Essa pesquisa sinaliza mudanças quanto à imparcialidade religiosa nos espaços públicos e o compromisso com a laicidade na educação.This thesis aims to analyze the secular nature of the Brazilian state, focusing on the provision of Religious Education in the public school system. Presents the successive changes that accompany this curriculum component. For this, there was a literature documentary and bibliographical research from contemporary documents: laws and normative opinions of Education. On bibliographical research were consulted scientific publications concerning the subject, drawn up between 1970 and 2013.The result of the document analysis on the relationship between secular state and the religious education in recent years indicate that the regional spheres public education systems seek to do away all forms of sectarianism and religious proselytism that prioritizes either religious matrix. With this, there is the introduction of a model of religious education with anthropological approach, which involves the different religious arrays of Brazilian culture. The document analysis of scientific publications support the need of religious education in the basic training of the students, since this presents the religious diversity of the socio-cultural-historical Brazilian context. In this educational approach has focused on the religious phenomenon not only a religious matrix of Brazilian culture. This research indicates changes as to the neutrality and religious impartiality in public spaces and the commitment to secularism in education.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásStricto Sensu - Doutorado em Ciências da ReligiãoLemos, Carolina Teleshttp://lattes.cnpq.br/8034392675044483Quadros, Eduardo Gusmão dehttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113Moreira, Alberto da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5558732005019202Castro, Raimundo Márcio Mota dehttp://lattes.cnpq.br/2170550645400168Junqueira, Sérgio Rogério Azevedohttp://lattes.cnpq.br/8648726976057922Silva, Rosângela Siqueira da2016-07-27T13:46:34Z2015-10-212015-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Rosângela Siqueira da. The relationship of religious teaching and the secularity of the State.. 2015. 188 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/777porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-02-21T17:38:05Zoai:ambar:tede/777Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-02-21T17:38:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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