Aprendizagem do conceito fração: um experimento de ensino baseado na teoria do ensino desenvolvimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Artur José de Oliveira e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4065
Resumo: Este trabalho, inscrito na linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, parte de uma compreensão fundamentada na teoria Histórico-Cultural, segundo a qual a escola é o lugar privilegiado na formação de conceitos científicos pelos estudantes, sendo essa a forma de aprendizagem que melhor contribui para o seu desenvolvimento como ser humano integral. Busca esclarecer como organizar o ensino de matemática, fundamentado na teoria do ensino desenvolvimental, para ajudar os estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, a formar o pensamento teórico do conceito de fração. Para tanto, abordou-se a formação de conceitos, particularmente do conceito matemático de fração, com interesse teórico e prático voltado para a formação inicial dos futuros professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como objetivos: Compreender as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para a formação do conceito de fração, por estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia de uma instituição pública de ensino superior do Estado de Goiás; apreender no decorrer do processo de ensino-aprendizagem do conceito de fração, elementos que indicam mudanças qualitativas e quantitativas no desenvolvimento do pensamento do estudante; apontar as peculiaridades da teoria do ensino desenvolvimental para organização do ensino do conceito de fração, considerando o contexto da formação dos estudantes do curso de Pedagogia. Para investigar o problema, realizou-se um experimento de ensino, baseado nos pressupostos de Davydov, em uma turma do curso de licenciatura em Pedagogia, com 36 (trinta e seis) estudantes. A coleta de dados envolveu aplicação de questionários, entrevistas e gravações em áudio e vídeo. Para a categorização e sistematização dos dados, foram delineadas os seguintes momentos (1) Aproximação com o conceito de fração na busca da relação universal do objeto estudado; (2) A modelação da relação universal; (3) Interiorização da relação universal do conceito de fração, a partir da transformação do modelo; (4) Abstração na formação do conceito de fração e a construção do sistema de tarefas particulares; (5) Controle da realização das ações mentais na formação do conceito de fração; (6) Avaliação da assimilação na formação do conceito de fração, por meio da resolução de problemas. A análise dos dados revelou que a principal contribuição dessa pesquisa consistiu em mostrar um caminho alternativo de organização do ensino de matemática, especificamente do conceito de fração, pois o experimento permitiu verificar que, em média, 70,53% (setenta vírgula cinquenta e três por cento) dos estudantes tiveram mudanças qualitativas no modo de pensar a matemática e o conceito de fração.
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Para tanto, abordou-se a formação de conceitos, particularmente do conceito matemático de fração, com interesse teórico e prático voltado para a formação inicial dos futuros professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como objetivos: Compreender as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para a formação do conceito de fração, por estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia de uma instituição pública de ensino superior do Estado de Goiás; apreender no decorrer do processo de ensino-aprendizagem do conceito de fração, elementos que indicam mudanças qualitativas e quantitativas no desenvolvimento do pensamento do estudante; apontar as peculiaridades da teoria do ensino desenvolvimental para organização do ensino do conceito de fração, considerando o contexto da formação dos estudantes do curso de Pedagogia. Para investigar o problema, realizou-se um experimento de ensino, baseado nos pressupostos de Davydov, em uma turma do curso de licenciatura em Pedagogia, com 36 (trinta e seis) estudantes. A coleta de dados envolveu aplicação de questionários, entrevistas e gravações em áudio e vídeo. Para a categorização e sistematização dos dados, foram delineadas os seguintes momentos (1) Aproximação com o conceito de fração na busca da relação universal do objeto estudado; (2) A modelação da relação universal; (3) Interiorização da relação universal do conceito de fração, a partir da transformação do modelo; (4) Abstração na formação do conceito de fração e a construção do sistema de tarefas particulares; (5) Controle da realização das ações mentais na formação do conceito de fração; (6) Avaliação da assimilação na formação do conceito de fração, por meio da resolução de problemas. A análise dos dados revelou que a principal contribuição dessa pesquisa consistiu em mostrar um caminho alternativo de organização do ensino de matemática, especificamente do conceito de fração, pois o experimento permitiu verificar que, em média, 70,53% (setenta vírgula cinquenta e três por cento) dos estudantes tiveram mudanças qualitativas no modo de pensar a matemática e o conceito de fração.This research, inscribed in the line of research Theories of Education and Pedagogical Processes, starts from an understanding based on the Historical- Cultural theory, according to which the school is the privileged place in the formation of scientific concepts by the students, being the form of learning that best contributes to its development as an integral human being. It seeks to clarify how to organize the Mathematich teaching, based on the the developmental teaching theory, to help the Pedagogy course students to form a fraction concept theoretical thinking. For this, the concepts construction, particularly the mathematical concept of fraction, was approached with theoretical and practical interest in the future teachers formation who will teach mathematics in the Elementary School initial years. The research objectives were: to understand the developmental theory contributions to the formation of the fraction concept, by the licentiate course in Pedagogy students of a public institution of higher education in the Goiás State; To understand in the course of the teaching-learning process of the fraction concept of elements that indicate qualitative and quantitative changes in the development of student thinking; To point out the developmental theory peculiarities of teaching the fraction concept considering the context of the Pedagogy course students formation. To investigate the problem, a teaching experiment was carried out, based on Davydov's assumptions, in a group of 36 undergraduate students in a Pedagogy course. Data collection involved questionnaires application, interviews and audio and video recordings. For the data categorization and systematization, the following moments were delineated (1) Approach with the fraction concept in the search for the universal relation of the studied object (2) Modeling the universal relation (3) Internalization of the fraction concept universal relation (4) Abstraction in the fraction concept formation and the particular tasks construction (5) Control of the mental actions realization in the formation of the fraction concept (6) Evaluation of the assimilation in the fraction concept formation through of problem solving. The data analysis revealed that this research main contribution was to show an alternative way of organizing the Mathematics teaching, specifically the fraction concept, since the experiment showed that, on average, 70.53% (seventy point fifty-three percent) of the students pointed out qualitative changes in the mathematical way of thinking and the fraction concept.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoZanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Zanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Vaz, Duelci Aparecido de Freitashttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814Rosa, Sandra Valéria Limontahttp://lattes.cnpq.br/6361226363713191Silva, Artur José de Oliveira e2018-11-06T20:11:59Z2018-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Artur José de Oliveira e. Aprendizagem do conceito fração: um experimento de ensino baseado na teoria do ensino desenvolvimental 2018. 261 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2018.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-02-01T12:37:50Zoai:ambar:tede/4065Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-02-01T12:37:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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