Jovens com síndrome de Down: desafios para a autonomia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4885 |
Resumo: | A juventude é um período de transição da adolescência para a idade adulta, na qual ocorrem mudanças físicas, cognitivas, emocionais e sociais que resultam na aquisição de habilidades e competências que contribuem para o desenvolvimento da autonomia. A autonomia por sua vez, é um processo que possibilita ao indivíduo agir sobre si mesmo e sobre o ambiente. O desenvolvimento da autonomia é influenciado por diversos fatores como: o conhecimento de si mesmo, de suas habilidades pessoais, saúde física e mental e, acima de tudo, ter tido, desde a infância, uma vida baseada na responsabilidade e na aquisição de autonomia pessoal. Nesse sentido, os jovens com síndrome de Down (SD) possuem limitações percepto-cognitivas e poucas oportunidades para aquisição das competências necessárias para adquirir sua autonomia. Portanto, é de fundamental importância que os pais se conscientizem de que os filhos com SD possuem potencial, que precisam ser estimulados para aquisição de responsabilidades e competências pessoais. A tese aborda os desafios da autonomia para os jovens com Síndrome de Down. O estudo é composto por quatro artigos, o primeiro e o segundo foram escritos no modelo de uma revisão da literatura, cujo objetivo propõe avaliar a produção bibliográfica constituída por relatos de pesquisa indexados nas bases de dados da CAPES e SCOPUS sobre o tema. O terceiro artigo apresenta as ações das principais associações/instituições dos EUA, Espanha e Brasil que atendem pessoas com síndrome de Down com foco na autonomia. O quarto artigo é empírico, produzido com intuito de apresentar e discutir resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo geral foi compreender os desafios que os jovens com Síndrome de Down enfrentam para adquirir autonomia e o papel dos pais nesse processo. Para tanto, participaram deste estudo, 20 jovens com Síndrome de Down com idade entre 15 e 29 anos e 20 pais biológicos desses jovens. Foi realizado um estudo qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados do estudo demostraram que com relação ao conceito de autonomia, esta representa a ideia de que os indivíduos podem viver a própria vida, com base em suas motivações, desejos e crenças, sem serem manipulados ou conduzidos por forças externas. Verifica-se também que os pais necessitam de orientações sobre a importância de estimular a autonomia do jovem com SD. Com relação ao jovem foi possível perceber que mesmo não entendendo a sua condição genética e o conceito de autonomia, a maioria demonstraram o desejo de terem uma vida independente como qualquer outro jovem |
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Jovens com síndrome de Down: desafios para a autonomiaYoung people with Down syndrome: challenges for autonomySíndrome de DownPaisAutonomiaJuventudeDeficiência intelectualProcesso decisórioParentesAutonomyYouthIntelectual disabilityDecision makingDown SyndromePsicologiaA juventude é um período de transição da adolescência para a idade adulta, na qual ocorrem mudanças físicas, cognitivas, emocionais e sociais que resultam na aquisição de habilidades e competências que contribuem para o desenvolvimento da autonomia. A autonomia por sua vez, é um processo que possibilita ao indivíduo agir sobre si mesmo e sobre o ambiente. O desenvolvimento da autonomia é influenciado por diversos fatores como: o conhecimento de si mesmo, de suas habilidades pessoais, saúde física e mental e, acima de tudo, ter tido, desde a infância, uma vida baseada na responsabilidade e na aquisição de autonomia pessoal. Nesse sentido, os jovens com síndrome de Down (SD) possuem limitações percepto-cognitivas e poucas oportunidades para aquisição das competências necessárias para adquirir sua autonomia. Portanto, é de fundamental importância que os pais se conscientizem de que os filhos com SD possuem potencial, que precisam ser estimulados para aquisição de responsabilidades e competências pessoais. A tese aborda os desafios da autonomia para os jovens com Síndrome de Down. O estudo é composto por quatro artigos, o primeiro e o segundo foram escritos no modelo de uma revisão da literatura, cujo objetivo propõe avaliar a produção bibliográfica constituída por relatos de pesquisa indexados nas bases de dados da CAPES e SCOPUS sobre o tema. O terceiro artigo apresenta as ações das principais associações/instituições dos EUA, Espanha e Brasil que atendem pessoas com síndrome de Down com foco na autonomia. O quarto artigo é empírico, produzido com intuito de apresentar e discutir resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo geral foi compreender os desafios que os jovens com Síndrome de Down enfrentam para adquirir autonomia e o papel dos pais nesse processo. Para tanto, participaram deste estudo, 20 jovens com Síndrome de Down com idade entre 15 e 29 anos e 20 pais biológicos desses jovens. Foi realizado um estudo qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados do estudo demostraram que com relação ao conceito de autonomia, esta representa a ideia de que os indivíduos podem viver a própria vida, com base em suas motivações, desejos e crenças, sem serem manipulados ou conduzidos por forças externas. Verifica-se também que os pais necessitam de orientações sobre a importância de estimular a autonomia do jovem com SD. Com relação ao jovem foi possível perceber que mesmo não entendendo a sua condição genética e o conceito de autonomia, a maioria demonstraram o desejo de terem uma vida independente como qualquer outro jovemYouth is a period of transition from adolescence to adulthood, in which physical, cognitive, emotional and social changes occur that result in the acquisition of skills and competences that contribute to the development of autonomy. Autonomy, in turn, is a process that enables the individual to act on himself and on the environment. The development of autonomy is influenced by several factors such as: self-knowledge, personal skills, physical and mental health and, above all, having had, since childhood, a life based on responsibility and the acquisition of personal autonomy. In this sense, young people with Down syndrome (DS) have perceptual-cognitive limitations and few opportunities to acquire the necessary skills to acquire their autonomy. Therefore, it is of fundamental importance that parents become aware that children with DS have potential, which need to be stimulated to acquire personal responsibilities and competences. The thesis addresses the challenges of autonomy for young people with Down Syndrome. The study consists of four articles, the first and second were written in the model of a literature review, whose objective is to evaluate the bibliographic production consisting of research reports indexed in the CAPES and SCOPUS databases on the subject. The third article presents the actions of the main associations/institutions in the USA, Spain and Brazil that assist people with Down syndrome with a focus on autonomy. The fourth article is empirical, produced with the aim of presenting and discussing the results of a qualitative research, whose general objective was to understand the challenges that young people with Down Syndrome face to acquire autonomy and the role of parents in this process. To this end, 20 young people with Down Syndrome aged between 15 and 29 years old and 20 biological parents of these young people participated in this study. A qualitative study was carried out through semi-structured interviews. The results of the study showed that with regard to the concept of autonomy, it represents the idea that individuals can live their own lives, based on their motivations, desires and beliefs, without being manipulated or driven by external forces. It is also verified that parents need guidance on the importance of stimulating the autonomy of young people with DS. Regarding the young, it was possible to perceive that even not understanding their genetic condition and the concept of autonomy, most showed the desire to have an independent life like any other young personPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e da SaúdeBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaMiranda, Fabio Jesushttp://lattes.cnpq.br/4800752200468738Miranda, Fábio JesusMasson, Leilyane Oliveira AraújoOrsini, Mara Rúbia de Camargo AlvesCosta Neto, Sebastião Benício daPargeon, Julia da Paixão Oliveira Mello eBrito, Luciana Novais de Oliveira2023-06-12T20:28:06Z2022-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBRITO, Luciana Novais de Oliveira. Jovens com síndrome de Down: desafios para a autonomia. 2022. 108 f. Tese ( Doutorado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4885porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2023-06-13T17:24:20Zoai:ambar:tede/4885Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932023-06-13T17:24:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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A juventude é um período de transição da adolescência para a idade adulta, na qual ocorrem mudanças físicas, cognitivas, emocionais e sociais que resultam na aquisição de habilidades e competências que contribuem para o desenvolvimento da autonomia. A autonomia por sua vez, é um processo que possibilita ao indivíduo agir sobre si mesmo e sobre o ambiente. O desenvolvimento da autonomia é influenciado por diversos fatores como: o conhecimento de si mesmo, de suas habilidades pessoais, saúde física e mental e, acima de tudo, ter tido, desde a infância, uma vida baseada na responsabilidade e na aquisição de autonomia pessoal. Nesse sentido, os jovens com síndrome de Down (SD) possuem limitações percepto-cognitivas e poucas oportunidades para aquisição das competências necessárias para adquirir sua autonomia. Portanto, é de fundamental importância que os pais se conscientizem de que os filhos com SD possuem potencial, que precisam ser estimulados para aquisição de responsabilidades e competências pessoais. A tese aborda os desafios da autonomia para os jovens com Síndrome de Down. O estudo é composto por quatro artigos, o primeiro e o segundo foram escritos no modelo de uma revisão da literatura, cujo objetivo propõe avaliar a produção bibliográfica constituída por relatos de pesquisa indexados nas bases de dados da CAPES e SCOPUS sobre o tema. O terceiro artigo apresenta as ações das principais associações/instituições dos EUA, Espanha e Brasil que atendem pessoas com síndrome de Down com foco na autonomia. O quarto artigo é empírico, produzido com intuito de apresentar e discutir resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo geral foi compreender os desafios que os jovens com Síndrome de Down enfrentam para adquirir autonomia e o papel dos pais nesse processo. Para tanto, participaram deste estudo, 20 jovens com Síndrome de Down com idade entre 15 e 29 anos e 20 pais biológicos desses jovens. Foi realizado um estudo qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados do estudo demostraram que com relação ao conceito de autonomia, esta representa a ideia de que os indivíduos podem viver a própria vida, com base em suas motivações, desejos e crenças, sem serem manipulados ou conduzidos por forças externas. Verifica-se também que os pais necessitam de orientações sobre a importância de estimular a autonomia do jovem com SD. Com relação ao jovem foi possível perceber que mesmo não entendendo a sua condição genética e o conceito de autonomia, a maioria demonstraram o desejo de terem uma vida independente como qualquer outro jovem |
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