Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Renato Campos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2039
Resumo: Com o objetivo de identificar as necessidades do consumidor e entender o comportamento do consumo, pesquisadores de comportamento do consumidor têm desenvolvido metodologias de estudo para analisar diversos fatores envolvidos na compra e/ou consumo de produtos ou serviços. Nos últimos anos tem sido crescentes as pesquisas que estudam o comportamento do consumidor a partir do Modelo na Perspectiva Comportamental, desenvolvido por Foxall (e.g. 1990) a partir dos princípios do Behaviorismo e da Análise do Comportamento. A partir desta abordagem o presente estudo teve como objetivo principal avaliar qualidade e conhecimento de carros 1.0, bem como a avaliação de diversos atributos (conforto, segurança, custo de manutenção, durabilidade, preço) e o grau de importância dessas características na escolha de um veículo para compra através da aplicação de questionários em 208 participantes de ambos os sexos, com idades entre 18 e 47 anos, possuidores ou não de carros. As análises dos atributos não diferiram sistematicamente entre o grupo de participantes que possuem carro e o grupo de participantes que não possuem carro, exceto para Conforto, avaliado mais positivamente pelo grupo de participantes que não possui carro. Os Dados de freqüência de compra de veículos 1.0 em 2008 (outubro e ao longo do ano) foram relacionados às médias de qualidade e conhecimento de 206 participantes. Uma função potência se ajustou a esses dados, mostrando que a Média de Qualidade e Conhecimento pode ser utilizada como uma medida preditora do comportamento do consumidor.
id PUC_GO_c7c948cd6f6b1d9e1db92c76037735c0
oai_identifier_str oai:ambar:tede/2039
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículosComportamento do consumidorescolhacompraMCQConsumer behaviorchoicebuyingKQMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIACom o objetivo de identificar as necessidades do consumidor e entender o comportamento do consumo, pesquisadores de comportamento do consumidor têm desenvolvido metodologias de estudo para analisar diversos fatores envolvidos na compra e/ou consumo de produtos ou serviços. Nos últimos anos tem sido crescentes as pesquisas que estudam o comportamento do consumidor a partir do Modelo na Perspectiva Comportamental, desenvolvido por Foxall (e.g. 1990) a partir dos princípios do Behaviorismo e da Análise do Comportamento. A partir desta abordagem o presente estudo teve como objetivo principal avaliar qualidade e conhecimento de carros 1.0, bem como a avaliação de diversos atributos (conforto, segurança, custo de manutenção, durabilidade, preço) e o grau de importância dessas características na escolha de um veículo para compra através da aplicação de questionários em 208 participantes de ambos os sexos, com idades entre 18 e 47 anos, possuidores ou não de carros. As análises dos atributos não diferiram sistematicamente entre o grupo de participantes que possuem carro e o grupo de participantes que não possuem carro, exceto para Conforto, avaliado mais positivamente pelo grupo de participantes que não possui carro. Os Dados de freqüência de compra de veículos 1.0 em 2008 (outubro e ao longo do ano) foram relacionados às médias de qualidade e conhecimento de 206 participantes. Uma função potência se ajustou a esses dados, mostrando que a Média de Qualidade e Conhecimento pode ser utilizada como uma medida preditora do comportamento do consumidor.In order to identify consumer necessities, as well as understand consumer behavior, researchers have been developed different methodologies that allow them to analyze several factors involved in buying behavior. Nowadays, it has been growing research under the Behavioral Perspective Model, developed by Foxall (e.g. 1990), under the scope of Behaviorism and Behavior Analysis. Based in this approach, the present study primarily aimed to evaluate how 208 participants estimate cars knowing and quality, and evaluation of several attributes (comfort, safety, maintenance, durability, and price), and their importance in car s choice. Attributes analysis was not systematically different between car owners and non-owners, except for comfort, that was evaluated more positively by non-owners. Buying frequency data from October, 2008, and from all over this year were related to knowing-quality-mean (KQM). A power function fit to these data, and showed that knowing-quality-mean can be used as predictive for consumer behavior.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaCoelho, Cristianohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791459Y6Nalini, Lauro Eugêniohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785308E9Seco-ferreira, Diogo Conquehttp://lattes.cnpq.br/3687353680697690Faustino, Renato Campos2016-07-27T14:22:02Z2010-07-152009-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFAUSTINO, Renato Campos. Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos. 2009. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2039porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T22:33:06Zoai:ambar:tede/2039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T22:33:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos
title Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos
spellingShingle Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos
Faustino, Renato Campos
Comportamento do consumidor
escolha
compra
MCQ
Consumer behavior
choice
buying
KQM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos
title_full Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos
title_fullStr Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos
title_full_unstemmed Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos
title_sort Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos
author Faustino, Renato Campos
author_facet Faustino, Renato Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Cristiano
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791459Y6
Nalini, Lauro Eugênio
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785308E9
Seco-ferreira, Diogo Conque
http://lattes.cnpq.br/3687353680697690
dc.contributor.author.fl_str_mv Faustino, Renato Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
escolha
compra
MCQ
Consumer behavior
choice
buying
KQM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic Comportamento do consumidor
escolha
compra
MCQ
Consumer behavior
choice
buying
KQM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Com o objetivo de identificar as necessidades do consumidor e entender o comportamento do consumo, pesquisadores de comportamento do consumidor têm desenvolvido metodologias de estudo para analisar diversos fatores envolvidos na compra e/ou consumo de produtos ou serviços. Nos últimos anos tem sido crescentes as pesquisas que estudam o comportamento do consumidor a partir do Modelo na Perspectiva Comportamental, desenvolvido por Foxall (e.g. 1990) a partir dos princípios do Behaviorismo e da Análise do Comportamento. A partir desta abordagem o presente estudo teve como objetivo principal avaliar qualidade e conhecimento de carros 1.0, bem como a avaliação de diversos atributos (conforto, segurança, custo de manutenção, durabilidade, preço) e o grau de importância dessas características na escolha de um veículo para compra através da aplicação de questionários em 208 participantes de ambos os sexos, com idades entre 18 e 47 anos, possuidores ou não de carros. As análises dos atributos não diferiram sistematicamente entre o grupo de participantes que possuem carro e o grupo de participantes que não possuem carro, exceto para Conforto, avaliado mais positivamente pelo grupo de participantes que não possui carro. Os Dados de freqüência de compra de veículos 1.0 em 2008 (outubro e ao longo do ano) foram relacionados às médias de qualidade e conhecimento de 206 participantes. Uma função potência se ajustou a esses dados, mostrando que a Média de Qualidade e Conhecimento pode ser utilizada como uma medida preditora do comportamento do consumidor.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-09
2010-07-15
2016-07-27T14:22:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FAUSTINO, Renato Campos. Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos. 2009. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2039
identifier_str_mv FAUSTINO, Renato Campos. Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos. 2009. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/2039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791385582469120