Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2039 |
Resumo: | Com o objetivo de identificar as necessidades do consumidor e entender o comportamento do consumo, pesquisadores de comportamento do consumidor têm desenvolvido metodologias de estudo para analisar diversos fatores envolvidos na compra e/ou consumo de produtos ou serviços. Nos últimos anos tem sido crescentes as pesquisas que estudam o comportamento do consumidor a partir do Modelo na Perspectiva Comportamental, desenvolvido por Foxall (e.g. 1990) a partir dos princípios do Behaviorismo e da Análise do Comportamento. A partir desta abordagem o presente estudo teve como objetivo principal avaliar qualidade e conhecimento de carros 1.0, bem como a avaliação de diversos atributos (conforto, segurança, custo de manutenção, durabilidade, preço) e o grau de importância dessas características na escolha de um veículo para compra através da aplicação de questionários em 208 participantes de ambos os sexos, com idades entre 18 e 47 anos, possuidores ou não de carros. As análises dos atributos não diferiram sistematicamente entre o grupo de participantes que possuem carro e o grupo de participantes que não possuem carro, exceto para Conforto, avaliado mais positivamente pelo grupo de participantes que não possui carro. Os Dados de freqüência de compra de veículos 1.0 em 2008 (outubro e ao longo do ano) foram relacionados às médias de qualidade e conhecimento de 206 participantes. Uma função potência se ajustou a esses dados, mostrando que a Média de Qualidade e Conhecimento pode ser utilizada como uma medida preditora do comportamento do consumidor. |
id |
PUC_GO_c7c948cd6f6b1d9e1db92c76037735c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/2039 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículosComportamento do consumidorescolhacompraMCQConsumer behaviorchoicebuyingKQMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIACom o objetivo de identificar as necessidades do consumidor e entender o comportamento do consumo, pesquisadores de comportamento do consumidor têm desenvolvido metodologias de estudo para analisar diversos fatores envolvidos na compra e/ou consumo de produtos ou serviços. Nos últimos anos tem sido crescentes as pesquisas que estudam o comportamento do consumidor a partir do Modelo na Perspectiva Comportamental, desenvolvido por Foxall (e.g. 1990) a partir dos princípios do Behaviorismo e da Análise do Comportamento. A partir desta abordagem o presente estudo teve como objetivo principal avaliar qualidade e conhecimento de carros 1.0, bem como a avaliação de diversos atributos (conforto, segurança, custo de manutenção, durabilidade, preço) e o grau de importância dessas características na escolha de um veículo para compra através da aplicação de questionários em 208 participantes de ambos os sexos, com idades entre 18 e 47 anos, possuidores ou não de carros. As análises dos atributos não diferiram sistematicamente entre o grupo de participantes que possuem carro e o grupo de participantes que não possuem carro, exceto para Conforto, avaliado mais positivamente pelo grupo de participantes que não possui carro. Os Dados de freqüência de compra de veículos 1.0 em 2008 (outubro e ao longo do ano) foram relacionados às médias de qualidade e conhecimento de 206 participantes. Uma função potência se ajustou a esses dados, mostrando que a Média de Qualidade e Conhecimento pode ser utilizada como uma medida preditora do comportamento do consumidor.In order to identify consumer necessities, as well as understand consumer behavior, researchers have been developed different methodologies that allow them to analyze several factors involved in buying behavior. Nowadays, it has been growing research under the Behavioral Perspective Model, developed by Foxall (e.g. 1990), under the scope of Behaviorism and Behavior Analysis. Based in this approach, the present study primarily aimed to evaluate how 208 participants estimate cars knowing and quality, and evaluation of several attributes (comfort, safety, maintenance, durability, and price), and their importance in car s choice. Attributes analysis was not systematically different between car owners and non-owners, except for comfort, that was evaluated more positively by non-owners. Buying frequency data from October, 2008, and from all over this year were related to knowing-quality-mean (KQM). A power function fit to these data, and showed that knowing-quality-mean can be used as predictive for consumer behavior.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaCoelho, Cristianohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791459Y6Nalini, Lauro Eugêniohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785308E9Seco-ferreira, Diogo Conquehttp://lattes.cnpq.br/3687353680697690Faustino, Renato Campos2016-07-27T14:22:02Z2010-07-152009-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFAUSTINO, Renato Campos. Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos. 2009. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2039porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T22:33:06Zoai:ambar:tede/2039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T22:33:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos |
title |
Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos |
spellingShingle |
Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos Faustino, Renato Campos Comportamento do consumidor escolha compra MCQ Consumer behavior choice buying KQM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos |
title_full |
Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos |
title_fullStr |
Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos |
title_full_unstemmed |
Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos |
title_sort |
Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos |
author |
Faustino, Renato Campos |
author_facet |
Faustino, Renato Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Cristiano http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791459Y6 Nalini, Lauro Eugênio http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785308E9 Seco-ferreira, Diogo Conque http://lattes.cnpq.br/3687353680697690 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faustino, Renato Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor escolha compra MCQ Consumer behavior choice buying KQM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
Comportamento do consumidor escolha compra MCQ Consumer behavior choice buying KQM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
Com o objetivo de identificar as necessidades do consumidor e entender o comportamento do consumo, pesquisadores de comportamento do consumidor têm desenvolvido metodologias de estudo para analisar diversos fatores envolvidos na compra e/ou consumo de produtos ou serviços. Nos últimos anos tem sido crescentes as pesquisas que estudam o comportamento do consumidor a partir do Modelo na Perspectiva Comportamental, desenvolvido por Foxall (e.g. 1990) a partir dos princípios do Behaviorismo e da Análise do Comportamento. A partir desta abordagem o presente estudo teve como objetivo principal avaliar qualidade e conhecimento de carros 1.0, bem como a avaliação de diversos atributos (conforto, segurança, custo de manutenção, durabilidade, preço) e o grau de importância dessas características na escolha de um veículo para compra através da aplicação de questionários em 208 participantes de ambos os sexos, com idades entre 18 e 47 anos, possuidores ou não de carros. As análises dos atributos não diferiram sistematicamente entre o grupo de participantes que possuem carro e o grupo de participantes que não possuem carro, exceto para Conforto, avaliado mais positivamente pelo grupo de participantes que não possui carro. Os Dados de freqüência de compra de veículos 1.0 em 2008 (outubro e ao longo do ano) foram relacionados às médias de qualidade e conhecimento de 206 participantes. Uma função potência se ajustou a esses dados, mostrando que a Média de Qualidade e Conhecimento pode ser utilizada como uma medida preditora do comportamento do consumidor. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-09 2010-07-15 2016-07-27T14:22:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FAUSTINO, Renato Campos. Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos. 2009. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009. http://localhost:8080/tede/handle/tede/2039 |
identifier_str_mv |
FAUSTINO, Renato Campos. Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos. 2009. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202256084467712 |