Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Vania Garcia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1995
Resumo: Este trabalho objetivou identificar elementos sociais e educacionais envolvidos com processos de escolarização de adolescentes de escola pública, e descrever os significados desses processos para suas famílias. Com base na teoria histórico-cultural de Vygotsky, buscou-se atingir estes objetivos a partir da análise e interpretação das histórias das famílias e de seu envolvimento no contexto escolar de seus filhos. Participaram desta pesquisa 4 (quatro) famílias de alunos da escola citada. O instrumento utilizado foi a entrevista, realizada nas residências das famílias participantes. Os resultados mostraram que todas as famílias, embora com dificuldades de subsistência, fazem questão de manter os filhos na escola. Pais e mães são responsáveis pelo sustento familiar e figuram como parte integrante do processo de escolarização. É possível considerar que é por meio das interações com a escola que as famílias constroem os significados de sua inserção nos processos de desenvolvimento de seus filhos adolescentes. A escola não é a única responsável pela formação do ser humano, por isso esta pesquisa sugere o alcance deste projeto para contribuir com novas metodologias de investigação envolvendo profissionais, alunos e famílias.
id PUC_GO_cb67428e5015fd58441297f89db46874
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1995
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Família e Escola nos Processos de Escolarização de AdolescentesEscolarização de AdolescentesDesenvolvimento HumanoFamília e EscolaAdolescent SchoolingHuman DevelopmentFamily and SchoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEste trabalho objetivou identificar elementos sociais e educacionais envolvidos com processos de escolarização de adolescentes de escola pública, e descrever os significados desses processos para suas famílias. Com base na teoria histórico-cultural de Vygotsky, buscou-se atingir estes objetivos a partir da análise e interpretação das histórias das famílias e de seu envolvimento no contexto escolar de seus filhos. Participaram desta pesquisa 4 (quatro) famílias de alunos da escola citada. O instrumento utilizado foi a entrevista, realizada nas residências das famílias participantes. Os resultados mostraram que todas as famílias, embora com dificuldades de subsistência, fazem questão de manter os filhos na escola. Pais e mães são responsáveis pelo sustento familiar e figuram como parte integrante do processo de escolarização. É possível considerar que é por meio das interações com a escola que as famílias constroem os significados de sua inserção nos processos de desenvolvimento de seus filhos adolescentes. A escola não é a única responsável pela formação do ser humano, por isso esta pesquisa sugere o alcance deste projeto para contribuir com novas metodologias de investigação envolvendo profissionais, alunos e famílias.This study aimed to identify the social and educational processes of schooling of adolescents from public and private schools and describe the meanings of this processes for their families. Based on the Vygotsky`s historical- cultural theory, one tried to achieve these goals from analysis and interpretation of stories of family and their involvement in the school of their children. Four families of students from the cited school participated of this research. Fathers and mothers are responsible for the family livelihood and they are part of the schooling process. It s possible to consider that is through the interactions that the students and families construct the meaning of their insertion in the development of their adolescent children. The school is not the only one responsible for the formation of human being, that s why this work suggest this project to contribute with new methodologies of investigation about professional, students and families.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaPeres, Vannuzia Leal Andradehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700991U4Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/6147915222521542Macêdo, Kátia Barbosahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781842A0Pinto, Vania Garcia2016-07-27T14:21:38Z2008-11-202008-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINTO, Vania Garcia. Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-18T21:33:00Zoai:ambar:tede/1995Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-18T21:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes
title Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes
spellingShingle Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes
Pinto, Vania Garcia
Escolarização de Adolescentes
Desenvolvimento Humano
Família e Escola
Adolescent Schooling
Human Development
Family and School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes
title_full Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes
title_fullStr Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes
title_full_unstemmed Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes
title_sort Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes
author Pinto, Vania Garcia
author_facet Pinto, Vania Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peres, Vannuzia Leal Andrade
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700991U4
Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
http://lattes.cnpq.br/6147915222521542
Macêdo, Kátia Barbosa
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781842A0
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Vania Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Escolarização de Adolescentes
Desenvolvimento Humano
Família e Escola
Adolescent Schooling
Human Development
Family and School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic Escolarização de Adolescentes
Desenvolvimento Humano
Família e Escola
Adolescent Schooling
Human Development
Family and School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Este trabalho objetivou identificar elementos sociais e educacionais envolvidos com processos de escolarização de adolescentes de escola pública, e descrever os significados desses processos para suas famílias. Com base na teoria histórico-cultural de Vygotsky, buscou-se atingir estes objetivos a partir da análise e interpretação das histórias das famílias e de seu envolvimento no contexto escolar de seus filhos. Participaram desta pesquisa 4 (quatro) famílias de alunos da escola citada. O instrumento utilizado foi a entrevista, realizada nas residências das famílias participantes. Os resultados mostraram que todas as famílias, embora com dificuldades de subsistência, fazem questão de manter os filhos na escola. Pais e mães são responsáveis pelo sustento familiar e figuram como parte integrante do processo de escolarização. É possível considerar que é por meio das interações com a escola que as famílias constroem os significados de sua inserção nos processos de desenvolvimento de seus filhos adolescentes. A escola não é a única responsável pela formação do ser humano, por isso esta pesquisa sugere o alcance deste projeto para contribuir com novas metodologias de investigação envolvendo profissionais, alunos e famílias.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-20
2008-08-01
2016-07-27T14:21:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Vania Garcia. Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1995
identifier_str_mv PINTO, Vania Garcia. Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202255968075776