Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1995 |
Resumo: | Este trabalho objetivou identificar elementos sociais e educacionais envolvidos com processos de escolarização de adolescentes de escola pública, e descrever os significados desses processos para suas famílias. Com base na teoria histórico-cultural de Vygotsky, buscou-se atingir estes objetivos a partir da análise e interpretação das histórias das famílias e de seu envolvimento no contexto escolar de seus filhos. Participaram desta pesquisa 4 (quatro) famílias de alunos da escola citada. O instrumento utilizado foi a entrevista, realizada nas residências das famílias participantes. Os resultados mostraram que todas as famílias, embora com dificuldades de subsistência, fazem questão de manter os filhos na escola. Pais e mães são responsáveis pelo sustento familiar e figuram como parte integrante do processo de escolarização. É possível considerar que é por meio das interações com a escola que as famílias constroem os significados de sua inserção nos processos de desenvolvimento de seus filhos adolescentes. A escola não é a única responsável pela formação do ser humano, por isso esta pesquisa sugere o alcance deste projeto para contribuir com novas metodologias de investigação envolvendo profissionais, alunos e famílias. |
id |
PUC_GO_cb67428e5015fd58441297f89db46874 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1995 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
Família e Escola nos Processos de Escolarização de AdolescentesEscolarização de AdolescentesDesenvolvimento HumanoFamília e EscolaAdolescent SchoolingHuman DevelopmentFamily and SchoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEste trabalho objetivou identificar elementos sociais e educacionais envolvidos com processos de escolarização de adolescentes de escola pública, e descrever os significados desses processos para suas famílias. Com base na teoria histórico-cultural de Vygotsky, buscou-se atingir estes objetivos a partir da análise e interpretação das histórias das famílias e de seu envolvimento no contexto escolar de seus filhos. Participaram desta pesquisa 4 (quatro) famílias de alunos da escola citada. O instrumento utilizado foi a entrevista, realizada nas residências das famílias participantes. Os resultados mostraram que todas as famílias, embora com dificuldades de subsistência, fazem questão de manter os filhos na escola. Pais e mães são responsáveis pelo sustento familiar e figuram como parte integrante do processo de escolarização. É possível considerar que é por meio das interações com a escola que as famílias constroem os significados de sua inserção nos processos de desenvolvimento de seus filhos adolescentes. A escola não é a única responsável pela formação do ser humano, por isso esta pesquisa sugere o alcance deste projeto para contribuir com novas metodologias de investigação envolvendo profissionais, alunos e famílias.This study aimed to identify the social and educational processes of schooling of adolescents from public and private schools and describe the meanings of this processes for their families. Based on the Vygotsky`s historical- cultural theory, one tried to achieve these goals from analysis and interpretation of stories of family and their involvement in the school of their children. Four families of students from the cited school participated of this research. Fathers and mothers are responsible for the family livelihood and they are part of the schooling process. It s possible to consider that is through the interactions that the students and families construct the meaning of their insertion in the development of their adolescent children. The school is not the only one responsible for the formation of human being, that s why this work suggest this project to contribute with new methodologies of investigation about professional, students and families.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaPeres, Vannuzia Leal Andradehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700991U4Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/6147915222521542Macêdo, Kátia Barbosahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781842A0Pinto, Vania Garcia2016-07-27T14:21:38Z2008-11-202008-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINTO, Vania Garcia. Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-18T21:33:00Zoai:ambar:tede/1995Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-18T21:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes |
title |
Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes |
spellingShingle |
Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes Pinto, Vania Garcia Escolarização de Adolescentes Desenvolvimento Humano Família e Escola Adolescent Schooling Human Development Family and School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes |
title_full |
Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes |
title_fullStr |
Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes |
title_full_unstemmed |
Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes |
title_sort |
Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes |
author |
Pinto, Vania Garcia |
author_facet |
Pinto, Vania Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peres, Vannuzia Leal Andrade http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700991U4 Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque http://lattes.cnpq.br/6147915222521542 Macêdo, Kátia Barbosa http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781842A0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Vania Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolarização de Adolescentes Desenvolvimento Humano Família e Escola Adolescent Schooling Human Development Family and School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
Escolarização de Adolescentes Desenvolvimento Humano Família e Escola Adolescent Schooling Human Development Family and School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
Este trabalho objetivou identificar elementos sociais e educacionais envolvidos com processos de escolarização de adolescentes de escola pública, e descrever os significados desses processos para suas famílias. Com base na teoria histórico-cultural de Vygotsky, buscou-se atingir estes objetivos a partir da análise e interpretação das histórias das famílias e de seu envolvimento no contexto escolar de seus filhos. Participaram desta pesquisa 4 (quatro) famílias de alunos da escola citada. O instrumento utilizado foi a entrevista, realizada nas residências das famílias participantes. Os resultados mostraram que todas as famílias, embora com dificuldades de subsistência, fazem questão de manter os filhos na escola. Pais e mães são responsáveis pelo sustento familiar e figuram como parte integrante do processo de escolarização. É possível considerar que é por meio das interações com a escola que as famílias constroem os significados de sua inserção nos processos de desenvolvimento de seus filhos adolescentes. A escola não é a única responsável pela formação do ser humano, por isso esta pesquisa sugere o alcance deste projeto para contribuir com novas metodologias de investigação envolvendo profissionais, alunos e famílias. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-20 2008-08-01 2016-07-27T14:21:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINTO, Vania Garcia. Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1995 |
identifier_str_mv |
PINTO, Vania Garcia. Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202255968075776 |