Poder político e educação na história do Brasil –império e primeira república
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4454 |
Resumo: | A relação entre o poder político e a educação pode passar desapercebida para grande parte das pessoas, e por vezes essa relação é propositalmente acobertada tornando obscura esta proximidade. Esta pesquisa pretende demonstrar que as finalidades e os objetivos da educação foram determinadas em instâncias políticas durante todo o período do Império até a Primeira República, que utilizou dela como ferramenta de manutenção do poder político e econômico das elites, em detrimento do povo. O objetivo geral é analisar as razões pelas quais não foi implementado no Brasil, uma rede nacional de educação no período em análise, e especificamente, compreender como se manifesta o poder político em sua relação com a educação; analisar e demonstrar as formas como a educação foi utilizadas em todos os períodos analisados, como ferramenta de exercício e manutenção do poder político e econômico. O método empregado para execução da pesquisa foi o bibliográfico, com uma abordagem dedutiva, e o método de procedimento histórico. São utilizadas as considerações sobre o poder e a educação realizadas por Foucault, que demonstra o uso da escola para a finalidade de modificar ou criar um novo contexto social, a produção dos “corpos dóceis”, utilizando-se de uma tática panóptica das forças e dos corpos, através da disseminação da disciplina, que cumpre a função dentro da maquinaria do capital, afim de suprir as demandas da sociedade disciplinar em sua forma anatomopolítica, na qual as relações de poder são distribuídas de forma multidirecional em escala infinitesimal, de forma “microfísica”, e não somente de cima para baixo. Como resultado, pretende-se demonstrar que a ausência de uma rede de ensino, organizada nacionalmente, não decorreu uma vez que as exigências econômicas, laborais, culturais, e a concepção de vida apolítica da maior parte dos brasileiros, não gerou uma demanda por educação, o que veio a ocorrer somente no final do período da República Velha. Pretendeu-se refutar a afirmação de maior parte da bibliografia sobre a educação no Brasil, de que o processo de implementação de uma rede de ensino à nível nacional decorreu do processo de industrialização, e sim de uma variedade de fatores como a mobilização da sociedade civil, o processo de urbanização, o êxodo rural, e a necessidade cada vez maior da prestação de serviços especializados nos centros urbanos. |
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Poder político e educação na história do Brasil –império e primeira repúblicaPolitical power and education in the history of Brazil - empire and first republicensino, politica, manipulação, sistema de educação, analfabetismo, economia.teaching, politics, manipulation, education system, illiteracy, economy.Ciências Humanas: EducaçãoA relação entre o poder político e a educação pode passar desapercebida para grande parte das pessoas, e por vezes essa relação é propositalmente acobertada tornando obscura esta proximidade. Esta pesquisa pretende demonstrar que as finalidades e os objetivos da educação foram determinadas em instâncias políticas durante todo o período do Império até a Primeira República, que utilizou dela como ferramenta de manutenção do poder político e econômico das elites, em detrimento do povo. O objetivo geral é analisar as razões pelas quais não foi implementado no Brasil, uma rede nacional de educação no período em análise, e especificamente, compreender como se manifesta o poder político em sua relação com a educação; analisar e demonstrar as formas como a educação foi utilizadas em todos os períodos analisados, como ferramenta de exercício e manutenção do poder político e econômico. O método empregado para execução da pesquisa foi o bibliográfico, com uma abordagem dedutiva, e o método de procedimento histórico. São utilizadas as considerações sobre o poder e a educação realizadas por Foucault, que demonstra o uso da escola para a finalidade de modificar ou criar um novo contexto social, a produção dos “corpos dóceis”, utilizando-se de uma tática panóptica das forças e dos corpos, através da disseminação da disciplina, que cumpre a função dentro da maquinaria do capital, afim de suprir as demandas da sociedade disciplinar em sua forma anatomopolítica, na qual as relações de poder são distribuídas de forma multidirecional em escala infinitesimal, de forma “microfísica”, e não somente de cima para baixo. Como resultado, pretende-se demonstrar que a ausência de uma rede de ensino, organizada nacionalmente, não decorreu uma vez que as exigências econômicas, laborais, culturais, e a concepção de vida apolítica da maior parte dos brasileiros, não gerou uma demanda por educação, o que veio a ocorrer somente no final do período da República Velha. Pretendeu-se refutar a afirmação de maior parte da bibliografia sobre a educação no Brasil, de que o processo de implementação de uma rede de ensino à nível nacional decorreu do processo de industrialização, e sim de uma variedade de fatores como a mobilização da sociedade civil, o processo de urbanização, o êxodo rural, e a necessidade cada vez maior da prestação de serviços especializados nos centros urbanos.The relationship between political power and education may go unnoticed for most people, and sometimes this relationship is purposely obscured by making this closeness obscure. This research aims to demonstrate that the purposes and objectives of education were determined in political instances throughout the period of the Empire until the First Republic, which used it as a tool for maintaining the political and economic power of the elites, to the detriment of the people. The general objective is to analyze the reasons why it was not implemented in Brazil, a national education network in the period under analysis, and specifically to understand how political power manifests itself in its relationship with education; analyze and demonstrate the ways in which education was used in all periods analyzed, as a tool for exercising and maintaining political and economic power. The method used to perform the research was the bibliographic, with a deductive approach, and the historical procedure method. Foucault's considerations on power and education are used, which demonstrates the use of school for the purpose of modifying or creating a new social context, the production of “docile bodies” using a panoptic tactic of forces and through the dissemination of discipline, which fulfills the function within the machinery of capital, in order to meet the demands of disciplinary society in its “anatomopolitical” form, in which power relations are distributed in an infinitesimal scale, “microphysics”, not just from top to bottom. As a result, it is intended to demonstrate that the absence of a nationally organized education network did not occur because the economic, labor, cultural, and apolitical conception of life of most Brazilians did not generate a demand for education, which happened only at the end of the Old Republic period. It was intended to refute the claim of most of the bibliography on education in Brazil that the process of implementing a nationwide education network was due to the industrialization process, but to a variety of factors such as the mobilization of civil society. , the urbanization process, the rural exodus, and the growing need for specialized services in urban centers.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021Gomes, Selma Reginahttp://lattes.cnpq.br/0622871659133250Purificação, Marcelo Máximohttp://lattes.cnpq.br/5221482223498714Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães dehttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406Duarte, Aldimar Jacintohttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046Oliveira, Luiz Felipe Cândido de2020-03-17T22:42:29Z2019-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOliveira, Luiz Felipe Cândido de. Poder político e educação na história do Brasil –império e primeira república. 2019. 161 fls. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4454porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2020-03-18T04:00:27Zoai:ambar:tede/4454Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932020-03-18T04:00:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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