Educação e desigualdades: o analfabetismo como reforço à iniquidade e exclusão
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Data de Publicação: | 2016 |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/233 |
Resumo: | O foco deste estudo são as interrelações entre educação, desigualdade e desenvolvimento, a fim de discutir o analfabetismo no Brasil como um reforço às desigualdades e ferramenta de exclusão. Para efetivar o estudo buscase apoio teórico em Moll (1997), Haddad (2013) e Arretche (2015) e em dados estatísticos sobre o analfabetismo no Brasil. A partir da reflexão teórica proposta constata-se que o analfabetismo ainda é a maior das iniquidades sociais e determinante de muitas formas de exclusão. Contornar o problema e minimizar seus efeitos depende de políticas governamentais e de atitudes voluntárias e práticas solidárias de acolhimento e compreensão do outro. |
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Educação e desigualdades: o analfabetismo como reforço à iniquidade e exclusãoEducation and inequalities: illiteracy as reinforcement to inequity and exclusionEducação; Desigualdades; Analfabetismo.Education; Inequalities; Illiteracy.O foco deste estudo são as interrelações entre educação, desigualdade e desenvolvimento, a fim de discutir o analfabetismo no Brasil como um reforço às desigualdades e ferramenta de exclusão. Para efetivar o estudo buscase apoio teórico em Moll (1997), Haddad (2013) e Arretche (2015) e em dados estatísticos sobre o analfabetismo no Brasil. A partir da reflexão teórica proposta constata-se que o analfabetismo ainda é a maior das iniquidades sociais e determinante de muitas formas de exclusão. Contornar o problema e minimizar seus efeitos depende de políticas governamentais e de atitudes voluntárias e práticas solidárias de acolhimento e compreensão do outro.The focus of this study is the interrelationship between education, inequality and development, in order to discuss illiteracy in Brazil as a reinforcement to inequalities and an exclusion mechanism. To conduct the study, we seek for theoretical framework in Moll (1997), Haddad (2013) and Arretche (2015), and in statistical data on illiteracy in Brazil. From the proposed theoretical reflection it is possible to verify that illiteracy is still the greatest of all social inequities, determining many forms of exclusion. The resulotion of this question and the reduction of its effects depends on government policies, voluntary attitudes and solidarity practices of acceptance and understanding of each other.Vera CruzGabrielli, Mariele2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/23310.14212/veras.vol6.n1.ano2016.art233Veras; v. 6, n. 1 (2016); 60-682236-572910.14212/veras.vol6.n1.ano2016reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/233/161info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:17:02ZRevista |
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