Educação e desigualdades: o analfabetismo como reforço à iniquidade e exclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabrielli, Mariele
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/233
Resumo: O foco deste estudo são as interrelações entre educação, desigualdade e desenvolvimento, a fim de discutir o analfabetismo no Brasil como um reforço às desigualdades e ferramenta de exclusão. Para efetivar o estudo buscase apoio teórico em Moll (1997), Haddad (2013) e Arretche (2015) e em dados estatísticos sobre o analfabetismo no Brasil. A partir da reflexão teórica proposta constata-se que o analfabetismo ainda é a maior das iniquidades sociais e determinante de muitas formas de exclusão. Contornar o problema e minimizar seus efeitos depende de políticas governamentais e de atitudes voluntárias e práticas solidárias de acolhimento e compreensão do outro.
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