Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4383 |
Resumo: | Esta pesquisa bibliográfica, do tipo inventariante descritiva, vinculada à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da PUC Goiás, tem como objetivo identificar e analisar os modelos de formação de professores que fundamentam as produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil no ano de 2010. Para o alcance do objetivo geral, foram ainda tomados como base os seguintes objetivos específicos: inventariar as teses e dissertações sobre formação de professores a distância, publicadas no ano de 2010 no Brasil, disponíveis no portal da CAPES; identificar as concepções de educação a distância presentes nas produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil no ano 2010; identificar os autores mais recorrentes nas teses e dissertações que tratam do tema da pesquisa. A EAD foi abordada numa perspectiva crítica, tomando como referência autores como: Alonso (2000), Barreto (2008, 2006), Belloni (2001,2009), Peixoto (2008, 2009) Pretto (2001), Santos (2005), Toschi (2004). No que diz respeito à formação de professores, tomou-se como base os estudos de Freitas (2002, 2003, 2007), Geraldi; Forentini; Pereira (1998), Libâneo (2001); Maués (2003, 2009), Mizukami (1996); Pimenta (2006); Pimenta e Ghedin (2002), dentre outros. O mapeamento das produções acadêmicas sobre EAD foi feito a partir dos seguintes descritores: EAD, Formação de Professores a Distância; Educação a Distância; Educação online; Formação de professores online, A análise observou, além das palavras chaves, o título e o resumo das produções. Foram identificadas 16 teses e 40 dissertações (T&D) que abordam a formação de professores a distância no ano de 2010. Observou-se que predomina nessas T&D pesquisadas, uma concepção instrumental de educação, tanto no que diz respeito à EAD com uso das TIC, como no que diz respeito à formação de professores |
id |
PUC_GO_d7c7f3f44c02c3de41025b623e89f8b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/4383 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010Analysis of academic productions on distance teacher education in Brazil in 2010Educação a distância. Educação. Formação de professores. Concepção instrumental.Distance Education. education. Teacher training. Instrumental design.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa bibliográfica, do tipo inventariante descritiva, vinculada à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da PUC Goiás, tem como objetivo identificar e analisar os modelos de formação de professores que fundamentam as produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil no ano de 2010. Para o alcance do objetivo geral, foram ainda tomados como base os seguintes objetivos específicos: inventariar as teses e dissertações sobre formação de professores a distância, publicadas no ano de 2010 no Brasil, disponíveis no portal da CAPES; identificar as concepções de educação a distância presentes nas produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil no ano 2010; identificar os autores mais recorrentes nas teses e dissertações que tratam do tema da pesquisa. A EAD foi abordada numa perspectiva crítica, tomando como referência autores como: Alonso (2000), Barreto (2008, 2006), Belloni (2001,2009), Peixoto (2008, 2009) Pretto (2001), Santos (2005), Toschi (2004). No que diz respeito à formação de professores, tomou-se como base os estudos de Freitas (2002, 2003, 2007), Geraldi; Forentini; Pereira (1998), Libâneo (2001); Maués (2003, 2009), Mizukami (1996); Pimenta (2006); Pimenta e Ghedin (2002), dentre outros. O mapeamento das produções acadêmicas sobre EAD foi feito a partir dos seguintes descritores: EAD, Formação de Professores a Distância; Educação a Distância; Educação online; Formação de professores online, A análise observou, além das palavras chaves, o título e o resumo das produções. Foram identificadas 16 teses e 40 dissertações (T&D) que abordam a formação de professores a distância no ano de 2010. Observou-se que predomina nessas T&D pesquisadas, uma concepção instrumental de educação, tanto no que diz respeito à EAD com uso das TIC, como no que diz respeito à formação de professoresThis bibliographical research, of the descriptive inventoried type, linked to the research line Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Postgraduate Program in Education - PPGE of PUC Goiás, aims to identify and analyze the models of teacher education that underlie the academic productions on distance teacher education in Brazil in 2010. In order to reach the general objective, the following specific objectives were also taken: to inventory the theses and dissertations on distance teacher education, published in 2010 in the Brazil, available on the CAPES portal; identify the concepts of distance education present in academic productions on distance teacher education in Brazil in 2010; identify the most recurrent authors in the theses and dissertations that deal with the research theme. EAD was approached from a critical perspective, taking as reference authors such as: Alonso (2000), Barreto (2008, 2006), Belloni (2001,2009), Peixoto (2008, 2009) Pretto (2001), Santos (2005), Toschi (2004). With regard to teacher training, Freitas (2002, 2003, 2007), Geraldi; Forentini; Pereira (1998), Libane (2001); Maués (2003, 2009), Mizukami (1996); Pepper (2006); Pimenta and Ghedin (2002), among others. The mapping of academic productions about distance learning was made from the following descriptors: distance learning, distance learning teacher training; Distance education; Online education; Online teacher training, The analysis observed, in addition to the keywords, the title and summary of the productions. We identified 16 theses and 40 dissertations (T&D) that address the formation of distance teachers in 2010. It was observed that predominates in these researched T&D, an instrumental conception of education, both with regard to distance learning using ICT, as regards teacher educationPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoPeixoto, Joanahttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576França, Lucinei Rosa da Costa2019-11-20T17:57:45Z2019-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFrança, Lucinei Rosa da Costa. Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010. 2019. 79 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4383porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-11-21T04:00:40Zoai:ambar:tede/4383Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-11-21T04:00:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010 Analysis of academic productions on distance teacher education in Brazil in 2010 |
title |
Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010 |
spellingShingle |
Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010 França, Lucinei Rosa da Costa Educação a distância. Educação. Formação de professores. Concepção instrumental. Distance Education. education. Teacher training. Instrumental design. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010 |
title_full |
Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010 |
title_fullStr |
Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010 |
title_full_unstemmed |
Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010 |
title_sort |
Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010 |
author |
França, Lucinei Rosa da Costa |
author_facet |
França, Lucinei Rosa da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peixoto, Joana http://lattes.cnpq.br/5636200472384576 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Lucinei Rosa da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância. Educação. Formação de professores. Concepção instrumental. Distance Education. education. Teacher training. Instrumental design. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação a distância. Educação. Formação de professores. Concepção instrumental. Distance Education. education. Teacher training. Instrumental design. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa bibliográfica, do tipo inventariante descritiva, vinculada à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da PUC Goiás, tem como objetivo identificar e analisar os modelos de formação de professores que fundamentam as produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil no ano de 2010. Para o alcance do objetivo geral, foram ainda tomados como base os seguintes objetivos específicos: inventariar as teses e dissertações sobre formação de professores a distância, publicadas no ano de 2010 no Brasil, disponíveis no portal da CAPES; identificar as concepções de educação a distância presentes nas produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil no ano 2010; identificar os autores mais recorrentes nas teses e dissertações que tratam do tema da pesquisa. A EAD foi abordada numa perspectiva crítica, tomando como referência autores como: Alonso (2000), Barreto (2008, 2006), Belloni (2001,2009), Peixoto (2008, 2009) Pretto (2001), Santos (2005), Toschi (2004). No que diz respeito à formação de professores, tomou-se como base os estudos de Freitas (2002, 2003, 2007), Geraldi; Forentini; Pereira (1998), Libâneo (2001); Maués (2003, 2009), Mizukami (1996); Pimenta (2006); Pimenta e Ghedin (2002), dentre outros. O mapeamento das produções acadêmicas sobre EAD foi feito a partir dos seguintes descritores: EAD, Formação de Professores a Distância; Educação a Distância; Educação online; Formação de professores online, A análise observou, além das palavras chaves, o título e o resumo das produções. Foram identificadas 16 teses e 40 dissertações (T&D) que abordam a formação de professores a distância no ano de 2010. Observou-se que predomina nessas T&D pesquisadas, uma concepção instrumental de educação, tanto no que diz respeito à EAD com uso das TIC, como no que diz respeito à formação de professores |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-20T17:57:45Z 2019-09-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
França, Lucinei Rosa da Costa. Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010. 2019. 79 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4383 |
identifier_str_mv |
França, Lucinei Rosa da Costa. Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010. 2019. 79 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202271069667328 |