Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Lucinei Rosa da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4383
Resumo: Esta pesquisa bibliográfica, do tipo inventariante descritiva, vinculada à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da PUC Goiás, tem como objetivo identificar e analisar os modelos de formação de professores que fundamentam as produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil no ano de 2010. Para o alcance do objetivo geral, foram ainda tomados como base os seguintes objetivos específicos: inventariar as teses e dissertações sobre formação de professores a distância, publicadas no ano de 2010 no Brasil, disponíveis no portal da CAPES; identificar as concepções de educação a distância presentes nas produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil no ano 2010; identificar os autores mais recorrentes nas teses e dissertações que tratam do tema da pesquisa. A EAD foi abordada numa perspectiva crítica, tomando como referência autores como: Alonso (2000), Barreto (2008, 2006), Belloni (2001,2009), Peixoto (2008, 2009) Pretto (2001), Santos (2005), Toschi (2004). No que diz respeito à formação de professores, tomou-se como base os estudos de Freitas (2002, 2003, 2007), Geraldi; Forentini; Pereira (1998), Libâneo (2001); Maués (2003, 2009), Mizukami (1996); Pimenta (2006); Pimenta e Ghedin (2002), dentre outros. O mapeamento das produções acadêmicas sobre EAD foi feito a partir dos seguintes descritores: EAD, Formação de Professores a Distância; Educação a Distância; Educação online; Formação de professores online, A análise observou, além das palavras chaves, o título e o resumo das produções. Foram identificadas 16 teses e 40 dissertações (T&D) que abordam a formação de professores a distância no ano de 2010. Observou-se que predomina nessas T&D pesquisadas, uma concepção instrumental de educação, tanto no que diz respeito à EAD com uso das TIC, como no que diz respeito à formação de professores
id PUC_GO_d7c7f3f44c02c3de41025b623e89f8b0
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4383
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010Analysis of academic productions on distance teacher education in Brazil in 2010Educação a distância. Educação. Formação de professores. Concepção instrumental.Distance Education. education. Teacher training. Instrumental design.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa bibliográfica, do tipo inventariante descritiva, vinculada à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da PUC Goiás, tem como objetivo identificar e analisar os modelos de formação de professores que fundamentam as produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil no ano de 2010. Para o alcance do objetivo geral, foram ainda tomados como base os seguintes objetivos específicos: inventariar as teses e dissertações sobre formação de professores a distância, publicadas no ano de 2010 no Brasil, disponíveis no portal da CAPES; identificar as concepções de educação a distância presentes nas produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil no ano 2010; identificar os autores mais recorrentes nas teses e dissertações que tratam do tema da pesquisa. A EAD foi abordada numa perspectiva crítica, tomando como referência autores como: Alonso (2000), Barreto (2008, 2006), Belloni (2001,2009), Peixoto (2008, 2009) Pretto (2001), Santos (2005), Toschi (2004). No que diz respeito à formação de professores, tomou-se como base os estudos de Freitas (2002, 2003, 2007), Geraldi; Forentini; Pereira (1998), Libâneo (2001); Maués (2003, 2009), Mizukami (1996); Pimenta (2006); Pimenta e Ghedin (2002), dentre outros. O mapeamento das produções acadêmicas sobre EAD foi feito a partir dos seguintes descritores: EAD, Formação de Professores a Distância; Educação a Distância; Educação online; Formação de professores online, A análise observou, além das palavras chaves, o título e o resumo das produções. Foram identificadas 16 teses e 40 dissertações (T&D) que abordam a formação de professores a distância no ano de 2010. Observou-se que predomina nessas T&D pesquisadas, uma concepção instrumental de educação, tanto no que diz respeito à EAD com uso das TIC, como no que diz respeito à formação de professoresThis bibliographical research, of the descriptive inventoried type, linked to the research line Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Postgraduate Program in Education - PPGE of PUC Goiás, aims to identify and analyze the models of teacher education that underlie the academic productions on distance teacher education in Brazil in 2010. In order to reach the general objective, the following specific objectives were also taken: to inventory the theses and dissertations on distance teacher education, published in 2010 in the Brazil, available on the CAPES portal; identify the concepts of distance education present in academic productions on distance teacher education in Brazil in 2010; identify the most recurrent authors in the theses and dissertations that deal with the research theme. EAD was approached from a critical perspective, taking as reference authors such as: Alonso (2000), Barreto (2008, 2006), Belloni (2001,2009), Peixoto (2008, 2009) Pretto (2001), Santos (2005), Toschi (2004). With regard to teacher training, Freitas (2002, 2003, 2007), Geraldi; Forentini; Pereira (1998), Libane (2001); Maués (2003, 2009), Mizukami (1996); Pepper (2006); Pimenta and Ghedin (2002), among others. The mapping of academic productions about distance learning was made from the following descriptors: distance learning, distance learning teacher training; Distance education; Online education; Online teacher training, The analysis observed, in addition to the keywords, the title and summary of the productions. We identified 16 theses and 40 dissertations (T&D) that address the formation of distance teachers in 2010. It was observed that predominates in these researched T&D, an instrumental conception of education, both with regard to distance learning using ICT, as regards teacher educationPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoPeixoto, Joanahttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576França, Lucinei Rosa da Costa2019-11-20T17:57:45Z2019-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFrança, Lucinei Rosa da Costa. Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010. 2019. 79 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4383porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-11-21T04:00:40Zoai:ambar:tede/4383Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-11-21T04:00:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010
Analysis of academic productions on distance teacher education in Brazil in 2010
title Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010
spellingShingle Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010
França, Lucinei Rosa da Costa
Educação a distância. Educação. Formação de professores. Concepção instrumental.
Distance Education. education. Teacher training. Instrumental design.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010
title_full Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010
title_fullStr Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010
title_full_unstemmed Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010
title_sort Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010
author França, Lucinei Rosa da Costa
author_facet França, Lucinei Rosa da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peixoto, Joana
http://lattes.cnpq.br/5636200472384576
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Lucinei Rosa da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância. Educação. Formação de professores. Concepção instrumental.
Distance Education. education. Teacher training. Instrumental design.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação a distância. Educação. Formação de professores. Concepção instrumental.
Distance Education. education. Teacher training. Instrumental design.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa bibliográfica, do tipo inventariante descritiva, vinculada à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da PUC Goiás, tem como objetivo identificar e analisar os modelos de formação de professores que fundamentam as produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil no ano de 2010. Para o alcance do objetivo geral, foram ainda tomados como base os seguintes objetivos específicos: inventariar as teses e dissertações sobre formação de professores a distância, publicadas no ano de 2010 no Brasil, disponíveis no portal da CAPES; identificar as concepções de educação a distância presentes nas produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil no ano 2010; identificar os autores mais recorrentes nas teses e dissertações que tratam do tema da pesquisa. A EAD foi abordada numa perspectiva crítica, tomando como referência autores como: Alonso (2000), Barreto (2008, 2006), Belloni (2001,2009), Peixoto (2008, 2009) Pretto (2001), Santos (2005), Toschi (2004). No que diz respeito à formação de professores, tomou-se como base os estudos de Freitas (2002, 2003, 2007), Geraldi; Forentini; Pereira (1998), Libâneo (2001); Maués (2003, 2009), Mizukami (1996); Pimenta (2006); Pimenta e Ghedin (2002), dentre outros. O mapeamento das produções acadêmicas sobre EAD foi feito a partir dos seguintes descritores: EAD, Formação de Professores a Distância; Educação a Distância; Educação online; Formação de professores online, A análise observou, além das palavras chaves, o título e o resumo das produções. Foram identificadas 16 teses e 40 dissertações (T&D) que abordam a formação de professores a distância no ano de 2010. Observou-se que predomina nessas T&D pesquisadas, uma concepção instrumental de educação, tanto no que diz respeito à EAD com uso das TIC, como no que diz respeito à formação de professores
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20T17:57:45Z
2019-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv França, Lucinei Rosa da Costa. Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010. 2019. 79 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4383
identifier_str_mv França, Lucinei Rosa da Costa. Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010. 2019. 79 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202271069667328