A filiação divina em Gálatas (4,1-7) e a filiação socioafetiva no direito de família brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5037 |
Resumo: | Esta dissertação teve como objetivo, primeiro, fazer uma análise da perícope que trata sobre o advento da filiação divina, na Epístola aos Gálatas (4,1-7). O propósito era entender sobretudo quais seriam as interpretações mais adequadas para a afirmação do apóstolo Paulo, sobre haver chegado a "plenitude do tempo". Segundo ele, quando tal se deu, aos filhos "menores" estava aberto o caminho para se tornarem "maiores" e então escolherem a liberdade em vez da escravidão, o Mestre em lugar do "pedagogo". Cumprindo esse iter, receberiam a "adoção filial", tornando-se igualmente "herdeiros". No segundo capítulo, a atenção foi voltada para a compreensão acerca do processo de amadurecimento da sociedade brasileira no final do século XX, no aspecto familiar e social, e que levou ao reconhecimento oficial da filiação socioafetiva no direito de família, em contraponto com as preocupações biológicas e patrimoniais do início daquela fase e que marcaram a filiação legítima. A partir do que foi apurado nesses dois momentos, o desafio seguinte consistiu em investigar até que ponto seria possível correlacionar o sentido da afirmação sobre haver chegado "a plenitude do tempo" nas duas filiações. A hipótese vislumbrada foi a de que apresentavam aspectos que pareciam andar juntos e que se completavam: transcurso do tempo e espiritualização do ser, compondo como que um "pano de fundo", que acompanha a saga do homem em todo o curso de sua existência e que é responsável por trazer as luzes do crescimento, material e espiritual. O final da pesquisa alcançou o objetivo geral ao demonstrar que é possível, sim, fazer a correspondência, que se mostra plena. Esclareceu que os dois eventos não se deram em um momento aleatório ou fortuito da história, mas sim naquele onde grande parte das pessoas tinham mentes abertas e maduras para questionarem e mudarem a realidade à sua volta. Da mesma forma, atingidos os objetivos específicos ao evidenciar que o amadurecimento interior é o que está por trás da superação do período sob "pedagogo" e pela recepção do Mestre e sua mensagem libertadora; que possibilitou abrir espaço na família e no meio social para acolhimento formal dos filhos afetivos, protegidos contra toda e qualquer discriminação. Por fim, para análise do capítulo inicial e pertinente à filiação divina foi utilizado o método histórico-crítico, ao passo que o conjunto da dissertação se sustentou em pesquisa bibliográfica, na qual buscou privilegiar aqueles estudos que não se contentam em examinar a grande complexidade e profundidade da vida apenas através de lentes monocromáticas |
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A filiação divina em Gálatas (4,1-7) e a filiação socioafetiva no direito de família brasileiroDivine filiation in Galatians (4,1-7) and socio-affective filiation in Brazilian family lawFiliação divinaEpístola aos gálatasFiliação socioafetivaDireito de famíliaEspiritualidadeDivine filiationEpistle to the galatiansSocio-affective filiationFamily lawSpiritualityCiências HumanasTeologiaEsta dissertação teve como objetivo, primeiro, fazer uma análise da perícope que trata sobre o advento da filiação divina, na Epístola aos Gálatas (4,1-7). O propósito era entender sobretudo quais seriam as interpretações mais adequadas para a afirmação do apóstolo Paulo, sobre haver chegado a "plenitude do tempo". Segundo ele, quando tal se deu, aos filhos "menores" estava aberto o caminho para se tornarem "maiores" e então escolherem a liberdade em vez da escravidão, o Mestre em lugar do "pedagogo". Cumprindo esse iter, receberiam a "adoção filial", tornando-se igualmente "herdeiros". No segundo capítulo, a atenção foi voltada para a compreensão acerca do processo de amadurecimento da sociedade brasileira no final do século XX, no aspecto familiar e social, e que levou ao reconhecimento oficial da filiação socioafetiva no direito de família, em contraponto com as preocupações biológicas e patrimoniais do início daquela fase e que marcaram a filiação legítima. A partir do que foi apurado nesses dois momentos, o desafio seguinte consistiu em investigar até que ponto seria possível correlacionar o sentido da afirmação sobre haver chegado "a plenitude do tempo" nas duas filiações. A hipótese vislumbrada foi a de que apresentavam aspectos que pareciam andar juntos e que se completavam: transcurso do tempo e espiritualização do ser, compondo como que um "pano de fundo", que acompanha a saga do homem em todo o curso de sua existência e que é responsável por trazer as luzes do crescimento, material e espiritual. O final da pesquisa alcançou o objetivo geral ao demonstrar que é possível, sim, fazer a correspondência, que se mostra plena. Esclareceu que os dois eventos não se deram em um momento aleatório ou fortuito da história, mas sim naquele onde grande parte das pessoas tinham mentes abertas e maduras para questionarem e mudarem a realidade à sua volta. Da mesma forma, atingidos os objetivos específicos ao evidenciar que o amadurecimento interior é o que está por trás da superação do período sob "pedagogo" e pela recepção do Mestre e sua mensagem libertadora; que possibilitou abrir espaço na família e no meio social para acolhimento formal dos filhos afetivos, protegidos contra toda e qualquer discriminação. Por fim, para análise do capítulo inicial e pertinente à filiação divina foi utilizado o método histórico-crítico, ao passo que o conjunto da dissertação se sustentou em pesquisa bibliográfica, na qual buscou privilegiar aqueles estudos que não se contentam em examinar a grande complexidade e profundidade da vida apenas através de lentes monocromáticasThis dissertation aimed, first, to analyze the pericope that deals with the advent of divine filiation, in the Epistle to the Galatians (4,1-7). The purpose was to understand above all what would be the most appropriate interpretations for the apostle Paul's statement about the "fullness of time" having arrived. According to him, when this happened, the path was open to the "younger" children to become "greater" and then choose freedom instead of slavery, the Master instead of the "pedagogue". By fulfilling this script, they would receive "filial adoption", equally becoming "heirs". In the second chapter, attention was focused on understanding the maturation process of Brazilian society at the end of the 20th century, in the family and social aspect, and which led to the official recognition of socio-affective affiliation in family law, in contrast to the biological and patrimonial concerns at the beginning of that phase and which marked the legitimate affiliation. Based on what was discovered in these two moments, the next challenge was to investigate to what extent it would be possible to correlate the meaning of the statement about having reached ¿the fullness of time¿, in two filiations. The hypothesis envisioned was that they presented aspects that seemed to go together and that complemented each other: the passage of time and the spiritualization of being, composing a "background" that accompanies the saga of man throughout the course of his existence and that is responsible for bringing the lights of progress, material and spiritual. The end of the research achieved the general objective by demonstrating that it is indeed possible to make the correspondence, which appears to be complete. It clarified that the two events did not occur at a random or fortuitous moment in history, but rather at one where most people had open and mature minds to question and change the reality around them. Likewise, the specific objectives were achieved by highlighting that inner maturity is what is behind overcoming the period under the "pedagogue" and receiving the Master and his liberating message; which made it possible to open space in the family and in the social environment for the formal reception of affectionate children, protected against any and all discrimination. Finally, to analyze the initial chapter and pertinent to divine filiation, the historical-critical method was used, while the dissertation as a whole was based on bibliographical research, in which it sought to privilege those studies that are not content with examining the great complexity and depth of life through monochromatic lensesPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoFerreira, Joel Antôniohttp://lattes.cnpq.br/7610590480120003Silva, Valmor dahttp://lattes.cnpq.br/9309261304512694Ferreira, Adegmar Joséhttp://lattes.cnpq.br/1011290918755304Silva, Lusvaldo de Paula e2024-02-05T18:56:37Z2023-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Lusvaldo de Paula e. A filiação divina em Gálatas (4,1-7) e a filiação socioafetiva no direito de família brasileiro. 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5037porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-22T12:40:30Zoai:ambar:tede/5037Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-22T12:40:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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