EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: O SUCESSO ESCOLAR NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO COMO INVESTIMENTO FINANCEIRO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donencio, Maria Conceição Barbosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1114
Resumo: O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), objetivou investigar a concepção de educação como investimento financeiro, presente na contemporaneidade, e como este discurso influencia os discursos tanto do sucesso quanto do fracasso escolar, bem como os efeitos que o insucesso produz na família. Para tanto, esta investigação se estabeleceu a partir do tensionamento verificado nas produções teóricas relativas ao fracasso escolar, nos campos da sociologia, da psicopedagogia e da psicanálise. A escolha de realizar este estudo nesses campos justifica-se pelo fato destes estarem presentes nas produções sobre a relação família, educação e sucesso/ fracasso escolar, desde os primeiros estudos realizados tanto no Brasil quanto em outros países, como a França. A partir da produção selecionada foram analisados 52 trabalhos: dentre estes, 13 livros, 21 capítulos de livros, 12 artigos publicados em periódicos, 04 dissertações de Mestrado, 02 teses de doutorado, além de 04 documentos oficiais e 30 revistas Nova Escola referentes aos anos de 2011, 2012 e 2013. Esse estudo foi apreendido à luz da matriz do materialismo histórico dialético que se baseia pelas discussões da produção humana e seus nexos constitutivos na história. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa orientou se na forma de pesquisa bibliográfica. Para procedimento às análises foram utilizadas como referencial teórico os aportes teóricos de Ariés (1981), Badinter (1985), Cordié (1996), Bakhtin (1997), Patto (1999), Charlot (2000), Orlandi (2000), Fernández (2001), Bossa (2002), Brandão (2003), Laval (2004), Mészáros (2005), dentre outros com os quais foi possível estabelecer diálogo. O resultado dessa pesquisa são reflexões norteadas pelo desvelamento feito pelas análises da Revista Nova Escola: primeiro, que o sucesso escolar pertence àqueles que podem investir nele, ou seja, àqueles que estudam nas escolas que garantem o sucesso escolar às famílias: as escolas particulares; segundo, que o silenciamento do fracasso, também presente nas análises, motiva a interiorização do habitus do sucesso presente na sociedade moderna e capitalista, tanto na versão moderna quanto na contemporânea.
id PUC_GO_df394d94362e8f46e784c0019889fe7a
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1114
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: O SUCESSO ESCOLAR NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO COMO INVESTIMENTO FINANCEIRO.EducaçãoInvestimentoFamíliaSucessoFracasso escolarEducationInvestmentFamilySuccessSchool failureCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), objetivou investigar a concepção de educação como investimento financeiro, presente na contemporaneidade, e como este discurso influencia os discursos tanto do sucesso quanto do fracasso escolar, bem como os efeitos que o insucesso produz na família. Para tanto, esta investigação se estabeleceu a partir do tensionamento verificado nas produções teóricas relativas ao fracasso escolar, nos campos da sociologia, da psicopedagogia e da psicanálise. A escolha de realizar este estudo nesses campos justifica-se pelo fato destes estarem presentes nas produções sobre a relação família, educação e sucesso/ fracasso escolar, desde os primeiros estudos realizados tanto no Brasil quanto em outros países, como a França. A partir da produção selecionada foram analisados 52 trabalhos: dentre estes, 13 livros, 21 capítulos de livros, 12 artigos publicados em periódicos, 04 dissertações de Mestrado, 02 teses de doutorado, além de 04 documentos oficiais e 30 revistas Nova Escola referentes aos anos de 2011, 2012 e 2013. Esse estudo foi apreendido à luz da matriz do materialismo histórico dialético que se baseia pelas discussões da produção humana e seus nexos constitutivos na história. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa orientou se na forma de pesquisa bibliográfica. Para procedimento às análises foram utilizadas como referencial teórico os aportes teóricos de Ariés (1981), Badinter (1985), Cordié (1996), Bakhtin (1997), Patto (1999), Charlot (2000), Orlandi (2000), Fernández (2001), Bossa (2002), Brandão (2003), Laval (2004), Mészáros (2005), dentre outros com os quais foi possível estabelecer diálogo. O resultado dessa pesquisa são reflexões norteadas pelo desvelamento feito pelas análises da Revista Nova Escola: primeiro, que o sucesso escolar pertence àqueles que podem investir nele, ou seja, àqueles que estudam nas escolas que garantem o sucesso escolar às famílias: as escolas particulares; segundo, que o silenciamento do fracasso, também presente nas análises, motiva a interiorização do habitus do sucesso presente na sociedade moderna e capitalista, tanto na versão moderna quanto na contemporânea.The present essay is a part of the Education, Society and Culture research line of Pontifícia Universidade Católica s Post-Graduation Program in Education (PPGE) and aimed the analysis of education as a financial investment, which is a current concept nowadays, and how this discourse influences discourses of school success and failure, as well as the effects school failure causes in family life. Therefore, the investigation was established through the tension verified in theoretical texts related to school failure, in sociology, psicopedagogy and psychoanalysis areas. The choice for this type of study is justifiable by the fact that these areas are always related to texts about family, education and school success/failure relations, since the first researches about Education in Brazil and other countries, like France. A selection of theoretical material was made and 52 academic papers were analyzed: amid these, 13 books, 21 book chapters, 12 essays published in periodicals, 04 Master s Thesis, 02 Doctorate Dissertations, besides 04 official documents, and 30 Nova Escola magazines from 2011 to 2013. The present study is based on the dialectical historical materialism, which is defined through discussions of human production and their constitutive nexus in history. As methodological procedures, the investigation was oriented through bibliographical research. As theoretical references, Ariés (1981), Badinter (1985), Cordié (1996), Bakhtin (1997) ), Patto (1999), Charlot (2000), Orlandi (2000), Fernández (2001), Bossa (2002), Brandão (2003), Laval (2004), Mészáros (2005) and others were used as contributions. The result of this research are reflections guided by the unveiling done through the analysis of Nova Escola Magazine: first, that school success belongs to those who can invest on it, those who study in schools that guaranty school success to families: the particular schools; second, that the silencing of failure, also present in the analyses, motivates the internalization of school success habitus alive in modern and capitalistic society, in the modern version as well as in contemporary.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoRoure, Glacy Queirós dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1Araújo, Denise Silvahttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880Baldino, José Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvDonencio, Maria Conceição Barbosa2016-07-27T13:53:14Z2014-11-132014-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDONENCIO, Maria Conceição Barbosa. EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: O SUCESSO ESCOLAR NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO COMO INVESTIMENTO FINANCEIRO.. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1114porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T21:39:00Zoai:ambar:tede/1114Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T21:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: O SUCESSO ESCOLAR NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO COMO INVESTIMENTO FINANCEIRO.
title EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: O SUCESSO ESCOLAR NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO COMO INVESTIMENTO FINANCEIRO.
spellingShingle EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: O SUCESSO ESCOLAR NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO COMO INVESTIMENTO FINANCEIRO.
Donencio, Maria Conceição Barbosa
Educação
Investimento
Família
Sucesso
Fracasso escolar
Education
Investment
Family
Success
School failure
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: O SUCESSO ESCOLAR NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO COMO INVESTIMENTO FINANCEIRO.
title_full EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: O SUCESSO ESCOLAR NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO COMO INVESTIMENTO FINANCEIRO.
title_fullStr EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: O SUCESSO ESCOLAR NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO COMO INVESTIMENTO FINANCEIRO.
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: O SUCESSO ESCOLAR NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO COMO INVESTIMENTO FINANCEIRO.
title_sort EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: O SUCESSO ESCOLAR NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO COMO INVESTIMENTO FINANCEIRO.
author Donencio, Maria Conceição Barbosa
author_facet Donencio, Maria Conceição Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roure, Glacy Queirós de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1
Araújo, Denise Silva
http://lattes.cnpq.br/2754806857545880
Baldino, José Maria
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv
dc.contributor.author.fl_str_mv Donencio, Maria Conceição Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Investimento
Família
Sucesso
Fracasso escolar
Education
Investment
Family
Success
School failure
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Investimento
Família
Sucesso
Fracasso escolar
Education
Investment
Family
Success
School failure
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), objetivou investigar a concepção de educação como investimento financeiro, presente na contemporaneidade, e como este discurso influencia os discursos tanto do sucesso quanto do fracasso escolar, bem como os efeitos que o insucesso produz na família. Para tanto, esta investigação se estabeleceu a partir do tensionamento verificado nas produções teóricas relativas ao fracasso escolar, nos campos da sociologia, da psicopedagogia e da psicanálise. A escolha de realizar este estudo nesses campos justifica-se pelo fato destes estarem presentes nas produções sobre a relação família, educação e sucesso/ fracasso escolar, desde os primeiros estudos realizados tanto no Brasil quanto em outros países, como a França. A partir da produção selecionada foram analisados 52 trabalhos: dentre estes, 13 livros, 21 capítulos de livros, 12 artigos publicados em periódicos, 04 dissertações de Mestrado, 02 teses de doutorado, além de 04 documentos oficiais e 30 revistas Nova Escola referentes aos anos de 2011, 2012 e 2013. Esse estudo foi apreendido à luz da matriz do materialismo histórico dialético que se baseia pelas discussões da produção humana e seus nexos constitutivos na história. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa orientou se na forma de pesquisa bibliográfica. Para procedimento às análises foram utilizadas como referencial teórico os aportes teóricos de Ariés (1981), Badinter (1985), Cordié (1996), Bakhtin (1997), Patto (1999), Charlot (2000), Orlandi (2000), Fernández (2001), Bossa (2002), Brandão (2003), Laval (2004), Mészáros (2005), dentre outros com os quais foi possível estabelecer diálogo. O resultado dessa pesquisa são reflexões norteadas pelo desvelamento feito pelas análises da Revista Nova Escola: primeiro, que o sucesso escolar pertence àqueles que podem investir nele, ou seja, àqueles que estudam nas escolas que garantem o sucesso escolar às famílias: as escolas particulares; segundo, que o silenciamento do fracasso, também presente nas análises, motiva a interiorização do habitus do sucesso presente na sociedade moderna e capitalista, tanto na versão moderna quanto na contemporânea.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-13
2014-09-03
2016-07-27T13:53:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DONENCIO, Maria Conceição Barbosa. EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: O SUCESSO ESCOLAR NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO COMO INVESTIMENTO FINANCEIRO.. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1114
identifier_str_mv DONENCIO, Maria Conceição Barbosa. EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: O SUCESSO ESCOLAR NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO COMO INVESTIMENTO FINANCEIRO.. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791382433595392